Novidades Livros (13 a 19 de fevereiro de 2020)

cardapio.pt @ 12-2-2020 14:52:56

"A Melodia do Adeus" de Nicholas Sparks

Editor: Edições Asa

Sinopse: 
Com dezassete anos e uma atitude rebelde, Veronica (Ronnie) Miller é a típica adolescente inconformada. Desde o divórcio dos pais, três anos antes, que se mostra zangada com eles e com o mundo, anda em más companhias e perdeu o interesse pelo piano, um instrumento que sempre tocou na perfeição e com vontade. Agora, a mãe decidiu que ela terá de passar o verão em casa do pai, na Carolina do Norte.

Chegada à vila balnear, Ronnie só quer distância do pai. E a adaptação àquele novo e estranho lugar não é fácil… até ao dia em que descobre um ninho de tartaruga desprotegido e um rapaz tão empenhado quanto ela em garantir a segurança dos preciosos ovos.

Mas esta será a menor das preocupações que Ronnie vai enfrentar este verão. Pois aquilo que se segue é uma história sobre o despertar emocional de uma jovem mulher… desde a angústia eletrizante do primeiro amor à dor avassaladora do primeiro desgosto.

"A Coragem de Cilka" de Heather Morris

Editor: Editorial Presença

Sinopse: A beleza salvou-lhe a vida - e condenou-a.


Em 1942, com apenas 16 anos, Cilka Klein é levada para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. O comandante do campo, Johann Schwarzhuber, sente-se de imediato atraído pela beleza dos seus longos cabelos e decide separá-la das outras prisioneiras. Cilka depressa aprende que o poder pode ditar a sobrevivência.

Após a libertação, Cilka acaba por ser condenada pelos russos por ter colaborado com os nazis e é enviada para Vorkuta, um desolado e horrendo campo de trabalhos forçados na Sibéria, no Círculo Polar Ártico. Inocente, mas de novo prisioneira, Cilka enfrenta novos desafios, igualmente aterradores, numa batalha diária pela sobrevivência. Trava amizade com uma médica de Vorkuta e aprende a cuidar dos prisioneiros doentes esforçando-se para tratar deles, sob condições inimagináveis. Mas é ao cuidar de um homem chamado Aleksandr que Cilka descobre que, apesar de tudo, ainda há espaço no seu coração para o amor.

Baseado em factos conhecidos sobre o período em que Cilka Klein esteve detida em Auschwitz e nos testemunhos de prisioneiras nos campos de trabalhos forçados na Sibéria, A Coragem de Cilka é a continuação da narrativa do bestseller internacional O Tatuador de Auschwitz. É uma obra de cortar o fôlego, uma poderosa homenagem ao triunfo da resiliência, um romance que nos leva às lágrimas. Mas é também uma história que nos deixa estarrecidos e encorajados pela feroz determinação de uma mulher que, contra todas as probabilidades, sobreviveu.

" A Insanidade das Massas - Como a opinião e a histeria envenenam a nossa sociedade" de Douglas Murray

Editor: Desassossego

Sinopse: Neste seu novo livro, Douglas Murray analisa os assuntos mais fraturantes do século XXI, revelando as novas guerra culturais que acontecem nas empresas, nas universidades, nas escolas e dentro das nossas casas, em nome da justiça social e das políticas de identidade. Vivemos numa era em que as noções de religião e ideologia política colapsaram. No seu lugar emergiu um desejo cego de corrigir o que está errado e uma militância de identidade, ambos potenciados pelas redes sociais.


A agenda acabou dominada por um conjunto restrito de interesses enquanto a sociedade se torna cada vez mais tribal - e, como o autor mostra, as baixas estão a aumentar. Nenhum leitor, de qualquer quadrante político, pode ignorar este livro provocativo que procura dar sentido à discussão sobre os temas mais complicados do momento. A Insanidade das Massas termina com um impressionante apelo à liberdade de expressão, aos valores comuns e à sanidade numa era de histeria.

"Um Mar Sem Estrelas" de Erin Morgenstern

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Muito abaixo da superfície da Terra, na margem do Mar Sem Estrelas, existem inúmeros túneis e recintos cheios de histórias. As entradas que conduzem a este santuário costumam estar escondidas, às vezes no chão das florestas, outras vezes no interior de uma casa, ou mesmo à vista, sem se dar por elas. Mas aqueles que as procuram encontram-nas. As suas portas aguardam-nos.


Zachary procura a sua porta, embora não saiba. Segue um canto de sereia silencioso, uma certeza inexplicável de que está destinado a encontrar outro sítio. Quando descobre um livro misterioso nas prateleiras da biblioteca da universidade, começa a ler e sente-se cativado pelas histórias de prisioneiros que procuram amor, cidades perdidas e acólitos sem nome. De repente, um virar de páginas leva Zachary a uma história da sua própria infância, incrivelmente escrita naquele livro antigo.

Uma abelha, uma chave e uma espada impressas no livro conduzem Zachary a duas pessoas que mudarão o curso da sua vida: Mirabel e Dorian. Estes desconhecidos guiam-no através de bailes de máscaras e histórias sussurradas em salões clandestinos até à sede de uma sociedade secreta, onde as maçanetas estão penduram em fitas e, por fim, através de uma porta pintada que se abre magicamente para entrar num lugar que ele sempre desejara.

Entre túneis sinuosos repletos de livros, salões de baile e margens escuras como vinho, Zachary cai num mundo inebriante, permeado de romance e mistério. Mas trava-se uma batalha pelo destino daquele lugar e, embora haja quem sacrifique tudo para protegê-lo, outros estão determinados a destruí-lo.

"Almanaque da Língua Portuguesa" de Marco Neves

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Uma homenagem feliz à língua portuguesa. Aqui se contam histórias deliciosas, curiosidades e efemérides incríveis. Aqui se resolvem dúvidas e erros. Um livro divertido e inspirador.


Este Almanaque da Língua Portuguesa quer ser o seu companheiro de todos os dias, de todos os meses, do ano inteiro, oferecendo-lhe, página a página, surpresas, acontecimentos, respostas às suas dúvidas, perguntas pertinentes e impertinentes, excertos magníficos de grandes obras, informações úteis. Aqui está a nossa língua tratada com amor e muito humor.
Descubra: Histórias deliciosas da nossa língua; datas comemorativas e efemérides da lusofonia; as palavras mais feias e as mais bonitas do português; as cores e os animais da língua; a origem do português e as suas viagens; os erros mais irritantes e outros que afinal não o são; respostas a dúvidas comuns; se é verdade que existe um gene da língua; alguns palavrõezitos; …. e outras preciosidades da língua.

"Livre! - Descobrir um sentido em todos os momentos da vida" de Alex Pattakos e Elaine Dundon

Editor: Bookout

Sinopse: Viktor Frankl, proeminente psiquiatra que inspirou milhões de pessoas em todo o mundo com a sua extraordinária história de sobrevivência nos campos de concentração nazis, encontrou o sentido de vida que o manteve vivo entre os horrores.


A partir do seu clássico O Homem em Busca de um Sentido, este livro realça a liberdade que temos de escolher a nossa atitude e concretizar aquilo que nos move, dá força e motiva em todas as circunstâncias da vida. Neste livro, Alex Pattakos e Elaine Dundon sintetizaram pela primeira vez o trabalho de Viktor Frankl em sete princípios fundamentais que traduziram em atitudes:

Exercer a liberdade de escolher a atitude – Cumprir o impulso para descobrir um sentido de vida – Descobrir um sentido em todos os momentos – Não agir contra nós mesmos – Olhar para nós mesmos à distância – Desviar foco de atenção – Ir além de nós mesmos

Descobrir o sentido da nossa vida é descobrir o caminho da liberdade de pensamento e, na essência das nossas emoções, ficar acima das circunstâncias e realizar todo o nosso potencial humano,
«Tudo nos pode ser tirado, menos a última das liberdades humanas: escolher a atitude em qualquer circunstância da vida, escolher o próprio caminho», Viktor Frankl. ência nos campos de concentração nazis, encontrou o sentido de vida que o manteve vivo entre os horrores.

A partir do seu clássico O Homem em Busca de um Sentido, este livro realça a liberdade que temos de escolher a nossa atitude e concretizar aquilo que nos move, dá força e motiva em todas as circunstâncias da vida.

O Erro de Galileu Bases para uma nova ciência da consciência de Philip Goff

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Um dos mais eminentes filósofos da mente propõe um argumento lúcido e provocador que cria uma imagem radicalmente nova da consciência humana: o pampsiquismo.


Compreender a maneira como o cérebro produz a consciência é um dos maiores desafios científicos do nosso tempo. Philip Goff propõe uma alternativa empolgante que poderá desbravar novos caminhos. Com raízes numa análise dos fundamentos filosóficos da ciência moderna e baseado na obra, que remonta ao princípio do século XX, de Arthur Eddington e Bertrand Russell, Goff apresenta argumentos convincentes a favor do pampsiquismo, uma teoria que propõe que a consciência não está confinada às entidades biológicas mas é uma característica fundamental de toda a matéria física, das partículas subatómicas ao cérebro humano.

"Mar de Memórias" de Fiona Valpy

Editor: TopSeller

Sinopse: 
Quando Kendra vai visitar a avó à casa de repouso, Ella começa a contar-lhe a história da sua vida e pede-lhe que a escreva, para que nunca se perca no tempo. Tudo começa em 1938, quando a jovem Ella viaja da Escócia para França para ir passar o verão à Île de Ré, onde a esperam Caroline e Christophe, os filhos de uma amiga da sua mãe desejosos de partilhar as férias com alguém da sua idade. A empatia entre os três é imediata, mas Ella desenvolve um sentimento especial por Christophe, com quem partilha momentos maravilhosos e inesquecíveis.

Contudo, o eclodir da Segunda Guerra Mundial dita o fim desta proximidade. Com a França debaixo de fogo, Ella vê-se obrigada a regressar à segurança da sua casa em Edimburgo. E enquanto Christophe arrisca a vida na frente de combate, Ella decide contribuir também para o esforço de guerra, oferecendo-se como voluntária para dar apoio à Força Aérea.

Confrontada com uma realidade completamente nova, Ella sente-se cada vez mais afastada da felicidade que em tempos tinha vivido na Île de Ré.
Mas estará ela assim tão diferente?
Conseguirá voltar a encontrar-se?
E quererá fazê-lo?

Uma fascinante viagem a um passado marcado pelo poder do amor e das segundas oportunidades.

"O Complexo Ocidental - Pequeno tratado de desculpabilização" de Alexandre del Valle

Editor: Casa das Letras

Sinopse: 
Eis o primeiro manual de contra-desinformação pronto a usar nas sociedades ocidentais, vítimas do vírus da culpabilização coletiva.

Verdadeira arma de destruição maciça, esta culpabilização tem por base mitos fundadores que Alexandre del Valle analisa um por um: as cruzadas, as trevas da Idade Média, a diabolização da Igreja Católica, a dívida para com o al-Andalus, as acusações de esclavagismo, colonialismo e racismo de sentido único, a mundialização feliz e as consequências das políticas da União Europeia.

"Comer à Moda dos Açores - Manual de Cozinha Açoriana" de Rúben Pacheco Correia

Editor: Contraponto Editores

Sinopse: 
O autor chama-lhes nove pedaços mágicos de terra.

Os Açores são uma combinação de muitos fatores: os aromas de mel, maracujá e ananás, a qualidade única do peixe do mar azul, as pastagens verdes, a suavidade única do chá, o odor a funcho nas serras, a hortelã nos campos, a salsa nos jardins ou a amoras silvestres que gritam pelos muros das ilhas. Os Açores de Rúben Pacheco Correia sabem a angelica, a vinho de czares, a malassadas nas festas de freguesia, a sopas de Espírito Santo dos Impérios. São terras de temperos únicos, do queijo branco em folha de conteira e do bife flamejado em vinho e temperado com pimenta inteira.

Rúben Pacheco Correia nasceu numa família na qual os assuntos importantes são tratados à mesa. A mãe é cozinheira e ensinou-o a gostar de comer, a apreciar o que é bom e a distingui-lo do que é menos bom. Também a avó paterna é chefe de cozinha e uma grande pasteleira. Com a avó materna, que cozinha com aquilo que a terra e o mar dão, aprendeu o valor da comida que nos liga ao passado e a ela deve a paixão pela gastronomia açoriana.

Na memória do autor, a avó prepara o peixe, antes de o passar por farinha e fritar. Sente-se o cheiro dos chicharros fritos, com o molho de vilão que ela faz de forma exemplar, acompanhado pelo bolo da sertã quentinho, feito mesmo ali, com mãos treinadas ao longo de décadas, na sertã de barro antiga, ainda herdada da sua bisavó.

Porque acredita que somos aquilo que comemos e que a gastronomia é a melhor forma de nos identificarmos enquanto povo, este livro de Rúben Pacheco Correia é muito mais do que um livro de receitas - é uma verdadeira carta de amor aos Açores e à sua cultura.

"Gosto de ti (quase sempre)" de Anna Llenas

Editor: Porto Editora

Sinopse:
 Porque será que determinadas características de uma pessoa por vezes nos agradam mas outras vezes nos incomodam?
O Rui e a Rita são muito diferentes um do outro. Aceitar as diferenças nem sempre é fácil... Mas quem disse que seria?
Este livro destina-se não só a crianças mas também a adultos, e convida-nos a compreender o que nos diferencia, mostrando o efeito mágico dos opostos.

"Chuva miúda" de Luis Landero

Editor: Porto Editora

Sinopse: 
Gabriel decide celebrar o octogésimo aniversário da mãe e, para isso, terá de contactar as irmãs a fim de reunir a família para a feliz ocasião. Todavia, estes telefonemas entre irmãos despertam rancores antigos, relembram erros do passado e põem em confronto diferentes visões do mesmo episódio. Aurora, a discreta mulher de Gabriel, é a confidente pela qual passam todas as histórias que durante anos estiveram guardadas no mais fundo de cada uma das personagens.
Chuva Miúda é um romance poderoso sobre a família - com os seus segredos e rancores -, mas também sobre a memória e a forma como o mesmo momento é lido e lembrado por todos aqueles que o viveram.

"Todos Devemos Ser Feministas" de Chimamanda Ngozi Adichie; Ilustração: Leire Salaberria

Editor: Dom Quixote

Sinopse: 
«Hoje eu peço que sonhemos e comecemos a planear um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens e mulheres mais felizes, mais autênticos. Para que isso aconteça precisamos de criar as nossas filhas de maneira diferente. Também precisamos de criar os nossos filhos de maneira diferente.»

  Além de ser uma escritora notável e um modelo para as novas gerações, Chimamanda Ngozi Adichie é uma voz do feminismo e uma defensora da igualdade e dos direitos humanos. A sua palestra Todos Devemos Ser Feministas deu origem a um livro e, agora, a esta edição ilustrada e adaptada ao público mais jovem.

"A Imperfeição é uma Virtude" de Brené Brown

Editor: Nascente

Sinopse: 
É já um clássico moderno dos livros de desenvolvimento pessoal, mantendo-se entre os mais vendidos da área desde a data da publicação (2010).

Todos os dias nos deparamos com uma imensidão de imagens e mensagens da sociedade e dos media que nos dizem quem, o quê e como devemos ser. Fazem-nos acreditar que se tivermos uma aparência impecável e uma vida perfeita não iremos sentir-nos desadequados. E assim a maioria das pessoas representa um papel diariamente, fingindo-se feliz e perfeita, ao mesmo tempo que na intimidade pensa em coisas como:

E se eu não conseguir manter tudo aquilo que tenho?
O que é que os outros vão pensar se eu falhar ou desistir?
Quando vou poder parar de provar o que valho?

Num mundo onde os insultos, as críticas e os medos se espalham tão generosamente em paralelo com mensagens de beleza, realização e expetativas irreais, todos nós procuramos formas de ir mais fundo e encontrar verdade e gratidão nas nossas vidas.

A solução passa por não nos agarrarmos demasiado aos nossos pensamentos autodestrutivos e praticarmos a coragem, a compaixão e a conectividade no nosso dia a dia. Assim alimentaremos a nossa sensação de merecimento.

"Olá, Farol!" de Sophie Blackall

Editor: Fábula

Sinopse:
 No rochedo mais alto
de uma minúscula ilha
nos confins do mundo,
ergue-se um farol.

Lá fora as estações passam,
As ondas sobem e descem,
O vento sopra,
Os barcos aparecem.

Lá dentro, o faroleiro
Escreve, vigia e trabalha.

Mas a mudança
Está no horizonte…

Um belo livro ilustrado, de uma autora multipremiada, sobre a constância, a mudança e a passagem do tempo.

Um tributo luminoso a um farol intemporal e ao seu guardião.

"Anatomia do Espírito - As Sete Fases do Poder da Cura" de Caroline Myss

Editor: Lua de Papel

Sinopse: 
Depois de um encontro extraordinário com uma índia no Alasca, Caroline Myss sentiu que a sua vida de jornalista já não a satisfazia. Voltou à universidade, tirou um curso de Teologia e abriu uma editora especializada em livros de medicina alternativa. Mas os espíritos chamavam-na e, mesmo sem querer, começou a ver doenças nas pessoas que a rodeavam, muitas vezes ainda antes de se manifestarem.

Seriam precisos anos para que Caroline reconhecesse em si própria esse extraordinário poder: ela era uma intuitiva médica. As suas capacidades ficaram famosas; com o tempo deixou de conseguir atender a tantos pedidos de diagnóstico. Decidiu por isso ensinar, a quem lhe pedia ajuda, a reconhecer os sinais de doença - e a procurar a cura.

Este livro, um bestseller do New York Times, condensa esses 15 anos de pesquisa da autora no campo da medicina energética. Mostra que a cada doença corresponde um padrão de stress emocional ou psicológico específico, que afeta uma parte correspondente do corpo humano.

Anatomia do Espírito apresenta ainda o modelo pioneiro de Caroline, que divide o corpo em sete centros de poder físico e espiritual. A partir da união de três tradições milenares, os chacras hindus, os sacramentos cristãos e a Árvore da Vida (da cabala judaica), a autora define ainda as sete fases que todos temos de atravessar para chegarmos aos patamares mais elevados da consciência - e à cura.

Ao explicar como funciona a ligação corpo/espírito, este livro mostra como podemos desenvolver a nossa intuição latente, integridade física e poder pessoal.

"Falar com os Anjos é Fácil Como ver, ouvir e sentir os seus anjos protetores" de Kyle Gray

Editor: Pergaminho

Sinopse:
 Aprenda a comunicar com os anjos e a interpretar as suas mensagens de cura, apoio e orientação. Ao longo destas páginas, o autor de bestsellers Kyle Gray ensina o leitor a criar uma conexão com os anjos, trazendo a sua presença divina de amor para a sua vida. Falar com os Anjos É Fácil permite-lhe aprender a comunicar com o seu anjo da guarda, identificar a presença de anjos, invocar a sua ajuda, receber mensagens dos anjos e confiar na sua orientação, e conhecer melhor os diferentes tipos de anjos que existem à nossa volta e o papel que podem ter na sua vida.

"Que Nós Estamos Aqui - 12 Passos para a recuperação" de João Tordo

Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Sinopse: Parar a compulsão para beber, usar ou consumir é possível. Quando o abismo da dependência parece não ter fim, há trilhos alternativos a percorrer, em reuniões entre semelhantes e à margem da vida quotidiana. Este livro abre uma janela excepcional para a realidade desses caminhos de esperança: os grupos de recuperação de dependências em Portugal.
Com origem nos EUA na década de 1930, os Alcoólicos Anónimos tornaram-se o modelo e o paradigma dos grupos de Doze Passos, que recorrem desde então a um programa espiritual, não-religioso, para recuperar aqueles que não o conseguem fazer sozinhos.
A partir de entrevistas, experiências, literatura e uma pesquisa profunda sobre as adicções, o escritor João Tordo constrói um retrato fidedigno e tocante do problema da dependência, das suas possíveis soluções e da compaixão que acompanha a opção por novos modos de vida.

"Escrever Direito por Linhas Tortas - Jogos, dicas e atividades para pais e professores ajudarem as crianças na aprendizagem da leitura e da escrita" de Joana Rombert

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: 
«O meu filho fala mal. Poderá vir a escrever como fala?»

«Desenha as letras em espelho. É normal?»
«Já lê, mas nem sempre compreende. É frequente?»
«Troca o "s" pelo "z" na escrita. Até quando pode fazê-lo?»
«Está no 2.º ano e troca "perfeito" com "prefeito". É comum?»
Escrever Direito por Linhas Tortas é uma ferramenta prática que procura responder a estas e a outras dúvidas dos pais, educadores ou professores.

Partindo de casos reais, este livro apresenta estratégias, atividades e jogos que facilitam o desenvolvimento das competências envolvidas na aprendizagem da leitura e da escrita, desde o pré-escolar até ao final do 1.º ciclo. Os jogos e as atividades devem ser adaptados ao momento, às necessidades e aos interesses de cada criança, numa viagem sem receitas.

Este livro apresenta também quadros de resumo com as etapas de desenvolvimento normativo e os sinais de alarme, de forma a despertar o olhar dos pais para o desenvolvimento dos filhos e permitir-lhes, assim, detetar possíveis dificuldades e agir.

A aprendizagem da leitura e da escrita é uma etapa muito importante na vida de uma criança, e o trabalho de equipa é um dos alicerces mais importantes para uma aprendizagem efetiva, coerente e participante.

"Prisioneiros do Amor Duelos de sedução - Livro 1" de Nicole Jordan

Editor: Marcador

Sinopse: 
Marcus Pierce, um aristocrata incrivelmente bonito com uma reputação infame, herda a guarda da ardente Arabella Loring e suas duas irmãs... e imediatamente declara a sua intenção de as casar.

Arabella Loring e as suas irmãs esforçaram-se por construir um futuro para si mesmas, já que a família foi assolada por um terrível escândalo após o qual foram excluídas da vida social da aristocracia. Fundaram uma escola para jovens senhoras de boas famílias e juraram nunca casar.

Infelizmente, o seu guardião, o encantador Marcus Pierce, conde de Danvers, tem outros planos e, para se livrar da pesada responsabilidade, pensa em dar uma boa recompensa aos cavalheiros dispostos a casar com as suas pupilas.

No entanto, Arabella não está pelos ajustes e aparece em casa de Marcus, pronta para a batalha. Mas ele, conquistado pela combativa rapariga, propõe-lhe uma solução insólita: irá cortejá-la durante duas semanas, pondo em prática todas as suas qualidades de sedutor, e se ela conseguir resistir-lhe, estará livre de todas as restrições. Caso contrário...

O amor é uma aposta que ele não está disposto a perder…

"Cabelos Naturais Cuidados de beleza para tratar e cuidar do cabelo" de Céline Mollet

Editor: IN

Sinopse: 
Este livro revela os rituais diários a adotar para quem quer ter um cabelo mais saudável e bonito da raiz até às pontas: escovagem, massagem, lavagem, secagem, cuidados, coloração cada etapa ao detalhe para tornar todos os gestos perfeitos.

Inclui inúmeras receitas elaboradas a partir de ingredientes naturais: plantas, ingredientes de culinária, óleos essenciais e vegetais, pós ayurvedicos, que são os melhores aliados de um cabelo maravilhoso!

Mais saudáveis, personalizáveis e menos onerosos, estes cuidados feitos de produtos naturais são muito fáceis de fazer em casa e vão ajudar a conseguir um cabelo mais saudável e mais bonito.

"Taekwondo - O Caminho dos Pés e das Mãos" de José Romano

Editor: Nascente

Sinopse: 
Um método útil e poderoso para a educação de crianças e jovens, o desenvolvimento individual e a criação de estratégias empresariais, políticas, das organizações e dos Estados.

A prática do taekwondo fortalece, em simultâneo, as competências físicas, emocionais e sociais. Ao mesmo tempo que o praticante desenvolve a coordenação motora, o que lhe permite defender-se com maior facilidade, também trabalha a capacidade de gestão emocional, desenvolvendo técnicas que permitem ser mestre das suas emoções e reações, e ainda mecanismos de cooperação com o grupo, crescendo com naturalidade em contacto e interação com os demais.

Taekwondo: O Caminho dos Pés e das Mãos é um livro repleto de histórias, que demonstra como o taekwondo é como um sistema operativo. Na escola, na vida social ou nos negócios, a identidade do praticante é comum. Age, reage e comporta-se de um mesmo modo. O modo dos pés e das mãos.

"Avó Sarilho: Muita idade, pouco juízo" de Sophy Henn

Editor: Porto Editora

Sinopse: 
Olá! Chamo-me Jeanie e tenho 7 anos e 3/4. Uma das minhas avós é conhecida como Avó Sarilho. Não sei bem porque lhe chamam isso, mas quando anda por perto acontecem coisas que acabam por se tornar um ENORME SARILHO. O meu pai diz que ela já tem idade para ter juízo. Mas ainda bem que não tem!

Uma coleção deliciosa da divertida e multipremiada autora e ilustradora, Sophy Henn.


"Rimbaud, o Viajante e o Seu Inferno." de Ana Cristina Silva

Editor: Editora Exclamação

Sinopse: 
«A infelicidade existia na paz das coisas familiares, por isso, tinha sempre vontade de partir. Há quem pinte cavaleiros luminosos em cima de garbosos cavalos, Arthur teria sempre vontade de os montar. Nada nem ninguém o conseguia reter. Arthur talvez não tivesse disso consciência, mas, em cada viagem, procurava preencher a distância que o separava do amor. a sua busca era sempre a mesma: como alimentar o fogo da paixão para que ele ardesse eternamente? Evidentemente, não sabia a resposta.»

Ana Cristina Silva

"O Pequeno Livro da Vida - O jardim da alma, do coração e do espírito" de Rumi

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: 
O Pequeno Livro da Vida é a companhia perfeita para uma viagem interior através dos jardins da alma, do coração e do espírito. Ao longo da existência, cada um de nós está envolvido no seu próprio caminho de vida. E quando decidimos dar o primeiro passo, o caminho materializa-se à nossa frente.
Este livro é um guia para quem decidiu entrar conscientemente no seu mundo interior e explorar os recantos secretos da sua alma, distanciando-se do mundo exterior através de uma jornada ascendente dos dons do coração e de ligação ao espírito. Já o dizia Rumi: «Há um lugar que está para lá da ideia daquilo que é o certo ou o errado. Encontramo-nos lá.»

O GRANDE MESTRE ESPIRITUAL DO ORIENTE

De Madonna a Deepak Chopra, são várias as celebridades que têm abraçado a poesia de Rumi nas duas últimas décadas, despertando novamente o interesse pelo sufi do século XIII. Este livro é uma belíssima coleção de 196 poemas, que cativará leitores de todos os géneros. Anteriormente indisponíveis em Inglês, os poemas de Rumi foram traduzidos por nativas do Persa - Maryam Mafi e Azima Melita Kolin - e criteriosamente escolhidos por mais de milhares de quadras de Rumi.

O QUE PERDEMOS REAPARECE SOB UMA OUTRA FORMA

A nossa tarefa não é procurar o Amor, mas fazer ruir todas as barreiras e muros que construímos e que nos impedem de o alcançar. Os que se unem pelo Amor, não têm de acabar por se encontrar num qualquer tempo ou num qualquer lugar; na verdade, nunca estiveram separados, mas sempre juntos, unidos desde a eternidade.

AQUILO QUE BUSCAMOS TAMBÉM PROCURA POR NÓS

"O Meu Mapa de Ti" de Isabelle Broom

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: 
Umas férias na deslumbrante ilha grega de Zakynthos, com o seu céu azul perfeito, praias de areia branca e águas cristalinas, deveriam ser um sonho tornado realidade. Mas, para Holly, mais parecem um pesadelo.

Ao chegar à ilha para tomar posse da casa que acabou de herdar, Holly não sabe o que esperar. E, na verdade, não está preparada para os segredos de família que está prestes a descobrir.

Com a ajuda de Aidan, o seu vizinho encantador, Holly dispõe-se a explorar a ilha, na esperança de juntar as peças da sua história perdida. No entanto, a vida real, incluindo o namorado que deixou em Inglaterra ameaçam este seu plano.

Holly pensa que está a seguir os segredos do passado. No entanto, será possível que acabe por traçar o seu mapa do futuro?

Um romance feminino com todos os ingredientes para surpreender as suas leitoras: uma emocionante história de amor, recheada de segredos do passado, que tem como cenário, uma paradisíaca ilha grega.

"Rockonomics - O que a indústria da música nos pode ensinar sobre economia e sobre a vida" de Alan B. Krueger

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Alan B. Krueger, que chefiou o Conselho Económico do Presidente dos EUA, serve-se da indústria da música, desde artistas rock a executivos do mundo da música, de agentes a promotores, para explicar os princípios da economia e as forças que modelam a nossa vida económica.

Os economistas reconhecem que, com frequência, a indústria da música é um bom indicador do estado da economia; é uma das primeiras a serem afetadas pela inovação tecnológica, e a análise da forma como os músicos compõem e vendem novas canções e como planeiam digressões mostra-nos o que aguarda as empresas e os funcionários de outras indústrias que se esforçam por se adaptar.

"O Silencieiro" de Antonio Di Benedetto

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse: Um jovem subchefe de secção, que vive nos subúrbios e planeia escrever um livro, não suporta o ruído do mundo, fruto do progresso — as máquinas, os rádios, os automóveis. Silenciar a fonte desse ruído imposto e exasperante transforma-se numa luta obsessiva.


Na tentativa de fugir a esse incómodo, arrasta a mãe e a noiva numa interminável busca por um lugar inacessível aos sons. No entanto, a tortura continua; na verdade, não há fuga possível, pois que aos ruídos exteriores se vão juntando e sobrepondo os ruídos metafísicos, de origem obscura e íntima, e, com eles, a impossibilidade de viver.

Publicado em 1964, O Silencieiro é um dos pontos altos da literatura em língua castelhana do século XX. Romance curto e sóbrio, mas rico em matizes, do registo familiar ao descritivo, do reflexivo ao lírico, constitui um exemplo perfeito da prosa lacónica e subtil de Antonio Di Benedetto, um escritor de culto, sem precursores nem sucessores.

"Corpus" de Rory Clements

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: A Europa está em tumulto. Uma conspiração internacional põe em risco o destino de uma nação.


1936. Os Nazis marcharam sobre a Renânia; na Rússia, Estaline libertou o seu Grande Terror; em Espanha rebentou a Guerra Civil. Em Berlim, uma jovem inglesa foge à Gestapo para entregar documentos de importância vital a um cientista judeu. Semanas depois, é encontrada morta em Cambridge com uma seringa prateada entre os dedos. Quando um importante proprietário rural e a sua mulher são assassinados de forma brutal, um professor de História especializado em espionagem da era isabelina é arrastado para um mundo de segredos de que só tomara conhecimento pelos livros.

Mas quanto mais Thomas Wilde investiga, mais se questiona se os homicídios estarão relacionados com a morte da rapariga com a seringa prateada - e, igualmente preocupante, com o escândalo que envolve o Rei Eduardo VIII e a sua amante Wallis Simpson. Mas, como o professor descobre rapidamente, nada é o que parece. E quando o alcance da conspiração é revelado, ele tem de usar todo o seu talento para prevenir um massacre e talvez salvar a mulher que ama.

"A Reclusa" de Debra Jo Immergut

Editor: Suma de Letras

Sinopse: A obsessão nunca fica presa


Carregado de acção e inteligente, A Reclusa é uma reflexão íntima e emocionante sobre a liberdade e o risco, o poder masculino e feminino e os desejos de corrupção e redenção que habitam em todos nós.

Miranda Greene planeia morrer em Maio de 1999 nas instalações do estabelecimento correccional de Milford Basin, Nova Iorque. Resta-lhe cumprir mais cinquenta e dois anos de prisão por assassinato em segundo grau, sem possibilidade de liberdade sob fiança, por um acidente estúpido que nem sequer foi ela a provocar. Mas, para além de ser julgada por um juiz duro, ela era filha de um ex-congressista. Miranda tenciona ir às consultas do psiquiatra da cadeia e guardar os comprimidos que este lhe ministra até ter a quantidade necessária para pôr fim à vida.
Frank Lundquist é psiquiatra e trabalha na prisão. Antes disso, tinha um consultório particular, de sucesso, em Manhattan e casara com a mulher que amava. Perdeu tudo por causa de um terrível acidente que não provocou, apesar de se sentir culpado.
Quando Frank vê Miranda pela primeira vez, reconhece-a de imediato. No entanto, o mesmo não acontece com Miranda. Tinham feito o secundário juntos e Frank passara anos completamente apaixonado por ela. Dentro dos muros da prisão, Miranda está desesperada, atormentada pelas lembranças de uma tragédia infantil, diante de um legado familiar de moral e decisões políticas duvidosas, e ainda tentando libertar-se do amor desastroso que levou à sua queda. E também está obstinadamente determinada a manter algum controlo sobre o seu destino. Frank tornar-se-á uma poderosa esperança de absolvição e, quem sabe, até de fuga.

2As Emoções do Gastão - Estou Feliz" de Aurélie Chien Chow Chine

Editor: Nuvem de Letras

Sinopse: O Gastão está feliz!

Hoje acordou bem-disposto, tomou calmamente o pequeno-almoço, brincou e passeou...
Mas, sempre atento aos que o rodeiam, repara que nem todos se sentem da mesma maneira.
O Gastão não é um unicórnio qualquer.
A sua crina arco-íris muda de cor consoante as emoções!

"A Parteira Alemã" de Mandy Robotham

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Alemanha, 1944.

Anke Hoff, prisioneira do campo de concentração de Ravensbrük faz o que pode para manter vivas as suas companheiras grávidas e os bebés recém-nascidos. Mas quando o seu trabalho é notado, é escolhida para uma tarefa bem mais perigosa.
Eva Braun está grávida do filho do Führer Anke é retirada do campo para Berghof, casa refúgio de Hitler, para trazer ao mundo o filho de Eva Braun. Se recusar, a sua família morrerá. Anke vê-se perante uma escolha impossível. Dividida entre o dever de parteira e o ódio pelo regime para o qual agora trabalha.
A viver uma vida que nunca poderia ter imaginado, Anke apaixona-se por um oficial alemão e cedo o casal é confrontado com os perigos desta relação proibida.
Poderá o seu amor sobreviver aos horrores da guerra?
E mais importante, conseguirão encontrar a felicidade?

"A Guerra Civil Portuguesa" de Fernando Rita

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: A crise sucessória de 1822 foi o gatilho de um dos períodos mais turbulentos da história de Portugal, e a Guerra Civil entre liberais e absolutistas, um dos mais importantes episódios político-militares em território nacional. Mas a história das guerras, como é sabido, não se faz apenas de homens; também os lugares são elemento activo no seu desenrolar, carregando a marca indelével dos acontecimentos.

A antiga vila de Santarém foi palco das duas batalhas mais importantes desta época, a Batalha de Almoster e a Batalha da Asseiceira, que viriam a criar as condições determinantes para o fim do Antigo Regime em Portugal. Santarém sofreu, naturalmente, um período crítico de grande agitação social, económica e política, e este livro retrata os impactos da Guerra Civil no quotidiano desta região, nos anos de 1833 e 1834.
Uma contribuição precisa e fina para a compreensão da História política e militar das lutas liberais.

"A Redescoberta da Fé" de Rachel Held Evans

Editor: Farol

Sinopse: «Sobre desistir e começar de novo»


Esta é uma história, narrada na primeira pessoa, de amor à Igreja, de separação e do necessário regresso à fé. De uma forma apaixonada e cativante, Rachel Held Evans relata-nos a sua vida num livro que se divide em sete partes, à imagem dos sete sacramentos, e analisa a Igreja «tanto nos seus recantos sombrios como no esplendor dos seus vitrais».

Apresentando histórias de Igrejas de diversas tradições — como a católica, a batista ou a anglicana — e baseando-se em escritos de especialistas de origens diversas — episcopal, metodista, ortodoxa e luterana, entre outras —, esta é uma obra que, mais do que apontar soluções, levanta questões e faz as pazes com o sentimento de dúvida na fé que pode, amiúde, assaltar os nossos pensamentos. Porque, como refere a autora: «Esta é a minha história, mas é também a história de muitas outras pessoas.»

"A Educação dos Gafanhotos" de David Machado

Editor: Dom Quixote

Sinopse: No Verão de 2001, David e Marco celebram o fim do curso com uma viagem pelos Estados Unidos, para fugirem das rotinas, das convenções, das famílias e para, à sua maneira, gozarem a independência.


A Educação dos Gafanhotos é a história dessa marcante aventura: das dificuldades que os dois jovens amigos têm de ultrapassar, das conversas insólitas que travam com quem vão conhecendo, das longas noites passadas em bares da América profunda, das personagens que, a todo o instante, encarnam. É também o relato do abalo provocado neles pelo ataque terrorista do 11 de Setembro.

Na senda da viagem fascinante de Índice Médio de Felicidade, com a maturidade de Debaixo da Pele, o presente romance é um retrato de uma juventude em plena efervescência, para quem a literatura é um passaporte para a liberdade e a quem a realidade por vezes troca as voltas.

"O Segredo da Fonte da Juventude" de Peter Kelder

Editor: Nascente

Sinopse: Reza a lenda que nas montanhas dos Himalaias reside o segredo antigo da eterna juventude e do rejuvenescimento: os Cinco Ritos Tibetanos. Peter Kelder revela-nos este segredo através do Coronel Bradford, a personagem principal deste livro — um oficial reformado do exército britânico que teve conhecimento destes ritos enquanto viajava pela Índia.


Baseados num ritual mágico praticado há milénios nos mosteiros do Tibete, os Cinco Ritos Tibetanos consistem num conjunto de exercícios físicos cuja principal função é reestabelecer o equilíbrio dos sete chakras, e que quando praticados diariamente revertem os efeitos negativos do envelhecimento, promovendo a saúde e o bem-estar.

Alguns dos seus benefícios incluem:
- Maior agilidade, força e energia;
- Perda de peso;
- Melhoria da visão;
- Alívio da dor, entre tantos outros.

Um clássico com mais de 2 milhões de livros vendidos, publicado com sucesso um pouco por todo o mundo e que em Portugal estava fora do mercado há muitos anos.

«Deixe que este livro seja o seu treinador. Não o use para evitar a morte. Use-o para descobrir uma maior alegria de viver. E então será agradavelmente surpreendido pelo tempo que terá de vida.»
Dr. Bernie S. Siegel, in prefácio

O Salto Social A nova ciência evolutiva sobre quem somos, de onde vimos e o que nos faz felizes de William Von Hippel

Editor: Vogais

Sinopse: Um olhar novo e provocador sobre a nossa espécie.


A psicologia humana está repleta de contradições: esforçamo-nos para alcançar os nossos objetivos, mas quando somos bem-sucedidos, a nossa felicidade é passageira. Desejamos que os nossos amigos tenham uma boa vida, mas sentimos inveja se for boa demais.

Reclamamos de chefes difíceis, mas não costumamos ser melhores quando assumimos a liderança. Estas incoerências podem parecer irracionais, mas cada uma é fruto da evolução com o propósito de servir uma função vital nas nossas vidas.

De facto, os aspetos mais fundamentais da nossa psicologia foram moldados permanentemente pelo salto social que os nossos antepassados deram ao migrarem da floresta tropical para a savana. Na sua luta pela sobrevivência, deram prioridade ao trabalho em equipa e à sociabilidade em detrimento das proezas físicas, criando um tipo inteiramente novo de inteligência.

Mesclando antropologia, biologia, história e psicologia com ciência evolutiva, O Salto Social é um olhar novo e provocador à nossa espécie que fornece novas pistas sobre quem somos, porque fazemos o que fazemos e como podemos viver uma boa vida.

"Asas de Saturno" de Maria João Cantinho

Editor: Editora Exclamação

Sinopse: A sua alma não conhecia sossego. À medida que o representava, procurando destruí-lo, erradicá-lo da sua imaginação e memória, parecia abrir-se, então, uma nova clareira, convocando uma infinidade de visões que se confundiam com as representações. Finalmente, entorpecido pelo cansaço e pelo delírio, Gabriel escreveu numa folha de papel: de espelho em espelho.

"O Poder do Agora - Pensamentos" de Eckhart Tolle

Editor: Pergaminho

Sinopse: O Poder do Agora é um dos maiores bestsellers de espiritualidade dos nossos dias, tendo inspirado milhões de pessoas em todo o mundo a fazer uma pausa nas suas vidas (e mentes) atarefadas para descobrir a vastidão do espaço interior. Neste pequeno caderno de reflexão, Eckhart Tolle desafia-nos a prosseguir um diálogo connosco mesmos, na perpétua descoberta do imenso espaço de paz que é o momento presente.

"Betsabé - Beleza Amaldiçoada" de Angela Hunt

Editor: TopSeller

Sinopse: A história de uma mulher bela e vulnerável que ganhou forças para lutar contra o julgamento divino sobre o seu rei.


David é o rei de Israel, ungido por Deus para ter uma dinastia eterna. Um dia, avista do seu terraço a jovem Betsabé a banhar-se no pátio exterior da casa dela e fica enfeitiçado pela sua beleza. Obriga-a então a ir ao seu encontro e força-a a envolver-se com ele.

Ao saber que Betsabé está grávida, e para que ela não seja acusada de adultério, um crime punível com a morte, David é obrigado a arquitetar a morte do marido dela, um soldado leal que se encontra a combater pelo exército do rei, recrutando depois Betsabé para o seu harém.

É então que um profeta visita o soberano e, na presença de toda a corte, informa-o de que Deus está irado com as injustiças que ele cometeu, profetizando que uma maldição se abaterá sobre a casa de David. Por detrás da sua aparente fragilidade e da sua beleza amaldiçoada, Betsabé esconde uma força inabalável, e tudo fará para proteger o filho dos efeitos da terrível maldição que se abateu sobre a casa do rei.

"História Social Contemporânea Portugal 1808-2000" de Nuno Gonçalo Monteiro e António Costa Pinto

Editor: Objectiva

Sinopse: Ao longo da época contemporânea, sobretudo do século XX, foi aos indicadores sobre a sociedade que mais se recorreu quando se pretendeu destacar o atraso ou desfasamento português face a outros países europeus. Invocava-se então a elevadíssima mortalidade infantil, as altas taxas de analfabetismo ou a persistente emigração para identificar as arrastadas maleitas portuguesas, cuja responsabilidade se atribuía, sobretudo, ao regime político, em particular ao Estado Novo.

Este volume procura responder a essas interrogações, oferecendo um retrato analítico e cronologicamente fundamentado da história social contemporânea portuguesa, cujos primórdios foram marcados pelo colapso imperial, pela independência do Brasil e pela vitória do liberalismo em 1834, depois de arrastados conflitos. Tratou-se não apenas de uma rutura política, mas também do triunfo de uma nova conceção da organização da sociedade. Os contextos e limites da sua concretização, bem como as reações que suscitou, constituem, em boa medida, a matéria tratada neste volume.
Ao longo de cinco capítulos, debatem-se os impactos sociais das mudanças políticas ou, mais exatamente, de que forma se combinaram com as transformações e as continuidades na sociedade portuguesa.

A Coragem de Ser Imperfeito de Brené Brown

Editor: Nascente

Sinopse: É comum reprimirmos emoções como o medo, a mágoa ou a desilusão para nos defendermos a todo o custo de eventuais erros e fracassos. Essa atitude leva-nos muitas vezes a fechar as portas ao amor e aos outros. Se é assim que vive, então não está a ter as experiências marcantes que dão significado à vida.


Durante 12 anos, Brené Brown desenvolveu uma pesquisa pioneira sobre a imperfeição humana cujas conclusões apresenta neste livro.

Abordando os temas da vulnerabilidade, medo, vergonha e imperfeição, a autora expõe as suas principais ideias e estratégias de sucesso, e faz grandes revelações, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos.

Teatro de Fantoches de M. W. Craven

Editor: TopSeller

Sinopse: Haverá algo pior do que ser queimado vivo?


Um assassino em série anda à solta. Ele raptou, mutilou e queimou homens nos círculos de pedra pré-históricos do condado de Cúmbria. Não deixou pistas, e a polícia está desorientada. Quando o nome do inspetor Washington Poe é encontrado gravado nos restos carbonizados da terceira vítima, ele é chamado a participar na investigação.

Poe não se quer envolver, mas o cruel assassino tem um plano e, por alguma razão, o inspetor faz parte dele. Acaba, então, por formar equipa com a brilhante, mas socialmente desajustada, analista de dados Tilly Bradshaw, e juntos irão identificar pistas que só Poe consegue seguir.

À medida que o número de corpos carbonizados aumenta, Poe percebe que há muito mais em jogo do que poderia imaginar. E, num final chocante que destrói tudo aquilo em que acreditava sobre si mesmo, o inspetor descobre que há coisas ainda piores do que ser queimado vivo…

"O Que Fazer dos Estúpidos e como deixar de ser um deles" de Maxime Rovere

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Os filósofos podem combater a estupidez e considerá-la um adversário - e até, pelo menos teoricamente, uma forma de inteligência. Para isso, podem descobri-la através da opinião, dos preconceitos, da arrogância, da superstição, da intolerância, do dogmatismo, do niilismo, etc. Isto pode esclarecer a natureza da estupidez e ajudar a combatê-la — mas o problema são os estúpidos. É essa a pergunta: e os estúpidos que encontramos no dia a dia, no emprego, nos transportes, na família, entre os nossos vizinhos, amigos e amantes? Os estúpidos são um problema delicado e muito mais importante do que a estupidez propriamente dita. A sua existência constitui um problema teórico e filosófico extremamente complexo. São obstinados, agressivos, oportunistas - e, às vezes, inteligentes. O que fazer deles?


Com humor, ironia e recurso à filosofia, Maxime Rovere trata de explicar como resistir-lhes, como escutá-los, como o Estado os protege, como nos ameaçam - e porque é que eles preferem destruir a construir, por que motivo governam o mundo e ganham sempre.

"Gente Acenando para Alguém que Foge" de Paulo Faria

Editor: Editora Minotauro

Sinopse: Carlos, um homem de meia-idade, escarafuncha com o dedo na ferida aberta a que, por convenção, chamamos infância. O pai, antigo combatente, tinha com a verdade uma relação conflituosa, de que o filho se fez herdeiro.


Carlos viaja até Moçambique em busca de uma criança nativa que o pai ali deixou, cinquenta anos antes, mas esta viagem de autodescoberta revela-lhe um país bem menos propenso aos achaques da memória do que sucede com a sua sensibilidade ocidental.

Os casamentos, as guerras, as pazes podres, tudo Carlos prolonga além do seu prazo de validade. Ao longe vê passar, acenando, o amor, a ternura e as demais emoções que mitigam desencontros e nos dão a provar a felicidade que há nos outros. Não é, porém, chamado a comungar.

Histórias para Dias de Chuva Contos e pensamentos para aconchegar o coração de Naela Ali

Editor: Pergaminho

Sinopse: «Naquela noite, o céu estava repleto de estrelas. Eu e ele sentámo-nos lado a lado. De mão dada. No terraço do nosso café favorito. Onde nos podíamos esconder por um bocado, onde existiríamos apenas nós e as nossas histórias. E por vezes tocavam algumas canções antigas. Falávamos sobre vidas. A sua, a minha e as possibilidades da nossa. Estávamos na verdade a falar de coisas de que já faláramos antes. Estávamos apenas a repetir as coisas, uma e outra vez. Como nos tínhamos conhecido, as canções de que mais gostávamos, e contávamos as mesmas piadas repetidamente. Tal como diz a canção dos Pet Shop Boys, "nunca nos sentíamos aborrecidos...".


- Ei, amas -me? - perguntou ele assim do nada. Com os olhos a brilharem de tal forma que dardejaram nos meus. Como se estivesse pronto para me devorar. - É claro que amo. - Podemos ficar assim para sempre? Bem, isso era algo a que eu não podia responder, para ser honesta. Para sempre era algo demasiado forte para ser pronunciado.»

Cada história de amor é diferente, mas todas as histórias de amor são iguais: o primeiro toque, os primeiros beijos, os primeiros dias juntos, a conquista, a perda, a saudade, o desamor; os sonhos, as esperanças, as ilusões e desilusões; os amores que nos falham e os amigos que nunca falham, ou viceversa. Histórias para Dias de Chuva são histórias que todos já vivemos ou conhecemos, mas a que queremos sempre voltar.

O Silêncio das Mulheres de Pat Barker

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Conhecemos da Ilíada o nome de heróis masculinos, como Aquiles, Ulisses, Páris, Agamémnon ou Heitor — mas este romance, narrado por Briseida, rainha de Lirnesso (cidade vizinha de Troia e dos seus campos de batalha), troféu e concubina de Aquiles após a tomada da cidade pelos Gregos, é a história das mulheres do poema de Homero, figuras frequentemente esquecidas ou desvalorizadas: as escravas, as prostitutas, as enfermeiras, as que cuidam dos mortos e dos vivos, as que observam as batalhas e primeiro sofrem os seus horrores.


Reenviando-nos às grandes páginas da literatura da Antiguidade, O Silêncio das Mulheres é um convite a escutar as vozes silenciadas pela História e pelo poder — e um livro belíssimo sobre a realidade brutal da guerra e da escravidão, e também do amor e suas controvérsias.


Prisões de Catarina Frois

Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Sinopse: Sabemos que as prisões servem para fechar, retirar de circulação da vida comum, quem pela sua conduta demonstrou não ter direito a viver em liberdade. Contudo, embora seja apresentado como uma forma humanista de punição, assente na disciplina e na reabilitação do indivíduo, o actual modelo carcerário-punitivo suscita cada vez mais questões, desafios e problemáticas.

Existem hoje, em Portugal, 49 estabelecimentos prisionais, com graus de complexidade de gestão elevado e médio, ocupados por quase 12 mil pessoas, com uma percentagem de mulheres inferior a cinco por cento. Ao longo de dois anos, a autora deste livro visitou algumas prisões portuguesas, para compor a descrição e contextualização de uma realidade pouco conhecida, e até escamoteada.
Para que servem de facto as prisões? Que resultados se aferem após o cumprimento de uma pena? Como são estes espaços físicos, que pessoas os ocupam e qual é o seu quotidiano? Eis aqui o retrato de um pequeno mundo fechado à força dentro de si mesmo.

Vento Suão - Portugal e a Europa de Carlos Moedas

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Carlos Moedas apresenta as grandes questões Europeias, abrindo-as ao debate público, numa linguagem clara e sem os habituais eufemismos políticos. “Vento Suão, Portugal e a Europa” é também uma forma de levar o leitor a partilhar o dia a dia da Comissão Europeia, a experiência ao vivo do projecto europeu em que os portugueses acreditam. Um livro no olho do furacão que foram os últimos anos, cinco anos em que a Europa enfrentou o Brexit, a crise dos refugiados, o terrorismo, as dificuldades na Grécia, populismos de diversos tipos e geografias e um crescimento do eurocepticismo. E numa nota pessoal, Carlos Moedas diz que chamou “Vento Suão” a este seu livro “em homenagem ao meu pai, um homem que durante toda a vida lutou pela liberdade e que por muitos anos assinou uma coluna no Diário do Alentejo com o mesmo nome. Essa brisa quente e suave vinda do Sul era para ele um convite a uma salutar inquietude, um sinal que nos lembra que na vida nada pode ser dado como certo. Esta menção não poderia estar mais ajustada à União Europeia.”

História(s) do Presente Os mundos que o passado nos deixou de Miguel Bandeira Jerónimo e José Pedro Monteiro

Editor: Tinta da China

Sinopse: 12 ensaios + 12 entrevistas a reputados especialistas internacionais sobre eventos históricos marcantes que deitam luz sobre a actualidade.

A crise dos refugiados, o racismo, a globalização da economia, os nacionalismos, o uso do véu islâmico, as fake news, entre muitos outros temas fracturantes, têm gerado um debate público aceso, mas nem sempre bem informado. Sem pretender ensinar «lições de história», antes convidando a um olhar retrospectivo que ajude o leitor a tentar perceber como aqui chegámos, Miguel Bandeira Jerónimo e José Pedro Monteiro apresentam esta versão desenvolvida da série com o mesmo nome publicada no jornal Público: dos campos de concentração à emergência de um discurso dos direitos humanos, da afirmação do desenvolvimento» como categoria política às políticas do medo e da histeria colectiva organizada, o objectivo deste volume é encontrar no passado as pistas para imaginar um futuro menos sombrio, menos desigual e menos violento.

Cobras, Lagartos e Baratas Os melhores amigos do Homem? de Ana Daniela Soares

Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Sinopse: Imagine ter por animais de estimação… escorpiões, tarântulas, tucanos, furões, macacos ou chimpanzés, aranhas, lagartos, bichos-de-conta gigantes, formigas, baratas, leões, uma pitão com sete metros ou um elefante-africano com quatro mil quilos de peso. Em Portugal, há cada vez mais pessoas a optar pela companhia doméstica de bichos exóticos, cujo mercado está a aumentar. Porquê? O que as motiva? Que cuidados e leis devem respeitar? Que espécies podem ser um bom e feliz companheiro do ser humano?

Neste Retrato, em conversas com tutores, criadores, biólogos e veterinários, revela-se o mundo surpreendente da adoção de animais exóticos uma tendência que implica responsabilidades e, em casos extremos, pode originar problemas ambientais e de saúde pública, mas que pode também significar um novo e insólito caminho na convivência entre humanos e animais.

Patina de Jason Reynolds

Editor: Fábula

Sinopse: «Estamos todas a tentar perceber como é que funciona esta corrida de estafetas... que é a vida.»


A Patina Jones (ou Patty, como ela prefere ser chamada) é uma adolescente bem diferente das colegas fúteis e mimadas do colégio privado que frequenta. Em casa, na escola e na equipa de atletismo, a Patty dá sempre o máximo para estar à altura do que lhe é exigido.

Esta jovem heroína não vive com os pais, mas com os tios; não estuda numa escola pública, mas numa escola de elite; não corre num sítio qualquer, mas numa equipa de atletismo. São muitos os desafios com que tem de lidar todos os dias, incluindo cuidar da irmã mais nova, mas, felizmente, está rodeada de pessoas que a adoram e a ajudam a ser melhor em todas as áreas da sua vida.

Trabalhar em equipa e participar em corridas de estafetas vão levá-la a amadurecer ainda mais depressa. Aos poucos, a Patty vai percebendo que a vida é uma contínua transmissão de testemunho e que cada um tem de dar o seu melhor para que todos fiquem a ganhar.

A Patty conta-nos a sua história repleta de pessoas inspiradoras, que lhe ensinam a importância de estabelecer relações fortes para se superar na pista e fora dela.

Portugal - Breve História de um Império de David Birmingham

Editor: Vogais

Sinopse: Das grandes conquistas e descobertas que enriqueceram a nação aos grandes protagonistas que levaram o nome de Portugal mais longe.


Este livro oferece uma introdução imperdível ao povo e à cultura de Portugal, aos seus três impérios na Ásia, na América e em África e à sua busca por modernização económica, estabilidade política e parceria internacional. David Birmingham, conceituado professor de História na Universidade de Kent, narra a fascinante história do nosso país, já que, para compreender a atualidade, é preciso conhecer o passado.

Ao longo de 800 anos, Portugal adquiriu autonomia política e cultural no seio da Europa, tendo deixado a sua marca em todos os cantos do planeta. Mas foi mais do que um pequeno país sobrevivente e tenaz da História moderna: foi também pioneiro em muitos dos desenvolvimentos históricos do mundo europeu, como a descoberta do caminho marítimo para a Índia, que alteraria de forma irreversível o comércio entre o Oriente e o Ocidente.

Resultado de aturada pesquisa, este livro faz o retrato histórico de Portugal, da instauração da nacionalidade ao presente.

Fevereiros Doutrinários de José Alberto Postiga

Editor: Editora Exclamação

Sinopse: Que admirável é o mundo novo! Fincamos os pés em terra verde e olhamos o céu, o chão, as casas, as paisagens, as gentes.


Tudo é belo, desconhecido. e perante o desconhecido há uma abertura que não se explica, uma pré-disposição para aceitar e sobrevalorizar o que vemos.uração da nacionalidade ao presente.

"Os Primeiros 24 Meses - A Etapa dos Milagres A Magia da Parentalidade" de Hedvig Montgomery

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Segundo volume da série A Magia da Parentalidade, a Bíblia moderna para os pais do século XXI sobre como educar e criar os nossos filhos. De 0 a 2 anos: Ter um bebé é uma experiência maravilhosa.


Os primeiros 24 meses de vida são essenciais para o desenvolvimento e o crescimento do seu filho, pelo que é importante saber como preparar um espaço seguro em casa, como acalmar a criança à hora de ir dormir, como agir quando não para de chorar, como saber o que é importante para ela e como acompanhá-la numa etapa cheia de milagres.

Neste segundo volume, a psicóloga e terapeuta familiar Hedvig Montgomery dá os conselhos necessários para os primeiros dois anos de vida da criança e responde a questões comuns sobre sono, amamentação, infantários, linguagem e educação.

"A Odisseia de Homero .- As aventuras de Ulisses, herói da Grécia antiga" de João de Barros

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Livro recomendado para o 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

A Odisseia de Homero, a obra clássica que conta as façanhas de Ulisses, herói da Grécia Antiga, disponível para todos os públicos numa prosa acessível e divertida, adaptada por João de Barros.

A gloriosa história de Ulisses do homem de mil façanhas e ardis, do herói que, depois do cerco, da tomada e do incêndio de Tróia, cidade célebre da Ásia Menor visitou as cidades mais diversas, conheceu gentes estranhas e enfeitiçou a alma de povos distantes. Num frágil navio, errou sobre as ondas incertas, cheio de angústia, consumido pela aflição, perseguido por monstros cruéis, abandonado de socorros. Tudo venceu. Ulisses resistiu aos piores perigos e aos maiores sofrimentos. E as suas aventuras foram tão surpreendentes e a sua coragem tão excepcional que o tornaram imortal na memória de gerações.

"Viajar com os Reis de Portugal - Seis séculos de jornadas ao estrangeiro da família real portuguesa" de Miguel Ribeiro Pedras

Editor: A Esfera dos Livros

Sinopse: No início do século XIV, o rei D. Dinis e a rainha Santa Isabel deslocaram-se a Aragão para mediar um conflito que opunha este reino ao de Castela. Eram mais de mil os homens e mulheres que acompanhavam os soberanos portugueses por terras de Castela e Aragão, a maior comitiva que alguma vez se vira na Ibéria. Em 1425 seria a vez de o infante D. Pedro, filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, partir para uma viagem pela Europa que duraria 3 anos. Durante a sua estada em Inglaterra o príncipe português mediou um conflito entre o conde de Gloucester e o bispo de Beaufort, que poderia ter resultado numa guerra sangrenta. Em 1854 D. pedro V realizou um périplo pela Europa com o objectivo “de melhor me habilitar a dirigir depois os destinos do povo que eu devo reger”, como escreveu no seu diário. Na bagagem trouxe ideias de desenvolvimento, nomeadamente o seu forte incentivo à proliferação da linha férrea em Portugal. D. Carlos, em 1901, viajou para Inglaterra para estar presente no funeral da rainha Vitória e, em 1907, o herdeiro do trono D. Luís Filipe viajou para África, naquela que foi a primeira viagem oficial de um membro da família real a este continente. Num momento em que Portugal estava no centro da polémica por ainda praticar a escravatura nas suas colónias, apesar de aquela ter sido abolida em 1869, o príncipe partia com o intuito de apaziguar a contestação. Em 1909 o último rei de Portugal realizou a sua primeira viagem ao estrangeiro, com o propósito subliminar de encontrar uma noiva. Estas são apenas algumas das viagens da família real portuguesa retratadas neste livro inovador e único. Como viajavam os reis de Portugal, com que objectivo, por que meios, quem os acompanhava, qual a importância destas jornadas para a política, diplomacia, cultura e desenvolvimento do país? Se algumas viagens eram viagens de lazer, outras revestiam-se de um cariz diplomático e marcadamente político. O historiador Miguel Ribeiro Pedras, numa escrita fluída e recorrendo a mapas e ilustrações, leva-nos a viajar com os monarcas portugueses ao longo de seis séculos de História.

"A Mensagem" de Mai Jia

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: É na paisagem deslumbrante de Hangzhou, perto de Xangai, que decorre a ação de A Mensagem, durante a II Guerra Mundial e a ocupação japonesa da China: um espião chinês atua nas fileiras nipónicas e mina a sua confiança decifrando códigos através de verdadeiros passes de mágica. Serve-se de códigos matemáticos, operações de contraespionagem e mensagens truncadas que apaixonam o submundo das agências de informação. Numa derradeira tentativa para desmascarar a toupeira chinesa, os japoneses passam também a enviar mensagens falsas. Cairá o espião na armadilha?


Este é o desafio lançado por Mai Jia, o celebrado autor de Cifra, cujos livros vendem milhões de exemplares e — tal como A Mensagem — foram já adaptados ao cinema e a séries de televisão.

"O Livro das Decisões - 50 Modelos para pensar com estratégia - Edição revista e atualizada" de Roman Tschäppeler e Mikael Krogerus

Editor: Marcador

Sinopse: Diariamente, todos enfrentamos as mesmas perguntas:


O que quero?
E como posso obtê-lo?
Como posso viver mais feliz e trabalhar com mais eficiência?

O Livro das Decisões junta, num único volume, os melhores cinquenta modelos de decisão utilizados pelos grandes gurus, universidades, empresas e público em geral. Tornou-se de imediato um bestseller na Europa e nos EUA, e vem ajudar a resolver as questões mais importantes do dia a dia, nos mais diversos níveis.

Neste livro encontram-se desde os modelos e matrizes mais conhecidas como a SWOT ou a BCG até aos modelos menos conhecidos como o do queijo suíço ou o cisne negro, todos eles igualmente úteis nos momentos de tomada de decisão. Apresentados de uma forma fácil e prática, mostram-lhe formas de pensar que vão facilitar todas as suas decisões.

Elegante e compacto, este pequeno livro preto é um trunfo poderoso. Se precisa de planear uma apresentação, avaliar uma ideia ou um negócio, ou apenas conhecer-se melhor, ele irá ajudá-lo a simplificar qualquer problema que surja e a tomar as medidas adequadas no sentido de chegar à decisão mais acertada.

"A Arte da Lógica num Mundo Ilógico - Como dar sentido a um mundo que não o tem" de Eugenia Cheng

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Os cabeçalhos dos jornais e os meios de comunicação social usam as emoções para deturpar os factos. Os políticos e as empresas manuseiam a retórica para nos confundir.

E se um livro nos pudesse ajudar a viver melhor na era da pós-verdade?

Num mundo em que as fake news alteram os resultados das eleições, a racionalidade tornou-se fútil? Nesta obra, Eugenia Cheng atira uma boia de salvação aos leitores que se sentem afogar na ilógica da vida contemporânea. Este livro revela os mecanismos internos e as limitações da lógica, e explica porque é vital a alógica - por exemplo, a emoção - para o modo como pensamos e comunicamos. Mostra-nos como usar a lógica e a alógica em conjunto para navegar num mundo inundado de intolerância, sexismo e memes manipuladores.

"A Casa de Papel - Escape Book - O diário do professor" de Ivan Tapia e Montse Linde

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Escape book baseado na A Casa de Papel, onde os enigmas são construídos a partir de fotogramas das três temporadas da série da Netflix.

Serás capaz de chegar até fim?

Sergio Marquina mais conhecido como o Professor, líder do maior assalto da história de Espanha, passou parte da infância e adolescência no Hospital de San Juan De Dios em San Sebastián, onde travou amizade com Jero Lamerca.

Nos piores dia de Jero, Sergio que já mostrava sinais de uma mente privilegiada, idealizava jogos para manter o amigo motivado. Quando o olhar de Sérgio estava ausente, era Jero quem o trazia de volta ensinando-lhe a fazer passarinhos de papel.

Passou algum tempo desde o roubo milionário na Casa da Moeda e do Papel. Hoje, enquanto guardava as poucas coisas que estavam na oficina de motas que tem de fechar, Jero recebeu uma encomenda. No interior, uma carta sem assinatura, um caderno, uma caixa fechada com um cadeado, uma fotografia de uma máscara de Dalí e um passarinho vermelho.

Jero não tem dúvidas. Sérgio Marquina deixou-lhe uma parte do saque escondida, uma nova oportunidade. Apenas tem de destrinçar as pistas para o encontrar.

"O Portal - A energia secreta que une o universo" de Tom Cronin e Jacqui Fifer

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: O Portal é o livro que a humanidade precisa agora.


Uma visão transformadora da realidade
O mundo em que vivemos está em crise. As pessoas andam stressadas e confusas. Muitas nem sequer sabem que o seu espaço interior existe. A humanidade encontra-se numa encruzilhada. No entanto, cada um de nós tem uma capacidade natural para se afastar do abismo e evitar que a catástrofe atinja a nossa espécie. Há um caminho ancestral que ajuda a guiar-nos através de uma transformação essencial: a meditação.

Como a meditação e a atenção plena podem salvar o mundo
A meditação e a atenção plena desbloqueiam o nosso poder interior, aumentando a compaixão pelos que nos rodeiam. O Portal apresenta poderosas histórias de pessoas que triunfaram sobre a tragédia, que transformaram a vida através da meditação, assim como a visão inovadora de alguns dos mais importantes pensadores da atualidade.

Descubra o potencial único do ser humano
Temos a habilidade de treinar a mente e de nos reconectarmos com o coração. E também a capacidade de redesenhar o nosso futuro coletivo, se assim o desejarmos. O Portal partilha com o leitor uma visão transformadora para a humanidade e inspira-o a seguir os próprios passos e a perceber o potencial único que cada ser humano tem para mudar o mundo, de dentro para fora.

Uma fusão invulgar de tecnologia, amor, potencial humano, filosofia, neuroengenharia, quietude e paz interior.

"Reinventar o Corpo, Descobrir a Alma Como Criar Um Novo Eu" de Deepak Chopra

Editor: Pergaminho

Sinopse: Nesta sua nova investigação revolucionária, Deepak Chopra analisa o «milagre esquecido» que é a capacidade infinita do corpo para se renovar e mudar. Para podermos usufruir ao máximo deste milagre, temos de estar dispostos a reinventar o corpo, a deixar de o encarar como um objeto estático e passar a vivê-lo como um processo dinâmico.


Cada célula do nosso corpo, defende Deepak Chopra, é composta por dois elementos essenciais: consciência e energia. Se soubermos fazer uso do poder destes dois elementos, seremos capazes de alterar os padrões de energia distorcidos que são as verdadeiras causas do envelhecimento, da doença e do mal-estar.

Contudo, a transformação não se pode limitar ao corpo - para ser verdadeiramente eficaz, terá de envolver também a alma. É apenas acedendo ao nível da alma que poderemos conhecer todo o nosso verdadeiro potencial e viver uma vida mais criativa, consciente e harmoniosa.

"As Feministas Também Usam Soutien Textos de mulheres e homens que não têm medo da igualdade"

Editor: Arena PT

Sinopse: Um livro com textos e ilustrações de 26 mulheres e homens que não têm medo da palavra feminismo.


Merda. Porra. Feminismo.
Apenas duas destas palavras são feias. Pista: nenhuma começa pela letra F. No entanto, em pleno século XXI, Feminismo continua a soar a asneira, a coisa feia, a capricho, a ódio e a preconceito. Uma palavra que soa a machismo, mas ao contrário, e que, porém, nada tem que ver com isso. Feminismo é liberdade. Feminismo é um direito humano.

26 pessoas – mulheres e homens – que não têm medo de se assumir feministas (nem de dizer asneiras) escreveram e desenharam sobre o tema, alguns com histórias pessoais, outros com pequenas reflexões, outros com poemas e canções e odes. Este livro tem de tudo – como na farmácia, dirá o leitor mais entendido em chavões populares.

Com este livro, queremos, de uma vez por todas, igualdade de direitos.

"Flechas de Fúria Império - Livro 2" de Anthony Riches

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: A Batalha da Águia Perdida salvou a Muralha de Adriano, mas o novo governador da Britannia tem de travar a rebelião das tribos do norte ou arrisca-se a perder a sua província. Para Marcus - agora simplesmente Centurião Corvus -, a campanha pode revelar- se duplamente perigosa. Os reforços chegaram à Britannia, e ele está rodeado de novos oficiais que não têm razões para o proteger da guarda pretoriana do imperador. A espada do inimigo pode ser tão fatal como uma palavra imprudente. E os delatores estão muito mais próximo do que o centurião pode imaginar.


E enquanto Marcus treina duas centúrias de arqueiros sírios para resistirem ao embate das forças bárbaras e depois passarem ao contra-ataque, o prefeito da Segunda Coorte dos Tungros descobre o seu segredo. Agora, só um milagre poderá salvar Marcus e aqueles que o protegem de uma morte certa.

"Paixão de Lisboa" de Rebecca Scott Cabral

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Quando a vida perfeita de Josie em Londres fica repentinamente virada do avesso, esta inglesa inexperiente resolve aceitar, com algum ceticismo, e apenas para arejar as ideias, a oportunidade de um emprego em Lisboa. Será que o que vai encontrar em Portugal é mais do que a soma de tudo o que perdeu?


Esta não é uma história de amor e, no entanto, ao mesmo tempo, é exatamente isso. Uma história de amor pela vida, de amor-próprio, de amor por sexo, de amor por Lisboa, nascida a partir de tantas outras histórias de jovens mulheres, oriundas de vários pontos do Mundo, que se perderam e se reencontraram nas ruas sinuosas e nos recantos secretos da capital portuguesa.

Num registo hábil e sensual, Paixão de Lisboa mostra-nos uma cidade poderosa capaz de causar dor e prazer, deslumbramento e desespero, a todos os forasteiros que tentam decifrar os seus segredos e se veem impotentes para transformar a sua natureza - mas que, inevitavelmente, acabam eles próprios por se verem transformados pela cidade

"A Magia do Oráculo dos Anjos (5ª Edição aumentada)" de Patrícia Jarimba

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Um livro que explica o que são os anjos e os arcanjos, as vantagens que todos temos em tê-los nas nossas vidas, e em chamá-los a intervir nelas.

Constituído por um manual e por um baralho exclusivo de 49 cartas ilustradas à mão para comunicar com os anjos, este oráculo é de fácil utilização, sendo apropriado tanto para iniciantes como para avançados.
Um manual prático com instruções e métodos simples, para entrar em contacto com os mensageiros de Deus e solicitar a intervenção divina em todos os aspectos da vida. Pois os anjos não podem intervir sem que para isso sejam solicitados, pelo que o nosso chamamento se torna essencial.

Com este livro, este baralho e os vários modos de invocar os anjos e arcanjos através das cartas, a autora ensina que qualquer pessoa pode comunicar com estes seres celestiais, sem necessidade de estudo ou formação específica.

"Sete Patudos na Cidade" de Jodi Kendall; Ilustração: Pascal Campion

Editor: Booksmile

Sinopse: Uma surpresa, uma menina… e uma aventura inesquecível.


A Josie adora animais. Cuida da cadela da família, a Doce, e até teve uma porquinha chamada Hamlet. Quando as coisas em casa se tornam demasiado complicadas, fazer voluntariado na clínica veterinária do bairro ajuda-a a sentir que pode mesmo fazer a diferença.

Um dia, alguém deixa uma caixa misteriosa na clínica e, de repente, a Josie fica com sete cãezinhos adoráveis a seu cargo! Ela sabe que os pais nunca a deixarão ficar com eles, por isso tem duas semanas para encontrar a casa ideal para cada um. Além disso, a Doce está a envelhecer, a família da Josie discute cada vez mais, e ter 12 anos não é assim tão incrível como dizem.

Estas férias trarão mudanças inesperadas para a Josie. Estará ela preparada para tudo o que aí vem?

Uma história ternurenta sobre a amizade, o amor e a família, obrigatória para jovens leitores que gostam de histórias com animais.

cardapio.pt @ 12-2-2020 14:52:56


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros