Novidades Livros (5 a 11 de março de 2020)

cardapio.pt @ 4-3-2020 12:54:39

"Manhãs in the Night - Rádio Comercial: A digressão dos 40 anos da Rádio Comercial"

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: 
Quem disse que as estrelas do rock and roll não acordam com as galinhas?
Entre dúvidas existenciais como esta, confissões íntimas e imagens notáveis dos bastidores e dos palcos da digressão dos 40 anos da Comercial, este é o indispensável álbum de recordações dos espetáculos Manhãs in the Night e dos momentos de magia que o talento de um grupo muito especial levou às plateias de todo o país.

Um cocktail de humor, alegria e percalços com a marca inconfundível dos ases das Manhãs da Comercial - Pedro Ribeiro, Vasco Palmeirim, Nuno Markl, Vera Fernandes e o convidado especial Ricardo Araújo Pereira.

"Portugal, Razão e Mistério - Uma das mais importantes obras sobre a História do nosso país." de António Quadros

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: A razão de Portugal, a razão de ser deste país antigo, encontra-se envolta na mais densa bruma. Tornou-se um mistério ou é um mistério? A emergência da nação lusíada, o seu destino inesperadamente fulgurante, o seu projecto áureo, a sua persistente resistência à adversidade, a sua longa e relutante decadência, os seus mitos de regeneração, as suas obras de génio, tudo é hoje interpretado casualmente, a partir de teorias da história opacas, diminutivas, reducionistas, que no fundo espelham o dominante espírito empedecido da nossa época positivista, materialista, utilitarista.


Portugal, Razão e Mistério é por uma parte a razão, razão teleológica, que guiou a inteligência portuguesa na aventura do seu ser e do seu estar no mundo, e por outra parte o mistério, subjacente ao seu destino glorioso e infeliz, universalista e contudo sempre problemático.

Ao abordar temas como a caracterização de um Portugal arquétipo, a Atlântida finalmente identificada com a civilização megalítica galaico-portuguesa ou as raízes templárias, cistercienses e joaninas do nosso país nos seus primeiros séculos, e, seguidamente, o que foi o projecto áureo de um Império do Espírito Santo, e depois os caminhos labirínticos para onde nos levou a saudade da Pátria prometida em termos cíclicos de mito, de decadência e de desejo regenerador, António Quadros procura mostrar-nos simultaneamente um Portugal profundo, um Portugal imaginário e também um Portugal ainda potencial, que depende menos de uma vontade política do que de um saber da sua essência ocultada e empecida.

"Nunca Desistas de Ti" de Susana Teixeira

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Com mais de 80 mil seguidores nas redes sociais Nunca Desistas de Ti é um hino à vida e ao amor.


Num registo diário e intimista Susana Teixeira escreve sobre os dias comuns de tantas pessoas, transforma episódios quotidianos em ensinamentos que devemos reter, fala do que sente construindo momentos únicos e especiais de entrega e partilha.

Com uma enorme coragem, a autora inspira-nos com as suas palavras, desafia-nos a acreditarmos todos os dias, ensina-nos que o amor suplanta tudo e que somos invencíveis.

Relembra-nos que a amizade é a semente que nos faz florescer, mesmo quando tudo nos pode parecer perdido, e que a vida nos abre sempre uma janela, mesmo quando todas as portas se fecham.

"VEG" de Jamie Oliver

Editor: Porto Editora

Sinopse: Jamie Oliver — o autor britânico de livros de culinária com mais sucesso de sempre — está de volta com as mais deliciosas refeições à base de vegetais. Atualmente, há cada vez mais pessoas empenhadas em aumentar o consumo deste tipo de alimentos, seja por motivos de saúde, por razões económicas ou para proteger o planeta. Inspirados na cozinha de todo o mundo, estes pratos prodigiosamente fáceis de fazer são uma verdadeira homenagem aos humildes e maravilhosos vegetais e irão deixá-lo saciado, feliz e satisfeito — e nem dará pela falta da carne no seu prato. Quer esteja a pensar deixar de comer carne um ou dois dias por semana, quer opte pela dieta vegetariana ou apenas experimentar uma nova e apaixonante combinação de sabores, este livro é para si.

"Sagrado Feminino" de Inês Gaya

Editor:  Albatroz

Sinopse: Através da sua visão do Sagrado Feminino, Inês Gaya tem como propósito de vida levar as mulheres a conhecerem mais sobre o seu corpo, os seus ciclos, os seus mistérios e a sua sabedoria interna.

Com a ajuda de técnicas ancestrais, rituais, meditações e outros exercícios, Sagrado Feminino é um guia completo que convida e conduz cada leitora por uma viagem intensa de regresso a casa.
A bíblia que qualquer mulher deve manter por perto para resgatar o seu poder feminino, curar emoções e despertar o seu potencial ilimitado.

«Este livro é um manual que devemos manter sempre por perto. Se possível, na mesa de cabeceira.
Mergulhe nele com a mente aberta. E não há volta a dar: acabará mesmo por descobrir a sua Luz.
Porque o Sagrado Feminino é Luz pura e todas a temos.»

Fátima Lopes, apresentadora de TV e escritora

"Qualquer Coisa de Bom" de Sveva Casati Modignani

Editor: Porto Editora

Sinopse: Após a morte de Alessandra Pluda Cavalli, o marido e os três filhos ouvem a leitura do testamento e ficam em estado de choque. A parte mais substancial do património foi destinada a Ludovica Magnasco, porteira do prédio onde vive a família Cavalli. Ludovica, a quem todos chamam Lula, sente-se igualmente perturbada por este legado, cujo significado não consegue perceber. Lula, que tem tido a sua conta de adversidades, é amada e respeitada por todos os moradores do prédio graças à sua inteligência, bom carácter e jeito para a cozinha. Mas tal não será suficiente para explicar esta inesperada herança. A explicação, com raízes num segredo de família desde sempre muito bem guardado, vai perturbá-la, mas não altera as suas convicções: o dinheiro só nos ajuda a viver melhor se o usarmos também para nos tornarmos úteis ao próximo. A indicar-lhe o caminho certo está agora o acaso, que cruza o seu destino com o do fascinante Guido Montini, um reputado veterinário dedicado a ações de voluntariado. Formam um casal magnífico com todas as condições para fazerem algo verdadeiramente bom.

"A Geografia do Dinheiro" de Dharshini David

Editor: Desassossego

Sinopse: Alguma vez se perguntou porque conseguimos comprar mais bens do que os nossos avós alguma vez conseguiram… mas é menos provável que consigamos ter uma casa onde os guardar? Porque é que o preço de um litro de combustível duplica em poucos meses, mas nunca cai da mesma forma? Por detrás de tudo isto está a economia. O dólar é a alma da globalização e é ele que mantém a economia a funcionar. Metade das notas circulam fora dos EUA e muitos desses dólares estão na posse da China. Mas o que acontece quando o nosso dinheiro se movimenta à volta do mundo e como é que isso afeta as nossas vidas?


Ao seguir a viagem de um dólar desde os subúrbios do Texas, através do banco central da China, pelos caminhos de ferro nigerianos e os oleodutos do Iraque, A Geografia do Dinheiro revela as verdades económicas que estão por detrás daquilo que vemos nas notícias todos os dias:
• Porque é que a China é o maior produtor de bens e os EUA o maior consumidor?
• O comércio justo é realmente uma coisa positiva?

Nesta leitura reveladora, a economista Dharshini David expõe estas complexas relações para chegar ao âmago de como o mundo globalizado funciona, mostrando quem detém o poder e o que isso significa para todos nós.

"Terra Americana" de Jeanine Cummins

Editor: Edições Asa

Sinopse: 
Ontem Lydia era dona de uma livraria.
Estava casada com o homem que amava.
Vivia rodeada de família e amigos.
Hoje Lydia perdeu tudo.
Tudo, menos o filho, Luca, de oito anos.
Por ele, vai amarrar uma faca de mato à perna.
Vai saltar para um comboio de alta velocidade em andamento.
Vai até ao fim do mundo.

Únicos sobreviventes do massacre da sua família às mãos de narcotraficantes, Lydia e Luca sabem que têm de fugir do México imediatamente. Cada minuto conta. Cada troca de olhares está impregnada de perigo. Em cada momento de fraqueza pulsam a vida e a morte.

Já considerado um clássico moderno da literatura americana e comparado ao romance As Vinhas da Ira, de Steinbeck, Terra Americana é um romance oportuno, incómodo e, acima de tudo, impossível de esquecer.

"Eutanásia em Portugal - Quem Tem Medo do Referendo?" de Miguel Oliveira da Silva

Editor: Editorial Caminho

Sinopse: 
Ao votar num Partido tem que se saber o que é que os deputados vão decidir em questões de importância superlativa e não dar um cheque em branco em temas não discutidos e ausentes dos programas dos maiores partidos. Não é saudável para a democracia que decisões com tremendas consequências - acabar com vidas humanas - mudem em menos de dois anos em função de maiorias sempre conjunturais.


A maioria da Assembleia da República tem legitimidade formal mas não substancial: não tem mandato nem delegação para decidir sobre uma questão de vida e morte. Seria, nisto, uma AR representativa (formalmente) a praticar um acto não representativo (eticamente).

O recurso ao referendo, precedido de séria e ampla mobilização e discussão pelos cidadãos, é a única saída aceitável nas circunstâncias actuais e concretas.

"1820: O Liberalismo em Portugal" de Rui Albuquerque

Editor: Alêtheia Editores

Sinopse: 
«Este livro, a que demos o nome de 1820 - O Liberalismo em Portugal, pretende conhecer em que consistiram, nas suas raízes filosóficas, históricas, ideológicas e factuais, essas duas tão diversas tradições liberais - o liberalismo anglo-saxónico e o liberalismo francês, procurando entender como, em que medida e por via de que acontecimentos, factos e personagens influenciaram elas o primeiro liberalismo português, nesse período da nossa história que vai da Regeneração do 24 de Agosto de 1820 à Regeneração de Rodrigo da Fonseca Magalhães e de Fontes Pereira de Melo. (…)

Sendo um livro que trata de História, não é um livro de História. Ocupando-se de vários assuntos de Direito, não é um livro de Direito. E, apesar de falar frequentemente de Filosofia, não poderá ser considerado um livro de Filosofia. É, muito prosaicamente, um livro que não tem a pretensão de esgotar nenhum dos diversos temas que aborda, menos ainda de ter descoberto nada de estruturalmente novo, mas que espera contribuir para um melhor conhecimento do que é o Liberalismo, de como essa filosofia política chegou a Portugal e sob que formas de expressão política, ideológica e cultural. É, por tudo isto, um livro sobre Política, sobre Factos e sobre os Homens que foram seus protagonistas e as Ideias que os levaram a agir, pondo muitas vezes em causa a sua própria segurança e felicidade.»

" Do Porto ao Gulag" de José Milhazes

Editor: Oficina do Livro

Sinopse:
 A saga do diplomata e mercador portuense José Pedro Celestino Velho na corte de São Petersburgo.
As vidas e destinos dos seus descendentes no tempo dos czares e dos soviéticos.
Um livro que é uma homenagem à Cidade Invicta e ao seu mundialmente famoso vinho do Porto.
Uma notável investigação realizada por José Milhazes, o grande especialista português sobre a Rússia.

"O Velho Expresso da Patagónia" de Paul Theroux

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: 
Um grande clássico da literatura de viagens, agora na série Terra Incognita:
«O fim do mundo é um lugar.»
Paul Theroux saiu de sua casa em Medford, no Massachusetts, numa manhã de mau tempo e apanhou o comboio suburbano para Boston. Aí chegado, apanhou outro comboio para Chicago, e assim sucessivamente, até ao percurso final no Velho Expresso da Patagónia, que o levou à mítica e remota região do Sul da América, passando por Buenos Aires - onde encontra Jorge Luis Borges -, atravessando o México, a Guatemala, San Salvador, a Colômbia, o Peru. Um relato de encontros, rostos e histórias. Tudo termina com uma frase maravilhosa: «O fim do mundo é um lugar». A grande obra-prima que reinventou a arte da literatura de viagens.

"A Pequena Semente" de Eric Carle

Editor: Kalandraka

Sinopse: 
No outono, algumas sementes de flores são arrastadas para longe por um vento forte. Entre elas, encontra-se uma mais pequena que, apesar da sua delicadeza, evita os perigos que a ameaçam ao longo de uma viagem pelas estações do ano em que cruza o mar, uma montanha alta e gelada ou o deserto… Quando o vento por fim cessa e cai no solo, a pequena semente consegue também impedir que os pássaros a devorem ou ser pisada. E é assim que ela se transforma numa flor imensa que todos vêm admirar.

Depois, chega novamente o outono e é agora a vez de o vento lhe levar as suas próprias sementes…Mais uma vez, e de uma forma só simples na aparência, Eric Carle incentiva as crianças a aprenderem sobre o mundo que as rodeia, descrevendo atravé de cores e frases poéticas o ciclo natural de uma planta ao longo de um ano.

"O Trono de César - Livro de Bolso" de Steven Saylor

Editor: 11 X 17

Sinopse: 
O Senado de Roma elegeu Júlio César ditador vitalício. Depois de ter perdoado os seus inimigos e recompensado o amigo, César prepara-se para abandonar Roma e lutar contra o Império Parta.

Depois de décadas a investigar crimes e conspirações envolvendo os poderosos, Gordiano está pronto para se reformar. Mas eis que Cícero, e depois César, o chamam para que fique atento a possíveis atentados contra a vida do imperador…

"Danúbio" de Cláudio Magris

Editor: Quetzal Editores

Sinopse:
 Ao longo do rio que cruza os destinos do Oriente e do Ocidente, do cristianismo e do Islão, mas também da literatura.
Clássico da literatura de viagens e do «romance geográfico», Danúbio reinventa e descreve o mundo da poliglota e pluricultural Mitteleuropa - a Europa Central - ao longo do rio que cruza os destinos do Oriente e do Ocidente, do cristianismo e do Islão, mas também da literatura (que evoca permanentemente) e da memória dos monumentos, ruas e fantasmas que habitam as cidades dessa geografia.

Essa viagem pelo Danúbio (atravessando a Alemanha, a Áustria, a Hungria, a antiga Jugoslávia, a Roménia e a Turquia), o grande rio europeu, é a viagem pelo imaginário do nosso continente. Não é uma viagem pela História ou pela política, não obedece à cronologia - apenas observa a geografia e o espírito do lugar, misturando histórias dos livros com histórias humanas e quotidianas, como um guia sentimental do território.

"20 Regras de Ouro para Educar Filhos e Alunos - Como Formar Mentes Brilhantes na Era da Ansiedade" de Augusto Cury

Editor: Pergaminho

Sinopse:
 Augusto Cury, um dos mais respeitados psiquiatras brasileiros e autor de inúmeros best-sellers, dedica-se ao estudo da educação há várias décadas. 20 Regras de Ouro para Educar Filhos e Alunos é um guia prático que sintetiza a vasta experiência do autor e a coloca à disposição de pais e professores.

Estas são apenas algumas das regras de ouro de gestão da emoção que Augusto Cury oferece neste livro:
Compreender o eu maduro e o imaturo;
Colocar limites inteligentes;
Pacificar a mente dos filhos e alunos;
Nunca levantar a voz;
Jamais criticar excessivamente;
Prevenir a intoxicação digital;
Ter alergia a ser entediante e chato;
Dialogar com inteligência.

Cada regra é explicada através de exemplos práticos e é acompanhada de dicas úteis para a sua implementação.

"Sob Céus Vermelhos - Vida, ilusões e mudanças na China de hoje - o primeiro retrato de uma millennial" de Karoline Kan

Editor: Quetzal Editores

Sinopse:
 Muito na linha de Cisnes Selvagens, de Jung Chang, mas tendo como objeto a China das novas gerações, este é um relato não ficcional e na primeira pessoa, com digressões para o passado (político e familiar) e a observação das múltiplas vertentes sociais e culturais da história moderna da China, em constante mudança.

Karoline Kan está na vanguarda dessa mudança: nasceu em 1989, como segunda filha - ainda durante a vigência da Política do Filho Único - numa China rural. Chegou ao ensino superior e conquistou a autonomia económica sem ter de se casar e fazendo o trabalho que escolheu: escrever para revistas e jornais de prestígio internacional. As grandes referências de Karoline Kan são Jung Chang, Xinran e Xiaolu Guo - todas elas autoras publicadas pela Quetzal.

"Conquistada até Terça - Livro de Bolso" de Catherine Bybee

Editor: 11 x 17

Sinopse:
 Judy Gardner: Judy acabou de se formar e está pronta para conquistar o mundo… Isto se conseguir arranjar trabalho, claro. A sua esperança é passar de aspirante a arquiteta para famosa arquiteta o mais depressa possível, por isso muda-se para Los Angeles, para a casa do seu famoso irmão, Michael Wolfe. Mas é difícil para Judy concentrar-se no trabalho quando o sedutor guarda-costas por quem ela apaixonou no verão passado está constantemente a aparecer no seu caminho.


Rick Evans: Com o seu físico musculado, olhos verdes e sorriso fácil, Rick podia ter qualquer mulher que quisesse. Mas o antigo Marine, que agora é guarda-costas, só tem olhos para Judy e a sua maneira de ser impetuosa. Quando um marginal anónimo ataca Judy, Rick decide que nada o vai deter até encontrar o monstro que persegue a mulher que ele ama.

"Léxico da Luz e da Escuridão" de Simon Stranger

Editor: Quetzal Editores

Sinopse:
 Uma história familiar magistralmente construída, um romance épico e ambicioso. Todo o léxico do amor, da perda, da coragem, da maldade - conciso, essencial, acutilante, poético.


O que faz com que o acanhado filho do sapateiro Henry Rinnan, de Trøndelag, se torne um dos mais odiados criminosos da História da Noruega, um agente duplo que mata noruegueses para os nazis?
E por que motivo uma família de judeus, logo após o fim da guerra, quereria ir viver para o quartel-general de Rinnan, a casa que se tornou o símbolo por excelência das atrocidades cometidas durante a ocupação alemã?

Ao saber que a mãe da mulher tinha crescido na infamante casa que ficou conhecida por Bandeklosteret - o lugar onde a clique de Rinnan se juntava para maquinar, fazer festas e torturar prisioneiros na cave -, Simon Stranger começa a investigar a história dos Komissar, bem como dos seus elementos que morreram e dos que sobreviveram.

Léxico da Luz e da Escuridão foi galardoado com o Prémio dos Livreiros Noruegueses e com o Riksmalprisen, atribuído a escritores de ficção ou não ficção pelo uso excecional da língua norueguesa.

"Vingança a Sangue - Frio Livro de Bolso" de Jo Nesbø

Editor: BIS

Sinopse:
 Um assalto a um banco em Oslo acaba com uma execução e dois milhões de coroas noruegueses desaparecidas. O inspector Harry Hole é destacado para investigar o caso. Enquanto a namorada dele está na Rússia, Anna Bethsen, uma antiga paixão, convida-o para jantar. O inspector não consegue resistir ao convite, mas a noite termina de uma forma demasiado familiar.

Ao acordar, Harry Hole sente uma fortíssima dor de cabeça, o telemóvel desapareceu, e não tem memória do que se passou nas últimas doze horas. Nessa mesma manhã, Anna é encontrada morta na sua cama com um tiro na cabeça. Hole começa a receber e-mails ameaçadores. Estará alguém a tentar culpá-lo por esta morte inexplicável?

Entretanto, os assaltos a bancos prosseguem, e à medida que as mortes se sucedem Hole torna-se o principal suspeito da investigação conduzida pelo seu adversário de longa data, Tom Waaler, e pela vigilante força policial que o acompanha.


"Mulheres Guerreiras - Uma História Inesperada" de Pamela D. Toler

Editor: Temas e Debates

Sinopse:
 Quem disse que as mulheres não vão à guerra? Das viquingues e rainhas africanas às médicas em trajes masculinos e às russas que pilotaram caças durante a Segunda Guerra Mundial, eis as histórias de mulheres para quem «batalha» não era uma metáfora.

A mulher guerreira foi sempre considerada uma exceção. Porém, a realidade é outra: as mulheres sempre combateram em guerras. Nesta fascinante história, Pamela Toler apresenta-nos não apenas mulheres que pegaram em armas, mas mostra-nos também porque o fizeram e o que aconteceu quando abandonaram os seus tradicionais papéis femininos e assumiram outras identidades.
Da Antiguidade remota ao século XX, estas são as histórias de mulheres que combateram porque queriam, porque precisavam ou porque podiam.

" Cérebro e Género - Para lá do mito do cérebro masculino e feminino" de Daphna Joel e Luba Vikhanski

Editor: Temas e Debates

Sinopse:
 Ao longo de gerações, disseram-nos que as mulheres são profundamente diferentes dos homens. As mulheres são mais sensíveis e cooperantes, enquanto os homens são mais agressivos e sexuais - e tudo se deve aos respetivos cérebros. Esta história parece fornecer-nos uma explicação biológica clara para muito do que encontramos na vida quotidiana.

Mas será realmente assim?

Utilizando os resultados inovadores do laboratório que dirige, Daphna Joel, neurocientista de renome internacional, explica que cada cérebro e cada ser humano são um mosaico único de características «masculinas» e «femininas».

"O Trono Vazio" de Bernard Cornwell

Editor: Saída de Emergência

Sinopse:
 De uma terra destroçada surgirá um novo herói

Inglaterra, início do século x: as forças do Wessex e da Mércia uniram-se contra os dinamarqueses, mas a instabilidade e a ameaça dos vikings ainda se faz sentir sobre os reinos ingleses. Aethelred, Lorde da Mércia, está a morrer e, aparentemente, não tem herdeiros - o cenário ideal para os rivais lutarem pelo trono. Uhtred de Bebbanburg, o maior guerreiro da Mércia, sempre apoiou Athelflaed, a viúva de Aethelred, como a próxima líder da Mércia, mas nenhuma mulher governou alguma vez um reino inglês. Apesar de ter todas as qualidades de um líder, será que a aristocracia irá aceitar ser liderada por uma mulher? Mesmo que seja a viúva de Aethelred e irmã do rei do Wessex?

Um trono vazio deixa o reino exposto aos rivais. Enquanto os mercianos lutam entre si e os saxões tentam anexar território, novos inimigos surgem na fronteira a norte. Os saxões precisam desesperadamente de uma liderança forte, de um herói que possa destruir a dupla ameaça à Mércia.

"Antologia Poética" de Alejandra Pizarnik

Editor:  Tinta da China

Sinopse: 
Colecção de Poesia, coordenada por Pedro Mexia, Tradução de Fernando Pinto do Amaral.
Esta é a mais completa e transversal antologia poética de Alejandra Pizarnik alguma vez publicada em português, percorrendo sete livros de poesia e 17 anos de uma criação que teve tanto de breve como de intensa. Envolvido por uma aura mítica, aqui se apresenta o universo nocturno, melancólico, oblíquo, sensual e meticuloso da poeta argentina, com tradução de Fernando Pinto do Amaral e selecção de Anna Becciu e Patricio Ferrari.

"Estar em Casa" de Adília Lopes

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: 
Depois de Bandolim ManhãEstar em Casa é o mais recente livro de poesia de Adília Lopes, que completa esta trilogia de forte componente autobiográfica e acompanhada de fotos incluídas pela autora. Agora na sua segunda edição, revista e aumentada.


Sou deste lugar
como as árvores
e as casas

"O Castelo - O sonho de um Rei. A força de um povo. Uma das maiores fortalezas da História." de Luis Zueco

Editor:  Alma dos Livros

Sinopse: 
Esta história decorreu há mil anos, na Idade Média, uma época sombria e perigosa, em que a vida pouco valia e as religiões se enredavam em guerras sangrentas.
Tudo começa quando um corajoso monarca, o rei Sancho III, decide construir uma fortificação numa cadeia de montanhas escassamente povoadas, onde o inimigo podia ser avistado a dez quilómetros de distância.
Com a promessa de um futuro melhor, o rei atraiu para aquele lugar um grupo de homens e mulheres para quem a sobrevivência diária constituía um ato de heroísmo. Entre eles, um mestre de obras lombardo, Juan, o carpinteiro, e o seu filho, Fortún, Ava, a arqueira, Javierre, um rapaz cuja ambição desmedida cresceu juntamente com o castelo, e um sacerdote fiel ao antigo rito hispânico, acompanhado da inteligente e misteriosa Eneca. Apesar dos seus escassos meios e conhecimentos, estas pessoas superaram todas as limitações que lhes foram impostas, até ao culminar da força religiosa e militar. Tudo isto contribuiu para a afirmação de um dos principais reinos medievais da Europa, o qual assumiu um papel preponderante na Reconquista.

O Castelo de Loarre não foi construído somente por reis, nobres e bispos, mas também e sobretudo pelo povo. Esta é a epopeia dos homens e das mulheres que converteram um sonho em realidade.
Entre a planície e os Pirenéus aragoneses localiza-se o monumento românico mais importante da Europa: o Castelo-Abadia de Loarre. Uma fortaleza impressionante construída quando aquela área era ainda uma perigosa zona fronteiriça. Como foi construído? Quem realizou tal feito?

Este é um incrível romance histórico sobre a construção do grande e imponente Castelo de Loarre, uma das maiores fortalezas medievais do planeta.
Loarre é considerado o castelo românico mais bem conservado do mundo, e espera-se que em breve integre a Lista do Património da Humanidade da UNESCO

"A Tempestade" de Clive Cussler e Graham Brown

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: 
No Oceano Índico, uma embarcação de pesquisa da equipa NUMA está a recolher amostras de água quando um membro da tripulação deteta uma mancha na água. O que a princípio parecia ser uma mancha de óleo rapidamente se transforma numa nuvem de partículas negras que subitamente ataca a embarcação, matando a tripulação e deixando os destroços em chamas.

Algumas horas mais tarde, Kurt Austin e Joe Zavala têm de lidar com as consequências de um acidente que não deixou sobreviventes. Um audacioso plano está em marcha para alterar o clima à escala global através de uma tecnologia concebida para destruir a poluição marítima. Mas a face do inimigo nem sempre é percetível, e sendo esta missão profundamente pessoal para a equipa NUMA, o perigo pode estar muito próximo de casa…

"Cérebro XL - Como Usar o Poder do Cérebro para Ultrapassar a Ansiedade, o Stresse, a Negatividade e o Trauma" de Dr. Daniel G. Amen

Editor: Pergaminho

Sinopse: 
Vivemos vidas cada vez mais marcadas pelo stresse e pela ansiedade - de tal forma quase os consideramos partes normais do nosso estado de espírito. Mas a exposição prolongada ao stresse e a sensação de ansiedade por longos períodos de tempo têm efeitos muito prejudiciais na saúde física e mental. Estes danos são perfeitamente evitáveis - e reversíveis.
No seu mais recente livro, o Dr. Daniel Amen revela como ter um Cérebro XL, ou seja, usar o poder do cérebro para ultrapassar disposições e estados mentais negativos e para se sentir melhor, com mais resiliência - e durante mais tempo.

O Meu Amante de Domingo de Alexandra Lucas Coelho

Editor: Editorial Caminho

Sinopse: 
«Desde logo a depuração da escrita, quase só pessoas, coisas e verbos, um ou outro adjetivo, muito poucos advérbios. Depois, o ritmo. Alexandra Lucas Coelho trabalha obsessivamente as pausas, as acelerações, as travagens bruscas - cada vírgula, cada ponto final, cada parágrafo tem a sua função. Mas, verdadeiramente, o que torna o livro especial é a ousadia de mandar às urtigas o registo trágico, incomunicável e metafísico com que se tem fabricado a chamada alta literatura portuguesa. […] este é mesmo um livro sobre sexo - muito sexo, com as palavras todas - meia dúzia de coisas que estão à volta. E é excelente. E é único. E é um gozo.»
Ricardo Dias Felner, Time Out, 2014










cardapio.pt @ 4-3-2020 12:54:39


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros