Novidades Livros (3 a 9 de dezembro de 2020)

cardapio.pt @ 2-12-2020 20:02:22

"Fogo Cruzado - O último governador militar - Madeira 2017-2019" de Carlos Perestrelo

Editor: Fronteira do Caos

Sinopse: 
Este livro tem um cariz cultural por incluir relevantes dados históricos e relata as actividades desenvolvidas sob a tutela dum General Comandante que no final do seu excelso mandato foi injustamente exonerado, muito provavelmente, devido a um Fogo Cruzado entre entidades que se remeteram a um estranho silêncio e nunca esclareceram os motivos que lhe estiveram associados.

Ao longo dos capítulos estão alguns discursos proferidos e mensagens divulgadas que demonstram a sua conduta e as intrínsecas emoções que viveu nos momentos de alegria e tristeza e onde se evidencia o seu reconhecimento à solidariedade, a sua rendição às características das gentes da Pérola do Atlântico e a sua missão de entrega incondicional no reforço da imagem da Instituição Militar, da Região Autónoma da Madeira e da Pátria Portuguesa.

"Sá Carneiro e a Ala Liberal - 1.º volume (1969-1973)" de Francisco Sá Carneiro

Editor:  Alêtheia Editores

Sinopse: A assinalar a data da trágica morte (4 de dezembro 1980), a reedição do primeiro de sete volumes, com a obra dita e escrita de Francisco Sá Carneiro, que compila artigos, comunicados e intervenções públicas do advogado e do político durante o período do Estado Novo, a recordar o contributo da oposição democrática para o fim do regime de Salazar.

"O Terceiro Servo" de Joel Neto

Editor: Marcador

Sinopse: Miguel Barcelos, jornalista nascido nos Açores no ano da Revolução de Abril, lê num jornal a notícia do assassinato de um velho amigo. Decidido a investigar o sucedido, parte para os Açores. A viagem no espaço é também uma viagem no tempo: um longo percurso de confrontação interior. Entre a recordação das relações entre ele e o morto e as divagações sobre si próprio, Miguel confronta Açores e Lisboa, a cidade onde vive na convicção de que triunfou. Mas outras questões se interpõem. Amor, relações sociais, pedofilia, o fim do milénio, a revolução, o futebol, a economia e até mesmo a fúria dos elementos naturais - tudo se mistura, abalando profundamente as convicções do protagonista.


No fim, Miguel opta pelo cómodo caminho da ignorância. À semelhança do terceiro servo da parábola bíblica, prefere fechar os olhos ao desafio que a vida lhe lançou em nome de uma estabilidade falsa, mas imediata. Afinal, o jornalismo é o máximo a que pode ambicionar, o que já por si implica a soma possível de toda a sabedoria e de toda a ignorância do mundo - e sobretudo uma visão desdenhosa sobre o lado superficial das coisas, num impulso de síntese enganador, mas assumido.

"Fotografia com Câmara Digital e Smartphone" de Alexandre Barão; Ilustração: Filipe Duarte

Editor: FCA Design,

Sinopse: Este livro assume-se como uma obra de referência obrigatória para quem se quer iniciar e desenvolver, no apaixonante mundo da fotografia. Com a capacidade que os smartphones têm de incorporar máquinas fotográficas, assistimos a uma geração que, diariamente, regista e publica milhares e milhares de imagens.


Assim, a fotografia é hoje uma realidade generalizada, ao alcance de todos. Escrita de forma didática, simples, acessível e entusiasta, esta obra ensina as bases do processo fotográfico, desde a composição e o registo da imagem, à sua edição e publicação.

Um livro repleto de conceitos estéticos e estratégias técnicas, destinado a todos os que queiram aprender fotografia.

Um livro a pensar em si:
+ 300 fotografias
+ 100 dicas úteis
+ 80 ilustrações
+ 80 recursos web
+ 20 fotógrafos convidados
+ 20 exemplos de fotografias de várias áreas
15 técnicas criativas exemplificadas
1 apêndice do Centro Português de Fotografia (CPF)

O que pode encontrar neste livro?

- História da fotografia
- Elementos de Cultura visual
- Características da luz e da cor
- Enquadramento e construção de imagens
- Tipos de equipamentos fotográficos
- Tempo de exposição, abertura e ISO
- Fotografar em modo manual
- Técnicas criativas
- Bases de edição
- Sugestões para evoluir na fotografia

Com a participação dos fotógrafos:

André Boto; André Brito; DiArte; Diogo Lage; Frederico van Zeller; Hugo Silva; Hugo Suíssas; João Azevedo; José Fragozo; Luís Godinho; Luís Mileu; Miguel Lopes; Pau Storch; Pedro Gomes; Pedro Nóbrega; Ricardo Garrido; Rita Fevereiro; Rui Guerra; Tânia Neves; Tiago Sales; Valter Antunes

"Crónica dos Bons Malandros - Edição Limitada" de Mário Zambujal

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Caso raro de longevidade na literatura portuguesa, Crónica dos Bons Malandros parece destinado a tornar-se um clássico.


Elogiado pelos leitores e aclamado entre pares, Mário Zambujal é consensual: a sua voz é única e original e os seus livros são o expoente máximo do prazer da leitura.

"Obra poética - II" de Artur do Cruzeiro Seixas Organizador: Isabel Meyrelles

Editor: Porto Editora

Sinopse: «Artur do Cruzeiro Seixas é agora um homem com o tamanho de cem anos. Cada um dos seus gestos é um século em movimento. Penso nisso em todos os encontros, penso em como os génios sempre independem do tempo e se definem pelo incrível.

Na ansiedade de Cruzeiro Seixas, essa imparável pulsão começadora, nada se exclui. Tantas vezes lhe ouvi o protesto contra qualquer existência estúpida, aquela incapaz do sensível e do criativo, aquela incapaz da humanização que a arte e o conhecimento comportam. Para o grande e genial mestre a vida é uma gula que se revela em todas as formas de maravilha, a partir do fascínio ou do susto, a partir do belo e do que se torna belo em seu genuíno tremendismo.
elogio da sombra repõe agora os volumes organizados por Isabel Meyrelles e que atónito, há umas décadas, encontrei inéditos na casa do mestre, ainda na carismática casa da Rua da Rosa. Mais adiante, daremos à estampa um quarto volume recolhendo os poemas dispersos. Nesta vasta obra se encontra um surrealismo pleno, a relação mais indomável que ao espírito humano revela sobretudo o que tem de inexplicável e, ainda assim, profundamente necessário.
Uma das figuras maiores do surrealismo do mundo, Artur do Cruzeiro Seixas ergue a poesia como "a boca que olha". Tão feita do improvável quanto de presciência. Graça alquímica. A transcendência dos que foram eleitos para ver.»

Valter Hugo Mãe

"O Futuro é Hoje - Uma nova visão para Portugal" de Chief Portugal Officers (CPO)

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Este livro é interdito aos que desistiram de Portugal! A não ser que queiram rever a sua posição. Nesse caso, tem em mãos a ferramenta certa para se reencontrar com o País que os autores mais amam.


Ajudar na construção de um Portugal melhor para todos. Valorizar Portugal, aliando a qualidade à inovação. Fazer o que há muito se sabe que tem de ser feito. Posicionar Portugal entre os melhores em algumas áreas e sectores. Dar tudo por um Portugal melhor! Aqui encontra propostas concretas para mudanças efectivas e soluções exequíveis para reformas verdadeiramente transformadoras.

"Amália - A Biografia" de Vítor Pavão dos Santos

Editor: Editorial Presença

Sinopse: "Eu tinha um tipo de magnetismo que ainda hoje tenho. Chego a um palco qualquer e as pessoas estão imediatamente comigo (...)" É justamente esse magnetismo, esse encantamento natural, sem artifícios, que nos arrebata ao longo das páginas desta biografia.


Vítor Pavão dos Santos faz-nos sentir a presença viva de Amália, como se fossemos um amigo de longa data a quem ela conta, com graça e com ternura, a história da sua estranha forma de vida. É um retrato oral de Amália, na sua voz, que tomou corpo a partir de uma série de conversas que o autor teve com a diva do fado e que nos revela toda a sua trajectória, das primeiras actuações no Retiro da Severa ao apogeu, quando teve a seus pés o Olympia de Paris, o Savoy de Londres ou o Lincoln Center de Nova Iorque.

Uma obra impregnada de fascínio, que nos dá a justa medida do quanto Amália foi admirada, idolatrada e profundamente amada pelas muitas plateias que levou ao delírio ao cantar a sua alma, a alma lusa, a alma que é, afinal, a de toda a humanidade e que cabe, inteira, no abraço do seu nome.

"O Inimigo Conhece o Sistema" de Marta Peirano;

Editor: Faktoria K de Livros

Sinopse: A rede não é livre nem democrática. É um conjunto de servidores, satélites, antenas, routers e cabos de fibra óptica controlados por um número cada vez mais pequeno de empresas. Se a considerarmos um projecto único chamado internet, podemos dizer que é a maior infra-estrutura jamais construída e o sistema que define todos os aspectos da nossa sociedade. E é, sem dúvida, secreta: os seus algoritmos são opacos, as suas microdecisões não se rastreiam. Os centros de dados que armazenam e processam a informação estão ocultos, camuflados sob criptografia; a sua linguagem está desenhada para baralhar a ideia que temos dela.

O inimigo conhece o sistema, mas nós não o conhecemos. Este livro ajudará a compreender como é que a ferramenta mais democratizadora da história - a internet - se tornou numa máquina de vigilância absoluta e de manipulação de massas ao serviço de multinacionais, potências imperialistas e regimes autoritários. Só assim poderemos convertê-la no que a sociedade precisa: um instrumento para gerir as novas transformações da forma mais humana possível.

"Reflexões e Contributos para o Desenvolvimento Regional do Interior" de António Jorge Nunes

Editor: Edições Almedina

Sinopse: A motivação e razão de ser desta publicação que inclui reflexões sobre temas associados ao património e à cultura, às cidades, às alterações climáticas e às desigualdades territoriais, no essencial ligadas às questões do desenvolvimento regional, com foco nos problemas da interioridade, tem a sua raiz no tempo em que frequentei o Liceu Nacional de Bragança.


Inquieto com as desigualdades e a pobreza de muitos na cidade e nas aldeias, com o fluxo de emigração que levava os meus vizinhos, da pequena aldeia onde nasci, a vender alguns dos seus mais valiosos bens para pagamento da passagem a salto, no caminho da emigração, deixando para trás tudo, famílias, amigos e bens(...)

"Nini Andrade Silva" de José Manuel das Neves

Editor: Uzina Books

Sinopse: Com um trabalho de elevado reconhecimento nacional e internacional, Nini Andrade Silva tem levado o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo, sendo a mente criativa por trás de múltiplos hotéis onde desenhou os interiores.


Em paralelo dá-se a conhecer o seu trabalho de artista plástica e de designer de mobiliário e outros equipamentos.

"História da Madeira Séc. XX - O Caminho para a Autonomia" de Rui Carita

Editor:  Imprensa Académica

Sinopse: O século XX representou a grande aventura política que foi a conquista do estatuto de Região Autónoma iniciada em 1901, com a Visita Régia aos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Só viria a ser conseguida com a consolidação das instituições democráticas e quase nos últimos anos do século, juntando-se-lhe, entretanto, também o estatuto de Região Ultraperiférica Europeia. Passadas algumas décadas, numa época pautada pela globalização e deslocalização, iniciada há mais de 600 anos com o povoamento do Porto Santo e da Madeira, pensamos estar em condições de procurar uma nova leitura do que representou essa longa luta para poder assumir, de e por direito, a escolha e a gestão das linhas mestras do seu destino.


A Região, pois que integrada na Europa e no quadro alargado do Atlântico, face às atuais contingências da globalização, vai ser obrigada a toda uma profunda restruturação, em que pouco poderá ficar como estava. Numa situação em que tudo parece perder a consciência do tempo e do espaço, a preservação da nossa memória coletiva, pois que muitos antes de nós trabalharam aqui para aquilo que somos, é essencial para a compreensão do presente e para a construção das linhas de um futuro sustentável.

"Os Mágicos da Choupana" de Andreia Nascimento

Editor: Imprensa Académica

Sinopse: Um misterioso livro, de capa dura, escura e envelhecida, é o mote para uma série de aventuras. Guiados pela avó Isabel, a Maria, o Augusto, o Tomás e a Inês partem numa viagem ao passado, às raízes de uma paixão que une a sua família há várias gerações, revisitando alguns momentos da infância, passados em família, no passatempo domingueiro da época.


Destinado a miúdos e graúdos, nestas páginas podes encontrar, sob a forma de estórias, alguns marcos assinaláveis do Clube Desportivo Nacional, instituição que constitui, desde a sua origem, um verdadeiro agente de desenvolvimento social, cultural e identitário da Madeira.

"Crónicas da Birmânia" de Guy Delisle

Editor: Devir

Sinopse: Um relato esclarecedor e perspicaz sobre a Birmânia, no momento da passagem do autor pelo país, como acompanhante da sua mulher, numa comissão dos Médicos sem Fronteiras.


Autorretrato genial cativante e bem-humorado de um país e das pessoas que conhece durante esta estadia.


"Como é Linda a Puta da Vida" de Miguel Esteves Cardoso


"A História Secreta dos Templários - Os grandes mistérios da mais famosa ordem militar do mundo" de Canal História

cardapio.pt @ 2-12-2020 20:02:22


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros