Novidades Livros (24 a 30 de junho de 2021)

cardapio.pt @ 23-6-2021 16:33:56

"A Noiva Errada" de Mary Simses

Editor: Quinta Essência

Sinopse: 
As irmãs Harrington não podiam ser mais diferentes, e talvez seja por isso que não se suportam. Sara, a irmã mais velha, é meticulosa, muito dedicada à sua carreira e eternamente solteira. Mariel, a mais nova, é boémia, despreocupada e… acaba de ficar noiva.

Quando a mãe de Sara a convence a regressar à casa da família, ela fica surpreendida por ter Mariel à sua espera… e com uma atitude estranhamente amigável. Mas a irmã mais nova tem, pois claro, algo a pedir-lhe: uma pequena ajuda nos preparativos para o casamento. As duas já não se falavam desde a noite em que Sara descobriu que se passava algo entre o seu namorado, Carter Pryce, e a sua irmã. E Mariel prepara-se agora para casar com o homem que roubou a Sara, e por quem ela ainda está profundamente apaixonada.

E quando Mariel pede a Sara que seja sua dama de honor, ela percebe que acabaram de a presentear com a oportunidade perfeita de dar cabo de tudo e reconquistar o homem da sua vida! Mas, à medida que dá início à sabotagem, o seu caminho cruza-se com o de David Cole.

Será David a confrontá-la com a realidade do que está prestes a fazer.
Conseguirá Sara ganhar juízo a tempo?

Divertido, comovente e terno, A Noiva Errada é o livro certo para o seu verão…

"A Traição do Duque Saga - The Bareknuckle Bastards - Volume 3" de Sarah MacLean

Editor: TopSeller

Sinopse: Um passado irreparável.

Grace Condry passou toda a sua vida a fugir do passado. Em criança, foi traída por Ewan, o seu único amor, e forçada a crescer nas ruas, mas agora tornou-se a rainha do submundo de Londres. Grace é perspicaz, destemida e nunca encontrou um inimigo que não conseguisse vencer… até ao regresso do homem que ela um dia amou.

Um futuro impossível.
Perseverante e implacável, Ewan, agora Duque de Marwick, passou uma década à procura da mulher que perdera, mas que nunca deixou de amar. Acabou finalmente por encontrá-la e tudo fará para a reconquistar e torná-la sua duquesa. Contudo, reconciliar-se com Ewan é a última coisa que Grace deseja.

Um presente demasiado tentador.
Incapaz de perdoar o passado, Grace jura vingança. Mas a vingança implica manter Ewan por perto, e em pouco tempo ele revela ser totalmente diferente do que Grace imaginou — algo a que não pode resistir, mesmo que isso ameace o mundo que ela construiu, a vida que reivindicou… e o coração que ela jurou que ele nunca mais roubaria.

Autora vencedora por duas vezes do Prémio RITA para Melhor Romance Histórico.

"Pense como um Empreendedor Ideias e métodos para negócios de sucesso" de Daniel Smith

Editor: Vogais

Sinopse: Um empreendedor é alguém com uma ideia inovadora, que identifica um novo negócio, que assume o risco financeiro e que espera no final obter lucro.


Pense como um Empreendedor permite expandir a compreensão sobre o que motiva os empreendedores de sucesso. Pare de dizer «não sou capaz de fazer isto» e adote o lema «sim, sou capaz».

Assente nas histórias, experiências e palavras de figuras empresariais icónicas de todo o mundo e ao longo dos anos, de Bill Gates e Oprah Winfrey a Steve Jobs e Richard Branson, este livro ajuda a entender e adotar a psicologia do empreendedor, analisando os desafios desde o momento em que tem uma ideia inovadora até ao produto final. Este é um caminho que requer paixão, coragem, autoconfiança e iniciativa, a par de pés bem assentes no chão, resiliência e flexibilidade.

Da experiência de grandes empreendedores podemos extrair lições como:

Se quer ser grande, precisa de pensar grande;
Prepare a sua empresa para as dores do crescimento;
Não tenha medo de ir em contracorrente;
Acredite em si e persista.

"A Liberdade por Princípio Estudos e testemunhos em homenagem a Mário Mesquita"

Editor: Tinta da China

Sinopse: Actor central, ainda que discreto, na configuração dos media após o 25 de Abril, Mário Mesquita marcou gerações de jornalistas e imprimiu um sentido ético, crítico e rigoroso à actividade do «quarto poder» em Portugal. O seu percurso, individual e profissional, toca a própria história política e dos media no país, sendo parte integrante da maturação da nossa democracia.

Entre os textos aqui reunidos contam-se testemunhos de natureza biográfica e ensaios inéditos sobre os temas a que Mesquita sempre se dedicou, da política e da intervenção cívica à comunicação social e à deontologia.

"Venha Conhecer o Lobo Mau Crianças e adolescentes - Riscos e afetos" de Mário Cordeiro

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Os lobos habitam dentro de nós. Fazem parte da condição humana. Reprimidos, controlados, amansados, sossegados, a maioria. Revoltados, inquietos, agressivos, esfomeados, alguns. A sexualidade, reserva última da intimidade da pessoa, sendo o elemento que reúne, qual Big Bang, o âmago da alma, do corpo e da mente, é um cenário ideal para que os lobos - maus ou menos maus, simpáticos ou detestáveis, charmosos ou odiosos, sedutores ou repugnantes, inocentes ou criminosos -, que coexistem dentro de nós enquanto pessoas, famílias, comunidades, sociedades, possam vir ao de cima, nos momentos de contornos históricos únicos que estamos a viver.


Este livro pretende, através de informação factual e científica, pontuada com histórias e exemplos variados da vida real, dar aos adultos e adolescentes momentos de leitura tranquila, mas também conhecimentos para uma melhor gestão da sexualidade, um dos fenómenos mais complexos, mas também um dos mais fascinantes, da condição humana.

"Essa Palavra Liberdade... Revolução liberal e contrarrevolução absolutista (1820-1834)" de Luís Reis Torgal

Editor:  Temas e Debates

Sinopse: «Na verdade, é a "liberdade" que está em questão nesta obra. É a liberdade que se opõe ao absolutismo, mas também quando, na polémica sobre a Instrução Pública, os liberais mais coerentes pretendem criar (sem o conseguir) um novo edifício, baseado na cidadania, para substituir o do hierarquizado "Antigo Regime". É a liberdade que está em causa quando, em nome da "ordem" e perante a guerrilha liberal, outra vez saída do Porto, o absolutismo miguelista castiga, com o apoio da libertinagem de rua, os alegados estudantes radicais e "criminosos" (defensores, a seu modo, da liberdade), com uma execução exemplar. E é, enfim, também a liberdade, mas a liberdade económica - ideia utilizada por liberais, mas também por antiliberais - que se propõe em favor do desenvolvimento, mas também indiciadora da luta pelos interesses privados. "Liberdade" é, pois, uma palavra nobre, polissémica e ambígua. É nessa múltipla significação que o liberalismo, seu defensor contra a monarquia absoluta, a usa e dela abusa para fins privados. Essa palavra, "liberdade", é, pois, o que analisei neste discurso histórico, sempre cheio de interrogações. Será um conceito sempre a rever, no período que abordamos e nos dias que correm.»

Da Introdução

«Na linha da obra que ora tenho a honra de apresentar urge estudar, investigar, mas também desenvolver a ação pedagógica, no sentido da melhor historiografia, sem tentações "presentistas". É o devir que constitui a História. Daí a importância do conhecimento e da perspetiva crítica. Eis a matéria-prima de que se faz este livro, sobre sementes perenes de modernidade.»
Do Prefácio de Guilherme d’Oliveira Martins

"Os Irmãos de Auschwitz" de Malka Adler

Editor:  TopSeller

Sinopse: Uma história real, um romance extraordinário de esperança e tragédia, sobre uma família separada pelo Holocausto e a sua dolorosa jornada de regresso.


Estamos em 1944. Dov e Yitzhak, dois jovens irmãos judeus, vivem com a família numa pequena aldeia nas montanhas da Hungria. Isolados do mundo, têm conseguido escapar aos horrores da guerra.

Mas de repente tudo muda. Soldados húngaros aliados dos nazis invadem a aldeia e dão apenas uma hora à família para se despedir. Uma hora para seguirem para Auschwitz, onde cada um terá um destino diferente.

Os irmãos irão ter de suportar as condições extremas de um campo de extermínio de onde ninguém sai vivo, e de escapar às marchas da morte.

Em cada página deste livro conseguimos partilhar a angústia diária de ambos na luta pela sobrevivência e sentir os limites do seu sofrimento físico e emocional. Todos os dias, todas as horas, todos os minutos das suas vidas, eles vão precisar um do outro para se salvarem, para superarem o trauma no pós-guerra e para poderem voltar a ser humanos.

Agora, décadas depois, os dois irmãos finalmente quebram o silêncio e contam a sua história, neste romance que não deixa espaço para a imaginação.

Inclui extras: entrevista à autora e um guia para clubes de leitura.

"O Fim do Ocidente? A Europa, os Estados Unidos e o resto do mundo numa nova era global" de Francisco Manuel Gomes

Editor:  Alma dos Livros

Sinopse: A comunidade mundial encontra-se perante um ponto de viragem histórico. Nas últimas décadas tem-se tornado evidente o alinhamento de uma nova ordem global na qual o estatuto bicentenário do Ocidente como centro global da política e da economia mundial está a ser substituído pela afirmação de novas potências, lideradas pela China e pela Índia.


Antes do fim da presente década, a civilização Ocidental deixará de ser o bloco cultural de referência do desenvolvimento mundial, e não só a China ultrapassará os Estados Unidos como a principal economia do planeta, mas também a Índia ultrapassará o Reino Unido como o terceiro estado mais produtivo.

Neste momento, a questão mais pertinente que se coloca aos estados ocidentais, especialmente aos Estados Unidos e à União Europeia, é como enfrentar esta alteração nas regras do jogo internacional e adaptar a sua estratégia de forma a manter alguma relevância no contexto global das nações.

Paradoxalmente, só admitindo o seu próprio declínio poderá o Ocidente ser bem-sucedido nesta nova ordem mundial, encontrando uma renovada voz num planeta no qual já não tem o poder para impor os seus ideais e abraçando uma nova abordagem que lhe permita materializar os seus objetivos num mundo diferente e cada vez mais diverso.

"O Espião Português Trilogia Freelancer, Livro 1 - Edição de colecionador" de Nuno Nepomuceno

Editor:  Cultura Editora

Sinopse: Os serviços internacionais de informações de segurança agitam-se ao saber da existência de um estudo secreto sobre uma arma de nova geração. Duas organizações, uma semigovernamental, a outra formada por mercenários, entram em confronto, tentando obter vantagem. Entre elas, está um jovem português.

André Marques-Smith leva uma vida pacata enquanto diretor do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Mas Freelancer, a sua outra identidade, é um agente secreto implacável, metódico e sedutor. Durante uma operação, faz uma descoberta. No entanto, tal como na vida, há valores que a tudo se sobrepõem.

Vencedor do Prémio Literário Note! 2012, O Espião Português é o livro que revelou Nuno Nepomuceno. Thriller sofisticado, com um ritmo vertiginoso, funde elementos tradicionais da ficção de espionagem, com uma abordagem inovadora, onde nem sequer falta a homenagem aos valores familiares portugueses. Um romance imprevisível, que não conseguirá parar de ler.

"Charles Dickens" de George Orwell

Editor: Relógio D'Água

Sinopse: «Em Oliver TwistHard TimesBleak House e Little Dorrit, Dickens atacou as instituições inglesas com uma ferocidade que desde então nunca mais voltou a ser igualada. Ainda assim, foi capaz de fazê-lo sem se tornar alvo de ódio, e, mais importante ainda, as próprias pessoas que atacou assimilaram-no tão completamente que ele próprio acabou por se tornar uma instituição nacional. […]

A ação principal das histórias de Dickens ocorre quase invariavelmente em ambientes de classe média. Se analisarmos ao pormenor os seus romances, percebemos que o seu verdadeiro tema é a burguesia comercial londrina e todos os seus sequazes — advogados, escrivães, negociantes, estalajadeiros, pequenos fabricantes e criados. […]
A verdade é que a crítica que Dickens faz à sociedade é quase exclusivamente de ordem moral. Daí a total ausência de propostas construtivas na sua obra. Ele ataca a lei, o governo parlamentar, o sistema educativo e por aí adiante, tudo isto sem avançar alternativas claras para os mesmos. Claro que não cabe necessariamente ao romancista ou ao satirista fazer sugestões construtivas, mas a questão é que, no fundo, a postura de Dickens não chega sequer a ser destrutiva.»

"Ciência, Tecnologia e Medicina na Construção de Portugal: Novos Horizontes – Sécs. XV a XVII volume 1" de Ana Simões e Maria Paula Diogo

Editor: Tinta da China

Sinopse: Esta colecção apresenta, em quatro volumes, uma visão original e actual da relevância da ciência, da tecnologia e da medicina na construção de Portugal, desde o período medieval até aos nossos dias. Pretende-se dar a conhecer a um público diversificado a melhor investigação histórica nestas áreas, suprindo o alheamento tradicional da historiografia portuguesa relativamente aos contextos científicos nacionais.


Os quatro volumes, que seguem uma ordem cronológica, dividem-se em: Novos Horizontes (sécs. XV-XVII); Razão e Progresso (Séc. XVIII); Identidade e «Missão Civilizadora» (Séc. XIX); e Inovação e Contestação (Séc. XX). Cada um tem existência independente, mas funcionam como um todo, completando-se e reforçando-se mutuamente.

"Lugares Distantes Como a viagem pode mudar o mundo" de Andrew Solomon

Editor:  Quetzal Editores

Sinopse: Um livro que visita o nosso mundo - para mostrar como ele se transforma e pode ser sempre tão perturbador como acolhedor.


«Um viajante não se pode dar com as outras pessoas fingindo ser exatamente como elas são; mas pode dialogar sobre as suas diferenças, deixando de parte a suposição de que o seu modo de vida é preferível ao delas», escreve o autor a abrir o volume onde recolhe os seus textos sobre geografias em mudança ¿ mudanças políticas, culturais e espirituais. Das barricadas de Moscovo em 1991 até às ruínas e à violência da Líbia, passando pela obsessão com o corpo no Brasil, pelo silêncio da Mongólia, pelos sinais de transformação na China, Andrew Solomon fornece uma visão única sobre a forma como a História desses lugares se está a alterar e a mudar a vida de pessoas reais. A viagem leva-o da Rússia à China, da Turquia ao Camboja, da Mongólia à Gronelândia, às Ilhas Salomão à Líbia e à Austrália. Sob o manto delicado de algum sentimentalismo, sempre necessário à literatura de viagem, Solomon mostra como o mundo se transforma, como a realidade é sempre mais assombrosa do que a nossa imaginação.

"O Passageiro" de Ulrich Alexander Boschwitz

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse: Livro redescoberto 80 anos depois de escrito e celebrado como um caso editorial internacional.


Otto Silbermann é um respeitado comerciante judeu cuja vida muda drasticamente com a ascensão do nazismo. Surpreendido pelo clima de perseguição subsequente aos acontecimentos que ficariam marcados para a História como a Noite de Cristal, Silbermann vê-se obrigado a escapar, deixando tudo para trás: a sua casa, a mulher e os negócios.

Com toda a sua fortuna dentro de uma pasta, sem nenhum lugar para onde ir e ninguém que o queira auxiliar, Silbermann é agora um proscrito, um fugitivo. Resta-lhe comprar sucessivos bilhetes de comboio e viajar sem destino certo, em busca de uma qualquer saída para a sua absurda situação. Torna-se um passageiro.

Publicado discretamente em língua inglesa numa versão não corrigida e esquecido num arquivo da Biblioteca Nacional Alemã, o manuscrito de O Passageiro só foi redescoberto recentemente, quase oito décadas depois, e por fim editado na sua língua original (depois de cuidadosamente revisto), tornando-se um verdadeiro caso literário internacional.

Tenso e vertiginoso, carregado de humor cáustico, O Passageiro respira a atmosfera labiríntica e angustiante de Kafka, ao mesmo tempo que evoca um dos mais negros períodos da História europeia.

Versão definitiva, traduzida do original alemão, revisto e editado por Peter Graf.

"Raízes Brancas" de Bernardine Evaristo

Editor: Elsinore

Sinopse: Um romance premiado, com um enredo provocador, imaginativo e satírico.


Branca, de cabelos loiros e olhos azuis, Doris é capturada ainda criança e enviada da Europa para o Novo Mundo - uma terra distante e desconhecida, situada do outro lado do mar e de onde ninguém regressa. Tal como tantos outros da sua raça que caem nas malhas titânicas do Comércio de Escravos, Doris despede-se do seu nome, da sua língua, da sua terra.

Após sobreviver muito a custo à terrível travessia da rota transatlântica, resta-lhe ser vendida a uma família negra, rica e poderosa, e adaptar-se a uma nova vida de servidão e a uma cultura que não é a sua. Porém, ao contrário de quem já nasce escravo, a rebatizada Omorenomwara sabe o que é ser livre e sonha todos os dias com a fuga.

Quando essa oportunidade finalmente se lhe apresenta, ela não hesita, mesmo sabendo que isso pode significar a morte.

Um romance provocador e irónico que, ao forjar um mundo às avessas onde os escravos são os europeus e os senhores, os africanos, desconstrói a História e a nossa noção de identidade, não poupando ninguém, nem opressores nem oprimidos.

"Unidos 10 escolhas para um agora melhor" de Ece Temelkuran

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Este livro não é sobre a maneira como estragámos tudo, mas sobre o tipo de mundo em que queremos viver agora.


Em 2020, movimentos de protesto em todo o mundo revelaram as desigualdades incrustadas no tecido da sociedade. Os incêndios que devastaram a Austrália e a Califórnia tornaram claro que estamos no meio de uma catástrofe climática. A pandemia mostrou a todos a fragilidade da nossa economia e as teorias da conspiração que rodearam as eleições nos EUA demonstraram o mesmo em relação à democracia. Os governantes não têm respostas. Na realidade, os governantes são, muito frequentemente, o problema. A comentadora política Ece Temelkuran apresenta uma narrativa nova e convincente para o momento que atravessamos. Não para um futuro idealizado mas para o agora. E pede-nos que façamos uma escolha. Que escolhamos a determinação em vez da esperança; que enfrentemos o medo em vez de nos consolarmos com a ignorância; que poupemos a nossa energia para vigiarmos os que detêm o poder e os sistemas destrutivos por eles comandados, em vez de desperdiçarmos tempo a expelir fúria e insultos nas redes sociais.

"A Noite Abre Meus Olhos (Poesia reunida)" de José Tolentino Mendonça

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: Livro recomendado para a Formação de Adultos como sugestão de leitura.


«A Noite Abre Meus Olhos» reúne toda a poesia publicada por José Tolentino Mendonça nesta nova edição que, revista e aumentanda, inclui agora o livro «Teoria da Fronteira».

Novo é ainda o posfácio que acompanha esta edição, pela mão de Teresa Bartolomei, um olhar singular e revelador sobre a poesia de Tolentino Mendonça: «É quando o texto se reconhece como cicatriz, a palavra como ruína, o verso como queda e cinza, que nasce a poesia. A arte é o saber-se derrota: um "cair de escuridão em escuridão", o chegar sempre tarde demais, quando a morte já fez o seu trabalho ou está iminente [...]»

"Dom António Ribeiro Patriarca de Lisboa" de José António Santos e Ricardo de Saavedra

Editor: Paulinas Editora

Sinopse: Em segunda edição revista e aumentada, agora dada à estampa, o livro Dom António Ribeiro - Patriarca de Lisboa evoca a figura insigne da Igreja e de cidadão, «exemplo vivo de prudência e sensatez» manifestado «no âmbito interno da Igreja como na relação com a sociedade e o Estado».


Quando se comemoram 50 anos da sua entrada na Sé, convoque-se a memória: «D. António Ribeiro não pode, não deve ser esquecido.»

"Desejo" de Tracy Wolff

Editor: Edições Gailivro

Sinopse: O meu mundo transformou-se quando cheguei ao Colégio Katmere. Neste lugar, nada é o que parece, incluindo os outros alunos.

Aqui estou eu, uma simples mortal entre deuses... ou monstros.
Continuo sem saber a que grupo pertenço, se é que pertenço a algum. Apenas sei que a única coisa que todos têm em comum é o ódio por mim.

Depois, há o Jaxon Vega. Um vampiro com segredos mortíferos e desprovido de sentimentos há mais de um século. Mas há qualquer coisa nele que me atrai, algo que combina com o meu coração partido. E que pode representar a nossa morte.

Existiu um motivo para o Jaxon se isolar, mas, agora, há alguém a querer acordar um monstro adormecido, o que me leva a pensar se a minha presença aqui foi intencional, como isco.

"Causa e Consequência - Filosofia budista para o dia a dia" de Mauro M. Nakamura

Editor: Farol

Sinopse: 
Se nos esforçarmos, colheremos os frutos das sementes que plantámos.

Um livro que inspira todos os que sentem um vazio interior inexplicável, todos os que sentem que lhes falta algo, todos os que carregam algum tipo de inquietação. Causa e Consequência é o primeiro passo para uma vida melhor, para que seja possível sentir e vivenciar a felicidade plena e duradoura.

Este percurso inicia-se com o Princípio da Causalidade, base de toda a filosofia budista, desde a sua compreensão correta e aprofundada, até a sua prática no dia a dia.

Tudo o que vivemos tem uma causa, e tudo o que fizermos hoje terá consequências no futuro, sejam elas boas ou más, felizes ou infelizes. Se o que fazemos tem um objetivo e valor, então nada é por acaso ou sem sentido. Existe um propósito para viver e um caminho que nos leva até a sua conclusão. Este é o livro que o ajuda a mudar o seu futuro já hoje.

Mauro M. Nakamura reside em Portugal há vários anos e é uma referência mundial do Budismo.

"De Olho Nela" de Kate Stayman-London

Editor: TopSeller


Sinopse: Ela está determinada a mudar a forma como o mundo a vê. E a não se apaixonar…

Bea Shumacher é uma conhecida blogger de moda XL com um estilo invejável, uma carreira bem-sucedida e uma queda por reality shows. Bea vibra com os episódios de Mais-que-Tudo — um êxito televisivo recheado de encontros de sonho, rejeições dramáticas e um pedido de casamento no final —, mas está farta de ver sempre a mesma representação de beleza convencional no programa.

Depois de publicar um artigo que se torna viral sobre os padrões de beleza irrealistas daquele reality show, Bea é surpreendida por um convite para ser a protagonista da nova temporada, com 25 homens a competir pela sua atenção. Bea aceita, mas com duas condições: os participantes devem ser o mais diversificados possível e ela não irá, de forma alguma, apaixonar-se a sério. Aquilo que pretende é impulsionar a carreira, desconstruir estereótipos e esquecer o homem que lhe partiu o coração.

Quando as filmagens começam, Bea tem dificuldade em identificar o que é real em todo aquele mundo glamoroso e em quem é que pode confiar. Com muitos dos seus desejos e inseguranças a virem à tona, terá de decidir que rumo dar à sua vida e perceber se estará finalmente preparada para encontrar o amor.


"Lugares Místicos - Guia para Viagens Inspiradoras" de Sarah Baxter

Editor: Farol

Sinopse: Conheça a história de cumes sagrados, edifícios e lagos encantados, com um elenco de elfos, gigantes, fantasmas, golens e criaturas marinhas. Um rol de lugares que trazem um colorido especial ao nosso mundo.

A jornalista de viagens Sarah Baxter traz-nos neste livro, brilhantemente ilustrado por Amy Grimes, uma criteriosa seleção com os 25 mais importantes destinos estrangeiros onde os mitos, as lendas e a magia andam de mãos dadas.

Conheça lugares como Xanadu, centro do Império Mongol; a Sinagoga Velha Nova, em Praga, a mais antiga em atividade na Europa; e as ruínas de Gede, considerado o Machu Picchu do Quénia, entre muitos outros.

Sempre com o misticismo como farol, embarque nesta viagem por todo o globo, da Europa à Ásia, do continente africano ao americano, e sinta o poder de acreditar.

Livro de capa dura com ilustrações e pinturas muito cuidadas.

"Cartas a um Jovem Romancista" de Mario Vargas Llosa

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Através destas cartas, Mario Vargas Llosa fala-nos com grande lucidez da arte de narrar, da vocação literária e do exercício dessa vocação. Nesse sentido, discorre sobre o poder de persuasão das histórias, o estilo, os vários tipos de narrador, o espaço e o tempo, os níveis de realidade, a estrutura do romance, a autenticidade e a eficácia da escrita e, claro, a coerência interna da narrativa, que emana da própria linguagem.

Uma demonstração de sabedoria e experiência, ilustrada por inúmeros exemplos de escritores e romances, descritos com pinceladas breves e certeiras, e que acaba com um conselho definitivo: «Querido amigo: estou a tentar dizer-lhe que esqueça tudo o que leu nas minhas cartas sobre a forma romanesca e que se ponha a escrever romances de uma vez por todas.»

"Mentiras Privadas" de Muna Shehadi

Editor: TopSeller

Sinopse: Todas as famílias têm segredos, mas alguns são tão sombrios que podem alterar tudo o que se julgava saber.

As três filhas de Jillian Croft, uma aclamada mas instável estrela de Hollywood, sempre tiveram uma vida privilegiada, mesmo depois da morte da mãe. Como tal, nada as tinha preparado para uma descoberta inimaginável: um registo médico que demonstra que Jillian nunca poderia ter tido filhos biológicos. Então, como é que as três gravidezes de Jillian estavam tão bem documentadas com fotos e relatos do nascimento de cada uma das filhas?

Olivia e Eve não querem acreditar na reviravolta que a sua vida parece estar a dar e insistem na existência de algum erro, mas Rosalind, a impulsiva irmã do meio, é incapaz de esquecer o assunto. A verdade é que sempre se sentiu diferente das suas irmãs confiantes e bem-sucedidas.

A busca pela mãe biológica leva-a até Leila Allerton, uma cantora de ópera com uma família encantadora e muito unida que cedo desperta nela um sentimento de pertença. Só que Rosalind não é a única com um segredo escondido, e não tardará a ver-se confrontada com a difícil decisão de contar toda a verdade.

Três irmãs unidas pela descoberta de um passado inimaginável que irá mudar as suas vidas para sempre.

"Gravity Falls - Contos do Estranho e Inexplicável"

Editor: Dom Quixote

Sinopse:  Verão!
Tempo para dias preguiçosos, gelados e piscinas. Ou, se for para o Dipper e a Mabel Pines, é tempo para aventuras de arrepiar, com o adorável tio Stan (isso é discutível), e o pessoal da Cabana do Mistério!

Prepara-te para ler alguns dos momentos mais memoráveis das histórias do Dipper e da Mabel. É provável que o tio Stan também tenha algo a ver com tudo isto.

"Este Livro Pode Salvar a Sua Vida A ciência para uma vida longa e saudável" de Graham Lawton

Editor: Vogais

Sinopse: Um livro NewScientist!

Toda a verdade sobre alimentos, dietas, vitaminas, bebidas, exercício físico, sono, ser saudável e envelhecer bem!

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, 13,3% dos portugueses afirmam que o seu estado de saúde é mau ou muito mau, enquanto uma maior fatia — 35,5% — considera que o mesmo se enquadra num dúbio razoável. Afinal, o que podemos fazer para começar a cuidar melhor de nós?

Queremos ser mais saudáveis, mais fortes, viver mais tempo e melhor, mas torna-se difícil distinguir o que funciona entre tanta informação, muitas vezes contraditória. Graham Lawton, conceituado jornalista na área da ciência, desmascara mitos e põe os pontos nos is, respondendo, entre muitas outras, a questões como:

- Qual a melhor estratégia para perder peso (e não voltar a ganhá-lo)?
- Os superalimentos são uma coisa séria?
- Como reduzir o risco de desenvolver cancro?
- É possível retardar o envelhecimento?
- Como conseguir uma boa noite de sono?

Abordando todos os grandes temas da saúde, e convertendo informações e factos científicos em conselhos úteis e práticos, este é um guia para se ser saudável que pode, mesmo, salvar a sua vida!

"A Bruxa Verde Guia completo para a magia natural das ervas, flores, óleos essenciais e muito mais" de Arin Murphy-Hiscock

Editor: Casa das Letras


Sinopse: A Bruxa Verde é uma herbalista sábia que acolhe o poder da natureza, utilizando plantas, flores, óleos e ervas para curar. O mundo natural é o seu guia e mestre, respeitando todas e cada uma das criaturas que nele vivem, por mais pequenas que sejam.


Neste livro, o convite é para abraçarmos a magia da Bruxa Verde seguindo-a pelo caminho encantado através do qual nos ensina como elaborar poções, óleos curativos e perceber como cristais, pedras, ervas e flores nos podem ajudar a encontrar o nosso equilíbrio interior.

Nas páginas de A Bruxa Verde, vamos aprender como conectar-nos com a nossa alma, com todos os seres vivos e com o Universo, assim como, a criarmos misturas e poções herbais, a praticar rituais, a elaborar receitas de pratos sagrados e a integrar a sabedoria ancestral da terra na vida moderna.

"Um Adeus Mais-Que-Perfeito" de Peter Handke

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: PEm Um Adeus Mais-Que-Perfeito Peter Handke narra-nos o que sabe, ou o que julga saber, sobre a vida e a morte da mãe, antes que, nas suas palavras, a mudez apática, a extrema mudez da tristeza se apodere dele para sempre.


Ainda assim, a experiência da mudez, que marca por igual o sofrimento e o amor, reside no coração da breve mas inesquecível elegia do autor, que nos dá um livro severo, escrupuloso e comovente. Uma obra singular, de um dos maiores escritores contemporâneos.

"Cada História é História Sagrada - A grande pergunta do Jesus" de Mateus de Paolo Scquizzato

Editor: Paulinas Editora


Sinopse: História sagrada ou história humana? Muitas vezes distinguimos. É um hábito: distinguir o sagrado do profano, o bom do mau... História paradoxal é a de um Deus que escolhe fazer parte das genealogias humanas, conotada pelo humano, também negativamente. É assim que Mateus começa o seu Evangelho. a grande pergunta do Jesus de Mateus pode resumir-se nisto: Quem sou Eu para ti? Ou seja, o que é que Eu tenho a ver com a tua vida, com o teu dia a dia?

Paolo Scquizzato percorre então o Evangelho segundo Mateus, comentando alguns textos, de forma concisa e eficaz, evidenciando a humanidade de que as páginas sagradas estão carregadas. Descobrimos assim que o Evangelho é o relato de uma experiência. Experiência de uma pessoa, e não exposição de uma ideia. Basta, simplesmente, vivê-lo.

"A Caixa" de Min Flyte

Editor: Minutos de Leitura


Sinopse: Quatro crianças encontram brinquedos dentro de caixas de cartão. Divertem-se muito com os brinquedos, mas, pouco depois, o interesse por estes desvanece, e a sua atenção vira-se para as caixas em si. O que poderiam fazer com tantas caixas, grandes e pequenas? Um livro com abas para abrir, interativo e inspirador. Explora as possibilidades criativas e as brincadeiras sem fim que uma simples caixa de cartão pode proporcionar!

"Crianças Confiantes, Crianças Capazes - Como a superproteção dos pais está a limitar o crescimento dos filhos" de Inês Afonso Marques

Editor: Manuscrito Editora


Sinopse: A função dos pais é proteger os filhos, mas o que acontece quando essa proteção se torna excessiva?

Quando os pais decidem tudo pelos filhos e protegem-nos do contacto com falhas e erros, estão a colocá-los numa posição de vulnerabilidade. No futuro, estas crianças terão dificuldade em tomar decisões, em lidar com os desafios da vida, em gerir o tempo, o dinheiro, as emoções, as ações e as relações.

Acha que não é o seu caso?
Veja então se nunca disse uma destas frases:

«Faz outro desenho porque os elefantes não são roxos. Assim, a professora dá-te má nota.»
«Não vás por aí. Vais ficar todo sujo e ainda por cima podes escorregar e magoares-te.»
«Eu é que sei o que é melhor para ti.»
«Pensa bem... Para um melhor resultado, eu escolheria algo diferente.»

Fazer stop à superproteção é permitir que as crianças aprendam com os erros, ganhem confiança e cresçam mais realizadas e felizes.

Neste livro prático, a psicóloga Inês Afonso Marques apresenta-lhe a informação mais atual, baseada em investigação científica, momentos de reflexão, dicas, exercícios práticos e testemunhos reais de crianças, adolescentes e famílias.

Tudo para que consiga fazer stop à superproteção, porque às vezes é preciso dar um passo atrás para o seu filho dar muitos em frente…

"O Método Wim Hof Aprenda a ativar todo o seu potencial" de Wim Hof

Editor: Nascente

Sinopse: 
Livro oficial de uma figura icónica da superação pessoal, com vários recordes e que tem sido estudado por diversos cientistas, contando com milhões de seguidores.

Um método inovador que mistura técnicas de respiração, a utilização do frio e exercícios de definição de mindset.

O Método Wim Hof está assente em três pilares: terapia do frio, respiração e empenho. Quando combinados, tornam a mensagem de Wim Hof muito poderosa: «Todos podemos alcançar literalmente o impossível: ultrapassar doenças, melhorar a nossa saúde mental e física, e ainda controlar a nossa fisiologia para superar o stress.» Este método pode ser praticado por qualquer pessoa — independentemente da idade — que queira aumentar a sua força, vitalidade e felicidade.

Neste livro, encontrará testemunhos reais de pessoas que venceram doenças crónicas, de atletas profissionais que melhoraram o seu desempenho, e estudos científicos que comprovam como este método redefiniu aquilo que é medicamente possível.

O frio, quando utilizado de forma correta e controlada, ajuda a perder peso, otimiza o sistema imunitário, melhora a qualidade do sono, reduz a inflamação no corpo e aperfeiçoa o humor;
As técnicas de respiração aqui descritas aumentam os níveis de energia, reduzem o stress e reequilibram o sistema nervoso;
O empenho e a força de vontade são essenciais para sairmos da nossa zona de conforto.

"Carlo Acutis da Informática ao Paraíso" de Nicola Gori

Editor: Paulinas Editora

Sinopse: 
Em Assis, no dia da sua beatificação (10 de outubro 2020), o Papa Francisco apontava Carlo Acutis como modelo para a juventude de hoje. Este conceito é ampliado pelas Palavras do Papa, que abrem esta biografia do Beato: Carlo Acutis da Informática ao Paraíso.

É uma biografia dinâmica, rica, tal como foi a existência deste extraordinário adolescente que teve apenas 15 anos de vida. O livro tem intervenções significativas que testemunham os vários aspetos da personalidade de Carlo, na sua totalidade, mas também as suas palavras, os pensamentos que tornam a sua vida inspiradora para os jovens e não só.

Impresso em 4 cores, num estilo gráfico cativante, o livro inclui numerosas fotos de Carlo Acutis e dos lugares que ele visitou, com destaque para Fátima.

"Comer Amor" de Vera Carvalho

Editor: Influência

Sinopse: 
A grande paixão de Vera Carvalho sempre foi a cozinha vegetariana, tendo sido a única participante vegetariana do programa MasterChef Portugal. Mais tarde, criou a sua própria empresa — Comer Amor —, um serviço de catering especializado em alimentação 100% vegetal.

Esta experiência ensinou-lhe que há um interesse crescente pela cozinha vegetariana e os seus clientes mostram uma grande vontade de incluir mais vegetais na alimentação, mas não sabem como fazê-lo. E assim nasceu este livro.

São mais de 80 receitas que vão inspirá-lo a mudar a forma como prepara os vegetais no dia a dia. Aqui, vai encontrar truques, dicas, e segredos para tornar a sua alimentação mais equilibrada e saudável.

- Vegetais e leguminosas
- Cogumelos e leites
- Pães e sobremesas
- Molhos e fermentados

As fotografias das receitas são do conceituado fotógrafo de culinária Mário Cerdeira e da autora do blogue Le Passe Vite, Joana Alves.

Comer Amor tem mais de 35 mil seguidores no Facebook e mais de 11 mil seguidores no Instagram.

"Deixa Lá Essa M*rda - Um diário para quem quer deixar de bater no ceguinho e ter uma vida feliz" de Monica Sweeney

Editor: Nascente

Sinopse: 
Guardar rancores e planear vinganças são atitudes que consomem muita energia. Embora esperar pelo descontentamento alheio seja tentador, a felicidade absoluta pode ser encontrada no simples facto de te estares a c*gar para…

Em Deixa Lá Essa M*rda, alcançarás momentos de catarse repletos de palavrões e alegria, se te dedicares com afinco a atividades inspiradoras e positivas pra c*ralho.

Nestas páginas lindas de morrer, vais sacar ideias do arco da velha para curares todas as dores de alma e viveres à grande e à francesa.

Encontra serenidade nas pequenas coisas boas à tua volta. Diz hasta la vista! a tudo o que te f*de o juízo.

Pinta a m*rda de um arco-íris e encontra paz e sossego!

Um livro delicioso que combina o imaginário do mindfulness e dos cadernos criativos para relaxar com o humor hilariante e as piadas para adultos repletas de palavrões.

"Novelas" de Mário Castrim




cardapio.pt @ 23-6-2021 16:33:56


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros