Novidades Livros (12 a 18 de maio de 2022)

cardapio.pt @ 11-5-2022 17:57:51

"Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" de Benjamin Alire Sáenz

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Foi naquele verão, naquele dia, junto à piscina. O instante em que Aristóteles e Dante se conhecem vai mudar as suas vidas. Naquele momento, sentem que não têm nada - mesmo nada - em comum. Mas enquanto os dias de calor se sucedem, estes dois espíritos solitários encontram-se e nasce uma amizade especial, das que mudam as nossas vidas e ficam para sempre.


Ari não tem jeito com as palavras e duvida bastante de si próprio. Dante é muito articulado e confiante. Ari perde-se em pensamentos sobre o irmão mais velho, que está preso. Dante adora poesia e arte.

Ari levantou um muro entre ele e o mundo - Dante é a pessoa que o vai, devagar, fazer cair. São cúmplices nos risos, sonham juntos, partilham livros. e descobrem-se um ao outro, a si próprios, enquanto usam a amizade e o amor para... desvendar os segredos do Universo.

"Aniquilação" de Michel Houellebecq

Editor: Alfaguara Portugal

Sinopse: Aniquilação projeta diante do leitor um futuro próximo, à luz melancólica do declínio do Ocidente, um dos grandes temas de Michel Houellebecq.


O romance abre com uns bizarros vídeos que se tornaram virais online num deles, o ministro da Economia francês é guilhotinado. Logo a seguir, há uma série de atentados terroristas. Estes acontecimentos lançam o alarme em França, onde decorre uma fervorosa campanha para as eleições presidenciais, na qual reconhecemos vários dos peões do jogo político europeu atual. Qualquer semelhança com pessoas reais é puramente deliberada.

O protagonista, Paul Raison é uma personagem maior que a vida. Alto funcionário ministerial, aproxima se dos cinquenta anos e acomodou se à miséria afetiva e sexual. Prudence a sua mulher, tornou se vegan e adepta do Wicca, um movimento religioso neopagão. O casal vive num apartamento em Paris, onde se cruza cada vez menos.

É a partir deste cenário que Aniquilação entretece dois fios distintos o público e o privado mostrando se simultaneamente como thriller político e reflexão metafísica. Michel Houellebecq distancia se aqui do niilismo de que tantas vezes o acusam.

"Jogos de Prazer" de Beth Kery

Editor: Edições Chá das Cinc

Sinopse: Há segredos explosivos que devem permanecer no passado….


Laura pode ter deixado subitamente Shane Dominic há mais de uma década, mas ele nunca a esqueceu ou deixou de se questionar sobre as razões da separação. Até que o homicídio de um líder criminoso coloca Laura novamente no seu caminho e dá a Shane uma oportunidade única para descobrir o que aconteceu - nem que para isso tenha de utilizar os meios mais ardilosos para descobrir a verdade.

Os sentimentos de Laura podem ainda ser profundos, mas ela nunca revelará os seus segredos - uma promessa desesperada que fica comprometida quando Shane a mantém refém numa cabana isolada e a submete aos seus caprichos eróticos. À medida que as defesas de Laura cedem, ela não tem escolha senão confiar a Shane uma verdade chocante que os vai expor a um perigo explosivo.

"Salvação Mortal" de J. D. Robb

Editor: Edições Chá das Cinco

Sinopse: O passado pode ocultar segredos mortais…


Segundos depois de levar o cálice aos lábios durante a celebração de um funeral, o padre Miguel Flores morre no altar assassinado pelo sangue de Cristo. A tenente Eve Dallas confirma que o vinho consagrado continha cianeto suficiente para matar um rinoceronte. Quem mataria um padre de forma tão súbita e horrível? E quem poderia ter acesso privilegiado ao vinho da comunhão?

A autópsia revela detalhes surpreendentes que sugerem que o «padre Flores» não era quem parecia. Enquanto reúne as pistas que sugerem roubo de identidade, ligações a gangs e um ato profundamente pessoal de vingança, Eve espera apanhar quem cometeu este ato profano. Contudo, a descoberta de um segredo obscuro poderá trazer de volta os demónios de Eve e deitar por terra toda a investigação…

"Alix Senator - Volume 4 - Os demónios de Esparta" de J. Martin, Valerie Mangin e Th. Démarez

Editor: Gradiva

Sinopse: Roma, ano 12 a.C. o imperador Augusto é todo-poderoso. Alix tem mais de cinquenta anos e é senador. O enviado romano encarregado de trazer os livros sibilinos da Grécia foi brutalmente assassinado e tudo parece apontar para os ferozes guerreiros de Esparta.


Será que as falanges querem vingar-se das legiões, enquanto tudo, da Acrópole de Atenas ao santuário de Delfos, está em ruínas? Para recuperar os preciosos livros de oráculos, Alix terá que pegar em armas. Mas que terrível segredo poderia valer o preço do sangue?

"O Cuquedo - Guia Prático do Susto" de Clara Cunha

Editor: Livros Horizonte

Sinopse: Qual é o tamanho do susto que consegues pregar?

Serás capaz de assustar como eu?
Vem assustar-me! Tu consegues!
Vá lá! Preparado?!

A saga O Cuquedo não pode ser dissociada do susto. Agora, Clara Cunha e Paulo Galindro trazem-nos o Guia Prático do Susto, com o qual miúdos e graúdos têm oportunidade de aprender a assustar com o grande mestre.

"A Química do Cérebro" de Ginny Smith

Editor: Bertrand Editora,

Sinopse: Da adrenalina à dopamina, quase todos já ouvimos falar das substâncias químicas que influenciam a nossa vida. São as hormonas e os neurotransmissores com que os nossos cérebros funcionam, e A Química do Cérebro analisa o papel que eles desempenham em todos os aspetos das nossas vidas, desde as coisas de que nos lembramos, o modo como tomamos decisões e quem amamos até aos impulsos básicos de sobrevivência, como a fome, o medo e o sono.


A autora Ginny Smith desenvolve um trabalho aprofundado para saber o que fazem ao certo essas substâncias químicas. Qual o papel desempenhado pelo cortisol e a adrenalina na formação da memória? De que forma as hormonas e os neurotransmissores afetam a trajetória dos nossos relacionamentos amorosos? Estas são apenas algumas das perguntas a que Ginny responderá ao conhecer os cientistas que fazem investigação de ponta no mundo da química cerebral, e que têm vindo a descobrir as ligações inesperadas entre essas substâncias químicas cruciais que tocam todos os aspetos das nossas vidas.

"Não Contes a Ninguém" de Gregg Olsen

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Ainda hoje, passados tantos anos, as irmãs Nikki, Sami e Tori Knotek sobressaltam-se com facilidade. Basta um barulho (como o desenrolar brusco de uma fita adesiva) ou um cheiro (como o da lixívia), para que revivam memórias do mais absoluto terror.


E nesses momentos, mesmo na segurança das suas casas, sem querer regressam ao passado, à infância. Durante anos, e sem que ninguém soubesse, foram sujeitas a abusos inimagináveis por parte da mãe. As humilhações, a degradação e a tortura que sofreram criou entre as irmãs (filhas de pais diferentes) um elo que ficou para a vida. E que lhes permitiu não só sobreviver, como libertarem-se do jugo materno. Hoje estão vivas, casadas, felizes. E contaram a sua história ao escritor Gregg Olsen.

Não Contes a Ninguém é um relato extremamente bem documentado sobre o que se passou naquela casa. Lê-se como um perverso thriller, mais assustador ainda por sabermos que tudo aquilo aconteceu. Narrativa de cortar a respiração, que nos revela o mal em estado puro, conta-nos ainda outra história: de resistência, de amor, de laços forjados nas mais terríveis circunstâncias.

As irmãs, agora adultas, criaram as suas famílias, tiveram filhos e dão-lhes o amor e o carinho que nunca conheceram em crianças.

"Liberalismo e Seus Descontentes" de Francis Fukuyama

Editor: Dom Quixote

Sinopse: O liberalismo - o irmão de modos mais suaves em comparação com os mais ardentes nacionalismo e socialismo - nunca foi tão divisivo quanto hoje. No populismo de Putin, na administração Trump e nos governantes progressistas um pouco por todo o mundo, por vezes tem prosperado, outras vezes sucumbido, às políticas de identidade, ao autoritarismo, às redes sociais e a uma comunicação social cada vez mais fragilizada.


  Desde que surgiu após as guerras religiosas na Europa, que o liberalismo é atacado tanto por conservadores como por progressistas, tendo sido recentemente considerado uma doutrina obsoleta. Nesta brilhante e concisa exposição, Francis Fukuyama define os casos a favor e contra as premissas clássicas do liberalismo: o primado da lei, a independência do poder judicial, a prevalência dos meios em relação aos fins e, acima de tudo, a tolerância.

  Conciso, objectivo e sempre pertinente, esta é reflexão política no seu melhor.

"Amor Cruel" de Colleen Hoover

Editor: TopSeller

Sinopse: Tate é enfermeira e muda-se para São Francisco, para casa do irmão Corbin, para estudar e trabalhar. Miles é piloto-aviador e mora no mesmo prédio de Corbin. Depois de se conhecerem de forma atribulada, Tate e Miles acabam por se aproximar e dar início a uma relação exclusivamente física. Para que esta relação exista, Miles impõe a Tate duas regras:


«Não faças perguntas sobre o meu passado. Não esperes um futuro.»

Tate aceita o desafio de manter uma relação distante, sem nenhum compromisso, nem sequer o da amizade. A relação alimenta-se assim da atração mútua entre os dois.

Miles nunca fala de si nem do seu passado, e comporta-se perante Tate de acordo com as regras que ele definiu. Será Miles capaz de desvendar o que se esconde por detrás desta necessidade tão grande de se distanciar emocionalmente dos outros?

E poderá algo tão cruel transformar-se numa relação bonita e duradoura?

"Atualizar a História - Uma Nova Visão sobre o Passado de Portugal" de Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus

Editor: Desassossego

Sinopse: A resposta a esta questão é sim, se considerarmos a História como conhecimento histórico, como resultado do estudo e da investigação sobre o passado. A análise de novas fontes, perspetivas e abordagens permite redefinir o conhecimento que temos, apesar de muitos mitos e ideias da História de Portugal continuarem a ser repetidos e permanecerem no imaginário popular.


Neste sentido, o objetivo deste livro é o de atualizar muitas destas ideias, desmontando, dentro do possível, alguns destes mitos. Tomando por base 29 temas da História de Portugal, desde Viriato até ao legado da memória do império colonial, 28 autores procuraram redefinir aquilo que sabemos sobre estes assuntos. Um livro para quem quer perceber os vários aspetos de uma História longa e complexa, e não tanto os muitos e longos debates académicos que existem sobre cada assunto.

"Empreender sem Limites" de Filipa Maia

Editor: Self PT

Sinopse: Durante quase toda a minha vida acreditei que era cientista. Racional, lógica e cética em relação a tudo. Depois percebi que podia ser criativa. Que gostava de outras coisas e que queria outro tipo de vida.


O processo de desenvolvimento pessoal consiste em tornarmo-nos um, em integrar e incorporar tudo o que somos, naquilo que fazemos. Parece simples. Então porque demoramos tanto tempo a conseguir fazê-lo? E porque tantos passam uma vida inteira sem o conseguir fazer?

Na maioria das vezes, o maior obstáculo ao nosso sucesso e à vida que sonhamos somos nós próprios. O medo de falhar, de perder tudo, o receio daquilo que os outros possam pensar, a paralisação de fazer escolhas, a insegurança sobre se somos suficientes e o medo de aparecer, de nos expormos. Também já estive aí. Eu senti todos esses medos, inseguranças, hesitações e dúvidas. A verdade é que, ao longo do meu caminho, fui aprendendo a ultrapassar todos estes bloqueios internos.

Talvez já tenhas uma ideia de algo que gostarias de fazer, um projeto para mostrar ao mundo, criar um negócio, ou talvez até já tenhas começado o teu negócio, mas as coisas não estão a correr como imaginavas.

Neste livro, Empreender sem Limites convido-te a uma jornada interior, a mergulhar no mais profundo de ti e a enfrentar os medos e dúvidas que surgem a cada passo. Quero mostrar-te como podes ultrapassar estes bloqueios internos, perceber a sua origem e como funcionam. Começar a implementar passos práticos que te vão permitir ultrapassar esses obstáculos.

Ao fazeres este caminho comigo vais finalmente ter a coragem para viver a vida à tua maneira, tomar decisões por ti, assumir o que queres, encontrar o teu alinhamento e magnetismo radiante, desenhar uma visão de futuro que te motiva, nutre e dá forças para avançar na jornada de criação do teu próprio negócio e ter o impacto que é suposto teres, nas pessoas à tua volta, na humanidade e no mundo.

Vais finalmente tomar as rédeas do teu destino.

"Aves de Portugal Continental - Guia fotográfico" de Gonçalo Elias e José Frade

Editor: Arena PT

Sinopse: De dois dos maiores especialistas em aves do país, surge o mais completo guia fotográfico de aves de Portugal Continental.


Este livro é, no essencial, um guia de identificação com o objectivo de ajudar os leitores a fazer a correcta identificação das várias espécies de aves que ocorrem no nosso país.

Em Portugal Continental já foram registadas 466 espécies de aves selvagens, das quais 294 são regulares e as outras 172 são raras.

As 294 espécies de aves de ocorrência regular compõem a parte mais importante deste livro. Aqui encontrará três fotos de cada espécie, um mapa de distribuição para cada uma e um texto explicativo com vários dados sobre a ave em questão, incluindo os biométricos.

Com mais de mil fotografias, a grande maioria de José Frade, este é um guia obrigatório para todos os que se interessam pelo maravilhoso mundo das aves.

"Corações Feridos" de Colleen Hoover

Editor: TopSeller

Sinopse: Da autora dos bestsellers Isto Acaba Aqui e Se Fosse Perfeito.


Edição com sprayed edges e verso da capa pintado.

Com uma vida cheia de obstáculos, Beyah só pode contar consigo própria para alcançar um futuro melhor. Mas a poucos meses de concretizar os seus planos e deixar para trás um passado que preferia esquecer, um acontecimento inesperado obriga-a a seguir um novo rumo e procurar a única saída possível. É assim que, de um momento para o outro, se vê na Península Bolivar, no Texas, a passar os meses de verão com o pai, que mal conhece, decidida a deixar avançar os dias sem levantar grandes ondas.

Tudo muda quando conhece Samson, o vizinho da casa ao lado, que exerce sobre ela um estranho fascínio, apesar de nada terem em comum, pois ela vem de uma vida de pobreza e negligência e ele de uma família rica e privilegiada. no entanto, a convivência fá-los perceber que, apesar das suas diferenças, há uma tristeza inerente que os une e atrai.

É inegável que a ligação entre eles é intensa, mas os dois já traçaram o seu rumo e não querem perder o pé numa relação sem futuro. Só não estavam à espera de que a corrente pudesse arrastá-los para um mar profundo de emoções.

"Verity" de Colleen Hoover

Editor: TopSeller

Sinopse: Lowen Ashleigh é uma escritora que se debate com grandes dificuldades financeiras, até que aceita uma oferta de trabalho irrecusável: terminar os três últimos volumes da série de sucesso de Verity Crawford, uma autora de renome que ficou incapacitada depois de um terrível acidente.


Para poder entrar na cabeça de Verity e estudar as anotações e ideias reunidas ao longo de anos de trabalho, Lowen aceita o convite de Jeremy Crawford, marido da autora, e muda-se temporariamente para a casa deles. Mas o que ela não esperava encontrar no caótico escritório de Verity era a autobiografia inacabada da autora. Ao lê-la, percebe que esta não se destinava a ser partilhada com ninguém. São páginas e páginas de confissões arrepiantes, incluindo as memórias de Verity relativas ao dia da morte da filha.

Lowen decide ocultar de Jeremy a existência do manuscrito, sabendo que o seu conteúdo destroçaria aquele pai, já em tão grande sofrimento. Mas, à medida que os sentimentos de Lowen por Jeremy se intensificam, ela apercebe-se de que talvez seja melhor ele ler as palavras escritas por Verity. Afinal de contas, por mais dedicado que Jeremy seja à sua mulher doente, uma verdade tão horrenda faria com que fosse impossível ele continuar a amá-la.

"Escolhi a Liberdade - A vida privada e política de um funcionário soviético" de Victor Kravchenko

Editor: Alêtheia Editore

Sinopse: O terceiro volume da coleção + Liberdade, é um extraordinário testemunho de um antigo funcionário soviético, nascido na Ucrânia, que revela a história da sua vida na Rússia, as experiências como membro do Partido Comunista e a rutura com o regime soviético, em 1944, após ser nomeado para uma comissão nos Estados Unidos da América.


Victor Kravchenko nasceu em Yekaterinoslav, na Ucrânia, em 1905. Filho de um revolucionário, foi criado num ambiente de revolta contra o czarismo, tendo vivido intensamente a confusão e as ambições que se seguiram à revolução de 1917. Em 1920, quando Estaline ascendeu ao poder, foi admitido no Partido Comunista e rapidamente se revelou um importante elemento para o partido.

O seu relato, que foi originalmente publicado em 1946 e traduzido para mais de vinte idiomas, é uma descrição pormenorizada e dramática da vida russa sob a ditadura do Partido Comunista e da fuga de um homem para a liberdade.

No livro, o dissidente revela detalhes sobre a coletivização, a fome e o envio de milhões de inocentes para as prisões e para os campos de trabalhos forçados da Sibéria, conhecidos como Gulag - antecipadando cerca de três décadas o relato de Alexander Soljenitsin em Arquipélago Gulag.

"Cadernos da Casa Morta" de Fiódor Dostoiévski

Editor:  Editorial Presença

Sinopse: Publicado pela primeira vez entre 1860 e 1862, Cadernos da Casa Morta reflete uma realidade dantesca, em que presos políticos, prisioneiros de guerra e presos de delito comum vivem lado a lado com homens que perpetraram crimes hediondos.


É um mundo absolutamente à parte, com regras próprias, onde o quotidiano se reparte entre trabalhos forçados, castigos sádicos, miséria, mercado negro, álcool e pequenos expedientes de que os prisioneiros se servem, não só para sobreviverem, mas para alimentarem a ilusão de liberdade.

"Procurar o Norte num Bosque de Desafios" de Isabel Sánchez

Editor: Alêtheia Editores

Sinopse: "Dados os ‘apupos’ que se fizeram ouvir um pouco por toda a comunicação social e redes sociais por causa de um texto notável de São Paulo que, aparentemente, à primeira vista e audição, impunha à mulher submissão ao marido, resolvi também eu, ilustre Teófilo, examinar atentamente tudo e oferecer de forma ordenada e a quem o desejar, também ao mundo moderno, um percurso em que se mostra com suficiente clareza a maneira excecional como Paulo se relacionou com as mulheres concretas, com nome, que encontrou no seu caminho, e como refletiu sobre a sua condição e missão nas comunidades cristãs primitivas.


O leitor atento terá oportunidade de encontrar nas páginas que se seguem alguns dos textos mais emblemáticos e problemáticos que tanto espanto têm provocado. Terá oportunidade de os encontrar e de os compreender, e até de se surpreender e encantar com o excesso de sentido que deles emana.

É tempo de alguns preconceitos caírem, como caiu o muro de Berlim. O que não se espera, também pode acontecer."
D. António Couto, Bispo de Lamego

"Revolução Portuguesa, 1974-1975" de Fernando Rosas

Editor: Tinta da China

Sinopse: Em Março de 2022, o tempo e a duração da Democracia ultrapassou o da Ditadura Militar e do regime do Estado Novo. Implantada por um golpe militar em 28 de Maio de 1926, seria um outro movimento militar que, ao fim de 48 anos, a 25 de Abril de 1974, haveria de derrubar a ditadura estado-novista e abrir as portas à Revolução Portuguesa de 1974-1975 e à Democracia institucionalizada pela Constituição de 1976. Por isso mesmo, iniciam-se agora as comemorações do cinquentenário do «25 de Abril», que se prolongam até 2026.


Neste contexto oportuno, publica-se esta obra que reúne as mais recentes contribuições académicas sobre as várias vertentes do processo revolucionário, desde as origens do golpe militar até ao desenrolar dos principais confrontos políticos, o poder popular, a Reforma Agrária, os impactos económicos, a descolonização, a política externa e até a canção de protesto, cruzando a reflexão de intervenientes directos nos acontecimentos com a pesquisa mais recente dos vários investigadores.

LIVRO CONSTRUÍDO A PARTIR DO SEMINÁRIO SOBRE A REVOLUÇÃO PORTUGUESA DE 1974-1975 COORDENADO POR FERNANDO ROSAS (SET-DEZ 2021, INSTITUTO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DA NOVA/FCSH).
COM TEXTOS DE:
Fernando Rosas
Maria Inácia Rezola
Manuel Loff
Albérico Afonso Costa
Fernando Oliveira Baptista
Ricardo Noronha
Hugo Castro
Pezarat Correia
Pedro Aires Oliveira

"Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa" de Judith Kerr

Editor: Fábula

Sinopse: Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa é uma das obras mais lidas por jovens de todo o mundo. Considerada um clássico da literatura juvenil, e inspirada na vida da própria autora, fala-nos da Segunda Guerra Mundial numa nova perspetiva e até com algum humor.


Vive-se o ano de 1933. Anna tem apenas nove anos e anda demasiado ocupada com a escola e com os amigos para reparar nos cartazes políticos espalhados pela cidade de Berlim com a suástica nazi e a fotografia de Adolf Hitler, o homem que muito em breve mudaria a face da Europa. Ser judeu, pensa ela, é apenas algo que somos porque os nossos pais e avós são judeus.

Mas um dia o pai dela desaparece inexplicavelmente. E, pouco tempo depois, ela e o irmão, Max, são levados pela mãe com todo o sigilo para fora da Alemanha, deixando para trás a sua casa, os amigos e os amados brinquedos. Reunida na Suíça, a família de Anna embarca numa aventura que vai durar anos.

"A Sexualidade Explicada aos Mais Novos Todas as respostas às perguntas difíceis (2ª Edição)" de Dr. Manuel Mendes Silva; Ilustração: Carolina Antunes e Silva

Editor: Booksmile

Sinopse: Tal como todas as crianças, a Joana faz imensas perguntas!


Neste livro, através das explicações da família da Joana, vamos descobrir e compreender melhor como funciona o corpo humano e as alterações próprias do crescimento. Com o rigor e a seriedade do texto e as divertidas ilustrações que o acompanham, nunca foi tão fácil responder às «perguntas difíceis»!

- Porque é que as maminhas crescem às meninas?
- O que é fazer sexo?
- Como nascem os bebés?

Estas e muitas outras questões são explicadas de forma clara, divertida e sem tabus.

O livro ideal para pequenos curiosos!

"Tu És Tu!" de Peter H. Reynolds

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Nasceste para Ser tantas coisas!


O mais importante - seja qual for o teu caminho - é que tu sejas sempre… Tu!

Do mesmo autor de O Menino Que Colecionava Palavras, este livro é uma magnífica celebração da individualidade. Porque todas as crianças são diferentes e cada uma pode ser tudo o que quiser. A força do sonho e da imaginação juntam-se à magia da escrita e da ilustração de Peter H. Reynolds para que cada criança sonhe e imagine… sem limites.

Vive a melhor versão da tua vida!

"A Incrível Adele: Vai Ser de Perder a Cabeça!" de Antoine Dole e Miss Prickly

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Quem é a Adele? Bom, não é uma menina como as outras…

A Adele é a heroína dos novos tempos; dá voz aos rapazes e raparigas, ativos, criativos e... até tímidos, mas que gostariam de não o ser. Empodera-os e inspira-os.
A cada geração os seus heróis. E os seus anti-heróis. Para se construírem, os leitores precisam de uns e de outros. Precisam de leituras amorosas e de heróis destemidos como… a Adele.
Ela exagera a testar os limites, mas só porque quer compreender o que se passa em casa e no (seu) mundo.

A criatividade da Adele é uma festa para a imaginação; uma heroína moderna que fascina tanto rapazes como raparigas. A incrível Adele assume as suas diferenças e, com um humor fino e negro, oferece respostas às dificuldades sentidas pelos mais novos.

Um mistura explosiva de sarcasmo com uma pitada de ternura - eis a receita para as histórias da Adele, um novo tipo de heroína...
Personagem inspiradora, criativa, provocadora, teimosa e com muiiiita imaginação.


"O Redentor - Livro de bolso" de Jo Nesbø

Editor: BIS

Sinopse: Oslo. Noite gelada. Quem se deslocou ao centro para as últimas compras de Natal faz uma pausa numa movimentada praça para ouvir o concerto de rua do Exército de Salvação, mas um súbito estrépito cala a música e um homem cai no chão atingido por um tiro à queima-roupa.


O inspetor Harry Hole e a sua equipa têm pouco a que se agarrar para iniciar a investigação: não têm qualquer suspeito, não encontraram a arma do crime e desconhecem as motivações do criminoso.

Mas é quando o assassino percebe que atingiu o homem errado, que Harry Hole se começa a deparar com enigmas perturbadores. Depois de um trabalho perspicaz de investigação, a equipa concentra--se num suspeito.

Ferido, sem dinheiro, com apenas seis balas no carregador e sem sítio para dormir numa gelada cidade nórdica, o assassino desespera, mas nada o demove do seu único propósito: eliminar o seu alvo.

"Os Suicidas" de Antonio Di Benedetto

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse: Um jornalista, figura egocêntrica, melancólica e pouco apreciada pelos demais, assíduo frequentador de cinemas e de encontros de boxe, é incumbido de escrever uma série de crónicas sobre os suicídios que têm ocorrido na cidade.


Com Marcela, a fotógrafa, embrenha se no seu trabalho de investigação, que tem tanto de policial como de ensaio antológico sobre esse acto misterioso e derradeiro, e acaba por se isolar quase masoquistamente na sua obsessão, com consequências para a sua vida familiar e amorosa: há mais de uma dezena de suicidas na família, incluindo o seu pai, que se matou aos trinta e três anos, idade que o protagonista está em vias de completar. À medida que a data fatídica se aproxima, uma questão torna-se premente: será o suicídio hereditário?

Romance que encerra a Trilogia da Espera — iniciada com Zama e continuada com O Silencieiro —, Os Suicidas, de Antonio Di Benedetto, prolonga, com a sua arte da precisão e da ironia, esse solilóquio narrativo que se propõe representar o mundo e a impossibilidade de nele viver, e que constitui um dos momentos culminantes da literatura em língua castelhana do século XX.

"Pela Graça de Deus - O mistério da Torre de Belém" de Luísa Beltrão

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Em pleno século XVI - num período em que Portugal se cumpre como Império - a fortaleza da Torre de Belém torna-se palco de uma série de crimes insólitos e violentos. Acessível por mar e aparentemente inviolável, o monumento é o símbolo máximo da expansão do reino, mas, nos seus pequenos detalhes, parece anunciar também a sua queda...


António de Mello, o jovem Ouvidor da Casa do Cível encarregado de investigar as ocorrências e descobrir o autor dos homicídios, debater-se-á entre os que atribuem as mortes à sanha do demónio e os que, observando as afinidades das vítimas, creem nos planos de uma seita que deplora as mudanças que se avizinham. Porém, em vez de soluções, encontrará cada vez mais obstáculos e a ideia de que, quanto mais avançar, mais tudo ficará na mesma.

Num thriller absolutamente excecional pelo qual perpassam muitas personagens históricas - de Pedro Nunes a Garcia de Orta ou Damião de Góis -, bem como temas tão diversos como a Cabala, a Inquisição, a Astrologia ou a corrupção e os atos praticados em nome de Deus, Luísa Beltrão constrói uma teia exemplar na qual o leitor se enredará tanto como o protagonista para concluir que o passado, ao contrário do que frequentemente se pratica, tem de ser compreendido, e não julgado.

"ApagaDor" de Jorge Sousa Lima

Editor: Gradiva

Sinopse: Obra vencedora do Prémio Literário Carlos de Oliveira 2021, ApagaDor desfia-se pela voz de um velho - avesso a regras e conformismos - que espera. E o leitor, agarrado a memórias vivídas, a passados marcantes, a tentações jamais irreflectidas, vai descobrindo, com surpresa (boa surpresa porque sólida e esperançosa), que Ela, a esperada, pode assumir diversas identidades.


Uma vida a apagar a dor, com a volatilidade de uma palavra escrita na areia, e ao mesmo tempo com confiança. Nesta história tão humanisticamente surreal que tem ar de poema, o velho Martins é visitado pelo inesperado. E esse não o deseja apagar.

«O romance evidencia um fundo humanista bem patente no universo abordado, uma sugestiva rememoração, em primeira pessoa, de fases da via passada de uma pessoa idosa e internada num lar de terceira idade, assombrada pela proximidade da morte», referiu o júri do concurso, que reconheceu ApagaDor tanto pela qualidade da escrita como pela consistência da efabulação da obra.

"Cães de Caça - Livro de bolso" de Jørn Lier Horst

Editor: BIS

Sinopse: O inspector-chefe William Wisting é suspenso e alvo de uma investigação após ser acusado de falsificar provas. Há dezassete anos, Wisting foi o responsável pela resolução do homicídio da jovem Cecilia Linde, um dos crimes mais mediáticos da Noruega. Agora, descobriu-se que as provas foram forjadas e o homem errado condenado. Wisting passou toda a sua carreira a perseguir criminosos, mas desta vez é ele o perseguido.


Para descobrir o que realmente aconteceu e limpar o seu nome, ele terá de conduzir a sua própria investigação secreta, auxiliado pela filha jornalista, Line. Depois, outra jovem desaparece. E inicia-se, então, uma corrida entusiasmante.

"Outcast - Volume 6 -A escuridão cresce | Fusão" de Robert Kirkman e Paul Azaceta

Editor: G. Floy Studio

Sinopse: Proscritos de todo o país viajam até Rome, na Virgínia Ocidental, mas não estão prontos para o que lá os espera.


A Grande Fusão está à porta, e possessões nunca antes vistas deixam Kyle e os demais perplexos.

O fim de tudo aproxima-se.

"Aprenda a Influenciar Pessoas - Torne-se mais persuasivo em 5 passos" de João Fernando Martins

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: Quantas vezes deu por si frustrado porque não conseguiu que o seu chefe o ouvisse? Ou que os seus amigos compreendessem o seu ponto de vista? Quantas vezes sentiu dificuldade em comunicar com a sua companheira ou companheiro?


Influenciar os outros é exercer influência sobre alguém para que essa pessoa faça o que pretendemos - e sinta que é a melhor opção. É uma competência, treina-se e pode ser aprendida em cinco passos. João Fernando Martins, psicólogo clínico e consultor em Análise Comportamental e Persuasão, mostra-lhe neste livro como a ciência da persuasão pode mudar a forma como é ouvido e se faz ouvir.

- Perceba como o que faz de nós humanos pode influenciar a tomada de decisão.
- Saiba como o local onde se encontram e o timing certo podem mudar tudo.
- Não descarte a importância da comunicação não verbal.
- E nunca se esqueça: o que dizemos (e como o dizemos!) é muito relevante.

"Páscoa e Seus Dois Maridos de Charlotte" de Castelnau L'Estoile

Editor: Edições Asa

Sinopse: No verão de 1700, a negra Páscoa é presa no Brasil e embarca rumo a Lisboa para ser julgada pelo Tribunal do Santo Ofício. Enfrenta a acusação de bigamia, de ter casado uma segunda vez quando o primeiro marido estava vivo em Angola. A investigação percorreu três continentes e revelar-se-á implacável.


Numa sociedade dominada pelos valores tradicionais, o processo de Páscoa Vieira assume contornos de escândalo. Primeiro escravizada em África e depois na América do Sul, esta mulher vai ser julgada pela sociedade lisboeta, à época religiosa e conservadora, mas paradoxalmente ela tem no julgamento movido contra si uma rara oportunidade de fazer valer a sua voz.

Páscoa enfrentara com valentia a violência imposta pela sua condição e, mesmo presa nos porões inquisitoriais, submetida ao medo e a repetidas sessões de interrogatório, não se dobra perante os juízes da Inquisição.

Uma apaixonante história de vida que releva a condição feminina durante o Império português setecentista, Páscoa e Seus Dois Maridos resulta de uma pesquisa histórica baseada no processo inquisitorial de Páscoa Vieira - conservado há trezentos anos nos arquivos eclesiásticos portugueses.

A historiadora francesa Charlotte de Castelnau-L’Estoile narra, antes de mais, o destino desta africana, e traz-nos um relato fascinante e rigoroso sobre o longo período da Inquisição em Portugal e as sociedades esclavagistas do Atlântico Sul.

"A Música das Abelhas" de Eileen Garvin

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Alice Holtzman, de 44 anos, vive numa cidade rural do Oregon e está presa a um emprego sem futuro, a recuperar emocionalmente da morte inesperada do marido. Começa a sofrer ataques de pânico pela reviravolta que a sua vida deu e nem mesmo as adoradas abelhas que cria na sua quinta, nos seus tempos livres, conseguem aliviá-la.


O encontro chocante com Jake, um problemático adolescente paraplégico, e o subsequente interesse sincero dele pelas suas abelhas levam-na a tentar resgatá-lo da vida tóxica que leva em casa. Na vida de Alice surge igualmente Harry, um jovem de 24 anos desesperado por trabalho, que responde ao anúncio publicado por ela quando procura alguém para ajudá-la na quinta.

Destes encontros nasce uma amizade inesperada que, com uma ameaça que paira sobre a comunidade em que vivem e sobre a população local de abelhas, leva o improvável trio a unir-se em defesa das abelhas e, no processo, Alice, Jake e Harry acabam por descobrir uma oportunidade para ultrapassar os seus problemas e talvez até conseguir, quando menos esperam, uma segunda oportunidade na vida.

Comovente, caloroso e animador, A Música das Abelhas fala do poder da amizade, da compaixão face à perda, e de encontrar a coragem de recomeçar, em qualquer idade, quando as coisas não correm como se espera.

"O Poder da Lua - Tudo sobre a Magia Lunar" de Stacey Demarco

Editor: IN

Sinopse: Este livro é o mais completo manual de cerimónias lunares, feitiços, mitos e ciência.


Stacey Demarco é uma respeitada bruxa e educadora pagã, que mostra como os ciclos da lua funcionam para a magia, equilíbrio e saúde. com rituais antigos e modernos para cada ciclo lunar, O Poder da Lua é uma ferramenta indispensável para quem quer tirar o máximo proveito da energia da lua.

Inclui meditações ou feitiços autênticos para cada uma das 28 fases da lua; diretrizes de jardinagem ao luar e uma tabela com as três principais fases da Lua durante os próximos anos para fácil referência.

"A Cidade Quadrificada" de Luís Corrêa d’Almeida

Editor: Projecto Foco

Sinopse: Quatro paredes gigantescas Quadrificam a Cidade e quatro paredes gigantescas Quadrificam a Realidade e a Verdade. A Cidade é um Quadrado. A Realidade é um Quadrado. A Verdade é um Quadrado. É a Cidade Quadrificada numa Realidade Quadrificada, numa Verdade Quadrificada, em cabeças Quadrificadas. A Quadrificação é filha do Quadrado e o Quadrado é uma figura geométrica perfeita, logo a Quadrificação é perfeita. E fora dela nada mais interessa, é mesmo perigoso, é o caos, matéria informe imoldável.


O homem tem quatro lados. O lado económico, o lado político, o lado civilizado e o lado do Eu. O Quadrado contém a totalidade do homem. Justaposição perfeita. O homem sente-se em casa na Cidade. Quatro lados iguais, a conjugação perfeita para um equilíbrio perfeito, quatro faces da mesma Realidade, quatro ângulos para a mesma Verdade, quatro perspectivas, mas sempre a mesma de onde quer que se olhe. A diversidade perfeita numa unidade perfeita. Nenhum outro lado a descobrir, nenhuma outra parede necessária.

São nove e meia da manhã na Cidade. E depois. Um espaço, uma Cidade. Um tempo, uma Cultura, uma Civilização. Uma religião: o Quadrado. Os citadinos têm fé e esperança no Quadrado e beijam e rezam ao Quadrado.

E vêm os Heróis e vêm os Vilões.

"O Último Agente" de Robert Dugoni

Editor: TopSeller

Sinopse: Exonerado, amargurado e finalmente em segurança, este pai de família não quer ter mais nada que ver com jogos duplos de espionagem. Isto é, até saber da existência de uma mulher detida em Lefortovo, uma prisão em Moscovo célebre pelas suas brutais técnicas de interrogatório. E perante a suspeita de que essa mulher é Paulina Ponomayova, a agente que sacrificou a própria vida para salvar a dele, Charles Jenkins não pode abandoná-la — mesmo sem garantias de que seja ela, ou sequer de que ainda esteja viva.


O passo seguinte: chantagear Viktor Federov, o ex-agente russo que o perseguiu através de três continentes, de modo a que este o ajude a infiltrar-se na prisão. Mas a cada passo — de Moscovo à Escandinávia e até em alto-mar — terá no seu encalço um violento agente russo, que o persegue na sua própria missão assassina. Impelido pela lealdade a Paulina, Charles Jenkins terá de arriscar tudo e entregar-se àquela que poderá vir a tornar-se a sua última missão.

"A Princesa Espia" de Larry Loftis

Editor: Vogais

Sinopse: Quando os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial, Aline Griffith, uma jovem recém-licenciada, sente o apelo para participar no esforço de guerra, mas ninguém demonstra interesse numa mulher cuja única experiência profissional é desfilar nas passarelas.


A vida de Aline muda quando conhece Frank Ryan, agente do Gabinete de Serviços Estratégicos (OSS, precursor da CIA), e lhe revela que deseja servir o seu país. Em poucas semanas, ele ajuda-a a integrar o OSS. Após um treino especializado, Aline é enviada para Madrid com um nome de código para procurar colaboradores nazis entre as elites sociais. É nesse contexto que conhece Luis de Figueroa, futuro conde Romanones, por quem se apaixona.

Num cenário tão glamoroso quanto perigoso, Aline integra missões de espionagem ultrassecretas para combater as táticas nazis, arriscando tudo pelo seu país, mesmo depois de se tornar um membro da nobreza espanhola.

"A Mão e a Luva" de Machado de Assis

Editor:  Editora Guerra & Paz

Sinopse: A Mão e a Luva é o segundo romance de Machado de Assis que nos conta a bonita história romântica do rapaz que conhece uma rapariga pobre apadrinhada por uma velha senhora rica, por quem se apaixona perdidamente. Tem é de a disputar com outros dois pretendentes: resta saber quem é que, entre o homem de espírito, o tolo e o calculista, a heroína irá escolher…


Mas A Mão e a Luva é muito mais do que isso, podendo até ser o primeiro romance realista brasileiro - será?

"O Sonho de Sooley" de John Grisham

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Aos 17 anos, Samuel Sooleymon tem em mãos a oportunidade de uma vida: uma viagem aos Estados Unidos da América para participar num torneio de captação de basquetebol com os seus colegas de equipa do Sudão do Sul. A sua velocidade e um salto prodigioso fazem dele um atleta extraordinário, mas o seu jogo precisa de muito trabalhos e os treinadores não se deixam impressionar.


Samuel recebe notícias devastadoras durante o torneio: a guerra civil irrompeu no Sudão do Sul e tropas rebeldes pilharam a sua povoação. O seu pai está morto, a sua irmã desapareceu e a sua mãe e dois irmãos mais novos estão agora num campo para refugiados. Samuel deseja desesperadamente regressar para junto da sua família, mas tal não é possível… Compassivo, um dos treinadores oferece-lhe uma bolsa. Há muitos outros atletas mais maduros do que ele e a competição é feroz.

No entanto, Samuel tem algo que escapa à maioria: a determinação absoluta para ser bem-sucedido e poder resgatar a sua família. Treina incansavelmente, é o primeiro debaixo do cesto e no ginásio logo que o dia amanhece, e não tarda a que a sua presença em campo seja dominadora. Com a sua equipa a enfrentar uma crise de resultados e de lesões, Sooley, como é conhecido, é chamado a mostrar o que vale. E começa a lenda. Quão longe poderá Sooley levar a sua equipa? E o seu sucesso permitir-lhe-á salvar a família?

"As Três Vidas" de João Tordo

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: História de amor, saga familiar, mistério policial, retrato de um mundo que ameaça resvalar da corda bamba, Três Vidas é um dos mais importantes romances de João Tordo, tendo-lhe valido o Prémio Literário José Saramago.

António Augusto Milhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha activa das grandes guerras do século XX. O nosso narrador - um lisboeta de origens modestas - entra na história quando Milhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida. A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, que desaparece após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três.

"O Universo - Do Big Bang aos Buracos Negros" de Paulo Crawford

Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Sinopse: O que é o universo? Quando e como surgiu? Quer conhecer as respostas dadas por cientistas a estas perguntas nos últimos 100 anos? Então, este livro foi escrito para si.


Discute o universo, do Big Bang aos buracos negros e às conjecturas actuais sobre a existência de muitos universos. Revela, entre muitas outras coisas, que os buracos negros não têm cabelo e podem engoli-lo, se viajar pelo espaço, passar perto deles e estiverem em rotação, e que o universo está em expansão desacelerada há cinco milhares de milhões de anos e só 5% da sua composição é matéria, sendo os restantes 95% partilhados pelas chamadas matéria escura e energia escura. Confuso? Não. Fascinante, sobretudo porque é cada vez mais fiável, e de urgente tradução para linguagem comum, o conhecimento adquirido através da investigação do espaço profundo.

"Cartas do Pai Cartas dos pais reclusos no Gulag aos filhos"

Editor: Relógio D'Água

Sinopse: 
Cartas do Pai reúne cartas de dezasseis homens, a maioria membros da intelligentsia soviética, presos em campos do Gulag. As cartas são dirigidas aos filhos e às mulheres.

No seu conjunto, são testemunhos do período mais duro da repressão estalinista na URSS. As cartas são por vezes ilustradas por pais empenhados em encorajar a formação científica e literária dos filhos.

"Qual é o Nosso Lugar no Universo?" de David Sobral

Editor: Planeta

Sinopse: Estaremos sozinhos no Universo? O que existe para além da Terra? O Universo é infinito? Quantas galáxias existem? As estrelas vivem para sempre? De onde vimos, afinal? Qual é o nosso lugar no universo?


Estas são algumas das muitas perguntas a que David Sobral tenta responder neste livro fascinante que nos leva numa verdadeira viagem cósmica pelo mundo da astronomia em busca das nossas origens. Astrónomo e astrofísico português na área da Astrofísica extragaláctica e cosmologia observacional e professor associado de Astrofísica na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, David Sobral descobriu em 2015 a galáxia CR7, a mais luminosa do Universo primordial.

Há cerca de 110 anos achávamos que só existia uma galáxia no Universo, a nossa. Hoje sabemos que existem mais de 2 biliões de galáxias. Em 1995 não conhecíamos um único planeta fora do nosso sistema solar a rodar à volta de uma outra estrela. Desde então, descobriram-se mais de 4 mil, e identificaram-se, até, candidatos a planetas como a Terra, com distâncias das suas estrelas que os podem tornar potencialmente habitáveis. Hoje, sabemos mais, mas há ainda tanto por descobrir.

Embarque nesta viagem extraordinária em direção ao céu e para além dele em busca do nosso lugar no Universo.

"George Lucas: Uma Vida" de Brian Jay Jones

Editor:  Desassossego

Sinopse: A 25 de maio de 1977, um filme de ficção científica com um orçamento elevado e problemas de produção estreou em apenas 32 cinemas americanos. Idealizado, escrito e realizado pelo, até então, pouco conhecido George Lucas, Star Wars bateu recordes de bilheteira e deu início a uma nova forma de produzir, vender e comercializar filmes.


Lucas foi igualmente responsável por outro blockbuster - Indiana Jones -, transformando completamente o universo dos efeitos especiais e sonoros. A sua ambição e visão inovadora estiveram na origem de empresas revolucionárias como a Pixar e a Lucasfilm.

Brian Jay Jones conta em detalhes a incrível trajetória do homem que criou Darth Vader, Han Solo e Indiana Jones. Em George Lucas: Uma Vida, os colegas, familiares e concorrentes de Lucas oferecem um olhar fascinante sobre a vida do cineasta, os seus sucessos e fracassos profissionais e sobre a criação de um império cinematográfico independente com uma influência incomparável.

"Jakob, o Mentiroso" de Jurek Becker

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Jakob, o Mentiroso é um dos mais notáveis romances sobre o Holocausto, escrito por um dos gigantes da literatura alemã do pós-guerra, que nos mostra o extraordinário poder do heroísmo e da ilusão.


Entre o suspense, o sarcasmo e o humor, este é um livro que bebe das horríficas experiências do autor nos campos de concentração, mas que se foca na esperança e nos faz pensar no papel que a ficção tem para a nossa sobrevivência: um dos únicos sobreviventes, o narrador, fala-nos de Jakob Heym, um homem que se tornou herói por acaso.

O que é que Jakob fez? Mentiu! Fabricou notícias falsas!

Usou as suas parcas e inimaginativas palavras, sem brilho ou articulação, como arma imaterial que se revelou como o pão para a boca, essencial à sobrevivência de milhares de companheiros judeus prisioneiros.

Numa narrativa comovente, quase alucinante, Becker transmite-nos, com a sua contenção, o poder emocional de uma história que se desdobra com o impacto de uma parábola moral ou de uma lenda popular.

"Kama Sutra para Amantes Modernos - O Guia Definitivo dos Segredos do Prazer Erótico" de Kamini Thomas e Kirk Thomas

Editor:  Nascente

Sinopse: «Se os homens e as mulheres agirem de acordo com aquilo de que o outro gosta, o amor entre eles nunca diminuirá, nem numa centena de anos.»

Kama Sutra

Escrito há mais de 2000 anos, o Kama Sutra é considerado a obra mais famosa de sempre do erotismo. Esta interpretação moderna do clássico inclui 40 posições explícitas ilustradas com fotografias de alta qualidade, orientações detalhadas, graus de dificuldade e citações da obra original. As posições aqui descritas irão satisfazer qualquer desejo e preferência sexuais, tanto do homem como da mulher.

Kama Sutra para Amantes Modernos é dirigido tanto para amantes experientes como para principiantes. Aprenda a aumentar a consciência do seu corpo e do seu parceiro, e alcance uma intimidade emocional e uma intensidade sexual nunca antes experimentadas. Descubra diferentes formas criativas para aprofundar a arte da sedução utilizando os cinco sentidos.

- Banhos e massagens
- Respirar em uníssono
- Imaginação e antecipação
- Preliminares
- Masturbação
- Sexo oral

"O Mundo de Quatuorian – Volume I Cheiro a tempestade" de Cristina Pezel

Editor:  Editorial Divergência

Sinopse: Quatuorian é um mundo repleto de criaturas fantásticas e paisagens de flora e fauna invejáveis, constituído por quatro terras: Crystallos, Caldária, Probatus e Jucundus. Os habitantes de Quatuorian são também pessoas especiais, com poderes extraordinários e vidas empolgantes. Mas o destino de Quatuorian está em risco e está nas mãos de Teriva, Vinich e Julenis, três jovens amigos com grande potencial, salvar as suas terras do mal.


Com a ajuda dos seus Mestres e do Códice dos Mestres, o grupo terá pela frente um longo percurso repleto de obstáculos e peripécias mágicas e surpreendentes, seguindo a profecia que anuncia o retorno do Imperador milenar.

"A Rússia de Putin - A ascensão de um ditador" de Darryl Cunningham

Editor:  Lua de Papel

Sinopse: Dos pátios atulhados de lixo e ratazanas em Leningrado, onde cresceu, às guerras na Síria, Geórgia e na Ucrânia. Esta é a história de Vladimir Putin. Uma história imperdível ­- e genialmente ilustrada - para quem quer perceber de onde vem e o que quer aquele que hoje é um dos homens mais poderosos do mundo: como chega à KGB, como cresce dentro dos serviços secretos russos, como forma um cartel de crime à sua volta e como vê o seu nome envolvido nos brutais assassinatos de Boris Nemtso (opositor político), Anna Politkovskaya (jornalista) e do ex-espião Alexander Litvinenko.


A Rússia de Putin - A ascensão de um ditador é mais um retrato gráfico brilhante de Darryl Cunningham, o premiado ilustrador britânico para quem Putin só tem uma ambição na Ucrânia: restabelecer a época dourada do poderio soviético. "O medo foi assimilado e todos são agora seus inimigos".

Os envenenamentos, as influências políticas mundiais, a relação com um Ocidente - que, até à invasão da Ucrânia, fez vista grossa ao que se passava na Rússia -, as interferências do Kremlin nas eleições norte-americanas, os ciberataques e a corrupção a uma escala quase inimaginável. Tudo isto faz parte deste livro. Faz tudo parte deste brutalíssimo ditador.


"A Planta do Mundo - Aventuras de plantas e pessoas" de Stefano Mancuso

Editor:  Pergaminho

Sinopse: A terra é um mundo verde; é o planeta das plantas. As plantas constituem um sistema nevrálgico ou um mapa - uma «planta» sobre a qual se escreve o mundo humano. Este livro relata histórias de plantas que, entrelaçando-se com a história humana, se juntam para formar a grande narrativa da vida na Terra. Que papel tiveram as árvores na Revolução Francesa ou na Astronomia? Porque é que as árvores num bosque cooperam em vez de competir? Que relação têm as árvores com a música? Como é que a madeira foi usada para resolver alguns dos crimes mais famosos? Quais foram as primeiras plantas a viajar no espaço? Estas e outras perguntas são levantadas e respondidas através das histórias deste livro, que vai certamente transformar a forma como vê a paisagem ao seu redor.

sso.




cardapio.pt @ 11-5-2022 17:57:51


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros