Novidades Livros (23 a 29 de junho de 2022)

cardapio.pt @ 22-6-2022 18:08:17

O Caso Alaska Sanders de Joël Dicker

Editor: Alfaguara Portugal

Sinopse: «Sei o que fizeste.» Esta mensagem é a chave da apaixonante investigação que volta a reunir Marcus Goldman e Perry Gahalowood, onze anos depois de terem colocado atrás das grades os presumíveis culpados de um homicídio.


Abril de 1999, Mount Pleasant, uma pacata povoação de New Hampshire: o corpo de Alaska Sanders, que chegara à localidade havia pouco tempo, é encontrado na margem de um lago. A investigação é rapidamente encerrada e arquivada. Mas um novo episódio trágico vem ensombrar as conclusões em torno da morte da jovem mulher. No começo de 2010, o caso vem novamente à tona. Gahalowood, sargento da polícia de New Hampshire, recebe uma carta anónima que o deixa perturbado. Estava convencido de que tinha, à época, resolvido o crime - terá, afinal, seguido uma pista falsa?

A única pessoa que o pode ajudar a descobrir a verdade é Marcus Goldman, escritor seu amigo que acaba de alcançar um sucesso tremendo. À medida que ambos descobrem quem era, realmente, Alaska Sanders, regressam todos os fantasmas do passado. E entre eles está o de Harry Quebert.

Uma intriga viciante, com reviravoltas surpreendentes a suceder-se a um ritmo imparável, como é apanágio de Joël Dicker, um dos grandes mestres do mistério literário.

O Homem Ilustrado de Ray Bradbury

Editor:  Cavalo de Ferro

Sinopse: O Homem Ilustrado é uma figura errante e enigmática; com o seu corpo ricamente adornado por ilustrações, não passa de uma aberração digna de um espectáculo de feira. Agora está velho e procura trabalho, mas em vão. Todos fogem dele quando olham para o mural de multidões, rios, foguetões, sóis ou estrelas que tem gravado na pele.


Obra de arte ou feitiçaria que prevê o destino da humanidade? À noite, as ilustrações movem-se e transformam-se, contam histórias sobre viagens no tempo, realidades virtuais ou a vida noutros planetas, e revelam a morte de quem ousa observá-las longamente, ouvir as suas vozes e captar os seus pensamentos.

Um dos livros mais famosos de Ray Bradbury, adaptado com sucesso ao cinema, à rádio e à televisão, O Homem Ilustrado mergulha na psicologia e nas emoções mais íntimas do ser humano que habita em mundos futuros mas assustadoramente parecidos com o nosso.

Aliando fantasia, lirismo e terror, esta é uma das grandes obras visionárias de Bradbury, que influenciou gerações de escritores, músicos, artistas e cineastas.

A Livraria das Lembranças Perdidas de Susan Wiggs

Editor:  HARPER COLLINS

Sinopse: Após uma tragédia inesperada, Natalie Harper herda uma livraria com muito encanto, e muitos problemas económicos, em São Francisco. Também se converte na cuidadora do seu avô Andrew, que cresceu no prédio histórico de Perdita Street, onde fica a livraria. O seu avô começou a sofrer perdas de memória e Natalie planeia fechar a livraria e vender o prédio para pagar os seus cuidados. Só há um problema: o seu avô é o proprietário e recusa-se a vender.


Relutantemente, Natalie encarrega-se da loja, mas descobre que os livros lhe dão consolo para a sua dor. Contrata um ex-marine da Geórgia, Peach Gallagher, para remodelar o prédio antigo. Dorothy, a filha de Peach, é um raio de luz durante os longos dias de Natalie, e até consegue colocá-la em contacto com Trevor Dashwood, um atraente romancista que se interessa pela pequena livraria.

Para sua surpresa, o seu luto transforma-se numa viagem inesperada de descobertas e revelações, desde desenterrar objetos antigos escondidos nas paredes da livraria até descobrir a verdade sobre a sua família, o seu futuro e o seu coração.

O Palácio de Papel de Miranda Cowley Heller

Editor: Suma de Letras

Sinopse: Numa manhã perfeita de agosto, antes que alguém acorde, Elle Bishop sai para nadar na lagoa do Palácio de Papel — uma casa em Back Woods, Cape Cod, onde a sua família, há muitas gerações, passa todos os verões.


Ao passar em frente à casa, Elle vê, no alpendre fechado, a mesa desarrumada com as coisas do jantar da véspera: copos de vinho vazios, a cera das velas na toalha, ecos das gargalhadas de familiares e amigos. Quando mergulha na lagoa, lembra-se do que aconteceu na noite anterior: o encontro secreto e apaixonado com o seu companheiro de infância, atrás da casa, enquanto o marido, a mãe e os convidados conversavam lá dentro.

Assim começa uma história que se desenrola ao longo de vinte e quatro horas; Elle terá de decidir entre o mundo que construiu com o seu amado marido, Peter, e a vida que sempre imaginou que teria ao lado do seu amor de infância, Jonas, se um acontecimento trágico não tivesse mudado para sempre o curso das suas vidas.

Se Nunca Te Conhecesse de Mhairi McFarlane

Editor: TopSeller

Sinopse: Ela quer dar um novo rumo à sua vida.

Ele quer progredir na carreira.
Juntos têm o plano perfeito.

Quando o seu namorado de longa data decide terminar a relação, Laurie sente-se perdida, em grande parte porque trabalham no mesmo escritório de advogados e ela é obrigada a vê-lo todos os dias. Como se não bastasse o enorme desafio de recomeçar a sua vida, a humilhação de Laurie aumenta quando descobre que a nova namorada de Dan está grávida. Mas não tardará a que o destino lhe ofereça uma nova oportunidade, quando fica presa num elevador com o seu atraente mas mal-afamado colega Jamie Carter.

Jamie não acredita no amor, mas precisa de uma namorada séria e respeitável para impressionar os chefes e conseguir chegar a sócio da empresa. Laurie quer um homem encantador ao seu lado para demonstrar que já ultrapassou a separação. Assim surge o plano ideal: um romance a fingir que se desenrola nas redes sociais, com fotografias estrategicamente encenadas e uma data de fim bem definida.

Diante dos colegas, Laurie e Jamie conseguem fazer passar a ideia de serem um casal perfeito e apaixonado. Mas o que teve início como uma encenação bem delineada começa a transformar-se em algo muito mais real.

Sozinho à Volta do Mundo de Joshua Slocum

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: O relato autobiográfico de Joshua Slocum sobre a sua viagem em solitário à volta do mundo é uma das narrativas de viagem mais notáveis e divertidas de todos os tempos. Antigo capitão profissional de grandes veleiros, estava desempregado quando, em 1892, recebeu de presente de um amigo um velho barco ostreiro, com mais de cem anos, que se encontrava encalhado numa pastagem à beira de um rio. Com as próprias mãos, reformou barco e, após ter terminado, partiu numa viagem épica, que durou quase três anos.


Partindo sozinho de Boston, em abril de 1895, a bordo de uma embarcação de madeira com cerca de dez metros, o capitão Slocum passou a pertencer à galeria dos maiores circum-navegadores do mundo, ao lado de Fernão de Magalhães, Francis Drake e o Capitão Cook.

A diferença é que Slocum, ao dar a volta ao globo sem tripulação nem companheiros, superaria todos eles - a sua jornada a solo durante três anos e mais de quarenta e seis mil milhas permanece inigualável na história marítima, não só pela sua coragem, mas também pela habilidade e determinação.

Mais de um século depois, esta continua a ser uma obra incomparável que permanece no topo das maiores narrativas escritas até hoje. Este é o relato incrível da primeira viagem ao redor do globo em solitário, numa época em que não existia piloto automático e num veleiro de mais de cem anos.

Assim como Vasco da Gama abriu as portas da verdadeira navegação oceânica da nossa era, também Joshua Slocum e o seu Spray nos demonstraram que era possível dar-se a volta ao mundo num barco pequeno. Em 1900, escreveu este livro sobre sua jornada, tornando-se num bestseller internacional e num dos relatos autobiográficos mais importantes de sempre.

Fedra de Jean Racine de Jean Racine

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Fedra, filha de Minos e Pasífaa, é mulher de Teseu, rei de Atenas. Apaixona-se por Hipólito, seu enteado, filho de Teseu e Antíope, rainha das Amazonas. Esta terá incutido na sua sucessora a paixão pelo filho.

Hipólito não corresponde aos sentimentos de Fedra. Ele ama Arícia, uma princesa prisioneira, a quem, por razões de Estado, está impedido de se ligar. Fedra, na ausência de Teseu e julgando-o morto, revela o seu amor por Hipólito, mas Teseu regressa. A rainha tenta justificar-se e acusa o enteado de a ter seduzido. Tomado pela cólera, Teseu pede aos deuses que matem o filho. Sem conseguir viver com o remorso, Fedra suicida-se.

Esta é uma das mais importantes traduções de Vasco Graça Moura - profundo conhecedor da obra de Jean Racine, autor cimeiro da tragédia clássica francesa - que volta a estar disponível, numa edição bilingue como a inaugural. A Fedra, que marca o início da recuperação de todas as traduções de Graça Moura do teatro clássico francês, seguir-se-ão novas edições de Andrómaca e Berenice.

A Desconhecida do Sena de Guillaume Musso

Editor: Gradiva

Sinopse: Quando o teatro e a ficção se misturam e se confundem com a realidade… Um grande romance. Uma escrita admirável. Um enredo dramático de um engenho e imaginação singulares. Uma tragédia humana, numa intriga policial no universo perverso, sádico, das seitas ocultistas pagãs, cada vez mais activas no mundo de hoje.


Numa noite brumosa de Dezembro, uma mulher jovem é retirada do Sena. Nua, amnésica, mas viva. Muito agitada é conduzida para a enfermaria da Polícia de onde foge algumas horas depois. As análises de ADN e as fotos revelam a sua identidade: Milena Bergman, uma pianista famosa. Impossível! Milena Bergman morrera num desastre de avião um ano antes!

Raphael, escritor apreciado, o namorado da pianista, e Roxane, uma oficial da polícia brilhante mas indomável, entregam-se obsessivamente à investigação do mistério. Como pode Milena estar ao mesmo tempo viva e morta?

Pela Noite Fora de Marie Dorléans

Editor: Fábula

Sinopse: É noite. A família prepara-se para um passeio muito especial.

Enquanto caminham, os seus sentidos vão captando informações e sensações novas.
Apreciam a paisagem, sem pressa, mas não perdem de vista o plano inicial.
Premiado e aclamado pela crítica, este é um livro sobre a aventura de uma família numa noite de verão, que evoca o prazer e a emoção de nos aventurarmos pela natureza e pelo desconhecido.

Inspira-te Roteiro para o teu bem-estar emocional de Sofia Castro Fernandes

Editor: Planeta

Sinopse: Silêncio. Harmonia. Paz. Ar. Espaço. Fôlego. Amor. A força de um abraço que é casa. Significado. O chão firme. A gratidão. A coragem. O coração. A fé. Janelas abertas (à vida). Otimismo. Alegria. Ternura. Vento na cara. Pés descalços. Sonhos....


Este livro convida-te a inspirar. A encher os teus pulmões de ar, o teu peito de gratidão, a respirar mais fundo. Como quem abraça todo o ar que há no mundo. A carregar no botão imaginário de pausa de todos os medos, inquietações, preocupações, de tudo o que pode esperar, e a olhar para dentro, sem pressas. Merecemos este tempo, este espaço, este ar.

Este livro convida-te a inspirares-te. a cada momento. de ver e dar valor às coisas e pessoas bonitas que te rodeiam, aos pequenos momentos e pormenores que te motivam, que te dão luz, que te fazem continuar. Cada dia, um passo mais. Ao longo destas páginas, a cada desenho, a cada frase, a cada palavra, a autora best-seller Sofia Castro Fernandes quer dar-te toda a luz e todo o ar que tantas vezes nos falta e nos tira a vontade de continuar a ser e a agradecer à vida por tudo o que de bom ainda (e sempre) existe em nós e à nossa volta.

Este livro é um roteiro para o teu bem-estar emocional para encher a tua vida de sopro, luz, fé e amor.

Prisioneira do Tempo: Atlântico - Livro 2 de Patrícia Madeira

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Depois de em Prisioneira do Tempo - Recife ter viajado para o Brasil de 1813 e vivenciado a Revolução Pernambucana, Manuela está agora de volta ao século xxi, trazendo com ela duas mágoas: a notícia de que o seu amado Francisco faleceu e toda uma antes impensável necessidade de adaptação ao presente.


Estará Henrique, o marido, à sua espera? As amizades permanecerão intactas mesmo após a distância? Voltará ela a viajar no tempo? Para quando? Para onde? E como poderá fazê-lo?
Do outro lado do Atlântico, porém, Francisco, um militar agora elevado a general, não morreu. Mas a certeza de que esse terá sido o destino de Manuela transformou-o num homem emocionalmente destruído.
Afastados pelo mar e pelos séculos, poderão eles reencontrar-se?

Esta é a ansiada continuação de uma história carregada de ação, emoção e acontecimentos históricos do século XIX que emocionou milhares de leitores.

Baiôa sem Data Para Morrer de Rui Couceiro

Editor: Porto Editora

Sinopse: Quando um jovem professor decide aceitar a mão que o destino lhe estende, longe está de imaginar que, desse momento em diante, de mero espectador passará a narrador e personagem da sua própria vida. Na aldeia dos avós, no Alentejo mais profundo, Joaquim Baiôa, velho faz-tudo, decidiu recuperar as casas que os proprietários haviam votado ao abandono e assim reabilitar Gorda-e-Feia, antes que a morte a venha reclamar. Eis, pois, o pretexto ideal para uma pausa no ensino e o sossegar de um quotidiano apressado imposto pela modernidade. Mas, em Gorda-e-Feia, a morte insiste em sair à rua, e a pacatez por que o jovem professor ansiava torna-se um tempo à míngua, enquanto, juntamente com Baiôa, tenta lutar contra a desertificação de um mundo condenado.

Num romance que tanto tem de poético como de irónico, repleto de personagens memoráveis e de exuberância imaginativa, e construído como uma teia que se adensa ao ritmo da leitura, Rui Couceiro põe frente a frente dois mundos antagónicos, o urbano e o rural, e duas gerações que se encontram a meio caminho, sobre o pó que ali se tinge de vermelho, o mais novo à espera, o mais velho sem data para morrer.

Não é Loucura, é Ansiedade Primeiros socorros para combateres a doença do século de Sophie Seromenho

Editor: Contraponto Editores

Sinopse: Em Não é Loucura, é Ansiedade — Primeiros socorros para combater a doença do século, a psicóloga clínica Sophie Seromenho apresenta estratégias de que te vão ajudar a lidar com as tuas emoções de modo a atingires o bem-estar emocional. Recorrendo a exercícios práticos, aprenderás:


- estratégias para gerires a tua ansiedade;
- como melhorar a relação contigo mesmo e aumentar a tua autoconfiança;
- identificar a origem dos teus medos e a descatastrofizar os teus pensamentos, emoções e sensações corporais geradoras de ansiedade;
- como a exposição gradual às tuas fontes de ansiedade pode ajudar-te a enfrentá-las;
- técnicas que te permitirão lidar com os temidos ataques de pânico;
- a importância do autocuidado na gestão da tua saúde mental.

O Leão por Cima da Porta de Onjali Q. Raúf

Editor: Booksmile

Sinopse: A família do Leo é de Singapura e a da Sangeeta é da Índia, mas os dois amigos vivem e estudam em Inglaterra. Por causa das suas origens, eles são muitas vezes discriminados e alvo de comentários racistas e xenófobos por parte de alguns colegas e vizinhos.


Um dia, numa visita de estudo, o Leo descobre uma enorme placa de mármore com uma lista de nomes de soldados que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Ali, ele vê algo simplesmente inacreditável: um nome igualzinho ao seu. Quem seria aquele homem?

O Leo e a Sangeeta decidem investigar e iniciam uma viagem emocionante, na qual encontram heróis desconhecidos que representam as mais diversas culturas e etnias. A prova de que, qualquer que seja a nossa origem, todos podemos realizar grandes feitos e conquistar um lugar na História.

500 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa de Sandra Duarte Tavares

Editor: A Esfera dos Livros

Sinopse: Já deu por si a dizer «quaisqueres que sejam os filmes, de certeza que vou gostar» ou «hades me explicar porque te fostes embora»? que hoje está um dia solarengo ou que sentiu um mau-estar repentino? Se não disse, já ouviu alguém dizer, pois neste livro vai descobrir que estes são alguns dos 500 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa, quer seja no registo oral, quer seja no escrito.


A linguista Sandra Duarte Tavares, colaboradora dos programas de rádio Pontapés na Gramática e Jogo da Língua, de um modo sucinto e objetivo e recorrendo a uma linguagem acessível para quem não domina a terminologia linguística, explica-nos qual a forma correta de utilizar determinada palavra ou expressão, para que, a partir de agora, possa fazer um uso irrepreensível do Português.

Uma obra fundamental para jornalistas, editores de texto, estudantes e professores, mas também para todas as pessoas que são constantemente assaltadas pelas dúvidas linguísticas mais elementares.




"Páscoa e Seus Dois Maridos de Charlotte" de Castelnau L'Estoile

Editor: Edições Asa

Sinopse: No verão de 1700, a negra Páscoa é presa no Brasil e embarca rumo a Lisboa para ser julgada pelo Tribunal do Santo Ofício. Enfrenta a acusação de bigamia, de ter casado uma segunda vez quando o primeiro marido estava vivo em Angola. A investigação percorreu três continentes e revelar-se-á implacável.


Numa sociedade dominada pelos valores tradicionais, o processo de Páscoa Vieira assume contornos de escândalo. Primeiro escravizada em África e depois na América do Sul, esta mulher vai ser julgada pela sociedade lisboeta, à época religiosa e conservadora, mas paradoxalmente ela tem no julgamento movido contra si uma rara oportunidade de fazer valer a sua voz.

Páscoa enfrentara com valentia a violência imposta pela sua condição e, mesmo presa nos porões inquisitoriais, submetida ao medo e a repetidas sessões de interrogatório, não se dobra perante os juízes da Inquisição.

Uma apaixonante história de vida que releva a condição feminina durante o Império português setecentista, Páscoa e Seus Dois Maridos resulta de uma pesquisa histórica baseada no processo inquisitorial de Páscoa Vieira - conservado há trezentos anos nos arquivos eclesiásticos portugueses.

A historiadora francesa Charlotte de Castelnau-L’Estoile narra, antes de mais, o destino desta africana, e traz-nos um relato fascinante e rigoroso sobre o longo período da Inquisição em Portugal e as sociedades esclavagistas do Atlântico Sul.

"A Música das Abelhas" de Eileen Garvin

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Alice Holtzman, de 44 anos, vive numa cidade rural do Oregon e está presa a um emprego sem futuro, a recuperar emocionalmente da morte inesperada do marido. Começa a sofrer ataques de pânico pela reviravolta que a sua vida deu e nem mesmo as adoradas abelhas que cria na sua quinta, nos seus tempos livres, conseguem aliviá-la.


O encontro chocante com Jake, um problemático adolescente paraplégico, e o subsequente interesse sincero dele pelas suas abelhas levam-na a tentar resgatá-lo da vida tóxica que leva em casa. Na vida de Alice surge igualmente Harry, um jovem de 24 anos desesperado por trabalho, que responde ao anúncio publicado por ela quando procura alguém para ajudá-la na quinta.

Destes encontros nasce uma amizade inesperada que, com uma ameaça que paira sobre a comunidade em que vivem e sobre a população local de abelhas, leva o improvável trio a unir-se em defesa das abelhas e, no processo, Alice, Jake e Harry acabam por descobrir uma oportunidade para ultrapassar os seus problemas e talvez até conseguir, quando menos esperam, uma segunda oportunidade na vida.

Comovente, caloroso e animador, A Música das Abelhas fala do poder da amizade, da compaixão face à perda, e de encontrar a coragem de recomeçar, em qualquer idade, quando as coisas não correm como se espera.

"O Poder da Lua - Tudo sobre a Magia Lunar" de Stacey Demarco

Editor: IN

Sinopse: Este livro é o mais completo manual de cerimónias lunares, feitiços, mitos e ciência.


Stacey Demarco é uma respeitada bruxa e educadora pagã, que mostra como os ciclos da lua funcionam para a magia, equilíbrio e saúde. com rituais antigos e modernos para cada ciclo lunar, O Poder da Lua é uma ferramenta indispensável para quem quer tirar o máximo proveito da energia da lua.

Inclui meditações ou feitiços autênticos para cada uma das 28 fases da lua; diretrizes de jardinagem ao luar e uma tabela com as três principais fases da Lua durante os próximos anos para fácil referência.

"A Cidade Quadrificada" de Luís Corrêa d’Almeida

Editor: Projecto Foco

Sinopse: Quatro paredes gigantescas Quadrificam a Cidade e quatro paredes gigantescas Quadrificam a Realidade e a Verdade. A Cidade é um Quadrado. A Realidade é um Quadrado. A Verdade é um Quadrado. É a Cidade Quadrificada numa Realidade Quadrificada, numa Verdade Quadrificada, em cabeças Quadrificadas. A Quadrificação é filha do Quadrado e o Quadrado é uma figura geométrica perfeita, logo a Quadrificação é perfeita. E fora dela nada mais interessa, é mesmo perigoso, é o caos, matéria informe imoldável.


O homem tem quatro lados. O lado económico, o lado político, o lado civilizado e o lado do Eu. O Quadrado contém a totalidade do homem. Justaposição perfeita. O homem sente-se em casa na Cidade. Quatro lados iguais, a conjugação perfeita para um equilíbrio perfeito, quatro faces da mesma Realidade, quatro ângulos para a mesma Verdade, quatro perspectivas, mas sempre a mesma de onde quer que se olhe. A diversidade perfeita numa unidade perfeita. Nenhum outro lado a descobrir, nenhuma outra parede necessária.

São nove e meia da manhã na Cidade. E depois. Um espaço, uma Cidade. Um tempo, uma Cultura, uma Civilização. Uma religião: o Quadrado. Os citadinos têm fé e esperança no Quadrado e beijam e rezam ao Quadrado.

E vêm os Heróis e vêm os Vilões.

"O Último Agente" de Robert Dugoni

Editor: TopSeller

Sinopse: Exonerado, amargurado e finalmente em segurança, este pai de família não quer ter mais nada que ver com jogos duplos de espionagem. Isto é, até saber da existência de uma mulher detida em Lefortovo, uma prisão em Moscovo célebre pelas suas brutais técnicas de interrogatório. E perante a suspeita de que essa mulher é Paulina Ponomayova, a agente que sacrificou a própria vida para salvar a dele, Charles Jenkins não pode abandoná-la — mesmo sem garantias de que seja ela, ou sequer de que ainda esteja viva.


O passo seguinte: chantagear Viktor Federov, o ex-agente russo que o perseguiu através de três continentes, de modo a que este o ajude a infiltrar-se na prisão. Mas a cada passo — de Moscovo à Escandinávia e até em alto-mar — terá no seu encalço um violento agente russo, que o persegue na sua própria missão assassina. Impelido pela lealdade a Paulina, Charles Jenkins terá de arriscar tudo e entregar-se àquela que poderá vir a tornar-se a sua última missão.

"A Princesa Espia" de Larry Loftis

Editor: Vogais

Sinopse: Quando os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial, Aline Griffith, uma jovem recém-licenciada, sente o apelo para participar no esforço de guerra, mas ninguém demonstra interesse numa mulher cuja única experiência profissional é desfilar nas passarelas.


A vida de Aline muda quando conhece Frank Ryan, agente do Gabinete de Serviços Estratégicos (OSS, precursor da CIA), e lhe revela que deseja servir o seu país. Em poucas semanas, ele ajuda-a a integrar o OSS. Após um treino especializado, Aline é enviada para Madrid com um nome de código para procurar colaboradores nazis entre as elites sociais. É nesse contexto que conhece Luis de Figueroa, futuro conde Romanones, por quem se apaixona.

Num cenário tão glamoroso quanto perigoso, Aline integra missões de espionagem ultrassecretas para combater as táticas nazis, arriscando tudo pelo seu país, mesmo depois de se tornar um membro da nobreza espanhola.

"A Mão e a Luva" de Machado de Assis

Editor:  Editora Guerra & Paz

Sinopse: A Mão e a Luva é o segundo romance de Machado de Assis que nos conta a bonita história romântica do rapaz que conhece uma rapariga pobre apadrinhada por uma velha senhora rica, por quem se apaixona perdidamente. Tem é de a disputar com outros dois pretendentes: resta saber quem é que, entre o homem de espírito, o tolo e o calculista, a heroína irá escolher…


Mas A Mão e a Luva é muito mais do que isso, podendo até ser o primeiro romance realista brasileiro - será?

"As Três Vidas" de João Tordo

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: História de amor, saga familiar, mistério policial, retrato de um mundo que ameaça resvalar da corda bamba, Três Vidas é um dos mais importantes romances de João Tordo, tendo-lhe valido o Prémio Literário José Saramago.

António Augusto Milhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha activa das grandes guerras do século XX. O nosso narrador - um lisboeta de origens modestas - entra na história quando Milhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida. A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, que desaparece após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três.

"Cartas do Pai Cartas dos pais reclusos no Gulag aos filhos"

"Qual é o Nosso Lugar no Universo?" de David Sobral

Editor: Planeta

Sinopse: Estaremos sozinhos no Universo? O que existe para além da Terra? O Universo é infinito? Quantas galáxias existem? As estrelas vivem para sempre? De onde vimos, afinal? Qual é o nosso lugar no universo?


Estas são algumas das muitas perguntas a que David Sobral tenta responder neste livro fascinante que nos leva numa verdadeira viagem cósmica pelo mundo da astronomia em busca das nossas origens. Astrónomo e astrofísico português na área da Astrofísica extragaláctica e cosmologia observacional e professor associado de Astrofísica na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, David Sobral descobriu em 2015 a galáxia CR7, a mais luminosa do Universo primordial.

Há cerca de 110 anos achávamos que só existia uma galáxia no Universo, a nossa. Hoje sabemos que existem mais de 2 biliões de galáxias. Em 1995 não conhecíamos um único planeta fora do nosso sistema solar a rodar à volta de uma outra estrela. Desde então, descobriram-se mais de 4 mil, e identificaram-se, até, candidatos a planetas como a Terra, com distâncias das suas estrelas que os podem tornar potencialmente habitáveis. Hoje, sabemos mais, mas há ainda tanto por descobrir.

Embarque nesta viagem extraordinária em direção ao céu e para além dele em busca do nosso lugar no Universo.

"George Lucas: Uma Vida" de Brian Jay Jones

Editor:  Desassossego

Sinopse: A 25 de maio de 1977, um filme de ficção científica com um orçamento elevado e problemas de produção estreou em apenas 32 cinemas americanos. Idealizado, escrito e realizado pelo, até então, pouco conhecido George Lucas, Star Wars bateu recordes de bilheteira e deu início a uma nova forma de produzir, vender e comercializar filmes.


Lucas foi igualmente responsável por outro blockbuster - Indiana Jones -, transformando completamente o universo dos efeitos especiais e sonoros. A sua ambição e visão inovadora estiveram na origem de empresas revolucionárias como a Pixar e a Lucasfilm.

Brian Jay Jones conta em detalhes a incrível trajetória do homem que criou Darth Vader, Han Solo e Indiana Jones. Em George Lucas: Uma Vida, os colegas, familiares e concorrentes de Lucas oferecem um olhar fascinante sobre a vida do cineasta, os seus sucessos e fracassos profissionais e sobre a criação de um império cinematográfico independente com uma influência incomparável.

"Jakob, o Mentiroso" de Jurek Becker

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Jakob, o Mentiroso é um dos mais notáveis romances sobre o Holocausto, escrito por um dos gigantes da literatura alemã do pós-guerra, que nos mostra o extraordinário poder do heroísmo e da ilusão.


Entre o suspense, o sarcasmo e o humor, este é um livro que bebe das horríficas experiências do autor nos campos de concentração, mas que se foca na esperança e nos faz pensar no papel que a ficção tem para a nossa sobrevivência: um dos únicos sobreviventes, o narrador, fala-nos de Jakob Heym, um homem que se tornou herói por acaso.

O que é que Jakob fez? Mentiu! Fabricou notícias falsas!

Usou as suas parcas e inimaginativas palavras, sem brilho ou articulação, como arma imaterial que se revelou como o pão para a boca, essencial à sobrevivência de milhares de companheiros judeus prisioneiros.

Numa narrativa comovente, quase alucinante, Becker transmite-nos, com a sua contenção, o poder emocional de uma história que se desdobra com o impacto de uma parábola moral ou de uma lenda popular.

"Kama Sutra para Amantes Modernos - O Guia Definitivo dos Segredos do Prazer Erótico" de Kamini Thomas e Kirk Thomas

Editor:  Nascente

Sinopse: «Se os homens e as mulheres agirem de acordo com aquilo de que o outro gosta, o amor entre eles nunca diminuirá, nem numa centena de anos.»

Kama Sutra

Escrito há mais de 2000 anos, o Kama Sutra é considerado a obra mais famosa de sempre do erotismo. Esta interpretação moderna do clássico inclui 40 posições explícitas ilustradas com fotografias de alta qualidade, orientações detalhadas, graus de dificuldade e citações da obra original. As posições aqui descritas irão satisfazer qualquer desejo e preferência sexuais, tanto do homem como da mulher.

Kama Sutra para Amantes Modernos é dirigido tanto para amantes experientes como para principiantes. Aprenda a aumentar a consciência do seu corpo e do seu parceiro, e alcance uma intimidade emocional e uma intensidade sexual nunca antes experimentadas. Descubra diferentes formas criativas para aprofundar a arte da sedução utilizando os cinco sentidos.

- Banhos e massagens
- Respirar em uníssono
- Imaginação e antecipação
- Preliminares
- Masturbação
- Sexo oral

"O Mundo de Quatuorian – Volume I Cheiro a tempestade" de Cristina Pezel

Editor:  Editorial Divergência

Sinopse: Quatuorian é um mundo repleto de criaturas fantásticas e paisagens de flora e fauna invejáveis, constituído por quatro terras: Crystallos, Caldária, Probatus e Jucundus. Os habitantes de Quatuorian são também pessoas especiais, com poderes extraordinários e vidas empolgantes. Mas o destino de Quatuorian está em risco e está nas mãos de Teriva, Vinich e Julenis, três jovens amigos com grande potencial, salvar as suas terras do mal.


Com a ajuda dos seus Mestres e do Códice dos Mestres, o grupo terá pela frente um longo percurso repleto de obstáculos e peripécias mágicas e surpreendentes, seguindo a profecia que anuncia o retorno do Imperador milenar.

"A Rússia de Putin - A ascensão de um ditador" de Darryl Cunningham

Editor:  Lua de Papel

Sinopse: Dos pátios atulhados de lixo e ratazanas em Leningrado, onde cresceu, às guerras na Síria, Geórgia e na Ucrânia. Esta é a história de Vladimir Putin. Uma história imperdível ­- e genialmente ilustrada - para quem quer perceber de onde vem e o que quer aquele que hoje é um dos homens mais poderosos do mundo: como chega à KGB, como cresce dentro dos serviços secretos russos, como forma um cartel de crime à sua volta e como vê o seu nome envolvido nos brutais assassinatos de Boris Nemtso (opositor político), Anna Politkovskaya (jornalista) e do ex-espião Alexander Litvinenko.


A Rússia de Putin - A ascensão de um ditador é mais um retrato gráfico brilhante de Darryl Cunningham, o premiado ilustrador britânico para quem Putin só tem uma ambição na Ucrânia: restabelecer a época dourada do poderio soviético. "O medo foi assimilado e todos são agora seus inimigos".

Os envenenamentos, as influências políticas mundiais, a relação com um Ocidente - que, até à invasão da Ucrânia, fez vista grossa ao que se passava na Rússia -, as interferências do Kremlin nas eleições norte-americanas, os ciberataques e a corrupção a uma escala quase inimaginável. Tudo isto faz parte deste livro. Faz tudo parte deste brutalíssimo ditador.


"A Planta do Mundo - Aventuras de plantas e pessoas" de Stefano Mancuso

Editor:  Pergaminho

Sinopse: A terra é um mundo verde; é o planeta das plantas. As plantas constituem um sistema nevrálgico ou um mapa - uma «planta» sobre a qual se escreve o mundo humano. Este livro relata histórias de plantas que, entrelaçando-se com a história humana, se juntam para formar a grande narrativa da vida na Terra. Que papel tiveram as árvores na Revolução Francesa ou na Astronomia? Porque é que as árvores num bosque cooperam em vez de competir? Que relação têm as árvores com a música? Como é que a madeira foi usada para resolver alguns dos crimes mais famosos? Quais foram as primeiras plantas a viajar no espaço? Estas e outras perguntas são levantadas e respondidas através das histórias deste livro, que vai certamente transformar a forma como vê a paisagem ao seu redor.

sso.




cardapio.pt @ 22-6-2022 18:08:17


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros