Novidades Livros (28 de julho a 3 de agosto de 2022)

cardapio.pt @ 27-7-2022 16:25:58

"Quando as Mulheres Eram Dragões" de Kelly Barnhill

Editor: Editora Minotauro

Sinopse: Alex Green é uma jovem num mundo muito parecido com o nosso. Mas esta versão da América dos anos 1950 é caracterizada por um evento significativo: The Mass Dragoning de 1955, quando mais de 300 000 mulheres se transformaram em dragões e desapareceram para sempre. Foi escolha delas? O que as motivou?


Numa prosa magistral e envolvente, Kelly Barnhill expõe um mundo que quer manter as mulheres pequenas - as suas vidas e perspetivas - e examina o que acontece quando elas se erguem e ocupam um espaço maior.

"Rapariga em Pedaços" de Kathleen Glasgow

Editor: Editorial Presença

Sinopse: «Viver não é fácil.» Quando o sofrimento e a automutilação parecem ter consumido a vida de charlotte, uma rapariga de 17 anos, ela decide que é tempo de lutar, dentro e fora de si, para que a sobrevivência dê lugar à vida.


Charlotte tem 17 anos e é vítima de bullying na escola. Charlotte tem 17 anos e acaba de perder o pai e a melhor amiga. Charlotte tem 17 anos e já sofreu demasiado. Charlotte tem 17 anos e a dor dos cortes que faz a si mesma é uma das formas que encontrou para lidar com todas as outras dores. «Viver não é fácil.»

A cada nova cicatriz, o coração de Charlotte sossega um pouco, mas nunca é suficiente. Charlotte sente-se à beira do abismo, em desequilíbrio total - mas o abismo pode ser também um sítio onde, por vezes, se consegue ganhar asas, devagar, e aprender a voar.

Narrado na primeira pessoa, este romance é o retrato tocante e extraordinário de uma rapariga em pedaços, que o mundo maltratou, e da sua viagem de autodescoberta e reconstrução. com Charlotte caímos. com Charlotte nos reerguemos. E com ela vislumbramos, ao seu lado, cada vez mais de perto, a forma da palavra superação.

"Constelações - Guia ilustrado de Astrologia" de Carlota Santos

Editor: Marcador

Sinopse: Constelações é o mais divertido e interessante guia ilustrado de astrologia que poderás encontrar.


Neste livro, conhecerás a história do teu signo (e quais as melhores compatibilidades), aprenderás a fazer o teu mapa astral, descobrirás a relação entre os signos e os seus planetas regentes, as fases da Lua e os seus significados e muito mais.

Tal como se de um antigo compêndio de astrologia e alquimia se tratasse, Carlota Santos convida-nos a mergulhar neste universo fascinante para nos compreendermos a nós próprios e ao mundo que nos rodeia.

"A Estrela do Amanhecer - Alvorada Vermelha 3" de Pierce Brown

Editor: Editorial Presença

Sinopse: O muito aguardado desfecho da saga Red Rising, um dos maiores bestsellers internacionais.


Arriscando tudo para derrubar a Sociedade, Darrow sobreviveu à rivalidade entre os mais poderosos guerreiros. Alcançou o topo e esperou pacientemente pelo momento de desencadear a revolução que acabará com a hierarquia - e vai fazê-lo atacando-a por dentro. Finalmente, chegou a hora...

Para vencer, Darrow terá de convencer os que estão nas trevas a libertarem-se e reivindicarem um destino que é deles e lhes é negado há muito tempo. Um destino demasiado glorioso para não lutar por ele.

Darrow foi traído pelos seus aliados. Foi abandonado na escuridão. Pode a justiça falar mais alto? Quando a liberdade está ao nosso alcance, a esperança pode ser o nosso pior inimigo…

Para os fãs de os Jogos da Fome e Squid Game.

"Quem és Tu, Maud Dixon?" de Alexandra Andrews

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Maud Dixon? Sim, todos conhecem o seu nome das listas de bestsellers, todos já leram ou ouviram falar do seu primeiro romance, mas… ninguém sabe quem ela é. Agora, o mistério vai tornar-se ainda maior e mais… perigoso.


Florence Darrow quer ser escritora. Aliás: Florence Darrow VAI ser escritora. e a oportunidade de uma vida está a chegar. Despedida do seu primeiro emprego no mundo dos livros, tem agora a melhor proposta que podia imaginar: ser assistente de Maud Dixon, romancista bestseller cuja identidade ninguém conhece. Para isso, Florence terá, claro, de respeitar muitas regras, entre as quais viver isolada numa casa de campo, sem poder dizer a ninguém onde está.

Pouco tempo depois, as duas viajam para Marrocos, onde Maud quer fazer alguma pesquisa para o tão aguardado segundo romance. Passeios na praia, pores do sol de um laranja vibrante, longas conversas noite dentro - parece um idílio. Até Florence acordar num hospital, depois de sobreviver, por um triz, a um acidente de automóvel.

Como foi ali parar? Onde está Maud, que seguia no carro com ela? Florence sente que está a ser manipulada, enganada, mas... pensa também: se Maud saiu de cena, talvez seja a sua verdadeira oportunidade de se tornar escritora, talvez se aproveitasse tudo o que…

Metade thriller, metade romance, esta é uma história que junta os melhores ingredientes para quem gosta de suspense, escrita envolvente, ritmo forte e cenários que todos os amantes de livros vão reconhecer e adorar.

"Madalena - A elusiva baleia-azul da ilha Montanha" de Isabel Maria Fidalgo Mateus

Editor: Gráfica Ediliber, Lda.

Sinopse: Madalena, A elusiva baleia-azul da ilha Montanha é a protagonista da nova novela da Coleção Dos Bichos. No sétimo volume da coleção a atenção da autora incidiu sobre esta espécie de baleia que, ainda na atualidade, se encontra globalmente ameaçada de extinção. E no caso da baleia-azul da Antártica, em que se inclui Madalena, o estatuto de conservação da subespécie corresponde ao de Criticamente Ameaçada.


Ainda que tenha sido adotada a moratória mundial à caça comercial à baleia, que a Comissão Baleeira Internacional estabeleceu em 1982, e que, depois, foi implementada entre 1985 e 1986. E, além disso, de também não existir notícia de que alguma baleia-azul tenha sido caçada após 1980.

Felizmente, a baleia-azul, cujo tamanho é superior ao dos extintos dinossauros e a sua existência anterior à dos humanos, ainda pode ser avistada a passar nos mares dos Açores durante a sua rota migratória, sobretudo entre março e junho. O mesmo acontece com outras espécies marinhas como, por exemplo, o cachalote que também detém um papel importante nesta narrativa por ter sido o principal alvo da tradicional baleação açoriana e picarota, bem como da americana.

Aliás, através de um turismo sustentável e responsável, iniciado já em finais do século XX, o visitante pode aqui usufruir - com calma e a uma distância calculada, de forma a respeitar, acima de tudo, o bem-estar animal - da observação de cetáceos ou (Jonah’s) whale whatching. De resto, tal como noutras partes do mundo em que a baleação se fez igualmente sentir por séculos.

Também quer embarcar nesta aventura de ir ver a Madalena ao Pico? Então, entre no bote de boca aberta do Jonah! É que já alguém grita: - Baleia-azul à vista!

"Pardais" de Adília Lopes

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: O REGRESSO DE ADÍLIA LOPES, DEPOIS DE DIAS E DIAS


Neste seu regresso às reflexões do quotidiano, Adília Lopes ensina-nos as vantagens de aprender a escrever com os Pardais: um dizer livre e espontâneo, num redemoinho de memórias de lugares e pessoas, objetos, palavras e certamente de um certo piar desse pássaro encantador:
Na montra de um café de Lisboa está escrito:

A Vida é Super

Também acho.

"A Rússia de Putin" de Anna Politkovskaya

Editor: Elsinore

Sinopse: Prefácio de José Manuel Fernandes


Elza Kungaeva, Natalia Gorbanevskaya, Pavel Fedulev ou Yaroslav Fadeev são alguns dos rostos de Moscovo, de São Petersburgo ou da Chechénia que protagonizam estas histórias da vida pública e privada da Rússia moderna e levantam o véu sobre o estado de coisas no longo inverno político de Vladimir Putin: a degeneração do Exército, o desaparecimento da intelligentsia, a estalinização do país, o crime organizado ou a corrupção endémica nas estruturas de poder.

Anna Politkovskaya deu-lhes voz, reportando a verdade sobre Putin e o clima de medo instaurado na Nova Rússia, num espírito inquebrável de luta pela liberdade e na esperança de acordar uma sociedade que só quer ser embalada até adormecer.

Obra de leitura essencial para compreender o regime de Putin, a Guerra na Ucrânia e a Rússia de hoje, A Rússia de Putin é o último livro publicado em vida por esta autora, uma das figuras mais célebres e premiadas do jornalismo internacional, ativista dos direitos humanos, cujo assassinato à porta de casa, em 2006, chocou o mundo.

"O Mundo da Inês - Inglaterra, aqui vou eu! Livro 11" de Sara de Almeida Leite

Editor: Porto Editora

Sinopse: A vida de Inês muda completamente quando ela passa a frequentar um colégio interno para raparigas, a partir do 7.º ano. A adaptação não é fácil, pois algumas colegas parecem empenhadas em dificultar-lhe a vida – incluindo as próprias primas. No entanto, Inês consegue integrar-se num grupo divertido, faz boas amizades e torna-se bastante popular...

Conseguirá ela lidar com todos os desafios que se lhe deparam e ainda desfrutar em pleno da sua adolescência?
O novo Clube Internacional do colégio promove um concurso aliciante, cujos vencedores têm a oportunidade de passar uma semana com uma família estrangeira, num país à sua escolha. Inês concorre e anseia por ser selecionada. Entretanto, a vida dentro e fora do colégio ainda lhe reserva alguns imprevistos…
« Quando a semana chegou ao fim, Inês sentia-se feliz por tudo o que havia vivido. Os dias tinham sido animados e enriquecedores [...] e sobretudo gratificantes pelas amizades criadas.»

"Finale Trilogia Caraval - Livro 3" de Stephanie Garber

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Um amor pelo qual vale apena lutar.

Um sonho pelo qual vale apena morrer.
Um final pelo qual vale apena ler.

Dois meses passaram desde que os Arcanos foram libertados do Baralho do Destino. Dois meses desde que Legend reclamou o trono para si. Dois meses desde que Tella descobriu que aquele rapaz por quem se apaixonou, a­final, não existe.

Quando vidas, impérios e corações estão em jogo, Tella tem de tomar uma decisão: con­fiar em Legend ou num antigo inimigo. Scarlett, por seu lado, ao descobrir um segredo que vai mudar a sua vida para sempre, vê-se obrigada a fazer o impossível. e Legend tem de tomar uma decisão que pode alterar completamente o que Scarlett tem de fazer e que o rede­finirá para sempre.

O Caraval terminou, mas talvez o maior dos jogos esteja apenas a começar. Desta vez, não há público. Desta vez, nesta imensa arena do destino, da sorte e do azar, só estão os que serão vencedores e os que perderão - tudo.

Sejam muito bem-vindos ao Finale, o terceiro e último livro da série bestseller internacional Caraval.

"Blue Exorcist, Vol. 22" de Kazue Kato

Editor: Devir

Sinopse: Os selos que mantinham o portão artificial de Gehenna foram quebrados e o mundo mergulhou num caos demoníaco!


Enquanto as nações em torno do mundo lutam para conter os surtos, Rin enfrenta Mefisto, exigindo esclarecimentos sobre o passado.

Mefisto avisa-o que a história só pode acabar em tragédia…

"Jujutsu Kaisen N.º 2 - Útero amaldiçoado" de Gege Akutami

Editor: Devir

Sinopse: Os alunos da Escola de Jujutsu são enviados para o Centro de Detenção, para resgatar os delinquentes de uma maldição de nível especial. Mas o grupo não está preparado para a dificuldade da missão e vê-se rapidamente em problemas...







cardapio.pt @ 27-7-2022 16:25:58


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros