Novidades Livros (4 a 10 de agosto de 2022)

cardapio.pt @ 3-8-2022 17:59:42

"Retrato de Um Escocês" de Evie Dunmore

Editor: Edições Chá das Cinco

Sinopse: Entrar em conflito com um perturbador escocês é arrojado para uma sufragista, mas quando ele é o seu inesperado marido, o que deve a relutante noiva fazer?


Hattie está encurralada. Apesar de ser herdeira de um império financeiro, o que a jovem mais deseja é o reconhecimento como artista e encontrar o verdadeiro amor. Contudo, um equívoco vai ligá-la para sempre a Lucian Blackstone, um sombrio e implacável banqueiro que pode colocar um ponto final nas suas ambições.

Lucian tem um passado obscuro, uma vasta riqueza, mas pouco poder. E Hattie, filha do seu rival, pode ser a chave para ele alcançar o que sempre quis e pôr em marcha uma vingança antiga. Quando o seu plano de sedução leva a um casamento de conveniência com essa romântica incurável, uma inesperada viagem à Escócia mostra-lhes que, afinal, ambos poderão ter tudo o que sempre quiseram — se estiverem dispostos a confiar nos seus corações. Mas é mais fácil dizer do que fazer…

"Grandes Figuras Excêntricas da História de Portugal" de Fátima Mariano

Editor: Contraponto Editores

Sinopse: Neste novo livro de Fátima Mariano, ficamos a conhecer algumas das figuras mais excêntricas e bizarras do nosso país. Aliando o grande rigor histórico ao ritmo de uma narrativa que quase se assemelha a uma ficção, esta obra centra-se nas histórias de vida de personagens extraordinárias da História de Portugal desconhecidas do público, como o homem-macaco de Aveloso, em quem Edgar Rice Burroughs se terá alegadamente inspirado para criar o Tarzan; o Rei do lixo, a quem se deve a construção da enigmática Torre do Inferno, em Coina; ou ainda Luciano Moreira, que salvou um número indeterminado de vidas durante a epidemia de peste bubónica que assolou a Lisboa de finais do século XIX/início do século XX graças ao seu exímio talento… como caçador de ratos.

Aberrações, empreendedores, loucos e heróis: neste livro, apresentam-se algumas das Grandes Figuras Excêntricas da História de Portugal.

"A Honra de Roma" de Simon Scarrow

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Na Britânia, o perigo espreita a cada esquina para os bravos soldados romanos…


Quinze anos depois da invasão da Britânia, o centurião Macro está de regresso à ilha. Com a situação política estável, o seu objetivo não é lutar, mas ajudar a gerir a estalagem da mãe. O tempo sombrio e os modos bárbaros da população não o assustam, mas há situações bem mais perigosas que ameaçam os seus planos.

Um bando liderado por um ex-legionário governa a cidade, exigindo dinheiro a troco de proteção e aterrorizando quem não paga. O oficial romano responsável prefere ignorar o que se passa, e Macro percebe que tem de agir. Contudo, ele precisa de apoio, e quem melhor do que o prefeito Cato? Mas Cato está em Roma… Estará realmente?

Enquanto as ruas se tornam vermelhas do sangue, os heróis do exército enfrentam um inimigo tão implacável e astuto como qualquer tribo bárbara. Agora, a honra de Roma está nas suas mãos.

"A Divina Sabedoria dos Mestres" de Brian Weiss

Editor: Pergaminho

Sinopse: Diane, uma enfermeira, encontrou no ombro de um paciente um sinal em forma de quarto crescente exatamente igual ao de um filho que perdera numa outra vida. Ela e o paciente são agora marido e mulher. Jim foi recrutado à força para a guerra do Vietname. Mais tarde recorda que, numa vida passada, fora um soldado americano brutalmente assassinado por índios - era essa a origem da sua relutância em combater. Carole foi acordada a meio da noite por um telefonema.


A voz do outro lado da linha, que pergunta pela sua família, era a do seu pai - que morrera alguns dias antes.
Estas histórias, e todas as outras que constam deste livro, revelam uma verdade simples mas profunda. E ninguém melhor do que o Dr. Brian Weiss, psiquiatra e autor de renome, para a revelar. Trata-se das mensagens transmitidas pelos Mestres, seres altamente evoluídos, almas não físicas que sempre nos acompanharam e que estão connosco neste momento.

"O Rinoceronte e o Poeta" de Miguel Barrero

Editor: Tinta da China

Sinopse: A 20 de Maio de 1515, desembarcou em Lisboa um rinoceronte vindo do outro lado do mundo. Quinhentos anos depois, vagueia também por Lisboa o professor espanhol Eduardo Espinosa, tentando encontrar paralelismos entre a história mítica daquele animal e o poeta a quem dedicou toda a sua carreira — Fernando Pessoa.

Atraído por uma misteriosa carta à cidade que tanto ama, e na qual nunca teve coragem de viver apesar das visitas anuais ao longo de 30 anos, encontramos Espinosa numa deambulação de dois dias por Lisboa.

Perdido entre enigmas, quimeras e fantasmas, ele percorre não só ruas e monumentos, mas também a história — e tantos mitos — de Portugal, esse país que «é um sonho que se sonha a si mesmo para conseguir sobreviver». A olhá-lo, a cada passo, sentado em cafés ou escondido em versos, está o maior enigma de todos: afinal, quem foi realmente aquele poeta fingidor?

Olá! Obrigado! Adeus! Elisenda Roca e Cristina Losantos

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: A Maria e o Martim são dois amigos com o mesmo problema: têm dificuldade em cumprimentar e comunicar com os outros. Em breve se apercebem de que, se não mudarem, vão a tornar-se invisíveis!

Com esta história irás aprender a melhorar as tuas atitudes, a ultrapassar os obstáculos e a reforçar os valores necessários para conviver. Cada livro desta coleção é como que um treinador pessoal, servindo de pauta para que cresças e te relaciones com os outros em harmonia.

"O Efeito Composto" de Darren Hardy

Editor: Talento Intemporal

Sinopse: O Efeito Composto é baseado no princípio de que as decisões que toma, irão moldar o seu futuro. Cada escolha, mesmo que pequena, poderá encaminhá-lo para um futuro de sucesso ou para um de falhanço. Darren Hardy, editor da revista Sucess apresenta O Efeito Composto é uma compilação de princípios fundamentais que guiaram as maiores conquistas em negócios, em relações e além.

"Negro como o Mar" de Mary Higgins Clark

Editor: 11 x 17

Sinopse: O cruzeiro prometia ser sublime. Mas logo depois de levantar a âncora, o luxuoso Queen Charlotte torna-se o palco de um misterioso assassínio: o de Lady Em, uma rica octogenária. O seu inestimável colar de esmeraldas, supostamente pertencente a Cleópatra, desapareceu... O culpado está, sem dúvida, a bordo. Mas quem é? O seu secretário aparentemente dedicado? O jovem advogado que queria persuadir Lady Em a devolver o colar ao Egito, enquanto seu legítimo dono? Ou Celia Kilbride, a gemóloga que se relacionou com a velha senhora?


A lista de suspeitos cresce enquanto o Queen Charlotte rasga as ondas e o cruzeiro se transforma em drama. Preparemo-nos para embarcar num cruzeiro capitaneado por uma surpreendente Mary Higgins Clark e do qual é possível não regressar.

"Portugal Lendário" de José Viale Moutinho

Editor: Temas e Debates

Sinopse: De todos os recantos de Portugal nos chegam as lendas que compõem uma obra que homenageia as tradições populares portuguesas.

Minho: de Amares a Vizela.
Trás-os-Montes e Alto Douro: de Alfândega da Fé a Vinhais.
Douro Litoral: de Amarante a Vila Nova de Gaia.
Beira Litoral: de Águeda a Vila Nova de Poiares.
Beira Alta: de Aguiar da Beira a Vouzela.
Beira Baixa: de Belmonte a Vila Velha de Ródão.
Ribatejo: de Abrantes a Vila Nova da Barquinha.
Estremadura: de Alcobaça a Torres Vedras.
Alto Alentejo: do Alandroal a Vila Viçosa.
Baixo Alentejo: de Alcácer do Sal à Vidigueira.
Algarve: de Albufeira a Vila Real de Santo António.
Madeira: da Calheta a São Vicente.
Açores: de Angra do Heroísmo a Vila Franca do Campo

"A Teia do Kaiser" de Steve Berry

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Um dossier ultrassecreto de um espião soviético durante a Segunda Guerra Mundial guarda informações que não só podem reescrever a História tal qual a conhecemos, como alterar o panorama político europeu para sempre.


Dois candidatos disputam o cargo de Chanceler da Alemanha. De um lado temos uma patriota que serviu o país durante anos, do outro um usurpador que alimenta ódios nacionalistas. Ambos guardam segredos, mas apenas um sabe toda a verdade sobre o outro. Tudo gira em torno dos eventos de um dia fatídico - 30 de abril de 1945 - e do que aconteceu nas profundezas de Berlim, no Führerbunker. Adolf Hitler e Eva Braun morreram lá? Martin Bormann, o confidente próximo de Hitler, conseguiu escapar? E, provavelmente ainda mais importante, para onde foi a fortuna nazi nos últimos dias da guerra? As respostas a essas perguntas determinarão quem se tornará o próximo chanceler.

Desde a região chilena de Los Lagos e as perigosas mesas geográficas sul-africanas, e finalmente até aos cofres secretos suíços, Cotton Malone, antigo agente do Departamento de Justiça norte-americano, tem a seu cargo a missão de descobrir qual foi, de facto, o destino de Hitler, Eva Braun e Bormann. Revelações bombásticas que vão abalar o coração da Europa e finalmente expor o mistério conhecido como… a teia do Kaiser.

"Campo de Lava" de Yrsa Sigurdardóttir

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Esta é, provavelmente, a mais cativante e surpreendente história interpretada pela dupla islandesa formada pelo detetive Huldar e a psicóloga infantil Freyja.


Um jovem e abastado investidor é encontrado enforcado num antigo lugar de execuções, o campo de lava de Gálgahraun. Quando o seu corpo é trazido para o chão, constata-se que não se trata de um suicídio: tem um prego enterrado no peito e tudo o que resta da mensagem que segurava é uma farripa de papel. Quando Huldar entra no apartamento do morto, encontra Freyja, chamada a tomar conta de um rapazinho de cinco anos encontrado no interior da casa que não sabe explicar por que está ali.

Enquanto decorre a investigação e a busca pelos pais da criança, um grupo de amigos recebe um vídeo que, num primeiro momento, parece uma brincadeira de mau gosto, mas que os vai inquietando progressivamente. Um romance policial que conduz o leitor com mestria através de uma intriga empolgante e cheia de surpresas, até ao fim - nunca nada é o que parece.

Campo de Lava é uma viagem aos labirintos e contradições da Islândia de hoje, sempre com o ritmo apaixonante dos livros de Yrsa Sigurdardóttir - uma história de violência doméstica, pornografia, dark web e vingança.

"A Última Festa" de Clare Mackintosh

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Na véspera de Ano Novo, Rhys Lloyd tem a casa cheia de visitas. O seu resort à beira do lago é um sucesso, e ele convidou, generosamente, toda a gente na localidade para beber um copo na companhia dos novos vizinhos ricos. Será a melhor festa de sempre! Mas nem toda a gente aparece para celebrar. À meia-noite, Rhys surge a flutuar, morto, nas águas geladas do lago.


No dia de Ano Novo, a detetive Ffion Morgan tem uma localidade cheia de suspeitos. Aquela pequena comunidade é a sua casa, portanto os suspeitos são os seus vizinhos, amigos, familiares… — e a própria Ffion tem mistérios para proteger.

Com uma mentira descoberta a cada passo, rapidamente o que importa já não é apenas saber quem queria ver Rhys morto, mas quem realmente o matou.

"Rasputine - O fim da grande Rússia e a queda dos Romanov" de Catherine Radziwill

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: A história fascinante do monge camponês de origens humildes que se veio a tornar um dos homens mais poderosos na corte russa, motivou ódios e conspirações e cuja trágica morte precipitou o fim da grande dinastia dos czares. Na viragem do século XIX para o século XX, Rasputine era a pessoa mais discutida de todo o Império Russo. O seu nome tornou-se conhecido nos palácios dos grandes nobres, bem como nos casebres dos camponeses mais pobres.


Numa altura em que a incredulidade atacava o coração e a inteligência da nação russa, poucas pessoas perceberam o que ele era e que papel desempenhara nos meandros do poder. A sua presença quase constante ao lado do soberano serviu aos opositores para fomentar a contestação pública ao imperador, representando-o inteiramente subjugado à influência do astuto camponês, que, por um estranho capricho do destino, se tornou, de repente, muito mais poderoso do que o ministro mais preeminente.

É altura de fazer luz sobre as lendas que rodeiam Rasputine e de o colocar no devido nível — um camponês hábil e astuto, que deveu todo o seu sucesso e influência apenas e só ao fanatismo de poucos e ao interesse que muitos tiveram em dissimular-se atrás dele para levar a bom termo os seus desejos pessoais de riqueza e poder.

O MITO DE RASPUTINE
Detentor de todos os instintos de uma mente dominadora que as circunstâncias e a condição de vida em que nasceu o impediram de desenvolver, Rasputine tinha também uma força magnética indiscutível. Era esta que lhe permitia fazer uso da autossugestão e de até fazer sucumbir, por vezes, gente incauta às suas práticas hipnóticas.

Em certo sentido, Rasputine apareceu no centro da vida social russa no exato momento em que os seus ensinamentos se podiam tornar aceitáveis, uma vez que a sociedade russa fora profundamente abalada pela revolução que se seguiu à guerra japonesa e procurava, por toda a parte, um porto seguro.

"A Conspiração para Matar Lourenço de Médicis" de Eric Frattini

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Desde 1435, os Médicis, uma família florentina odiada, atacada e vilipendiada por muitos e vangloriada e louvada por outros, dirigiram a política dos estados italianos por meio de intrigas, diplomacia, finanças, conspirações, sequestros, torturas e assassínios. No dia 26 de abril de 1478, um grupo de conspiradores tentou pôr fim à vida de Lourenço de Médicis e do seu irmão Juliano na catedral de Florença. Teriam de ser mortos ao mesmo tempo para evitar qualquer tipo de represália, mas o plano dos assassinos falhou e abateu-se sobre eles uma atroz onda de vingança.


Os protagonistas desta história são Lourenço de Médicis, o duque de Urbino e o papa Sisto IV; os papéis secundários são desempenhados por Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Piero della Francesca e Angelo Poliziano. Os autores da conspiração nunca foram identificados com toda a certeza. Mas, passados 526 anos, um professor de História descobriu quem foi o verdadeiro cérebro por trás da conspiração, ao decifrar o «Código Simonetta».

"Zás! Trás! Pás!" Elisenda Roca e Cristina Losantos

Editor: Bertrand Editora 

Sinopse: O Duarte mudou de escola e está feliz com isso. Mas… ao fundo da sala estão duas crianças cuja forma de comunicar é bater, chutar, morder e puxar o cabelo. Isso tem de parar! Todos juntos vão encontrar uma solução.

Com esta história irás aprender a melhorar as tuas atitudes, a ultrapassar os obstáculos e a reforçar os valores necessários para conviver. Cada livro desta coleção é como que um treinador pessoal, servindo de pauta para que cresças e te relaciones com os outros em harmonia.

O Último Comboio para a Zona Verde de Paul Theroux

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Depois da grande narrativa de Viagem por África, que o levou do Cairo à Cidade do Cabo, Paul Theroux alimentou o desejo de percorrer a «margem ocidental» do grande continente, da Cidade do Cabo até ao Norte de África, passando por Angola. Porém, após visitar Angola, o incansável viajante decide interromper o seu caminho ascendente. As experiências-limite por que passou, a deceção com a decadência, a colonização pelo materialismo ocidental, a omnipresença da corrupção e da pobreza, além da perda da comunhão dos povos com a natureza terão feito desta a última viagem de Theroux ao Continente Negro. Viajando sozinho, atravessando a África do Sul e a Namíbia, chega a Angola para encontrar um mundo cada vez mais distante dos itinerários dos turistas e das esperanças dos movimentos de independência pós-coloniais.


Angola sai maltratada deste livro, assim como muitas figuras de proa de organizações humanitárias que operam em África com o apoio do Ocidente. Um documento impiedoso e de grande atualidade. Um livro-choque, em tom de reportagem e relato de viagem experimental entre cidades e desertos, florestas e longas praias africanas, sempre com uma honestidade implacável e desarmante.

"Pensa Digital, Mas Não Compliques" de Rui Pedro Silva

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: O livro fundamental para ajudar empresários e freelancer a digitalizar o seu negócio. Nunca a transformação digital se tornou tão urgente e quase um passo fulcral que assegure a sobrevivência de empresas das mais variadas dimensões, mas principalmente das pequenas e médias empresas.


Rui Pedro Silva, especialista nesta área, premiado internacionalmente pelo seu trabalho, apresenta neste livro, de forma prática, clara e acessível a qualquer gestor ou colaborador, formas de digitalizar, inovar e ter sucesso neste mundo que se tornou ainda mais acelerado depois das mudanças sociais e comportamentais dos consumidores internos e externos.

Através de passos simples, mas concisos, modelos de gestão, recursos e informações recentes sobre casos de sucesso ou insucesso de transformação digital, o autor quer ajudar o leitor a conseguir implementar uma estratégia vencedora, com objetivos, visão e foco.

Transformação digital: o quê, quando e porquê? | O que é então digitalizar uma empresa? | Quem deve ou não digitalizar? | Estratégias para a transformação digital. | Como utilizar toda a informação. | Como passar à implementação da transformação digital. | Como implementar uma gestão da mudança.

"A Mãe às Vezes Tem a Cabeça Cheia de Trovões - Um livro para aprender a lidar melhor com as emoções" de Bea Taboada

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Às vezes, a mãe tem nuvens na cabeça. Esquece-se do meu lanche e chegamos atrasadas às festas de aniversário.

Outras vezes, a mãe tem um arco-íris na cabeça. Canta no carro e dá-me milhões de beijinhos.
Às vezes, a mãe tem a cabeça cheia de trovões. Fala alto e aperta os dentes com força.
Será que eu também tenho nuvens, arco-íris e trovões na cabeça?

Uma história comovente que mostra a atenção que as crianças prestam às suas mães e como isso as ajuda a compreender e a lidar melhor com as suas próprias emoções.
Todos temos emoções. E todos lidamos com elas diariamente. Este livro é perfeito para as crianças perceberem que tanto elas como os adultos têm diversos estados de alma no dia a dia e que isso é perfeitamente normal.

"O Poder da Aceitação" de Lise Bourbeau

Editor: Pergaminho

Sinopse: «Todos aspiramos ao amor incondicional. É um apelo da nossa alma, que sente o desequilíbrio quando o ego, mais do que o coração, nos dirige a vida. Hoje em dia, sentimos este apelo da alma cada vez mais intensamente. Vivemos uma época de grande transformação interior, e fico muito feliz ao ver que as pessoas com que deparo, em todos os países em que trabalho, aspiram realmente a uma melhoria de qualidade de vida interior; é como se soubesse intuitivamente que, uma vez que o interior muda, o exterior muda também. É por isso que decidi escrever um livro sobre a aceitação, em todos os sentidos da palavra e em todos os tipos de situação. Desejo do fundo do coração que isso o ajude a assimiliar melhor o amor verdadeiro.»

"Cidade Participada: Arquitectura e Democracia. Operações SAAL - Algarve - 4" de Miguel Reimão Costa e Ana Alves Costa

Editor: Tinta da China

Sinopse: «Um dia, no Diário de Lisboa acabado de chegar, vinha mais uma grande notícia: o secretário de Estado da Habitação, arquitecto Nuno Portas, anunciava um programa nacional para eliminar, através de equipas sob responsabilidade de arquitecto, os bairros de barracas improvisadas e insalubres […]


Jornal debaixo do braço e a caminho da Meia Praia, para dar a novidade aos índios da Meia Praia, desconhecidos com quem nunca tinha falado. Eram os dias do 25 de Abril, a revolução não podia esperar, tinha de chegar depressa, para muitos dos seus destinatários acreditarem e assim a consolidarem. No dia seguinte, segunda visita e a intervenção das mulheres, movidas pela esperança, ajudou a quebrar as autodefesas mentais de protecção contra promessas, e os índios da Meia Praia acreditaram e deram os primeiros passos. A novidade correu o Algarve e criou uma dinâmica própria que fez movimentar outras populações.» — José Veloso

Depois dos volumes dedicados a Oeiras, S. Victor e Antas, a colecção Cidade Participada: Arquitectura e Democracia continua a registar de forma inédita os processos, as populações envolvidas e as consequências do grande projecto de habitação democrática do país, que nasceu com o 25 de Abril de 1974.

"A Grande Esmeralda" de Peter Holeinone e Tony Wolf

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Tantas histórias de aventura, mistério e magia para mergulhar no maravilhoso mundo de Tony Wolf! O que contará ele desta vez?


O Tom e a Penny são grandes amigos e vivem ao lado um do outro no coração da grande floresta, entreajudando-se de muitas maneiras. Mas, um dia, o terrível Attila, o rato com uma perna de pau, aparece na aldeia e rapta a Penny.

Conseguirá o Tom libertar a sua amiga das garras do Attila e do seu bando? E quem é o corajoso e misterioso leão que vai ajudar o Tom a chegar ao castelo negro que se ergue no fim do deserto?

O fantástico mundo do prestigiado ilustrador Tony Wolf numa belíssima coleção de livros cheios de aventuras, reviravoltas e muitos amigos novos para conhecer e amar.

"Sonhos à Beira-Mar" de Rosa E. Gantes

Editor: Kalandraka

Sinopse: Uma tarde de final de verão, Tainá, a protagonista deste "Sonhos à beira-mar", convida Luana, a sua pequena vizinha recém-chegada à vila, para irem brincar à beira-mar com o papagaio de papel que recebera pelo seu aniversário. As animadas brincadeiras das duas amigas, ao conseguirem pôr o papagaio a voar, depressa se transformam em confidências, quando param para o observar a elevar-se no céu. Emocionadas, contemplando o horizonte, acabam por confessar sentir saudades do país onde nasceram. As recordações que partilham, num diálogo intimista, antes de uma pequena peripécia as fazer de novo regressar ao entretenimento inicial, ajudam-nas a expressar e a compreender melhor os seus sentimentos e emoções. Em sintonia com este registo, as ilustrações de Rafa Antón, de um suave colorido, põem em relevo uma atmosfera de sonho e nostalgia, mas também de lazer e fruição do verão.


"Canina" de Andreia C. Faria

Editor: Tinta da China

Sinopse: Colecção de Poesia, dirigida por Pedro Mexia:

NOVO LIVRO DE ANDREIA C. FARIA, POETA VENCEDORA DO PRÉMIO AUTORES SPA DE 2018 E DO PRÉMIO LITERÁRIO FUNDAÇÃO INÊS DE CASTRO 2019

CANINA
Outra criatura se recorta nos meus gestos.
Outra que a devassa
a natureza, a melancólica prática da carne
acesa em lanhos vivos,
beiços, o mínimo arroubo de dentes
no escuro. Outra criatura pousa.
Come e dorme com regalo,
pela tarde beberica
esparsas brisas no caramanchão.
Odeia uns quantos, ladra muito.
Também ama, se entre o medo
um soldado lhe desarticula a alma
e sente-lhes o cheiro quando à terra
chegam ossos de indigesto esplendor.





cardapio.pt @ 3-8-2022 17:59:42


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros