Novidades Livros (18 a 24 de agosto de 2022)

cardapio.pt @ 17-8-2022 17:49:00

"Nunca Fiques Onde Já Não Estás" de Manuel Clemente

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Vivemos num mundo em que se prefere o medíocre, mas familiar e previsível, em vez do desconhecido e, quem sabe, potencialmente melhor. O pessimismo e o medo, tantas vezes infundados, levam-nos a ficar demasiado tempo em lugares, pensamentos e relações que já não são para nós.


Como poderemos nós viver de forma leve, se ainda carregamos pesos desnecessários? Como nos será possível apreciar o presente, se ainda o contemplamos com os olhos do passado? Como conseguiremos nós criar uma vida nova, se ainda repetimos padrões antigos?

SEM EXPERIÊNCIA, NÃO HÁ MATURIDADE. SEM MATURIDADE, NÃO HÁ EVOLUÇÃO.
Ninguém consegue sem tentar. Não basta querer e acreditar, é preciso mergulhar no processo individual e partir à descoberta de quem realmente somos — esta é a única viagem que importa fazer.
Porque não experimentar, de uma vez por todas, amar-nos como gostaríamos que nos amassem? Estamos sempre a tempo de descobrir que somos muito mais do que imaginamos.
Após o êxito de Não Forces, a Vida Flui, Manuel Clemente regressa com novas reflexões, histórias inéditas e inúmeros pensamentos capazes de nos fazer ver a vida como nunca a vimos.

Nunca Fiques Onde Já Não Estás não é um guia com soluções milagrosas nem métodos infalíveis. É antes uma travessia pelo nosso interior, pelas questões que nos inquietam e pelos bloqueios que nos impedem de viver em paz. Uma partilha profunda e sincera que nos permite tomar consciência das mudanças que precisamos de fazer.

"Volodymyr Zelensky Biografia em BD" de Michael Frizell

Editor: Edições Asa

Sinopse: Antes de ter sido eleito o sexto Presidente da Ucrânia, Volodymyr Oleksandrovych Zelensky era ator e comediante. Estava no auge da sua fulgurante carreira na televisão nacional ucraniana, a interpretar o papel de presidente na série O Servo do Povo, quando destronou o presidente em exercício ao vencer as eleições após uma campanha assente no combate à corrupção - com a Rússia a assistir a tudo.


A verdade é que, durante anos, a tensão entre a Ucrânia e a Rússia foi sendo cozinhada em lume brando, com esta última a anexar à força a Península da Crimeia e a procurar imiscuir-se nos assuntos internos da Ucrânia, e a Ucrânia a protagonizar mudanças sociais que afastavam paulatinamente o país do controlo moscovita.

Eis a biografia adaptada para BD do homem que, vendo a guerra rebentar-lhe nas mãos, se mantém firme na defesa do seu país contra um inimigo de maior estatura e manifestamente mais bem armado.

"José Saramago: A Literatura e o Mal" de Carlos Nogueira

Editor: Tinta da China

Sinopse: José Saramago não aceitava o princípio segundo o qual somos impotentes perante um sistema mundial inumano que estimula a desigualdade e a desumanidade. Para o escritor, cada um de nós pode e deve ser um factor de construção de uma nova Humanidade, convocando e aplicando dia-a-dia valores morais voltados para o bem comum.


Este ensaio pretende contribuir para a compreensão da problemática do mal quer em José Saramago, quer, a partir da sua escrita e do seu pensamento, na acção individual e na prática social e política (na vida ética): o mal substantivado na História em instituições como a Inquisição, a monarquia e outras formas de governo, e em poderes económicos como o do latifúndio alentejano anterior à Revolução de Abril e o dos mercados neoliberais; e o mal como princípio não acidental do humano, tão inscrito na nossa natureza como o bem e sempre em vias de se manifestar em múltiplas e (im)previsíveis formas.

"O Mestre e a Aprendiza" de Madeline Hunter

Editor: Edições Asa

Sinopse: No momento em que Rhys vê Joan no mercado a vender as suas delicadas peças de cerâmica, sente-se enfeitiçado. Não podia imaginar que, poucos dias depois, viria a salvar a mesma jovem da tortura de um povo impiedoso, disposto a castigá-la por um crime que não cometeu. Com ternura, cuida das feridas do seu corpo e da sua alma, e vontade não lhe falta de fazer muito mais…


Joan não lhe revela que em tempos viveu uma vida mais próspera. Por força das circunstâncias, trabalha agora às ordens de um amo, mas não desistiu de vingar os crimes que arruinaram a sua família. Quando descobre que Rhys se encontrou com o seu empregador e comprou o seu contrato de aprendiza, Joan fica furiosa, mas está decidida a não sucumbir aos encantos do belo homem. O seu corpo, porém, pede o contrário… conseguirá ela evitar ser subjugada pelo forte desejo que sente?

"Letizia, a Rainha Impaciente" de Leonardo Faccio

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Letizia, a Rainha Impaciente aborda todos os pontos fortes e contradições de Letizia Ortiz: a sua procura incansável pela perfeição, insatisfação contínua consigo própria, a sua ânsia por controlar tudo, mas também a sua tenacidade, audácia e rebelião.


A vida da mulher que em menos de 10 anos passou de viver num pequeno apartamento em Madrid para pivô de televisão, princesa e, finalmente, rainha de Espanha.

Depois de cinco anos e mais de 100 entrevistas, Leonardo Faccio disseca a personalidade desta rainha, a jornalista que renunciou à sua profissão, mas não às suas batalhas pessoais, para se tornar parte de uma monarquia em crise que se quer modernizar de forma a sobreviver.

"Força Vital" de Tony Robbins, Dr. Robert Hariri e Dr. Peter Diamandis

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Aos 54 anos, Tony Robbins estava a fazer snowboard quando uma queda aparatosa lhe deixou o ombro praticamente desfeito. Começava aí a sua via-sacra de consultas, cuja conclusão era sempre a mesma: ficaria com mobilidade reduzida.


O mais conhecido coach do mundo recusou-se a aceitar o diagnóstico - e começou à procura de alternativas. Pouco tempo depois, fez um tratamento pioneiro, à base de células estaminais, que não só o curou completamente como também acabou com uma dor de costas que já o acompanhava há quase uma década.

Não foi um milagre, foi apenas ciência. E deu início a um trabalho de vários anos, ao longo dos quais ouviu mais de cem especialistas mundiais na área da saúde. O resultado dessa investigação está condensado em Força Vital e é absolutamente surpreendente. Os inacreditáveis progressos tecnológicos na medicina regenerativa e de precisão levam a que, hoje, seja possível viver bem durante muito mais tempo.

"Paixão - Série Desejo - Livro 2" de Tracy Wolff

Editor: Edições Gailivro

Sinopse: Volume II da série paranormal bestseller Desejo.


Tudo me parece estranho desde que regressei ao Colégio Katmere.
Sou assombrada por fragmentos de dias de que não me recordo de ter vivido, na luta que encetei por entender o quê ou quem realmente sou. Quando me sinto novamente segura, o Hudson volta com um plano de vingança. Ele insiste que existem segredos que eu não conheço, que ameaçam criar uma rutura entre mim e o Jaxon para sempre. Mas, na minha opinião, há inimigos bem piores à nossa volta.

O Círculo é apanhado numa jogada de poder e a Corte dos Vampiros está a tentar arrastar-me para o mundo deles. A única coisa em que o Hudson e o Jaxon concordam é que deixar o colégio seria, garantidamente, a minha morte.

Não estou a lutar apenas pela minha vida, agora é a de todos que está em jogo. E tudo o que sei é que salvar as pessoas que amo vai obrigar-me a muito sacrifício. Talvez mais do que eu possa dar…

"Crime Antes da Oração da Tarde" de Richard Coles

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Bem-vindos a Champton, uma vila tipicamente inglesa onde a festa anual da flor é o tema de que todos falam. E o convidado especial deste ano é…um assassino.


O cónego Daniel Clement é o pároco de Champton, uma pequena vila no coração de Inglaterra. Serve a comunidade há já oito anos e partilha a casa paroquial com a sua mãe, Audrey, uma viúva obstinada e corajosa, mas ligeiramente irritante, e dois dachshunds, Cosmo e Hilda.

Quando Daniel anuncia do alto do seu púlpito um plano para uma instalação sanitária no interior da igreja - uma sanita, sacrilégio -, o seu rebanho mostra-se súbita e inesperadamente dividido. Cada um cava a sua trincheira e segredos há muito silenciados ameaçam devastar a aparente tranquilidade da povoação.

É então que Anthony Bowness, primo de lorde Bernard de Floures, benfeitor da vila, é encontrado sem vida junto dos bancos de trás da igreja - apunhalado no pescoço com um par de tesouras de poda! Impõe-se a intervenção de um detetive de lupa em punho, mas, à medida que o número de cadáveres vai crescendo, Daniel parece ser o único capaz de manter a união desta pequena comunidade… e apanhar o assassino.

"Trono Partido" de Victoria Aveyard

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: O regresso ao mundo fascinante e implacável de Rainha Vermelha


Com Trono Partido, Victoria Aveyard oferece-nos uma visão completamente nova do mundo obscuro e perigoso de Norta, dos reinos vizinhos e das personagens mais queridas da icónica série Rainha Vermelha.

Com mapas exclusivos, registos sobre a história de Norta e detalhes inéditos, Trono Partido é uma coletânea de textos sobre a lealdade, o poder, a amizade e as escolhas difíceis entre o coração e a razão num mundo em conflito. Cal, Mare, Maven, mas também Coriane, Farley e Evangeline estão de regresso para nos mostrar que, apesar das dificuldades, a esperança é o farol que nos deve guiar e estar sempre presente nas nossas vidas.

"A Ciência do Amor" de Ali Hazelwood

Editor: Desrotina

Sinopse: Para a neurocientista Bee, o amor é apenas um incidente neurofisiológico irremediavelmente instável e o verdadeiro inimigo das relações humanas cujos fundamentos neurológicos explora no dia a dia. Enquanto mulher a trabalhar na ciência, Bee é uma espécie em vias de extinção num mundo dominado por homens e, por isso, vive de acordo com um código muito simples: o que faria Marie Curie?


Se lhe fosse oferecido o cargo de liderança num projeto de neuroengenharia, Marie aceitaria sem hesitar. Claro! Mas a mãe da física moderna nunca teve de coliderar com Levi Ward, o arqui-inimigo académico de longa data de Bee que transforma o seu sonho num pesadelo de projeto. Mas quando Bee se vê numa situação romântica completamente irracional e precisa de pôr em risco o seu coração, a única pergunta que realmente importa é: o que fará Bee Königswasser?

Bee vai ter de escolher entre fazer o que deve ser feito, ou o que o seu coração manda.

"Stray Dog N.º 2" de VanRah

Editor: Edições Asa

Sinopse: Toru encontrou por fim Aki, que deverá proteger a partir de agora. Mas a tarefa revela-se mais difícil do que o previsto: a filha de Senri detesta os Lycans e não faz tenção de deixar que um deles entre na sua vida com essa facilidade.


Todavia, quando uma vaga de assassínios, causados por um Lycan Alfa, se abate sobre Ishtar, o Bird lança o seu mais temível exorcista na pista do demónio assassino em série. Aki poderá mesmo precisar de um Karat que a defenda… e Toru de um aliado que acredite na sua inocência!

"1822 - Das Américas Portuguesas ao Brasil" de Roberta Stumpf e Nuno Gonçalo Monteiro

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Quando se consumou a independência do Brasil: em 1822, quando foi proclamada, ou em 1808, com a chegada da corte ao Rio de Janeiro?

Como se pode explicar que o Brasil tenha nascido como uma monarquia constitucional no meio das recém-proclamadas repúblicas hispano-americanas?
De que forma, nos planos político, ritual e simbólico, a legitimidade dinástica se combinou com o novo estatuto atribuído à nação nos dois lados do Atlântico?
Qual o papel da imprensa e do publicismo nos anos de rutura?
De que forma o liberalismo político pôde coexistir com a escravatura?
Por que razão as diferentes capitanias do Brasil não se fragmentaram no processo de independência, como aconteceu nos territórios hispânicos vizinhos?
Como surgiu a ideia do Brasil como uma unidade política e dos brasileiros como uma identidade e uma cidadania diferenciadas?

A independência do Brasil foi um acontecimento decisivo da história de Portugal. É por isso que este livro se propõe a responder estas perguntas e outras mais, no ano em que se comemoram 200 anos sobre a independência do Brasil.

Autores: Alain El Youssef, Andréa Slemian, Isabel Corrêa da Silva, Isabel Lustosa,Jorge M. Pedreira, Miguel Figueira de Faria, Nuno Gonçalo Monteiro e Roberta Stumpf.

"Diário da República - Geringonças, pandemias, invasões" de João Pereira Coutinho

Editor: Dom Quixote

Sinopse: «O comentário político é sempre uma forma de sociologia selvagem. Ou, abreviando, de sociologia tout court. Vamos indo e vamos vendo, colhendo sinais aqui e ali, até surgir uma opinião que, como diriam os Gregos, está sempre situada entre a sabedoria e a ignorância. Pelo meio, logicamente, introduzem-se os nossos amores e ódios, sem esquecer uma pitada de delírio.»


  É esta a receita que João Pereira Coutinho aplicou entre 2015 e 2022 para entender o país e o mundo. O resultado é uma viagem ao nosso passado recente - do terrorismo à geringonça, da pandemia à invasão da Ucrânia - servida através de uma escrita sulfurosa, ácida e insolente.

"1177 a.C. - O Ano em que a Civilização Colapsou" de Eric H. Cline

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: O ano de 1177 a. C. foi um ponto de viragem para o mundo antigo. Grupos conhecidos como Povos do Mar invadiram o Egito. O exército e a marinha dos faraós conseguiram vencê-los, mas a vitória enfraqueceu o território, que depressa entrou em declínio, arrastando consigo as civilizações vizinhas.

Depois de séculos de uma extraordinária evolução cultural e tecnológica, as regiões mediterrânicas conheceram uma paragem abrupta. Grandes impérios e pequenos reinos colapsaram subitamente. Mas, sozinhos, os Povos do Mar não poderiam ter causado um colapso tão generalizado. O que foi, então, que aconteceu?
Apesar de a distância que nos separa destas civilizações ser superior a três milénios, são maiores os paralelismos do que se possa pensar à partida: embargos económicos, intrigas internacionais, desinformação militar deliberada, rebeliões, migrações e alterações climáticas.
E se estivermos apenas no início de uma nova tempestade perfeita de fatores de stress nas nossas sociedades? Haverá mais eventos cataclísmicos a caminho? Teremos resistência suficiente para ultrapassar o mais que nos for atirado ou caminhamos para o colapso dos múltiplos elementos que compõem a nossa complexa sociedade global?

"A Avó Lá de Cima e a Avó Lá de Baixo" de Tomie Depaola

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Publicado inicialmente em 1973, este álbum foi o primeiro que Tomie dePaola dedicou às suas recordações da infância. Numa narrativa autobiográfica, de cariz intergeracional, o autor aborda questões fundamentais da vida como o carinho, a família ou a perda dos entes queridos.

Nesta história plena de ternura, a passagem do tempo é representada a partir de dois planos, o quotidiano e o existencial, introduzindo-se, assim, subtilmente, o tema da velhice, esse mistério que só os anos ajudam a compreender. Por seu turno, o jovem protagonista, ao enfrentar, posteriormente, o processo do luto, passa por uma experiência que o ajudará a crescer e que, mais tarde ou mais cedo, todos nós acabamos por vivenciar.
Pelo recurso a uma ilustração figurativa, marcada por cores suaves e enquadramentos frontais, o autor consegue uma atmosfera impregnada de nostalgia e afeto, ao longo de um álbum que já se tornou num clássico da literatura infantojuvenil

"Farda Fardão Camisola de Dormir Fábulas para acender uma esperança" de Jorge Amado

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, e misturando personagens fictícias e figuras históricas, Jorge Amado reconstitui neste romance o ambiente político e cultural dos tempos do Estado Novo, em especial no Rio de Janeiro.


De vetustos eruditos a operários comunistas, de refinadas damas da sociedade a sórdidos torturadores, por estas páginas desfilam os mais variados tipos sociais, fazendo deste romance um painel vívido e colorido do Brasil de 1940 e do seu meio intelectual. No centro das atenções está a Academia Brasileira de Letras, onde se abriu uma vaga com a morte prematura do poeta boémio Antônio Bruno, em Paris, após ter tomado conhecimento da queda da cidade em mãos nazis. De maneira a escolher o seu substituto, dá-se então início a uma acirrada disputa que opõe as forças da cultura ao obscurantismo nazi-fascista.

Organizado em capítulos breves, como um espirituoso folhetim, Farda Fardão Camisola de Dormir é uma sátira leve e divertida ao conservadorismo político da elite, à hipocrisia das tradições familiares e à vaidade intelectual dos literatos. Mas é também, e acima de tudo, uma exaltação da liberdade, pois, mesmo sob a opressão e a tirania, «é sempre possível plantar uma semente, acender uma esperança».

"Pretty Things - A Arte de Ser Alguém" de Janelle Brown

Editor: Casa das Letras

Sinopse: O golpe de uma vida junta duas mulheres totalmente diferentes neste thriller sobre ganãncia, legado e traição que não se consegue largar.

Um romance incontornável para as fãs de Big Little Lies.

Nina acreditava que o seu chique curso de artes liberais conduziria a uma carreira gratificante. Quando esse sonho colapsou, começou, com a ajuda do seu namorado irlandês, Lachlan, a roubar miúdos ricos em Los Angeles. Nina aprendeu com a melhor mestre: a sua mãe foi a vigarista original, fazendo de tudo para dar à filha uma infância decente apesar da sua vida tumultuosa. Mas, quando a mãe fica doente, Nina fará de tudo para a ajudar, mesmo que isso signifique criar o mais audacioso e perigoso golpe da sua vida.

Vanessa é uma jovem herdeira privilegiada que queria deixar a sua marca no mundo. Em vez disso, torna-se uma influencer - viajando pelo mundo, recebendo roupas e produtos, e posando para fotos em lugares exóticos. Mas, por detrás da cobiçada fachada, está uma vida marcada pela tragédia. Depois de um noivado falhado, Vanessa retira-se para Stonehaven, a extensa propriedade de montanha da família: uma mansão que encerra segredos sombrios, não só do passado de Vanessa mas também sobre uma rapariga perdida e perturbada chamada Nina.

É nas margens do lago Tahoe que os caminhos de Nina, Vanessa e Lachlan colidem, levando as suas vidas entrelaçadas para um inverno de aspirações e desejo, duplicidade e vingança.

"Cagaster N.º 2" de Kachou Hashimoto

Editor: Edições Asa

Sinopse: Vários exterminadores foram assassinados e Kidow enfrenta, finalmente, o assassino em série que os matou. Mas, quando este último revela a sua verdadeira identidade, o choque é duro.


Um choque tanto mais duro quanto Ilie e o jovem rapaz são convocados para prestarem declarações em E-01…

"Citações e Pensamento"s de Fernando Pessoa

Editor: Casa das Letra

Sinopse: 100 excertos, 350 citações, 65 poemas, distribuídos por mais de 200 temas. Uma compilação única dos melhores textos de Fernando Pessoa.


Fernando Pessoa é popularmente conhecido como um dos maiores poetas portugueses, mas a sua obra como pensador é fracamente conhecida. Este livro é o produto da selecção e recolha de textos do autor por toda a sua obra, dispersa pelos mais variados livros editados após a sua morte como compilações dos seus manuscritos. Portador de uma sabedoria lúcida que poderia rivalizar com os maiores filósofos, a par de uma capacidade de expressão prática em pequenos textos, Pessoa oferece momentos de reflexão sobre temáticas intemporais, escritas de uma forma única, numa filosofia que não descura a prática, envolta sempre de algum sentido poético.

"O Homem que Caiu na Terra" de Walter Tevis

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Um verdadeiro clássico da ficção científica que nos faz confrontar com a imagem que temos de nós, humanos, quando pensamos no nosso lugar na terra.


Thomas Jerome Newton vem de Anthea para a Terra numa missão desesperada: salvar os poucos habitantes que ficaram no seu longínquo e desconhecido planeta. O primeiro passo é construir, aqui, uma nave que traga os 300 seres da sua espécie de um planeta sem água - e onde os outros recursos são cada vez mais escassos - para a Terra.

Com uma inteligência bastante superior à dos humanos, Newton torna-se rapidamente um empresário muito bem-sucedido, na área das patentes tecnológicas, mas descobre também a solidão, a ausência de esperança e o álcool.

Esta imagem do ser extraterrestre confrontado com o lado mais humano da vida na Terra oferece-nos uma finíssima parábola da década de 1950, do início da Guerra Fria e das mudanças que o mundo enfrentava nesses anos de extraordinária viragem.

A força da escrita e a tensão poética desta delicada história permitiram fazer de O Homem que Caiu na Terra - adaptado ao cinema em 1963, por Nicolas Roeg, com David Bowie a estrear-se no grande ecrã como protagonista - uma das ficções científicas mais realistas de sempre, uma metáfora perfeita da angústia e da solidão existenciais da espécie humana.







cardapio.pt @ 17-8-2022 17:49:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros