Novidades Livros (29 de setembro a 5 de outubro de 2022)

cardapio.pt @ 28-9-2022 16:26:00

"Sobre Isto Ninguém Fala" de Patricia Lockwood

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Com este que é o seu primeiro romance, e que prenuncia uma carreira literária de grande fulgor no género, Patricia Lockwood foi finalista do Booker Prize, do Women’s Prize for Fiction e do Center for Fiction First Nov­el Prize de Nova Iorque nas edições do ano passado, vencendo, em 2022, o Dylan Thomas Prize, um dos mais prestigiantes prémios literários internacionais para jovens autores. Um dos melhores romances da literatura contemporânea - absolu­tamente atual, absolutamente original - Sobre Isto Ninguém Fala é um espelho em que nos vemos e um ponto de interrogação: haverá vida depois da internet?


Vídeos ridículos, memes delirantes, notícias falsas, fact-checking, comentários furiosos, opiniões sensatas, fotografias de gente feliz, atualidade política, gatos. Quando cruzamos a primeira página deste romance, a protagonista ganhou notoriedade devido aos seus posts numa rede social e viaja pelo mundo ao encontro de fãs apaixonados. Espaço virtual como espaço vital, sente-se totalmente absorvida pela nova linguagem e etiqueta daquilo que designa como «o portal» e debate-se com a convicção inabalável de que os seus pensamentos são agora ditados por um coro de vozes infinito.

Contudo, ameaças existenciais começam a ganhar forma - as alterações climáticas, a precariedade económica, a ascensão política de um «ditador» por nomear ou uma epidemia de solidão -, e ela e os seus posts lançam-se num salto cada vez mais fundo no vazio do portal: uma avalancha de imagens e palavras que se acumulam num ecrã pós-sentido, pós-ironia, pós-verdade, pós-seja-o-que-for.

De súbito, duas mensagens da mãe quebram o fluxo: «Tenho más notícias» e «Quão cedo podes vir para cá?» Quando a vida real e as suas exigências colidem com a índole cada vez mais bizarra do portal, esta mulher confronta um mundo que parece conter tanto uma abundância de provas de bondade, de empatia e de justiça, quanto uma torrente de indícios do contrário.

Com a forma curta e fragmentária do discurso online, Sobre Isto Ninguém Fala é ao mesmo tempo uma carta de amor ao scroll interminável e uma profunda e moderna meditação sobre o amor, a linguagem e as relações humanas, por uma nova e excecional voz da literatura americana.

"Pode o Vento Soprar…" de Sasha Quinton

Editor: Minutos de Leitura

Sinopse: A vida nem sempre corre suavemente. Por vezes, o vento pode soprar, mas lembra-te: tu és capaz das coisas mais difíceis. Um livro deslumbrante que põe em palavras o que todos os pais desejam aos filhos, à medida que estes começam a enfrentar os desafios da vida. Com páginas recortadas e um texto poético e sensível, este livro é um verdadeiro tesouro para partilhar e estimar.

"O Rei-Sombra" de Maaza Mengiste

Editor: Tinta da China

Sinopse: ETIÓPIA, 1935

Sob a ameaça iminente do exército fascista de Mussolini, Hirut, uma jovem que acaba de perder ambos os pais, esforça-se por se adaptar à sua nova vida como criada. O seu recente patrão — Kidane, oficial do exército do imperador Haile Selassie — está absorvido na missão urgente de reunir os melhores homens e de os preparar para a invasão italiana. Hirut e as outras mulheres anseiam por fazer mais do que tratar dos feridos e enterrar os mortos. Quando o imperador foge para o exílio e a Etiópia rapidamente começa a perder a esperança, é Hirut quem possibilita um plano para manter o moral. Mas como poderia ela prever que em breve enfrentaria a sua própria guerra pessoal, como prisioneira de um dos mais vis oficiais italianos?

LIVRO FINALISTA DO BOOKER PRIZE 2020

"As Armas da Rainha" de Anne Bishop

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Apesar de jovem, Daemonar Yaslana já é um líder - característica que partilha com o pai, Lucivar, e com o tio, Daemon. Protetor da sua irmã Titian, é igualmente responsável por refrear as ideias mais aventureiras da prima Jaenelle Saetien. Contudo, quando uma jovem eyriena ataca Titian, a retaliação de Daemonar é implacável, deixando-o sob a tutela de Feiticeira, a Rainha que muitos pensam ser apenas um mito antigo.


Quando alterações perturbadoras começam a afetar a família, Daemonar apercebe-se de que uma maldição pode estar a ressurgir. Juntamente com o pai e o tio, ele terá de descobrir a fonte deste mal - e Daemon Sadi, o Senhor Supremo do Inferno, pode ser forçado a fazer uma escolha devastadora.

"Mais Rico, Mais Sábio, Mais Feliz - Como Os Maiores Investidores Vencem no Mercado e na Vida" de William Green

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Como os Maiores Investidores do Mundo Vencem no Mercado e na Vida. O que têm os grandes investidores que nós não temos? Claramente, um toque de Midas - mas será que podemos aprender a usá-lo? E o que nos podem ensinar além da arte de fazer dinheiro? Em Mais Rico, Mais Sábio, Mais Feliz, William Green reúne a sabedoria dos melhores investidores, que entrevistou ao longo de 25 anos - como Sir John Templeton, Charlie Munger, John C. Bogle, Ed Thorp, Bill Miller, Joel Greenblatt ou Howard Marks. E descobriu pontos em comum entre eles. Apesar de pensarem fora da caixa, são em geral racionais e objetivos: procuram maximizar as oportunidades de sucesso a longo prazo e minimizar o risco de perdas catastróficas. São disciplinados, têm uma grande resistência à dor e enriquecem-se com ensinamentos de diferentes campos. Com eles também podemos aprender a pensar melhor, tomar decisões, avaliar os riscos, desenvolver a resiliência e transformar a incerteza numa vantagem.


Neste livro, Green leva uma visita guiada às vidas e pensamentos de mais de 40 superinvestidores. Entramos nos seus escritórios, nas suas casas e nas suas cabeças. E, como refere o The Washington Post, saímos de lá com muitas "pérolas de sabedoria", que nos enriquecem pessoal e financeiramente.

"Comporta Aberta - Retratos de uma Comporta Antiga" de Cidalisa Guerra

Editor: Editorial Novembro

Sinopse: «As memórias sabem mais do que nós, não tenho dúvidas. Este é um livro de memória e pós memória; as que retive e as que me foram transmitidas. Recordações que ficaram num pedaço de papel encontrado entre as folhas de um livro, um postal, uma foto, e lá vamos nós remexer nas memórias que muitas vezes são sofridas. Outras alimentam e transportam-nos ao presente. Intensas, porque as leves não tiveram ocasião de o ser. São minhas e estão-me cravadas na alma com uma tinta que alimenta a caneta para contá-las.

São histórias de vidas de uma Comporta antiga, que têm nome, mas poderiam não tê-lo. Vestem a pele de uma comunidade. Contadas por um narrador que lhes conhece por dentro os recantos, os espaços sombrios e aprendeu a desviar-se das urtigas porque as sentiu na pele. São histórias de uma gente laboriosa que sussurrou ao vento as dificuldades.
Este é o meu contributo para que não morra a memória coletiva de um pedaço de uma África Metropolitana, feita de suor e muitas lágrimas, mas também de uma alegria e riqueza cultural genuínas, que não precisa de grandezas materiais para sê-lo.»

"A Caixa" de Min Flyte

Editor: Minutos de Leitura

Sinopse: Quatro crianças encontram brinquedos dentro de caixas de cartão. Divertem-se muito com os brinquedos, mas, pouco depois, o interesse por estes desvanece, e a sua atenção vira-se para as caixas em si. O que poderiam fazer com tantas caixas, grandes e pequenas? Um livro com abas para abrir, interativo e inspirador. Explora as possibilidades criativas e as brincadeiras sem fim que uma simples caixa de cartão pode proporcionar!

Selecionado pelo PNL.

"Gravidade Zero" de Woody Allen

Editor: Edições 70

Sinopse: Gravidade Zero é o quinto livro de textos humorísticos de Woody Allen, um artífice de prosa hilariante que conquistou um alargadíssimo séquito de leitores.


Sejam os textos sobre cavalos que pintam, carros que pensam ou a vida sexual de celebridades, Woody Allen é sempre original, sofisticado, extremamente observador e, o mais importante, implacavelmente engraçado.

"O Futuro da Inteligência Artificial" de Martin Ford

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: A inteligência artificial (IA) já não é apenas um cenário de um futuro distante. Ela já está aqui, e muitas vezes nem nos apercebemos disso. Por exemplo, se tem um smartphone, já tem uma IA consigo. No ciberespaço é impossível não recorrer à IA. E ela já transformou em maior ou menor medida quase todas as áreas das nossas vidas, desde os diagnósticos dos médicos ao modo como nos relacionamos com os nossos amigos ou como lemos as notícias. Mas a verdadeira revolução ainda não chegou: prevê-se que a IA venha a ter impactos na economia, nas políticas públicas, na ordem social e na gestão dos Estados, no emprego, na criatividade, na inovação e na definição de energias sustentáveis.


E, embora Martin Ford alerte para os perigos que lhe estão associados (enviesamentos raciais e sociais, vigilância abusiva, manipulação de conteúdos e áudios ou vídeos gerados pela IA de eventos falsos) e para a necessidade da sua regulamentação, a visão do autor é simultaneamente positiva e otimista, destacando as vantagens da IA na resolução de problemas científicos, como, por exemplo, no empenho para reduzir o impacto das alterações climáticas e na gestão de pandemias.

Podemos achar que os perigos da IA são maiores do que os benefícios, ou podemos até ter a opinião contrária, mas o que é imprescindível é conhecê-la para melhor compreendermos o mundo que aí vem. Este livro é o guia para tudo o que precisa de saber.

"Foge, Rose, Foge" de Dolly Parton e James Patterson

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Um livro feito de perigos e desejos. Cada música conta uma história.

Rose é uma estrela em ascensão, e canta sobre a vida difícil que ficou para trás. Também está em fuga. Encontra um futuro, larga um passado. Foi para Nashville a fim de reclamar o seu destino. É também ali que a escuridão da qual fugiu pode encontrá-la. E destruí-la.
Foge, Rose, Foge é uma história que apenas a adorada artista número 1 dos Estados Unidos e o escritor mais vendido poderiam ter criado.
Em ascensão e em fuga, uma jovem cantora e compositora chega a Nashville para reclamar o seu destino, mas é também ali que a escuridão da qual fugiu pode encontrá-la e destruí-la.

De uma das reconhecidas estrelas da música americana e do seu maior autor de trhillers chega-nos um livro sobre uma jovem cantora e compositora em ascensão e em fuga, e decidida a fazer o que for preciso para sobreviver.

"Pedaços de Vidas" de Maria Celestina Fernandes

Editor: Editorial Novembro

Sinopse: «Pedaços de Vidas é uma coletânea que reúne contos de temática diversa, cujas personagens vagueiam por diferentes paragens - mato, cidade, areia, asfalto, mar, intra e extrafronteiras de Angola. Pelas narrativas, muitas delas imbuídas de hábitos e costumes da terra, perpassam episódios de encontros e desencontros, amor e desamor, dor e luto, ganhos e perdas, resiliência, fé, conformação, gratidão, humor, riso e lágrimas...


No final, equiparei o resultado do trabalho a uma manta de retalhos, um patchwork conjuntado de pedaços, catados aqui, ali e mais além ao longo de décadas de caminhada, após baralhados e cerzidos a mando das recordações e do fluir da imaginação. »

In contracapa
Pedaços de Vida

"Enciclopédia das Emoções"

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Explora mais de cinquenta emoções através das tuas personagens e cenas preferidas dos filmes da Disney e da Pixar. Enciclopédia das Emoções: Factos sobre Sentimentos é uma ferramenta fundamental nas conversas com as crianças, para apoiar e incentivar o seu crescimento e desenvolvimento emocional.

"Flores ao Amanhecer" de Manuel Teixeira

Editor: Editorial Novembro

Sinopse: «Se a poesia é o berço da língua de um povo, nestes poemas temos o pulsar das emoções nas veias da louca paixão, cujo sangue é a tinta que nela brota como um rio que corre para o mar. Aquele mar que o autor tanto invoca como sendo o lugar dos seus segredos e das suas declarações de amor, sob o teto da noite com a lua como testemunha.


Como gostaria de
sentir a beleza da maresia
suas ondas em Ti a ondular
com ternura o teu corpo abraçar 

Todas estas nervuras, ora poéticas ora sensórias, são eivadas de saudade e desejo plangente no poético sentido.
São lastro de vivência de um homem assumidamente apaixonado com aspirações únicas, mas comuns ao mais comum dos mortais, o amor e a felicidade que tanto reclama e proclama.»

Manuela Bulcão (in Prefácio)  

"Os Perigos do Imperador Um romance do Segundo Reinado de Ruy Castro

Editor: Tinta da China

Sinopse: No ano de 1876, D. Pedro II, imperador do Brasil, embarcou num vapor rumo aos Estados Unidos da América para as comemorações do Centenário da Independência. A viagem de cortesia, relatada de perto pelo jornalista americano James O’Kelly desde que partem do Rio de Janeiro, tinha tudo para ser um amigável passeio cultural, enfeitado de belas parangonas. Nos bastidores, porém, planeava-se um tiro certeiro para alvejar o monarca durante uma apresentação do icónico circo Barnum & Bailey, abrindo finalmente caminho para a proclamação da República.


Em Os Perigos do Imperador, Ruy Castro está de volta à ficção, mas sem perder de vista a experiência de grande biógrafo — a trama sucede-se, empolgante, a par da reconstituição habilidosa da atmosfera dos EUA e do Brasil do século xix, com algumas das maiores personagens e dos maiores feitos da época, deixando o leitor entre os factos e a imaginação.

"Odes e Epodos" de Horácio

Editor: Tinta da China

Sinopse: As Odes e os Epodos de Horácio (65-8 a.C.) constituem um marco da poesia latina e universal. São verdadeiros monumentos literários que sobreviveram praticamente intactos a cerca de dois milénios de história. Nesta edição, apresenta-se a sua tradução integral em verso, assim como a do Cântico Secular, com uma introdução a cada obra e, para cada poema, uma sinopse, notas e comentários. Os Epodos (30 a.C.) são uma colecção de poemas compostos num ambiente político conturbado, com o homem que a posteridade conheceria como César Augusto a caminho de se tornar o primeiro imperador de Roma; nestas composições, a ironia, muitas vezes cruel, convive com a pureza estilística e a mestria artística que celebrizariam o seu autor no Ocidente.


Já os quatro livros de Odes (23 a.C. - c. 11 a.C.) tornariam Horácio um dos grandes nomes da história da literatura mundial, com poemas que continuaram o exercício lírico dos gregos arcaicos e os transpuseram para o ambiente romano, cantando a brevidade da vida, a inevitabilidade da morte, o amor, o vinho e o poder da poesia em versos e expressões que se imortalizaram — como o famoso carpe diem da ode I, 11 ou a aurea mediocritas da ode II, 10.
Com tradução, introdução e notas de Pedro Braga Falcão.

"Senhor da Guerra" de Bernard Cornwell

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Na batalha final, ele terá de fazer uma escolha definitiva…

Depois de anos a lutar para reclamar a sua casa, Uhtred regressou à Nortúmbria. Apesar de o seu lar estar seguro, Uhtred está longe de estar a salvo. Para lá das muralhas da sua impenetrável fortaleza, tem início uma disputa pelo poder.

No Sul, o rei Æthelstan unifi cou os três reinos do Wessex, Mércia e Ânglia Oriental - e agora está concentrado em alcançar o sonho do seu avô Alfredo.
No Norte, o rei Constantino e outros líderes escoceses e irlandeses procuram estender as suas fronteiras e expandir o seu domínio.

Uhtred é apanhado no centro do confl ito. Ameaçado e aliciado por todos os lados, ele enfrenta uma escolha impossível: afastar-se da disputa, arriscando a sua liberdade, ou avançar para a mais terrível batalha que a Britânia alguma vez viveu. Apenas o destino poderá decidir o resultado.

"O Príncipe do Deserto" de Peter V. Brett

Editor: Edições Asa

Sinopse: Autor bestseller da saga Ciclo dos Demónios. Cinquenta anos passaram desde o fim da guerra com os demónios, criaturas das trevas que atormentaram a humanidade por tempos sem fim. Os heróis entre os homens que defenderam os seus pares, tornaram-se heróis, matérias de lendas, outros mantém-se a lutar a batalhar as suas sombras.

Olive Papel e Darin Fardos cresceram neste novo e pacifico mundo. Os Demónios pereceram, mas os perigos ainda espreitam para os descendentes dos dos heróis. Olive, a Princesa do Outeiro, tem toda a sua vida delineada pela sua mãe, a Duquesa Leesha Papel. Em passo firme ao longo de uma lista de afazeres para preparar a sua sucessão. Quanto mais a sua mãe escreve esse guião, mais Olive se rebela contra os personagens que a mãe quer que ela interprete.

Darin enfrenta desafios de outra natureza. Apesar de livre para escolher o seu caminho, o peso do seu legado é um peso nos seus ombros. Não é fácil ser o filho do homem que dizem ter salvo o mundo. Todos esperam grandeza por parte de Darin, mas a única coisa em que ele tem sido bom é a esconder-se.
Mas quando Olive e Darin atravessam as guardas certa noite, descobrem que os demónios afinal não desapareceram e aqueles que ficaram estão sedentos de vingança. Os acontecimentos precipitam-se e só a Profecia pode antever o que os espera, à medida que Olive e Darin procuram os seus devidos lugares no mundo a tempo de o salvar novamente.

"Fake News - Não te Deixes Enganar! -Guia prático sobre noticias falsas e desinformação" de Simona Levi e Marc Planas

Editor: Edições Asa

Sinopse: Vivemos em plena era da informação. Nunca antes tivemos um acesso tão fácil a tanta informação! Mas tanta informação pode gerar confusão, mais ainda devido ao inegável fenómeno de criação de informações falsas, conhecidas globalmente como fake news. Este guia, de consulta fácil e com linguagem simples e clara, vai dar-te as ferramentas necessárias para distinguires a verdade da mentira, seja numa notícia que circula na nternet, no discurso de um orador ou no vídeo do teu influencer favorito.

"Um Crime de Categoria" de John le Carré

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Stella Rode perturbou por duas vezes os velhos claustros do distinto Colégio de Carne: primeiro por ser do tipo errado, com os seus paninhos de renda e patos de porcelana, e seguidamente ao ser assassinada.


Miss Ailsa Brimley, diretora de uma pequena revista, recebe uma carta de uma leitora aflita: «Não sou doida e sei que o meu marido anda a tentar matar-me.» Antes de se dirigir à polícia, Miss Brimley lembra-se de pedir ajuda a George Smiley, seu ex-colega dos Serviços, para perceber se haverá fundamento nestas palavras. Porém, a carta chegou demasiado tarde: a sua autora, Stella Rode, foi já encontrada morta. Esta estranha sequência de eventos aguça a curiosidade de Smiley que, estando desocupado e a precisar de uma mudança de ares, decide ir a Carne para tentar resolver o enigma. Ao fazê-lo, irá descobrir muito mais do que um mero crime passional - em vez disso, dará por si a desvendar, camada por camada, a complexa rede de segredos e ódios que se esconde por baixo do respeitável verniz de Carne.

"Como um Suspiro" de Ferzan Ozpetek

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Num domingo de manhã como tantos outros, Sergio e Giovanna esperam os seus melhores amigos, que convidaram para almoçar. Estão a tratar dos últimos preparativos quando uma desconhecida aparece à sua porta, pedindo para ver a casa. Ela explica que viveu lá há muitos anos com a irmã e que veio de Istambul de propósito para revisitar a casa. O seu nome é Elsa Corti e traz na mala um maço de cartas envelhecidas endereçadas a sua irmã Adele, que nunca foram abertas e escondem um segredo terrível.


Quem é aquela estranha mulher? Que mistério se esconde para lá da janela da cozinha através da qual continua a olhar? E que mentiras estão ocultas por detrás da amizade de Sergio, Giovanna e os seus convidados?
Através de capítulos alternados, ficamos a conhecer a vida das duas irmãs - e a cisão que as separou há cinco décadas. As cartas não lidas de Elsa são alternadas com as memórias atuais de Adele. Apenas no final nos é revelado como as duas irmãs, em tempos apaixonadas pelo mesmo homem, reagiram de maneira muito diferente a um trauma idêntico.

"O Guia Completo sobre Absolutamente Tudo* *Versão reduzida" de Adam Rutherford e Hannah Fry

Editor: Desassossego

Sinopse: Ao contrário do resto da vida no planeta (até onde sabemos), os humanos evoluíram com um insaciável desejo de dar sentido ao mundo que os rodeia. Contudo, os nossos sentidos e intuição são frequentemente enganadores - o mundo parece plano e as estrelas estão aparentemente fixas no firmamento. Foi por isso que o ser humano inventou a matemática e a ciência, as ferramentas fundamentais para explicar como o mundo realmente funciona. Neste livro, Hannah Fry e Adam Rutherford investigam os mistérios do dia a dia (o seu cão gosta de si?) e as questões controversas do Universo.


Como será o fim do mundo e quando acontecerá? O que é o tempo? Porque é que os animais têm determinada forma e tamanho?
Ao abordarem estas questões e muitas outras com rigor científi co (e algum humor), Rutherford e Fry celebram a estranheza do cosmos ao mesmo tempo que revelam os seus segredos.

"Camões" de Luís de Camões

Editor:  Vírgula de Interrogação Editora

Sinopse: Nenhuma arte escrita nos invade a alma como a poesia. Palavras de tal forma imbuídas do sentir que nos é impossível escudar contra a forma como esse sentimento, escrito por outro, reverbera em cada um de nós. Uma reverberação rica e variada que é difícil de demonstrar. E para este fim não há como a imagem, fluida, viva e colorida.


É desta associação de ideias que nasce a coleção de Poesia Gráfica em que aliamos ao poema a representação gráfica com a qual o ilustrador o interpreta, e a riqueza dos trabalhos obtidos resulta numa experiência multissensorial com que esperamos estimular o leitor.

Arrancamos com o poeta clássico português por excelência, Luís Vaz de Camões. Um autor lido e interpretado por vozes incontáveis que dir-se-ia que tudo foi já extraído da sua obra.

O volume que vos apresentamos prova o contrário. Camões é hoje tão intenso como sempre foi. Lido e visualmente interpretado, para vosso deleite.






"A Valsa do Adeus" de Milan Kundera





cardapio.pt @ 28-9-2022 16:26:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros