Novidades Livros (13 a 19 de outubro de 2022)

cardapio.pt @ 12-10-2022 16:13:54

"Pompeia" de Robert Harris

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Ano 79 D.C. Faltam 48 horas para a catástrofe. Intriga política, corrupção e suspense pela mão do mestre do thriller histórico.


É uma semana sufocante e estamos no final de agosto de 79 d.C. que lugar melhor para passar os últimos dias de verão do que a baía de Nápoles? Ao longo da costa, os cidadãos mais ricos do império relaxam nas suas luxuosas vilas; a frota mais poderosa do mundo descansa, pacífica, em Misenum. Apenas um homem parece preocupado.

Marcus Attilius Primus acaba de ficar encarregado do Aqua Augusta, o enorme aqueduto que abastece de água potável os 250 mil habitantes das nove cidades da baía de Nápoles, e, pela primeira vez em gerações, a seca ameaça chegar. O antecessor do jovem engenheiro desapareceu e há um problema algures nos noventa quilómetros da linha principal, a norte de Pompeia, nas encostas do Vesúvio.

Responsável, respeitável, prático e incorruptível, Attilius garante a Plínio, comandante da frota imperial, que pode resolver o problema do aqueduto antes que os tanques de reserva fiquem sem água. Mas enquanto ele se dirige para o Vesúvio, descobre que em Pompeia, para lá da violência e da corrupção política, existem forças que nem o mais poderoso império do mundo pode controlar...

"O Tamanho do Mundo" de António Lobo Antunes

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Por entre os estalos dos móveis da sua casa em Lisboa, um idoso observa o outro lado do Tejo enquanto se perde nas memórias sobre uma cave e um pequeno jardim com um baloiço.


Independentemente de ter acabado por se tornar presidente de uma grande empresa, o sucesso jamais debelou a perda daquele tempo, acorrendo repetidas vezes ao local e imaginando que as pequenas coisas e as personagens (mais significativas, como a filha, ou mais casuais, como uma senhora que passa com um carrinho das compras) se mantêm intactas, tal qual um tempo impoluto.

"Ligação Fatal" de Harlan Coben

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Ele é mais conhecido por rapaz do bosque. Mas o seu nome é Wilde e o segredo mais sombrio da sua família pode estar prestes a ser revelado.


Ele é conhecido como Wilde, o rapaz do bosque. Cresceu sem saber nada sobre os seus pais e ainda menos sobre a sua própria identidade. Até agora. Quando a correspondência num banco de dados de ADN o põe no encalce de um parente próximo - um primo em segundo grau, o único membro da família que alguma vez conheceu -, Wilde pensa que pode estar prestes a resolver o mistério de quem ele realmente é. Só que essa ligação fatal desaparece tão rapidamente quanto surgiu. Destemido, Wilde continua a procurar, não desiste, e acaba por ficar preso a uma comunidade secreta cujo objetivo é desmascarar trolls online.

Então, uma a uma, as pessoas começam a morrer, e rapidamente se percebe que um serial killer está a atacar aquela comunidade secreta. A próxima vítima? Bem, pode até ser o próprio Wilde.

"O Caso Christie" de Nina de Gramont

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Porque desapareceu durante 11 dias a mais célebre autora de policiais e mistério? O que leva uma mulher a um desespero que justifique destruir o casamento de outra mulher? E quão fervoroso pode ser o desejo de vingança? Prepare-se para uma brilhante recriação de um dos maiores mistérios do século XX…


Em 1925, Nan O’Dea infiltra-se no mundo exclusivo e rico da escritora Agatha Christie e do seu marido, Archie. Um mundo de festas de sociedade sofisticadas, fins de semana passados em mansões no campo e uma notoriedade literária cada vez maior. Torna-se, em todos os sentidos, parte integrante da vida deles - primeiro, do casal Christie; depois, apenas de Archie. Não tardará a que Nan se torne também amante dele, desesperada por se casarem, atraindo-o com os seus encantos para longe de Agatha. Mas o plano de Nan não teve início no dia em que conheceu o casal Christie, mas muito antes, décadas atrás, na Irlanda.

Nesse tempo, Nan e o homem dono do seu coração eram metades perfeitas um do outro, para sempre destinados a permanecer juntos - até que a Grande Guerra, uma pandemia e um chocante segredo os separou. Mais tarde, atos de uma crueldade indizível impediram o reencontro num amor que não se pode esquecer. Quem sabe se a senhora Christie não tem algo que Nan deseja, além do marido?
O que pode levar alguém a tornar-se um assassino? De que seria capaz uma pessoa por amor? Que tipo de crime pode ser imperdoável? O mistério brilhante e inesquecível de Nina de Gramont dá resposta a estas e a ainda mais perguntas..

"Monstros Fantásticos - Os Segredos de Dumbledore: O argumento completo do filme" de J. K. Rowling e Steve Kloves

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Bem-vindos ao argumento completo e oficial de Monstros Fantásticos - Os Segredos de Dumbledore.


O professor Albus Dumbledore sabe que o poderoso feiticeiro Negro, Gellert Grindelwald, se está a preparar para tomar o poder no Mundo dos Feiticeiros. Incapaz de o travar sozinho, encarrega o magizoologista Newt Scamander de comandar uma equipa intrépida de feiticeiros, feiticeiras e um corajoso padeiro Muggle, que embarcam numa perigosa missão, na qual encontram velhos e novos monstros e se batem contra a crescente legião de seguidores de Grindelwald. No entanto, quando está tanto em jogo, como conseguirá Dumbledore manter-se à margem?

Monstros Fantásticos - Os Segredos de Dumbledore é o guia perfeito para o fi­lme e convida os leitores a explorarem cada cena do argumento completo escrito por J. K. Rowling e Steve Kloves.

As rubricas especiais incluem conteúdos dos bastidores, comentários de David Yates, David Heyman, Jude Law, Eddie Redmayne, Colleen Atwood e muito mais.

"A Família Netanyahu" de Joshua Cohen

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Corbin College, não exatamente no norte do estado de Nova Iorque, inverno de 1959-1960: Ruben Blum, historiador judeu - mas não historiador de judeus - é designado para integrar um comité de seleção que vai analisar a candidatura de um académico israelita exilado, especializado na Inquisição da Península Ibérica.


Quando Benzion Netanyahu - pai de Benjamin Netanyahu, que viria a ser primeiro-ministro de Israel - comparece a uma entrevista levando consigo a mulher e os três filhos, Blum recebe relutantemente em sua casa uns hóspedes cujo comportamento põe em causa o seu estilo de vida americano. Misturando ficção com não-ficção, o romance de ambiente universitário com a aula magistral, A Família Netanyahu é uma comédia desenfreadamente inventiva e irreverente de integração, identidade e política, que apresenta ideias e conflitos tão voláteis quanto a sua trama é segura.

No apogeu do seu talento, Joshua Cohen dá-nos uma versão ficcionada de uma visita que realmente existiu, construindo a partir dela um romance histórico mordaz e linguisticamente exímio sobre as ambiguidades da experiência judaico-americana.

"Harry Potter e a Ordem da Fénix - Edição ilustrada" de J. K. Rowling; Ilustração: Jim Kay e Neil Packer

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Alcançou a porta negra, mas não conseguiu abri-la... ficou a contemplá-la, querendo desesperadamente entrar... do outro lado, encontrava-se algo que desejava do fundo do coração... um prémio que excedia o mais louco dos seus sonhos...


No esplendor decadente do lar ancestral de Sirius Black, a Ordem da Fénix reúne-se à sombra da guerra que se aproxima. à medida que Lord Voldemort fica mais forte, os seus pensamentos invadem o sono de Harry Potter, ameaçando os seus sonhos e revelando uma obsessão pela poderosa magia que se encontra nas profundezas do Departamento de Mistérios…

Num ano repleto de segredos e subterfúgios, todos os pormenores da vida escolar serão examinados por Dolores Umbridge, a Grande Inquisidora, nomeada pelo Ministério da Magia para avaliar Dumbledore e o seu famoso pupilo. Armados de coragem, um grupo leal de estudantes está determinado a minar a Professora Umbridge e a dominar a magia de que precisarão para enfrentar as forças das Trevas.

"Half Bad - Entre o Bem e o Mal" de Sally Green

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Uma estreia literária surpreendente, plena de magia. Um livro que é um fenómeno internacional. Na Inglaterra dos nossos dias, bruxos e humanos vivem aparentemente integrados. Na realidade, os bruxos têm a sua própria sociedade secreta, as suas regras e a sua guerra, que divide os Bruxos Brancos, considerados bons, e os Bruxos Negros, odiados e perseguidos pelos Brancos.


O herói, Nathan, é filho de uma Bruxa Branca e de um Bruxo Negro e, portanto, considerado perigoso. Nathan é constantemente vigiado pelo Conselho dos Bruxos Brancos desde que nasceu e aos 16 anos é encarcerado e treinado para matar. Mas Nathan sabe que tem de fugir antes de completar 17 anos e a sua determinação é inabalável.

Half Bad é o romance de estreia de Sally Green e o primeiro volume de uma nova trilogia do género fantástico aguardado por todo o mundo com grande expectativa.

"Sem Medo" de Rafael Santandreu

Editor: Pergaminho

Sinopse: Ter medo é natural.

Ter medo pode ser racional.
Ter medo é até saudável.
Mas como tudo o que é demais, o medo pode fazer mal…

Ninguém o pode negar: vivemos num mundo assustador. Mas não temos de (nem devemos!) viver assustados. O medo é uma reação natural que nos permite identificar situações de perigo para nos retirarmos delas. Mas o medo em excesso, ou descontrolado, faz precisamente o contrário: paralisa--nos. Ficamos presos em estados de ansiedade, imersos em esquemas mentais compulsivos de temor irracional.
Mas se conseguimos entrar nestes estados - é claro que também conseguimos sair deles! Este livro apresenta uma metodologia simples, acessível e de eficácia comprovada para identificar e ultrapassar qualquer medo irracional que sinta, desde a timidez a ataques de ansiedade, para poder viver uma vida realmente… sem medo!

"A Torre dos Segredos" de Edward Wilson-Lee

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Estamos em 30 de janeiro de 1574 e Damião de Góis, o arquivista do rei português, está morto - queimado, estrangulado ou afogado. O papel que estava na sua mão pode ser de qualquer canto do império português. Mas o que quer que contenha é provavelmente uma mentira.

Damião de Góis - admirador da cultura etíope, colecionador de arte, historiador e compositor - viveu uma vida extraordinária antes de se encerrar na Torre do Tombo, o primeiro grande arquivo nacional da Europa, instalado numa torre do castelo de São Jorge. E foi aí que as aventuras realmente começaram...
Ao lado da história de Damião de Góis está a história de outro português: Luís de Camões. Considerado por muitos um desordeiro e um falido inveterado, tornou-se, como sabemos, o poeta nacional, publicando o seu épico relato do encontro com a Índia no mesmo ano em que Góis foi condenado pela Inquisição.

As histórias de Damião de Góis e Luís de Camões captam as extraordinárias maravilhas que aguardavam os europeus à sua chegada à Índia e à China, os desafios que estas maravilhas traziam às crenças de longa data, e a vasta conspiração para silenciar as questões colocadas sobre a natureza da história e da vida humana.
Este livro é um mistério de assassinato, o relato de um julgamento inquisitorial, uma história das viagens portuguesas para o Oriente; um catálogo das ideias de Damião de Góis e um conto picaresco das fugas de Camões; um passeio por regiões do mundo moderno que raramente encontramos - o Círculo Polar Ártico, os montes Urais, Madagáscar, o Planalto do Decão.
Mas também é uma história sobre como - e por que razões - as culturas se afastaram da fantástica diversidade do mundo em direção a narrativas monolíticas de caráter nacional, de pureza religiosa e de destino histórico: por que motivo escolheram Camões em vez de Góis?

"História de Um Gato" de Laura Agustí

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Este é um livro tão maravilhoso que mesmo os que não gostam de gatos não resistirão a folheá-lo com prazer. Fala de um tempo em que as crianças passavam mais tempo ao ar livre, em contacto com a natureza, e tinham a sorte de saber o que eram galinhas e coelhos sem ser pela Internet.


Esta é a história de Laura e do seu gato Oye, um siamês que chegou a sua casa quando era apenas uma bolinha de pelo branco que cabia na palma da mão e que viveria com a dona ao longo de dezassete anos. Uma narrativa autobiográfica que começa nos anos 1980, numa pequena aldeia da província espanhola de Teruel, onde Laura cresceu atenta ao voo dos pássaros, cercada por besouros, ouriços, coelhos, galinhas, cães e gatos, e lendo histórias sobre animais junto à lareira de casa dos avós. E que continua em Barcelona, para onde Laura vai estudar Belas Artes e continua a cultivar o seu amor à natureza e a nutrir uma dedicada paixão pelos seus animais de estimação: Oye, claro, mas não só.

História de Um Gato é um relato emocionante de uma relação afetiva e de uma ligação ternurenta aos felídeos, temperada com mil e uma curiosidades e sábios conselhos para todos os amantes do mundo dos gatos. Um livro escrito e ilustrado por alguém que o conhece a fundo e destinado a tornar-se um clássico sobre felinos!

"1,2,3 Uma Rainha de Cada Vez - Rainhas de Portugal em 5 minutos" de Sara Rebello da Silva

Editor: Jacarandá Editora

Sinopse: A História de Portugal nem sempre deu valor às suas rainhas, mas elas foram importantes e têm aventuras e desventuras para contar. Neste livro, desvendamos um pouco sobre as suas vidas, algumas curiosidades, momentos engraçados, gostos, manias...


Vais ficar a saber que rainhas governaram e que decisões tomaram, quais as mais corajosas, as mais vaidosas, as que queriam o poder a todo o custo, as que arriscaram por amor, as que sabiam falar muitas línguas, as que adoravam dançar e divertir-se, e até as que, dizem, foram envenenadas!

1, 2, 3 Uma Rainha de Cada Vez é um conjunto de pequenas histórias para ler em 5 minutos, que vai deixar os pequenos leitores apaixonados pela História de Portugal.

Prontos para uma viagem ao passado?

Lágrimas sobre a Babilónia de Nelson DeMille

Editor: Marcador

Sinopse: Aeroporto de Lod, em Israel: dois Concordes descolam a caminho de uma conferência das Nações Unidas, que finalmente levará a paz ao Médio Oriente.


Escoltadas por caças F-14, as duas aeronaves levam a bordo gente aguerrida, pacifistas, amantes, inimigos e dignitários, além de homens do serviço de segurança - assim como uma carga explosiva colocada por um terrorista inteligente.

Inesperadamente, são forçados a aterrar de emergência num local desértico da Mesopotâmia e, aí, com apenas uma mão-cheia de armas, os homens e as mulheres que compunham a delegação de paz são forçados a defender-se do ataque de uma unidade palestiniana de elite, ao mesmo tempo que as autoridades israelitas tentam desesperadamente enviar uma missão de resgate...

"Fascismos Para Além de Hitler e Mussolini" de Carlos Martins

Editor: Desassossego

Sinopse: São poucas as palavras tão utilizadas e que, ao mesmo tempo, abarcam uma tão ampla quantidade de significados como «Fascismo». O termo evoca opressão e injustiça, pode referir-se a regimes com tendência para o autoritarismo ou o desrespeito pelas liberdades individuais e, numa aceção mais restrita, ser atribuído a regimes ditatoriais. Mas o que é este fenómeno político tão específico que marcou o século XX? Com base numa extensa investigação, Carlos Martins apresenta a evolução de partidos fascistas de oito países que estiveram ativos no período entre guerras. Contextualizando a realidade política de cada território, apresenta os antecedentes que permitiram a propagação do fascismo, a história e lutas internas de cada partido, bem como as figuras marcantes e decisivas para o seu sucesso.


De Itália à Alemanha, do Reino Unido à Roménia, de Espanha a França e ao Brasil, passando por Portugal, com Rolão Preto e o nascimento do Nacional-Sindicalismo, este é um livro fundamental para conhecer e compreender o fenómeno político que marcou o século XX.

A Minha História na Física de Giorgio Parisi

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Giorgio Parisi escreve com domínio do conhecimento, mas com a facilidade e a simplicidade que só os grandes especialistas conseguem conferir aos seus textos. Além de constituir uma emocionante viagem intelectual pelos blocos da construção da física de partículas contemporânea (a descoberta da partícula psi, a descoberta dos bariões, a teoria do bootstrap, a teoria das cordas e a gravidade quântica em loop), este livro é uma declaração de amor do cientista à sua disciplina. É também um livro escrito com talento, com paixão e inteligência, que revela o olhar humanista por trás do génio científico.


Realidades experimentais que parecem escapar a leis conhecidas, pesquisas que levam a descobertas que surpreendem o próprio investigador, flashes de intuição física e matemática: é este o mundo de Giorgio Parisi (Prémio Nobel da Física de 2021) há mais de cinquenta anos.

Desde 1966, quando entrou pela primeira vez no Instituto de Física de Roma (pela porta dos fundos, já que os alunos do primeiro e do segundo ano não estavam autorizados a usar a porta principal) até quase receber o Nobel aos vinte e cinco anos; dos seus estudos pioneiros sobre partículas ao seu interesse pelos fenómenos complexos como as mudanças de estado ou o voo dos estorninhos; desde as suas reflexões sobre como nascem as ideias até ao papel da ciência na sociedade atual, este livro é uma viagem à mente genial de um físico que investigou e procurou definir as regras dos sistemas complexos, pois para ele os sistemas simples sempre pareceram demasiado aborrecidos.

"Aquele Tempo Contigo" de Joana Marcús

Editor: Editorial Presença

Sinopse:Quando pensas que uma relação aberta pode ser a melhor escolha e… aparece Jack Ross para te trocar as voltas.


Jenna Brown acaba de entrar na faculdade. Longe da família e dos amigos, terá de enfrentar o mundo sozinha, pela primeira vez. E será mesmo - ou quase… - completamente sozinha, já que o namorado, que ficou na terra natal de Jenna, deixou bem claro que, dali em diante, tinham uma relação aberta: ambos podiam fazer o que quisessem, desde que, no final, continuassem juntos.

Ora, se era assim… não haveria problema em Jenna se aproximar, cada vez mais, de Jack Ross, o melhor amigo do namorado da sua companheira de casa, pois não? Fosse como fosse, em dezembro, Jenna voltaria a estar com o seu namorado e ficaria tudo como antes.

Mas o destino tem aquela tendência chata para nos trocar as voltas, e Jenna vai fazer um caminho completamente inesperado. Paixão tóxica, pulsões arrebatadoras, amor-próprio e amizade formam a mistura perfeita, num romance que já conquistou milhares de corações. O próximo será o teu.

Um dos livros YA mais viciantes do ano.

"De Amanhã em Amanhã" de Gabrielle Zevin

Editor: Edições Asa

Sinopse: Num gélido dia de dezembro, Sam Masur está a sair de uma carruagem de metro quando vê, por entre a multidão na plataforma, a sua melhor amiga de infância, Sadie Green. A amizade entre ambos terminara abruptamente quase uma década antes. O que não o impede agora de chamar por ela. Por um momento, ela finge não ouvir, mas acaba por ceder e olhar para ele. É assim que tudo (re)começa.


O que se segue é uma relação que se tornará lendária. Juntos criam um jogo de computador revolucionário chamado ICHIGO, no qual o jogador pode escapar às limitações do corpo e da vida. O universo digital encerra infinitas oportunidades para começar de novo, sabendo mais, errando menos. É aí que Sam e Sadie descobrem uma intimidade que não são capazes de alcançar no mundo físico. O sucesso avassalador de ICHIGO traz-lhes fama e fortuna antes mesmo de completarem 25 anos, mas não os protege das suas ambições, obsessões criativas e paixões. Nem os impede de crescer.

Esta é a história dos mundos perfeitos que Sam e Sadie constroem, por oposição ao mundo imperfeito em que vivem. Fala-nos das complexidades da vida, e da busca por aqueles lugares - e pessoas, e coisas - que confortam e validam a nossa existência. E, sim, é uma história de amor, mas não no sentido tradicional. Porque há muitos tipos de amor… e este - em toda a sua beleza, drama e a dor - é o de Sam e Sadie.  

"Os Fantasmas Não Batem à Porta" de Eulalia Canal

Editor: Jacarandá Editora

Sinopse: O Urso e a Marmota são muito amigos e brincam sempre juntos.

Adoram procurar tesouros escondidos, e cantam e dançam como se fossem grandes estrelas. Mas, numa certa tarde, o Urso diz à Marmota que convidou o Pato para brincar com eles. Ora, nem pensar! A Marmota não gosta do Pato, nem de qualquer outro animal que atrapalhe a sua amizade exclusiva com o Urso. Então resolve manter o Pato longe das brincadeiras. E não se poupa a esforços!

As suas tentativas desesperadas de excluir o Pato dão para o torto, mas, no final, será que o resultado é assim tão mau?

Se calhar, ter uma data de amigos é muito, muito mais divertido do que ela pensava…

"Piadas Secas para Miúdos com a Mania que Têm Graça" de Pedro Pinto, João Ramalhinho e Gonçalo Castro

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: Defendendo a velha máxima de que é de pequenino que se torce o pepino, os autores dos livros mais secos do país (quiçá do mundo), voltam à carga com 500 piadas fresquinhas, daquelas meeesmo boas, para miúdos meeesmo engraçados, para trolar pais, professores e amigos sempre que a situação se torne demasiado séria. Ou só porque sim, porque rir, já se sabe, é sempre o melhor remédio. A não ser que tenhas diarreia…

"Acabou a Guerra" de David Almond

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Do autor bestseller internacional de O Rapaz que Nadava com as Piranhas, vencedor da Carnegie Medal, esta é uma história cheia de vida, comovente e maravilhosamente ilustrada.


- Sou só uma criança. Como é que posso estar em guerra?
Corre o ano de 1918 e a guerra está por todo o lado. O pai de John luta nas trincheiras longínquas de França. A mãe trabalha na fábrica de munições, junto ao rio. O professor diz que John também está em guerra com as crianças alemãs inimigas.

Um dia, nos bosques que rodeiam a cidade, John vive um momento improvável: encontra-se com um rapaz alemão chamado Jan. E é então que John vislumbra um mundo melhor, um mundo possível: aquele onde crianças como ele e Jan podem juntar-se e espalhar as sementes da paz.

"Isabel I de Inglaterra e o seu Espião Português" de Isabel Machado

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: O percurso de Isabel I é longo e sinuoso.


Filha de Henrique VIII e da segunda mulher, Ana Bolena, passa a infância e a adolescência num clima de medo, que acaba por lhe moldar o carácter. A constante tensão em que vive prolonga-se pelo seu reinado, com ameaças frequentes de invasão, rebeliões e planos para o seu homicídio.

Rodrigo Lopes, médico português, chega a Londres na época em que Isabel I sobe ao trono, fugindo da perseguição aos cristãos-novos em Portugal. Rapidamente se estabelece na capital inglesa e torna-se médico da rainha, que admira profundamente e com quem acaba por desenvolver uma amizade.

Quando o rei português, D. Sebastião, desaparece em Alcácer Quibir, deixando o trono à mercê de Espanha, todas as atenções se centram em Portugal. Os dois reinos têm agora um inimigo comum, Filipe II de Espanha.

Rodrigo Lopes torna-se uma peça essencial, trazendo à rainha informações secretas sobre o que se passa no país onde nasceu. Só que o médico deixa-se levar pela ambição e acaba por cair numa teia de conspirações e traições da qual nem a mulher mais poderosa de Inglaterra o conseguirá salvar.

Neste romance, baseado numa intensa pesquisa histórica e em acontecimentos reais, Isabel Machado leva-nos até à corte de Isabel I, a mais intrigante e poderosa rainha de Inglaterra.

É uma trama recheada de intriga, conspiração e espionagem, em que a traição está ao virar da esquina, mas também de paixão e sedução, com o romance intenso e turbulento de Isabel I com Robert Dudley, o seu eterno favorito, no cerne da ação.

"O Homem Mais Feliz de África" de Miguel Szymanski

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: «À senhora com boquilha de marfim e pena de pavão: é a primeira vez que vejo alguém que me diz tudo sem nunca termos trocado uma palavra. Corro pela noite para chegar até si.»


Na noite de 28 de setembro de 1893, os olhares de José e Helena cruzaram-se à porta de uma tipografia do Bairro Alto, em Lisboa, e a partir desse momento - porque um momento pode ser a eternidade - as suas vidas não mais foram as mesmas. Helena, de sofisticação deslumbrante e agudeza de espírito arrojada, é uma mulher à frente do seu tempo. E José pode ser um operário que nunca se sentou num banco de escola, mas é um líder nato que prefere morrer a ficar de braços cruzados perante a miséria e o sofrimento do povo às mãos de reis e governantes. Talvez o poder se possa conquistar por dentro e longe de Portugal? João, o seu irmão mais novo, partilha os mesmos ideais, e para ele mais do que para qualquer outro África será o chão sagrado do que foi, do que é e do que pode vir a ser.
Heróis e vilões, amantes e canalhas… Conspirações e revolução. Em O Homem Mais Feliz de África Miguel Szymanski oferece-nos um fresco irresistível da Lisboa de final do século XIX e dos seus vários cambiantes sociais, numa narrativa histórica de leitura voraz e que transpira vitalidade, cuja ação termina na Ilha de Moçambique.


"Perdidos de Amor" de Helena Sacadura Cabral

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Perdidos de Amor apresenta um conjunto de histórias sobre os inexplicáveis caminhos que nos levam ao amor. Uns, difíceis e tortuosos. Outros, inteiros e alegres. Mas a verdade é só uma: uma vida sem afetos é uma vida sem sal.


Neste novo livro, Helena Sacadura Cabral regressa pois à ficção, começando com a história apaixonante de uma mulher que não abre mão do seu destino.
Através das cartas e dos registos que fez no seu diário ao longo de vários anos, acompanhamos a vida da protagonista, Madalena, vivemos os seus amores, sentimos os seus medos, mas também as suas alegrias e a crença inabalável de que somos aquilo que fazemos de nós.

Atravessando várias décadas, esta história é também o retrato de uma sociedade em mudança e a cristalização das conquistas femininas no passado recente.

"Como Falar com um Negacionista - Conversas com quem recusa a ciência e a razão" de Lee McIntyre

Editor: Desassossego

Sinopse: Atualmente, são muitas as pessoas que rejeitam o conhecimento científico e preferem acreditar em ideologias ao invés de factos. Essas pessoas não estão meramente desinformadas — elas estão mal informadas: citam algumas provas escolhidas a dedo e ignoram todas as outras, recorrem a falsos especialistas e acreditam em teorias da conspiração. Como podemos convencer essas pessoas a aceitar os factos quando elas não acreditam em factos?


Baseando-se na sua própria experiência e em investigação académica, Lee McIntyre descreve os temas comuns do negacionismo da ciência e oferece ferramentas e técnicas para comunicar a verdade e os valores científicos, enfatizando que a maneira mais importante para alcançar os negacionistas é falando com eles de forma calma e respeitosa - sair à rua e conhecê-los cara a cara.

"Costura Comigo Volume 2 - Introdução às Overlocks , Costurar Para Um Rendimento Extra , Projectos Práticos" de Cláudia Andrade

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Introdução às overlocks | costurar para um rendimento extra | projetos práticos.

Cláudia Andrade procura introduzir alguns conceitos como: a desmistificação das máquinas de corte e cose, pois é uma ferramenta que muitas vezes assustas as pessoas e não tem que ser assim. Também há espaço para responder a uma das perguntas mais frequentes "quanto devo cobrar pelo meu trabalho de costura?" onde a Cláudia de forma muito prática dá alguns conselhos sobre esta matéria. Ainda aborda algumas dicas sobre materiais e como não poderia deixar de ser, apresenta uma serie de novos projetos de costura, passo a passo, com moldes e instruções detalhadas.

Que materiais de costura escolher
O local de trabalho para costurar
Como ganhar um rendimento extra com a costura
Máquina de Corte e Cose (Overlock)
Incluis os moldes para projectos Práticos, como: acessórios, roupa, aproveitar roupa usada.

"A Espia do Oriente - Trilogia Freelancer, Livro 2 - Edição de colecionador" de Nuno Nepomuceno

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Um atentado iminente. Um segredo enterrado no passado. Um homem e uma mulher que se odeiam, forçados a trabalhar juntos.


A gozar de uma licença de serviço por motivos de saúde, o diretor do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, um espião ocasional, é chamado de regresso ao ativo. Um cientista foi raptado e um atentado afigura-se no horizonte, ameaçando o equilíbrio político da Europa.

Porém, quando uma mulher enigmática, cujo nome e passado são mantidos em segredo, se oferece para trabalhar com o espião português, o mistério adensa-se. Ela tem no seu historial vários furtos e homicídios, mas será ele capaz de resistir à tentação da sua beleza exótica e invulgar?

Entre cenários tão variados quanto cosmopolitas de locais como Courchevel, Budapeste, Dubai e Lisboa, A Espia do Oriente é um thriller psicológico de leitura compulsiva, que nos transporta para uma teia complexa de mentiras, traições e reviravoltas inesperadas, como só Nuno Nepomuceno consegue criar.

"Outlander N.º 9 - Vol. II - Diz às Abelhas que Parti" de Diana Gabaldon

Editor: Casa das Letras

Sinopse: SETEMBRO DE 1779.

A Guerra da Independência Americana aproxima-se de Fraser’s Ridge, e com ela novos perigos e incertezas.
Apesar do conflito iminente, o clã Fraser volta a separar-se. Fergus e Marsali permanecem em Charles Town com os seus filhos, mas as tensões lealistas ameaçam a sua existência. O Jovem Ian, Rachel e Jenny partem para Nova Iorque para visitar Wakyo’teyehsnonhsa. E Brianna e Roger viajam para Savannah sob a proteção de Lorde John Grey.

Novamente sozinhos em Fraser’s Ridge, Claire e Jamie têm de se focar nas tensões crescentes entre os seus rendeiros Lealistas e insurgentes, antes que estas possam desencadear uma guerra interna que ameace a paz das suas terras e da sua família. Mas na mente de Jamie vive mais uma preocupação. Quando Brianna e Roger voltaram do futuro, trouxeram consigo o último livro publicado de Frank Randall, uma obra que Jamie sente ter sido escrita diretamente para si.

Seria um aviso ou apenas um relato do que estaria para vir? E Jamie e Claire seriam capazes de alterar a História ou seria verdade que aquilo que estava escrito não poderia ser apagado?

Isto Começa Aqui de Colleen Hoover

Editor: TopSeller

Sinopse: Será assim tão simples começar de novo?


Depois do seu reencontro inesperado, Lily e Atlas não conseguem parar de pensar um no outro nem em tudo aquilo por que passaram. Mas uma nova aproximação entre eles poderá não ser tão simples como parece. Lily tem de pensar no bem-estar da filha e na reação de Ryle a uma eventual relação com Atlas.

Atlas também está ciente das dificuldades. Sabe que Ryle não irá aceitar facilmente a sua presença na vida da ex-mulher e da filha e não tem dúvidas de que os problemas de comportamento dele não terminaram com o fim do casamento.

Terão Lily e Atlas força suficiente para enfrentar todos os obstáculos que irão surgir pelo caminho?

"Álbum de Receitas" de Filipa Gomes

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Olho para trás e percebo como a comida tem sido poesia na minha vida. Desde que me lembro que tem um papel importantíssimo na pessoa que sou. A comida está em quase todas as memórias boas que trago na alma. É a cola de uma família que não vive sem se encontrar à mesa e dos amigos que têm nela mais uma ótima desculpa para se encontrar, é o alento num dia menos bom, a celebração de momentos especiais, o amor e cuidado que tenho com os meus filhos, o roteiro nas férias… enfim, está sempre presente na minha história.


Por isso, mais do que um livro decidi fazer um álbum, com 113 receitas testadas e aprovadas, que são cromos repetidos em minha casa e que fazem parte de mim e dos meus. E algumas também já fazem parte de vocês que eu sei! Porque a comida tem esta capacidade de unir as pessoas num amor comum.

E não se enganem. Aqui não há só receitas tradicionais, ou complicadas, ou esquisitas. Nem seria um livro meu, se assim fosse. Nada disso. A maioria é simples. Muitas são bastante simples até. Porque a minha vida é igual à vossa. Se ao fim de semana há tempo para dedicar mais tempo à cozinha, durante a semana a coisa tem de ser mais corrida. Mas o sabor, esse, não pode faltar!

Portanto, aqui encontram receitas para todos os gostos e ocasiões, que fui reunindo nos últimos anos nos meus cadernos de apontamentos. Espero que gostem de viajar por este meu Álbum de Receitas e que façam dele vosso.
E que a comida continue a ser o nosso lugar feliz.

Elektra Preto, Branco & Sangue de Charles Soule

Editor: G. Floy Studio

Sinopse: Elektra Natchios mediou entre o bem e o mal desde a mais tenra idade… e sempre o fez com um estilo cativante! Treinada por ninjas perversos e um enclave de artistas marciais honrados, a bela grega é, de longe, a melhor lutadora do universo Marvel!


No quarto volume da antologia desenhada a preto e salpicada de sangue, um elenco de artistas de luxo apresentará provas irrefutáveis disso mesmo. Pela arte deles, o leitor seguirá Elektra pelas ruas perversas de Hell’s Kitchen em Nova Iorque, os becos sombrios de Madripoor e terras há muito esquecidas, podendo admirá-la a fazer o que melhor faz em batalhas contra guerreiros assassinos da Mão, vampiros e o mais mortífero de todos os adversários: ela própria!

Este álbum reúne as histórias originalmente publicadas em Elektra: Black, White & Blood #1-4.

Na Cabeça de Xi de François Bougon

Editor: Livros Zigurate

Sinopse: O poder absoluto da China está nas mãos de Xi Jinping, presidente vitalício: um homem de quem o mundo sabe pouco. O que revela, afinal, o percurso deste imperador vermelho, síntese improvável entre Ming e Mao?


Xi Jinping está prestes a ser re-entronizado, já sem limitação de mandatos, à frente do país mais populoso do mundo. Concentra hoje mais poder do que qualquer um dos seus antecessores recentes. Num país oficialmente marxista - onde, paradoxalmente, impera um capitalismo desenfreado - o exemplo do descalabro do império soviético está bem presente. Xi Jinping, a quem chegaram a chamar o ‘Gorbachov chinês’, é afinal o ‘anti-Gorbachov’.

Conjugando maoísmo, nacionalismo e confucionismo, é agora - com mão de ferro - o novo imperador de uma dinastia milenar. Revisto e actualizado pelo autor, este livro tem ainda um capítulo adicional escrito propositadamente para esta edição.  

As Melhores Histórias do Melhor Amigo Os escritores e os seus cães, reais ou imaginários

Editor: PARSIFAL

Sinopse: «Gostava de ter um cãozinho!» Esta deve ser umas das frases mais assustadoras que um pai ou uma mãe podem escutar um dia. Mas se for continuamente repetida e estiver equipada com um advérbio de alta precisão, "Gostava mesmo de ter um cãozinho!", rapidamente começam a faltar os mais fáceis argumentos de recusa, as justificações dos inconvenientes, as contrariedades em perspectiva, a desordem que se adivinha e o medo vai gradualmente cedendo ao pânico - profetiza-se o fim do mundo. É da autoridade da experiência que se ampara o autor destas linhas para fazer esta pouco honrosa confissão, de alguém que receosamente acedeu, uma vez na vida, à entrada de um canídeo no seu quotidiano, e que, no final de tudo, sobreviveu para o contar. E feliz, imagine-se!..." (…)


Tenta-se, assim, que este livro constitua, sobretudo, uma carta de amor aos cães, escrita por múltiplas mãos habituadas a acariciar as palavras, mas também o corpo de um animal de estimação com quem partilham o seu dia-a-dia, tantas vezes espectador silencioso do nascimento das suas obras.

In Introdução

Gaveta de Reformas de António Correia de Campos

Editor: Editorial Caminho

Sinopse: Gaveta de Reformas é a designação ajustada a um elenco de reformas, algumas jamais cumpridas, outras realizadas com sucesso, mesmo que parcial. A intenção é analítica e pedagógica. Alguém com a experiência do autor teria de passar em revista o que foi acontecendo ao longo de cinquenta anos no setor da saúde em Portugal, evidenciando o que se conseguiu no esforço reformador e o que ficou pelo caminho.


O sistema de saúde português sofreu dois embates violentos na última dúzia de anos: o ajustamento financeiro por imposição externa e a crise da pandemia Covid-19. Não recuperou ainda a sua funcionalidade, revela cicatrizes que se perpetuam e encontra-se sob ataque, justo e injusto, de muitos setores. Este é um livro essencial para ajudar a entender os fatores do bloqueio e a procurar as suas portas de saída.

Origem: África de Howard W. French

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Um livro que reconta a história da expansão marítima, colocando o continente africano e os seus povos ao centro. Origem: África oferece um novo enquadramento da história mundial.

A historiografia da criação do mundo moderno atribui um papel central à Europa, usando argumentos como a singularidade da Era das Descobertas e da exploração marítima, os avanços científicos e tecnológicos ou a expansão dos ideais judaico-cristãos. Contudo, no centro de todas estas conquistas e superações está o continente africano, apesar de sobre este pouco se escrever.

Que tipo de relato leríamos se tivéssemos África e os africanos como foco da nossa pesquisa e investigação? Howard W. French tem precisamente essa abordagem nesta história detalhada de seis séculos de desenvolvimento mundial, demonstrando como a ascensão económica da Europa, o seu desenvolvimento político e a concretização dos ideais do Iluminismo se construíram à custa da desumanização e da exploração do «continente negro» - numa busca incessante por ouro e mão de obra escravizada.

Portugal e Espanha estão em destaque nos primeiros séculos desta história do continente africano, que recupera as biografias e os feitos de importantes figuras africanas, caracteriza as abastadas civilizações da África medieval e realça a importância histórica de movimentos extraordinários como a Revolução Haitiana.

Nada É por Acaso de Borja Vilaseca

Editor: Pergaminho

Sinopse: Estamos a viver um momento histórico imparável: as pessoas acreditam cada vez menos nas religiões institucionais mas estão, contudo, cada vez mais em contacto com a sua dimensão espiritual. Isso deve-se a uma democratização da sabedoria, que levou a uma exploração da espiritualidade oriental por parte de buscadores ocidentais. Esta viagem coletiva de autoconhecimento produziu um despertar de consciência em massa, uma transformação profunda da nossa forma de vermos o mundo e a vida.


Todas as pessoas que passaram por este despertar, sejam crentes ou agnósticas, partilham uma mesma vivência: que na vida não nos acontece aquilo que queremos que aconteça, mas aquilo que precisamos que aconteça, para podermos evoluir e aprender espiritualmente. Nada acontece por acaso. Este livro explica como nos podemos libertar do «aquário mental» em que a nossa mente continua encerrada para nos sentirmos uma vez mais unidos à vida e à alegria inata da consciência. Mas não acredite no que está aqui escrito: leia e atreva-se a experimentar!

Porque se Chama Assim? A Origem dos (estranhos) Nomes de Aldeias e Vilas Portuguesas de Vanessa Fidalgo

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Portugal pode ser pequeno no território, mas é enorme no génio popular, e os nomes das nossas vilas, lugares e aldeias são um bom reflexo dessa imaginação e criatividade. Basta um rápido olhar pelo mapa para perceber que há palavras que falam por si, dispensando explicações, mas existem outras verdadeiramente intrigantes e que não lembram ao diabo. De norte a sul, encontramos nomes de terras de todos os géneros- e proveniências. Alguns são tão sombrios que convidam os forasteiros a inverter o sentido da marcha à primeira oportunidade, outros são aparentados com lendas perdidas nos confins da memória, outros ainda derivam das características da própria terra ou da paisagem, e ainda há aqueles que são verdadeiramente infelizes, motivo de sarcasmo e anedotas, tornando-se um fardo para quem lá mora...

Ascender - Volume 3 O Mago Digital de Jeff Lemire e Dustin Nguyen

Editor: G. Floy Studio

Sinopse: A série de fantasia de sucesso da equipa criativa de Jeff Lemire e Dustin Nguyen continua!


A capitã Telsa faz o que pode para se livrar da jovem Mila e de Bandit, mas as coisas tornam-se mais complicadas ainda quando outro elemento se tenta juntar ao grupo: Broca, o robô assassino! Com este e o seu fiel companheiro, o feiticeiro Mizerd, talvez o grupo consiga por fim fazer frente à Mãe e ao seu exército de vampis.

Enquanto isso, Andy tenta ressuscitar o seu amor, Effie, do estado de não-morte em que se encontra.

Reúne os números #11-14 da série Ascender.

Escape Room Consegues sair do jogo? de Dr. Gareth Moore

Editor: Edições Gailivro

Sinopse: Um estranho jogo aparece em vossa casa. Quando acaba de instalar, são puxados para dentro da televisão e começam a escorregar por um túnel de píxeis coloridos!

ESTÃO PRESOS DENTRO DO JOGO.
Com este livro interativo vivem a EXPERIÊNCIA DE UM ESCAPE ROOM sem sair de casa. Dentro do envelope estão cartões com pistas e objetos para destacar. A vossa tarefa é saber qual deles devem utilizar para conseguirem resolver cada um dos enigmas e passarem os seis níveis deste emocionante jogo.

Conseguem atravessar os INCRÍVEIS LABIRINTOS e as várias PLATAFORMAS, sobreviver ao TEMPLO DO TERROR, fugir da CIDADE FUTURÍSTICA, escapar do MUNDO CUBISTA e, finalmente, derrotar o TRONO DO DRAGÃO?

O Tamanho do Mundo de António Lobo Antunes

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Por entre os estalos dos móveis da sua casa em Lisboa, um idoso observa o outro lado do Tejo enquanto se perde nas memórias sobre uma cave e um pequeno jardim com um baloiço.


Independentemente de ter acabado por se tornar presidente de uma grande empresa, o sucesso jamais debelou a perda daquele tempo, acorrendo repetidas vezes ao local e imaginando que as pequenas coisas e as personagens (mais significativas, como a filha, ou mais casuais, como uma senhora que passa com um carrinho das compras) se mantêm intactas, tal qual um tempo impoluto.

"Vais Ser a Minha Morte" de Karen M. McManus

Editor: Edições Gailivro

Sinopse: Mantém os teus amigos por perto… e os teus inimigos ainda mais perto!. Ivy, Mateo e Cal costumavam ser amigos. Agora, a única coisa que têm em comum é a escola Carlton High e o início de um dia mau. Ivy perdeu a eleição do Concelho Estudantil para o palhaço da turma e agora sente-se humilhada ao ter de enfrentar a escola.

O galã Mateo sente-se esgotado - tem mantido dois trabalhos desde que o negócio da sua família faliu.

E o forasteiro Cal acabou por adormecer… novamente. Ao chegar ao campus atrasado para a aula, Cal vê Ivy e Mateo juntos e parece-lhe a oportunidade perfeita para transformar um dia que começara mau. Os três decidem baldar-se às aulas para ir até à cidade.
Tudo parece estar a ser como nos velhos tempos, tirando o facto de ficarem sem fala logo ao saírem do parque de estacionamento, porque veem outro aluno de Carlton High a faltar às aulas - e seguem-no até à cena do seu homicídio.

Num ápice, o dia passa de enfadonho a mortal. E está prestes a piorar. Mas Ivy, Mateo e Cal ainda têm algumas coisas em comum. Uma ligação ao rapaz morto e os três escondem alguma coisa.
Agora, todos questionam: será que a reaproximação entre eles afinal não foi um mero acaso?





cardapio.pt @ 12-10-2022 16:13:54


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros