Novidades Livros (2 a a 8 de fevereiro de 2023)

cardapio.pt @ 1-2-2023 16:39:54

"O Pior dos Nossos Medos" de Alex Finlay

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Se a família deve estar perto de nós… Os inimigos devem estar ainda mais.


A noite foi de festa para Matt, um estudante universitário, mas, quando regressa ao seu quarto, dão-lhe a pior notícia da sua vida: quase toda a sua família - mãe, pai, irmão mais novo e irmã - foi encontrada morta no apartamento em que passava férias, no México.

A causa da morte parece ter sido uma fuga de gás e a polícia mexicana determina que se tratou de um acidente, mas o FBI e o Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-americano não têm assim tanta certeza… e não dizem a Matt porque acham isso.

A tragédia é notícia em todo o lado, e não é a primeira vez que a família Pine faz manchetes. O irmão mais velho de Matt, Danny - a cumprir pena de prisão perpétua por ter matado a namorada adolescente, Charlotte -, tinha sido o protagonista de um documentário que se tornou viral, defendendo a tese de que Danny teria sido condenado injustamente.

Apesar de o país inteiro ter ficado ao lado de Danny, Matt guarda um segredo que nunca contou a ninguém: na noite em que Charlotte foi morta, Matt viu algo que o leva a acreditar que Danny é mesmo culpado.

À medida que a morte da família parece mais e mais suspeita e surge ligada ao caso de Danny, Matt sente que tem de desvendar a verdade por detrás de tudo aquilo, mesmo que, para isso, tenha de pôr a sua própria vida em risco. Mesmo que, para isso, tenha de enfrentar o pior dos seus medos.

"Herdeiros de Roma - As Virgens Vestais - Livro 2" de Debra May Macleod

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: César governa o mundo, mas são as Virgens Vestais que detêm o poder…


César governa Roma, mas a sua autoridade só é válida enquanto o povo acreditar que os deuses o apoiam, especialmente Vesta, a deusa do lar e do fogo doméstico. Com a peste a devastar a cidade, a tensão cresce entre os habitantes, tal como a dúvida sobre o favor dos deuses.

Como líder das Virgens Vestais, Pompónia ascendeu a uma posição importante no círculo íntimo do imperador. Enquanto luta para gerir a ordem Vestal, ela terá igualmente de enfrentar Soren, um nobre impiedoso, cujos jogos de bastidores ameaçam não apenas a sua relação com César, mas tudo o que ela ama.

Em Herdeiros de Roma, Debra May Macleod transporta-nos novamente para o mundo da Roma antiga, habilmente recriado com personagens históricas, elites intriguistas e escravos famosos. Um livro arrojado que explora o lado mais negro de Roma.

"O Carniceiro do Pântano" de Alaina Urquhart

Editor: Planeta

Sinopse: Algo sombrio está a acontecer no Louisiana: um assassino metódico com queda para experiências médicas está a tentar concretizar o seu projeto mais ambicioso, perante o desespero das autoridades que não o conseguem apanhar.


A imprensa chamou-o de o Carniceiro do Pântano, graças à sua tendência de deixar cadáveres na água suja do pântano, à vista de todos. Mas a Dr. Wren Muller, a talentosa patologista forense, é a melhor na sua área. Armada com um conhecimento enciclopédico de crimes históricos e anos de experiência, ela nunca encontrou um caso que não conseguisse resolver. Até agora.

Quando os corpos de mulheres se começam a acumular na sua mesa de trabalho, Wren vê-se envolvida numa perseguição obsessiva a um assassino em série, que a consome, e que a cada dia que passa fica mais usado. Até onde está disposta a ir para apanhar o Carniceiro?

Uma leitura absolutamente viciante. a autora, técnica de autópsias, traz para estas páginas pormenores saídos diretamente da morgue. Um livro que promete prender todos os que se atreverem a entrar.

"Shantaram" de Gregory David Roberts

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Lin escapa de uma prisão de segurança máxima na Austrália para as ruas fervilhantes de Bombaim. Acompanhado por Prabaker, seu guia e amigo, junta-se a uma sociedade de pedintes e mafiosos, prostitutas e homens santos, soldados e actores; procuram nesta extraordinária cidade o que não encontram em nenhum outro lado.


Foragido, sem casa, família, ou identidade, Lin procura por amor e propósito enquanto dirige uma clínica num dos bairros mais pobres da cidade, e aprende as artes obscuras da máfia de Bombaim. A sua busca leva-o à guerra, à prisão, à tortura, ao assassinato, e a uma série de traições enigmáticas e sangrentas. Duas pessoas detêm as chaves capazes de destrancar os mistérios e as intrigas que amarram Lin. Uma é Khader Khan: padrinho da máfia, criminoso-filósofo-santo, e mentor de Lin no submundo da Cidade Dourada. Outra é Karla: elusiva, perigosa, e bonita, cujas paixões são conduzidas por segredos que a atormentam e, simultaneamente, lhe conferem um terrível poder.

Guetos em chamas e hotéis de cinco estrelas, amor, prisão, guerras, crimes, e filmes de Bollywood, gurus espirituais e guerrilhas mujaheddin - Shantaram alcança o mundo da experiência humana, e tem no seu âmago um intenso amor pela Índia. Baseada na vida do autor, a obra é a estreia de uma voz extraordinária da literatura.

"Os Meus Dias na Livraria Morisaki" de Satoshi Yagisawa

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Esta é uma história em que a magia dos livros, a paixão pelas coisas simples e belas e a elegância japonesa se unem para nos tocar a alma e o coração.


Estamos em Jimbocho, o bairro das livrarias de Tóquio, um paraíso para leitores. Aqui, o tempo não se mede da mesma maneira e a tranquilidade contrasta com o bulício do metro, ali ao lado, e com os desmesurados prédios modernos que traçam linhas retas no céu.

Mas há quem não conheça este bairro. Takako, uma rapariga de 25 anos, com uma existência um pouco cinzenta, sabe onde fica, mas raramente vem aqui. Porém, é em Jimbocho que fica a livraria Morisaki, que está na família há três gerações: um espaço pequenino, num antigo prédio de madeira. Estamos assim apresentados ao reino de Satoru, o excêntrico tio de Takako. Satoru é o oposto de Takako, que, desde que o rapaz por quem estava apaixonada lhe disse que iria casar com outra pessoa, não sai de casa.

É então que o tio lhe oferece o primeiro andar da Morisaki para morar. Takako, que lê tão pouco, vê-se de repente a viver entre periclitantes pilhas de livros, a ter de falar com clientes que lhe fazem perguntas insólitas.

Entre conversas cada vez mais apaixonadas sobre literatura, um encontro num café com um rapaz tão estranho quanto tímido e inesperadas revelações sobre a história de amor de Satoru, aos poucos, Takako descobre uma forma de falar e de estar com os outros que começa nos livros para chegar ao coração. Uma forma de viver mais pura, autêntica e profundamente íntima, que deixa para trás os medos do confronto e da desilusão.

"O Herdeiro Perdido - Os Jogos da Herança 2" de Jennifer Lynn Barnes

Editor: Editorial Presença

Sinopse: A sequela do fenómeno TikTok que continua a apaixonar milhões de leitores em todo o mundo.


Os Jogos da Herança ficaram em suspenso, depois das descobertas bombásticas no final do primeiro livro. Agora, Avery quer resolver o mistério e só tem um objetivo: encontrar o homem que pode ter respostas para todas as suas perguntas, incluindo por que razão Tobias Hawthorne lhe deixou a sua fortuna, em vez de a destinar às filhas e aos netos.

No meio de muitas pistas, uma coisa salta à vista: a relação de Avery com a família pode ser bem mais próxima e profunda do que alguma vez imaginou. À medida que a tensão cresce e a solução para o mistério parece mais difícil de alcançar, Grayson e Jameson, os netos supermagnéticos - e não menos enigmáticos - de Hawthorne não param de baralhar Avery, cada um a puxar para o seu lado… tanto no jogo, como nos domínios ainda mais estranhos do coração.

Avery tem diante de si adversários que não vão descansar enquanto não a virem fora de cena. E não resta alternativa: Avery e os netos de Hawthorne terão de mudar as estratégias de jogo se quiserem mesmo saber mais sobre o herdeiro perdido e tudo o que ele pode ter para revelar.

Preparem-se para mais uma leitura eletrizante. Agora, Avery percebeu que está em jogo mais do que poder e dinheiro. Agora, está em risco a sua própria vida.

"O Monge que Amava Gatos" de Corrado Debiasi

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Há um lugar e um tempo certos para tudo. Esta é uma história inspiradora sobre os valores mais importantes da vida, que tocará a alma de todos os leitores.


Quando Kripala, o protagonista desta história, começa a sua viagem, não imagina o que o futuro lhe reserva, mas sabe o que quer deixar para trás: o emprego que perdeu, um amor que terminou. O destino é a Índia, onde Kripala quer fazer ioga e espera recuperar equilíbrio e paz de espírito.

Assim que lá chega, perde-se nas ruas estreitas de Varanasi, e é justamente nesse momento que começa a encontrar-se a si próprio. No coração daquela antiquíssima cidade, Kripali vai viver encontros extraordinários, conhecendo pessoas tão humildes quanto sábias: um mestre de artes marciais, um pintor, uma mulher idosa que dedica os seus dias a cuidar dos mais pobres, um jardineiro… e, unindo-os a todos, na vida como numa tapeçaria delicada, cheia de pormenores, está Tatanji, um velho monge que vive isolado do mundo, junto dos seus gatos.

Tatanji vai fazer com que Kripali não olhe apenas - antes aprenda a ver, realmente, para descobrir que a felicidade que tanto procura está, afinal, dentro dele. Basta ver com os olhos da alma e do coração. E abraçar as sete revelações que estão no seu caminho.

"Sombras do Império. Belém - Projetos, Hesitações e Inércia, 1941-1972"

Editor: Tinta da China

Sinopse: No ano seguinte à Exposição do Mundo Português, a devastação deixada pelo ciclone de Fevereiro de 1941 pôs fim a qualquer pretensão de resgate de alguns dos antigos pavilhões criados para o evento. A partir daí, tornou-se necessário organizar o amplo espaço disponível, correspondente ao perímetro já delineado pela exposição (Mosteiro dos Jerónimos a norte, rio a sul, Praça Afonso de Albuquerque a nascente, e Torre de Belém a poente), com um novo foco assumido pelo país - uma visão que se pretendia mais pedagógica, que queria dar a conhecer o espaço ultramarino procurando aproximar a «metrópole» do «ultramar».


São esses projectos, o seu desenvolvimento urbanístico, particularmente nas décadas de 50 e 60 do século xx, e o seu necessário significado histórico que servem de base à vasta investigação apresentada por Sombras do Império, sob a coordenação científica de João Paulo Martins e com a colaboração de uma equipa pluridisciplinar.

"Entender a China - Porque é tão importante compreender o dragão no século XX! "de Giada Messeti

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Que país é este, a China?


Todos temos uma ideia formada sobre o papel que desempenha na geopolítica e na economia global. Mas estará essa imagem realmente assente na realidade?
Quanto do que pensamos saber estará deturpado ou condicionado pela nossa visão ocidental?

Não há um único dia em que não falemos da China: nas notícias, nas redes sociais, um pouco por todo o mundo. Porém, os temas que envolvem a China são muitas vezes abordados, em público e em privado, com uma narrativa simplista, que tende a pintar tudo de preto e branco, ao mesmo tempo que diaboliza o país ou o proclama como o mais eficiente de todos. Ora, nem a China é o mal supremo nem é o paraíso na Terra. Qualquer uma dessas visões é enganadora.

Neste livro, a jornalista e sinóloga Giada Messetti dá-nos um retrato real do país e dos seus traços fundamentais, desenhando um mapa - político, cultural, económico e social, em amplo sentido - da China atual. É esse mapa o ponto de partida para, derrubando clichés, nos aproximarmos do país e das pessoas e vermos uma civilização milenar, labiríntica, pelo que ela é: do fascínio da escrita à conceção de sociedade e tempo; do poder aos mecanismos que orientam e determinam a política externa; da grande influência do confucionismo e do taoismo à aspiração à harmonia coletiva e ao costume de achinesar tudo o que o Dragão encontra pelo caminho.

Chegou o momento de reconhecermos que o Ocidente precisa da China tanto quanto a China precisa do Ocidente. E este livro é uma ponte que se estende entre os dois mundos, para estreitar laços e estabelecer um verdadeiro diálogo. Porque se não conhecermos o nosso interlocutor, é impossível conversar e construir o futuro.

"Crueler Than Dead - Volume 2" de Tsukasa Saimura e Kozo Takahashi

Editor: Gradiva

Sinopse: Depois de escapar de Paraíso, Maki e Shota conseguem alcançar o Tokyo Dome, um dos últimos lugares que restaram antes do surto de zombies que assombra agora o mundo. Maki, que transporta consigo as últimas doses da vacina, é absorvida pela estrutura dominante da cúpula, onde uns poucos privilegiados vivem no luxo, enquanto os restantes têm de sobreviver em condições terríveis. Shota e Miura são lançados no quotidiano dos que sobrevivem, longe dos privilégios. Uma vida dura a todos os níveis.


Miura é destacado para uma equipa de trabalho e Shota torna-se amigo do líder de um bando de crianças que o ajuda a encontrar o seu pai... Quase nada do que se vê por ali traz esperança. Talvez haja uma réstia de luz, mas só a custo poderá brilhar. O passado, esse, parece trazer apenas escuridão.

"Aventuras de uma Rapariga Como Tu N.º 2 - Hey, Voltei!" de Katie Kirby

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Tu e as tuas amigas estão a passar por cenas que mais ninguém entende?

Estás quase a desistir de tentar que te compreendam?
Às vezes não sabes se deves rir ou chorar? Então, olha: este livro é mesmo para ti.

Ah, pois é! A Lottie está de volta e nem imaginam o que vem aí… É janeiro e a Lottie regressou à escola secundária, pronta para enfrentar tudo. Já chega de tentar impressionar aquela parva-com-a-mania da Amber. E nem pensar em admitir que continuem a chamá-la Miúda Pepino.

Se a Lottie vai ter o papel de protagonista no musical do final deste período, que melhor oportunidade para impressionar a sua Megacrush? Ah, o Daniel… o Problema? Pois, já nos esquecíamos dessa parte: a Lottie vai ser um caranguejo. OMG! E, no meio deste drama, a Molly e a Jess, BFF da Lottie, parecem estar a afastar-se dela, por mais que ela tente tudo para isso não acontecer. Mas será possível? Mais um Fail?

Cheio de momentos embaraçosos, amizades com altos e baixos e coisas inacreditáveis, este é o segundo livro da série Aventuras de uma Rapariga Como Tu, que segue o dia a dia da Dramática e Divertida Lottie, mesmo a entrar na adolescência.

"Corte de Asas e Ruína - Corte de Espinhos - Livro 3" de Sarah J. Maas

Editor: Marcador

Sinopse: De regresso à Corte da Primavera, longe do seu verdadeiro amor, o Grande Senhor da Corte da Noite, Feyre está determinada a descobrir os planos de Tamlin e a recolher informações sobre o rei que ameaça destruir Prythian.


Para tal, é forçada a entrar num perigoso jogo de intrigas e mentiras. Um pequeno deslize poderá ser fatal para Feyre e para todos aqueles que ama.

Com a guerra prestes a começar, Feyre e Rhysand têm de decidir em quem podem confiar e procurar aliados nos lugares mais improváveis.

Neste emocionante terceiro livro da série Corte de Espinhos e Rosas, a terra tinge-se de vermelho enquanto os poderosos exércitos lutam pela única coisa que poderá destruí-los a todos..

Filosofia - Tudo o que Precisa de Saber de Paul Kleinman

Editor: Marcador

Sinopse: Os manuais escolares transformam com frequência as memoráveis teorias, os princípios e as figuras da filosofia num discurso enfadonho a que até Platão torceria o nariz.


Este livro omite os pormenores aborrecidos e a cansativa metodologia filosófica e, em vez disso, dá-lhe uma aula de filosofia que o mantém interessado enquanto explora a fascinante história do pensamento humano e do espírito inquisitivo.

De Aristóteles a Heidegger até ao livre-arbítrio e à metafísica, Filosofia - Tudo o que precisa de saber apresenta centenas de interessantes curiosidades filosóficas, ilustrações e quebra-cabeças que não encontrará em mais lado nenhum.


"O Púcaro Búlgaro" de Campos de Carvalho

Editor: Tinta da China

Sinopse: No Verão de 1958, durante uma visita ao Museu Histórico de Filadélfia, Hilário, narrador-personagem desta história, é confrontado com a existência de um púcaro búlgaro, apesar de todas as dúvidas sobre a existência da própria Bulgária. Para superar essas dúvidas, comprometeu-se a partir de então com a descoberta do país — e com a escrita deste Diário —, reunindo um peculiar grupo de expedicionários, composto inclusivamente por um Expedito.


O último romance de Campos de Carvalho, autor que chega finalmente a Portugal, é, como toda a sua obra, uma celebração do caos da existência, dos absurdos da realidade e das hilariantes inconsistências do dia-a-dia. Afinal, toda a gente anda em busca de alguma Bulgária perdida.

"Chamem-me Cassandra" de Marcial Gala

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Rauli é um menino de dez anos que adivinha o futuro e se sente como uma mulher que nasceu no corpo de um homem. Uma história de iniciação sobre a Cuba dos anos 70, durante a guerra em Angola.


Como Cassandra (filha dos reis de Troia, irmã de Heitor e Páris, sacerdotisa de Apolo), Rauli tem o dom da profecia e a maldição de ninguém acreditar nele. É um rapazinho de compleição clara e delicada, quase feminina, dado à contemplação e ávido leitor dos clássicos. Nasceu no corpo errado e prevê o futuro: desde cedo sabe que irá combater em Angola e que morrerá trespassado por balas e pela homofobia.

Entre a infância e a adolescência, o romance trata da busca pela identidade num contexto hostil, além de testemunhar o colapso do sonho do «homem novo» e da utopia internacionalista. Lírico e histórico ao mesmo tempo, Chamem-me Cassandra reconstrói o quotidiano da Cuba dos anos 70, com um olhar amoroso pelas suas personagens e uma grande capacidade de ligar o mito clássico e as figuras da guerra de Troia ao enredo da guerra de Angola. Um romance de iniciação e identidade que cativa desde as primeiras páginas.

"Era Uma Vez Tudo" de Paulo Nogueira

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Pano de fundo: um curso de Escrita Criativa, com alunos muito diferentes. Uma octogenária cuja família construiu o prédio mais icónico da cidade, consumido num incêndio homicida. Um projectista de planetários, de luto pela mulher morta em circunstâncias suspeitas. Um intersexo ucraniano, que anseia emular Clarice Lispector. Um fotógrafo ameaçado pela cegueira, que corre contra o tempo para revolucionar a ficção. Uma oriental, que vai combinar mangá com Murasaki Shikibu, depois de resolver o conflito com o pai e o Japão. Uma enfermeira rumo a Marte, para escrever um Génesis de ficção-científica. Um ilusionista que pretende renovar o realismo mágico. Uma astróloga que quer urdir um oráculo literário. Um geólogo judeu que, para descobrir o segredo da família e concluir o seu livro, terá de ir à Auschwitz.


Um romance que celebra a literatura através do próprio sortilégio literário, com as vidas trágicas e cómicas de personagens densas, divertidas, apaixonadas e apaixonantes.

"O Papel de Parede Amarelo" de Charlotte Perkins Gilman

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Conto publicado no final do século XIX, O Papel de Parede Amarelo retrata a história semiautobiográfica de uma jovem mulher deprimida, recentemente mãe. O marido, John, por sinal médico, demonstra grande incapacidade para enten- der o que se passa com ela, em larga medida ele próprio preso nos perímetros culturais da época.


Na esperança de poder ajudá-la, John muda-se temporariamente com a mulher para uma outra casa, bonita, campestre, onde tentará recuperar a paciente com ar puro e repouso de qualquer tipo de trabalho. A mulher, sentindo-se presa, sem opções para a sua imaginação e criatividade — ademais num quarto com uma decoração que a incomoda — vai ficando cada vez mais longe da cura, cada vez mais perto da loucura.

Narrado na primeira pessoa, O Papel de Parede Amarelo é um dos mais importantes textos da literatura feminista americana, e global, entrando aprofundadamente nos sinuosos caminhos das perturbações mentais provocadas a mulheres que, afinal, são apenas impedidas de ser o que são.

"D. Duarte" de Luís Miguel Duarte

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Nascido em Viseu, em 1391, e falecido em Tomar, em 1438, passou sobretudo à história como corresponsável pelo desastre de Tânger e pelo cativeiro e morte do seu irmão D. Fernando. O cognome de Eloquente ganhou-o talvez por ter escrito o Leal Conselheiro, uma obra que hoje quase ninguém conhece. Não teve, nem de longe, uma reputação semelhante à dos seus irmãos D. Henrique e D. Pedro.


Apesar de ter tido um reinado muito breve, cinco escassos anos, entre dois de quase meio século (o do pai, D. João I, e o do filho, D. Afonso V), ele colaborou ativamente no governo do reino desde a preparação da tomada de Ceuta (1415) até à morte do pai, em 1433. Por isso se falou dele como «um infante que nunca mais chegava a rei».

Talvez prejudicado pelo excesso de protagonismo dos vários irmãos, obcecado pelo sentido do dever e pelo comportamento virtuoso, sofreu uma depressão que, em páginas raras, nos descreve na primeira pessoa. Oliveira Martins traça dele uma imagem fortemente negativa: seria o exemplo do homem bom que só por equívoco chegou ao trono.

A realidade é bem mais complexa e interessante. Caçador, lutador, soldado quando foi preciso, escreveu duas obras e aplicou-se para além das suas forças no governo do reino.
Morreu de peste, aos 47 anos, atormentado com o dilema entre a devolução de Ceuta aos muçulmanos e a libertação de D. Fernando, preso em Fez. Deixou um reino dividido entre o partido da rainha viúva e o do infante D. Pedro, seu irmão.

"Swipe, Match, Date - Aprenda a navegar nas plataformas de encontros online" de Rita Sepúlveda

Editor: Arena PT

Sinopse: Quem nunca ouviu falar de plataformas de encontros online, aplicações de encontros ou apps de dating? Se está a considerar esta opção terá, por certo, alguns medos e dúvidas. Pode até pensar que conhecer pessoas através da Internet não é para si. Numa sociedade em que tudo acontece a uma velocidade voraz, as aplicações de encontros são hoje ferramentas úteis para encontrar (também) o amor, seja para a vida inteira ou apenas para um momento. É inegável que fazem parte do quotidiano de cada vez mais pessoas.


Na teoria, tudo parece fácil: cria-se um perfil, definem-se critérios e começa a ação! Na prática, a realidade pode ser um pouco mais complicada, especialmente quando os matches não ocorrem e os dates não são aquilo com que sonhou.

Swipe, Match, Date pode ajudar a potenciar o seu perfil em plataformas de encontros online e a alcançar o seu objetivo.

Neste livro verá como:

- Identificar o que procura nestas plataformas e qual a melhor para si;
- Construir o seu perfil: escrever a biografia e escolher as fotografias;
- Equacionar a melhor forma de iniciar uma conversa;
- Distinguir entre o que deve e não deve dizer ou fazer;
- Reconhecer os perigos decorrentes de uma exposição online.

Prefácio de Catarina Beato.

"Mulheres Más" de María Hesse

Editor: Iguana

Sinopse: Uma história de mulheres que encarnaram o mal, cheia de humor e inteligência, da autora de Frida Kahlo, Bowie, O prazer e Marilyn.


Desde o aparecimento dos primeiros mitos, o universal tem sido narrado pelos homens, essa visão masculina que definiu o mundo, que nos disse como deveríamos ser puras, dóceis, amorosas — e que alertou sobre o perigo das mulheres más, quer fossem górgonas vingativas, madrastas cruéis, Pandoras problemáticas ou Evas imprudentes a carregar a culpa do nosso destino.

Numa versão muito pessoal, María Hesse apresenta-nos outra visão sobre estas princesas passivas, bruxas perversas, mães maldosas, femmes fatales, loucas apaixonadas e personagens secundárias perfeitas.

De Madame Bovary a Sarah Connor, de Joana, a Louca, a Yoko Ono ou de Helena de Troia a Monica Lewinsky, a autora reivindica a necessidade de encontrar novos referentes, novas leituras da História e a inspiração para que cada mulher possa ser aquilo que quiser num mundo em constante mudança.

"Princípios O Seu Journal Guiado" de Ray Dalio

Editor: Self PT

Sinopse: Em 1975, Ray Dalio fundou a Bridgewater Associates no seu apartamento de dois quartos, na cidade de Nova Iorque. Quarenta anos mais tarde, a Bridgewater tornou-se na quinta empresa privada mais importante dos EUA (segundo a Fortune) e tem gerado mais capital para os investidores do que qualquer outro fundo de investimento da história (Bloomberg).


Em 2017, publicou o livro Princípios: Vida & Trabalho, descrevendo o conjunto inconvencional de princípios por detrás do seu sucesso, que a maioria das pessoas pode aplicar independentemente do que procura alcançar.

Agora, no quinto aniversário da publicação de Princípios, Dalio criou este journal interativo para ajudar os leitores a criarem os seus próprios princípios. Através de uma série de exercícios, o autor guiá-lo-á para uma compreensão mais profunda de como é e do que deseja, levando-o a refletir sobre as suas próprias realidades, e ajudando-o a definir os seus próprios princípios para obter o que deseja da vida.

No interior, irá aprender a:

- Identificar as suas forças e as suas fraquezas
- Desenvolver princípios para alcançar o que quer da vida
- Maximizar as suas aprendizagens com os erros
- Perceber em que ponto está na sua vida, e o que virá a seguir

"Poderosas - 25 Mulheres que Mudaram a História de Portugal" de María Pilar Queralt del Hierro

Editor: A Esfera dos Livros

Sinopse: Não constam destas páginas todas as que lá poderiam estar, mas todas as que lá estão merecem-no por inteiro. 25 nomes femininos que conseguiram abrir caminho às suas congéneres e que não devem, por isso, cair no esquecimento.


O empoderamento da mulher só se tornou uma realidade no Ocidente do século XX. Contudo, a história regista uma série de nomes femininos que conseguiram derrubar barreiras ou exercer o poder com autoridade e eficiência. Fora, sem dúvida, mulheres tão poderosas como Teresa de Leão, que conseguiu que Portugal se libertasse da tutela castelhana; ou Luísa de Gusmão, a Restauradora.

Pintoras como Josefa de Óbidos, que conseguiu viver da pintura em pleno barroco; cantoras como Luísa Todi, que levou o nome de Portugal aos mais famosos teatros líricos; escritoras como Florbela Espanca ou cientistas como Matilde Bensaúde.

Corajosas como Antónia Rodrigues, que não teve dúvidas em seguir a carreira das armas no século XVI, ou como Ana de Castro Osório, que se bateu para que as mulheres passassem a ter direito ao voto. Nomes inesquecíveis da história de Portugal, aos quais as mulheres do século XXI devem reconhecimento e gratidão.

"A Arte do Silêncio - Livro de bolso" de Amber Hatch

Editor: 11 x 17

Sinopse: O silêncio é um bem cada vez mais raro no nosso mundo. Vivemos imersos em ruído: das solicitações profissionais, afetivas e familiares do quotidiano ao burburinho das redes sociais e ao monólogo interior da nossa ansiedade. Esquecemo-nos de que todo este ruído não é natural nem necessário; esquecemo-nos de que o silêncio é sequer possível.


Amber Hatch, autora de vários livros sobre mindfulness, explica aqui, num estilo prático e acessível, como cultivar, na agitação das nossas vidas quotidianas, espaço para que o silêncio e a respetiva tranquilidade floresçam e seja possível alcançar não só a quietude literal - encontrar uns momentos e locais ao longo do dia em que não estejamos sujeitos a ruído - como também a figurativa - silenciar a «voz interior» que não cessa de nos dar recados.

  A Arte do Silêncio é ao mesmo tempo um guia de meditação e um manual para uma vida mais tranquila, plena e harmoniosa.

Corações Irlandeses de Nora Roberts

Editor: HARPER COLLINS

Sinopse: Fogo irlandês - o forte temperamento de Adelia Cunnane acendeu uma chama no coração de Travis Grant. Agora, o orgulhoso e poderoso proprietário do rancho Royal Meadows decidira domar esta fogosa irlandesa... e torná-la sua.


Rosa irlandesa - a bela e ousada Erin McKinnon aceitou a proposta de casamento de Burke Logan e a sua fria promessa de segurança e riqueza. Mas, poderia esta encantadora rosa irlandesa conquistar o coração do seu insensível marido?

O rebelde irlandês - Ela era praticamente uma princesa, ele apenas um treinador de cavalos de corrida. Mas Brian Donnelly acabava de chegar aos Estados Unidos, onde poderia até aspirar a conquistar a belíssima Keeley Grant. A sua riqueza e posição social não dissuadiram Brian de atingir o seu objetivo... embora tenha sido a inocência que ela lhe oferecia que seduziu o rebelde irlandês!

As Mulheres Impiedosas - A sequela de Mulheres Douradas de Namina Forna

Editor: Edições Gailivro

Sinopse: A poderosa sequela da história de Deka, a rapariga de 16 anos que tem o poder de reconstruir o seu mundo - ou de o destruir!


Passaram-se 6 meses desde que Deka libertou as deusas no antigo reino de Otera e descobriu quem ela realmente é… a guerra está a ser travada em todo o império, mas a verdadeira batalha está apenas a começar, pois uma força das trevas - um poder impiedoso - está a crescer, e Deka e o seu exército devem pará-lo.

No entanto, segredos ocultos destruíram tudo o que Deka conhecia e com os seus próprios dons a mudarem, ela tem de perceber se tem a chave para salvar Otera… ou se é a sua maior ameaça.

Medir o Racismo, Vencer as Discriminações de Thomas Piketty

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Um ensaio consagrado aos meios que permitem medir o racismo e lutar contra as discriminações mediante uma política social e económica baseada no universalismo.


«Digamo-lo de imediato: nenhum país, nenhuma sociedade inventou o modelo perfeito que permite lutar contra o racismo e as discriminações. O verdadeiro desafio é inventar um novo modelo, transnacional e universalista, que reinstaure a política antidiscriminatória no quadro mais geral de uma política social e económica, de feição igualitária e universal, e que assuma a realidade do racismo e das discriminações - para proporcionar a si mesmo os meios para os medir e corrigir, sem todavia cristalizar as identidades, que são sempre plurais e múltiplas.»
Thomas Piketty

Identidade em todo o lado, justiça em parte alguma • Por um modelo universalista da luta contra as discriminações • As hipocrisias da «discriminação positiva» • A igualdade educativa e territorial: sempre proclamada, nunca realizada • Objetivar o racismo, implementar um acompanhamento anual das discriminações • Criar um Observatório Nacional das Discriminações • Derrotar as discriminações sem cristalizar as identidades • É preciso ir além do país onde nasceram os pais? • Os problemas suscitados pelos referenciais étnico-raciais de tipo anglo-saxónico • Por um sistema flexível e dinâmico de medição da diversidade • Como inventar novas formas de neutralidade religiosa? • Matéria de reflexão para sair dos impasses identitários

"Tudo Me Lembra de Ti" de Colleen Hoover

Editor: TopSeller

Sinopse: Da autora dos bestsellers mundiais Isto Acaba AquiIsto Começa AquiSe Fosse Perfeito e Corações Feridos.


Depois de cumprir cinco anos de prisão devido a um trágico erro, Kenna Rowan regressa à cidade onde a sua vida descarrilou, na esperança de recuperar Diem, a sua filha de 4 anos. Contudo, os fantasmas do passado parecem querer impedir esse reencontro, apesar dos seus esforços para tentar provar o seu valor a todos os que agora fazem parte da vida da menina.

O único que parece disposto a ajudá-la é Ledger Ward, dono de um bar local e um dos poucos que poderão servir de elo de ligação entre Kenna e a filha. No entanto, a proximidade entre eles não poderá ser revelada a ninguém, sob pena de perderem a confiança daqueles que lhes são mais queridos.

Mas à medida que Kenna e Ledger formam uma ligação que parece inabalável, também os riscos que correm se tornam cada vez maiores. e se Kenna quiser construir um futuro de esperança e redenção, terá de encontrar uma forma de se absolver dos erros do passado.


Um Ano de Mindfulness - Reflexões semanais para colorir

Editor: Arte Plural Edições

Sinopse: Há quanto tempo não faz uma pausa a sério?

O nosso dia a dia é marcado pelo stresse e pela falta de tempo. Temos dias de trabalho cada vez mais longos e, mesmo no tempo livre, estamos constantemente a olhar para ecrãs - por exemplo, a verificar emails de trabalho ou embrenhados nas redes sociais. Ao mesmo tempo, a vida familiar é cada vez mais desgastante: as crianças têm jornadas escolares cada vez mais intensas, com atividades extracurriculares que exigem aos pais uma logística desgastante. Até em viagem ou de férias, quantas vezes não vamos só ver o email? Ou, mesmo num cenário paradisíaco, quem não fica de olhos presos no feed de notícias? E quando é que nos conseguimos desligar de todo esse ruído mental?

O grande problema de estarmos constantemente atarefados é que a nossa capacidade de atenção e de concentração é forçada até ao limite - e, muitas vezes, para além dele. Estudos recentes nas áreas da psicologia e da neurociência sugerem que o uso constante das tecnologias digitais provoca alterações estruturais e funcionais nas regiões do cérebro relacionadas com o processamento da informação emocional, da atenção executiva, da capacidade de decisão e do controlo cognitivo.

50 às Minhas Costas e Não Me Importo - O método para melhorar a tua vida, sentir-te jovem e voltar a ter esperança de Tania Martínez

Editor: HARPER COLLINS

Sinopse: Se tens 50 anos ou estás prestes a fazê-los chegou a hora de te perguntares se a vida que tens agora é a que sonhavas e a que mereces viver.


As mulheres desta idade estão no meio da sanduíche, com ou sem companheiro, com filhos ou com pais que necessitam e exigem a nossa atenção, e a verdade é que estamos exaustas. Cansadas e cheias de responsabilidades, deixamos sempre para amanhã o mais importante: pensar em nós mesmas.

Neste livro, Tania Martínez revela-te o método definitivo para cuidar da tua saúde, abandonar o stress, melhorar o teu dia-a-dia e as tuas relações, sentir-te jovem e reencontrar-te contigo mesma.

Os Caminhos do Espírito de Maria da Conceição Pinho

Editor: 4 Estações Editora

Sinopse: Este livro surge como uma proposta reflexiva e operativa de caminho interno que pode ser trilhado por cada um de nós. As enfermidades das quais o ser humano padece só podem ser curadas através do treino e do desenvolvimento das virtudes correspondentes.


Quem quiser viver de um modo vibrante terá, inevitavelmente, que se desvincular de alguns hábitos para se entregar, entre um drama e outro, à transfiguração da sua paisagem mental, emocional e espiritual.
Cada enfermidade e respetiva virtude formam um par indissociável para manifestar a via do Meio ou do Virtuosismo, regulando as suas emoções e imagens internas para poder manifestar um maior equilíbrio. Esta obra, baseada na perspetiva da tradição oriental transmitida pelo Kiryu, aglutina algumas das mais recentes descobertas na área terapêutica. O pensamento tradicional chinês apreende o cosmos de um modo semelhante ao do físico moderno, que não pode negar que o mundo é uma estrutura decididamente psicofísica. O facto microfísico inclui o observador tanto quanto a realidade(...), isto é, as condições psíquicas dentro da totalidade da situação momentânea.

"A Psicologia das Massas - A Arte de Influenciar Pessoas e Dominar Multidões" de Gustave Le Bon

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: O comportamento e a mente dos indivíduos quando estão em grupo é absolutamente distinto do seu comportamento quando agem e pensam isoladamente.


Gustave Le Bon é um dos fundadores da psicologia social e neste livro introduz o importante tópico da psicologia do comportamento coletivo. A sua tese fundamental é de que o indivíduo sofre uma transformação radical quando imerso num grupo.

A Psicologia das Massas foi publicado em todo o mundo em edições sucessivas e tornou-se um clássico instantâneo, sendo traduzido em mais de 20 idiomas e aplaudido em todo o mundo.

Algumas das ideias presentes neste livro tornaram-se evidentes, de forma bastante perturbadora, ao longo dos últimos anos: tais como o potencial autoritário latente em determinados estados e o processo global de redução da privacidade dos indivíduos.

Neste livro é explicado o comportamento irracional das massas, a impulsividade e a pobreza da razão presentes numa multidão comum, e ainda o estado de hipnose frenética em que se encontram as pessoas em grandes massas humanas.

É uma leitura altamente recomendada para qualquer pessoa interessada no estudo do comportamento social e humano, que deve necessariamente ser feita com espírito crítico, mas cujas ideias são, cada vez mais, dignas de reflexão.

Um clássico essencial para compreender a natureza irracional dos humanos inseridos em grupos coletivos.

Diana - A Rainha dos Corações de Julie Heiland

Editor: Planeta

Sinopse: Londres, 1978. A jovem Diana Spencer, com dezassete anos, é convidada para a festa do 30.º aniversário do herdeiro do trono britânico, o príncipe Carlos. É nesse dia que começa o seu romance com o futuro rei da Grã-Bretanha, um dia que mudaria a sua vida para sempre.


Apenas três anos depois, Diana, de sorriso tímido, vê-se diante de 3500 convidados na Catedral de S. Paulo, onde se celebrou o casamento do século do casal que parecia perfeito perante as câmaras fotográficas e de televisão.

Diana pertencia a uma das mais conhecidas famílias da aristocracia britânica, mas apesar disso tem alguma dificuldade em se adaptar ao quotidiano na família real, com o seu rigoroso protocolo. Mas o maior problema foi a falta de amor de Carlos e a presença de uma terceira pessoa no seu casamento. Apesar de tudo, Diana acabará por encontrar o seu próprio caminho e não tardou a ter o mundo a seus pés…

Com um estilo fluido, capaz de evocar as emoções mais profundas, a escritora Julie Heiland leva-nos à descoberta dos episódios mais desconhecidos da vida de Lady Di, uma princesa inesquecível amada pelo povo.

Ficção baseada em factos reais sobre a vida da princesa Diana, uma das mulheres mais famosas e adorada em todo o mundo.
Em 2022 assinalaram-se 25 anos sobre a morte da princesa Diana.

"Os Dias da Birmânia" de George Orwell

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Na Birmânia, um punhado de ingleses reúne-se no Clube Europeu. Bebem uísque e aliviam a aguda e silenciosa solidão da vida desses anos 1920 coloniais. São os últimos dias do império britânico.


Um dos homens, James Flory, comerciante de madeira, tem já como muito clara a futilidade do domínio inglês. Mas terá, para ser consequente, a coragem de defender o seu amigo indiano, Dr. Veraswami, que quer ser admitido no clube exclusivo para brancos? Para complicar as coisas, vinda de Paris, eis que chega a bela, solteira e anti-intelectual Elizabeth, de curtos cabelos loiros: Flory vai encontrar nela um escape para a solidão e para as «mentiras» da vida colonial. Poderá Flory encontrar forças para fazer o certo não apenas pelo amigo, mas também pelo que lhe dita a consciência?

Orwell escreveu, nestes Dias da Birmânia, um romance cáustico e acelerado sobre os dias do declínio do imperialismo britânico, descrevendo em detalhe as misérias e a intolerância numa sociedade sem remissão.

"D. Filipa de Lancastre - A rainha que seguiu a sua estrela" de Isabel Stilwell

Editor: Planeta

Sinopse: Filipa de Lencastre, filha dos duques de Lancaster, neta do rei de Inglaterra, tinha 27 anos quando deixou os castelos frios de Inglaterra para se tornar rainha de Portugal.


Casada com D. João I, foi mãe de seis rapazes e de duas raparigas, que educou para saberem muito, pensarem pela sua cabeça e não terem medo de aventuras. Chamaram-lhes a Ínclita Geração.

Em criança, Filipa gostava de admirar as estrelas do céu, imaginar que o mundo não acabava onde se pensava e ouvir a história dos corajosos cavaleiros da Távola Redonda. Anos mais tarde, foi a sua vez de armar cavaleiros os filhos mais velhos, que partiram rumo a Ceuta para derrotar os mouros e descobrir o que estava para além dos mapas.

Isabel Stilwell, autora best-seller de romances históricos, traz-nos mais um livro desta coleção dedicada aos seus leitores mais novos. Desta vez a protagonista é D. Filipa de Lencastre - a rainha que seguiu a sua estrela, uma das mulheres mais inspiradoras da História de Portugal.

"O Essencial sobre Hamlet" de Maria Sequeira Mendes

Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda

Sinopse: «Considerada uma das melhores (e piores) obras da literatura mundial, Hamlet mantém hoje, como ao longo dos séculos, a capacidade de surpreender leitores, espectadores e críticos. A proliferação de interpretações sobre a peça sugere que estamos condenados a ler mal esta obra-prima, e que existe um Hamlet para cada pessoa. Este que aqui vos deixo é o meu, na esperança de que sirva para descobrirem o vosso Hamlet.

«O resto é silêncio.»
(Hamlet, ato 5, cena 2).»

Espaço - 10 coisas que deve saber de Dra. Becky Smethurst

Editor: Vogais

Sinopse: Uma visita guiada ao espaço que revela teorias fascinantes, descobertas surpreendentes e mistérios que subsistem na astronomia e na astrofísica modernas.


Antes do Big Bang, tempo, espaço e matéria não existiam. Nos 14 mil milhões de anos que se seguiram, os cientistas apontaram os seus telescópios para o céu e desenvolveram teorias para explicar os fenómenos estranhos e maravilhosos que observaram. Através dessas observações, agora entendemos conceitos como o tamanho do universo (ainda em expansão), a distância até à estrela mais próxima da Terra ou o que impulsiona a formação de planetas, galáxias e buracos negros.

Neste livro, a Dra. Becky Smethurst, astrofísica da Universidade de Oxford, apresenta tudo o que precisa de saber sobre o universo em dez lições simples e cativantes. Como sabemos que o Big Bang aconteceu? O que é a matéria escura? Os extraterrestres existem?

Se alguma vez olhou para o céu e se questionou sobre como tudo funciona, neste livro encontra respostas acessíveis ¿ e muitas outras perguntas ¿ num breve passeio pelo nosso extraordinário universo.

"Pequeno Manual para Ser Feliz - Sabedoria Filosófica para o Dia a Dia" de Arthur Schopenhauer

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Com base na convicção pessimista de que a vida dos seres humanos oscila entre a dor e o tédio e que, consequentemente, este mundo não é senão um vale de lágrimas, Schopenhauer usa o engenho humano e a prudência prática para encontrar regras de conduta e de vida que nos ajudem a evitar as dificuldades e os golpes do destino, na esperança de que, embora a felicidade absoluta seja inatingível, possamos alcançar aquela felicidade relativa que consiste na ausência de dor.


Deve-se ter o cuidado de não construir a felicidade da vida sobre uma base ampla - não precisar de muito para ser feliz. Não é ao prazer, mas à ausência de dor que a pessoa sábia deve aspirar. Para estimar a condição de alguém em relação à felicidade é necessário perguntar não o que lhe agrada, mas o que o preocupa; e quanto mais triviais forem estas preocupações, mais feliz será a pessoa.

Ao percorrer a sua vida, uma pessoa achará útil estar pronta e capaz de fazer duas coisas: olhar em frente e ignorar; uma irá protegê-lo de perdas e ferimentos, a outra de disputas e brigas. Aquilo que o homem tem para si mesmo, o que o acompanha na solidão, e ninguém pode dar ou tirar dele: isto é muito mais essencial do que tudo o que ele possui, ou o que ele é aos olhos dos outros.

O Pequeno Manual Para Ser Feliz de Arthur Schopenhauer é uma verdadeira obra-prima literária, escrita por um dos maiores filósofos que o mundo já conheceu.

A Pirâmide Vermelha - As Crónicas dos Kane - Volume 1 de Rick Riordan

Editor: Nuvem de Tinta

Sinopse: Desde a morte da mãe, Carter e Sadie tornaram-se quase estranhos. Enquanto Sadie viveu com os avós em Londres, o irmão viajou pelo mundo com o pai, o brilhante egiptólogo Dr. Julius Kane.


Uma noite, o Dr. Kane decide reunir os irmãos e pôr em prática um plano secreto no Museu Britânico. A experiência corre tão mal que uma explosão faz rebentar a Pedra de Roseta e liberta Set, o terrível deus egípcio do caos.

Com o pai votado ao esquecimento, Carter e Sadie Kane são forçados a fugir para salvar as suas vidas e embarcam numa perigosa aventura pelo mundo.

Conseguirão os irmãos Kane enfrentar as forças míticas do Antigo Egito e salvar o mundo da destruição?

"O Nãonicórnio" de Marc-Uwe Kling

Editor: Nuvem de Letras

Sinopse: Um belo dia, nasceu um pequeno e fofo unicórnio no Bosque dos Corações, na Terra dos Sonhos. Embora todos gostassem muito dele e o alimentassem constantemente com trevos açucarados, o pequeno animal não se comportava como um unicórnio. Dizia sempre que não a tudo. Por isso, a sua família passou a tratá-lo por NÃOnicórnio.


Um dia, o NÃOnicórnio resolveu sair do seu mundo de algodão-doce, com o qual não se identificava. E foi então que conheceu um guaxinim que não queria ouvir, um cão que não ligava nenhuma e uma princesa que era muito teimosa. Os quatro fizeram uma excelente equipa de criaturas inadaptadas — até porque serem teimosos juntos era muito mais divertido!

Nem todos os unicórnios são fofinhos e queridos. Alguns são Mmmuuuiittooo teimosos. Não é, NÃOnicórnio?

"Poemas Eróticos sobre Frades, Freiras e Padres" de Victor Correia

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Uma antologia única de poemas eróticos sobre frades, freiras e padres, escritos por mais de cinquenta autores portugueses clássicos, da Idade Média ao início do século XX.


São poemas de amor e de explícito desejo sexual de frades e padres pelas freiras, e delas por eles, mas também de amor e de explícito desejo sexual que homens leigos nutriram pelas religiosas. Da autoria de poetas portugueses, uns são narrados na primeira pessoa, por protagonistas reais ou imaginários; outros na terceira pessoa, evocando amores e desejos alheios. Alguns poetas apoiam os que se envolvem ou desejam a sexualidade freirática, outros fazem dessa sexualidade uma fantasia literária, e outros, ainda, convertem-na em sátira.

No final da antologia, o leitor encontra um conjunto de poemas inéditos do século XVIII, cujos manuscritos estão no arquivo nacional da Torre do Tombo: são da autoria de um frade, Frei João de Deus, e foram endereçados a diversas freiras. Têm agora, pela primeira vez, publicação em Portugal.

Poemas Eróticos Sobre Frades, Freiras e Padres, nos Clássicos da Literatura Portuguesa oferece aos leitores uma faceta pouco conhecida da nossa literatura: um testemunho histórico de uma realidade que sempre existiu ao longo dos séculos, de uma forma disfarçada ou tolerada. Uma preciosidade para a história do erotismo em Portugal.

"Canções para o Incêndio" de Juan Gabriel Vásquez

Editor: Alfaguara Portugal

Sinopse: Nas histórias de mulheres e homens comuns declinam-se temas como a memória, o poder e significado da violência, e a relação complexa entre literatura e verdade.


Uma fotógrafa de renome apercebe-se de algo que teria preferido ignorar. Um veterano da Guerra da Coreia confronta-se com um segredo do passado durante um encontro que parecia inofensivo.

Um escritor depara-se com a história apaixonante de uma órfã da Grande Guerra. Na Colômbia, em Espanha, Paris ou Hollywood, as histórias deste livro irradiam a estranha luz das coisas que ferem. Juan Gabriel Vásquez dá prova, uma vez mais, de mestria narrativa e profundo entendimento da existência humana.

Um livro belo e cru sobre a força do acaso, que declina temas como a memória, o poder e significado da violência, e a relação complexa entre literatura e verdade.


"O Gato que Sobreviveu - Tudo o que Sei Sobre a Vida Foi Um Gato que Me Ensinou" de Gwen Cooper

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: A última coisa que Gwen queria era ter mais preocupações. Já tinha dois gatos, um emprego miserável e o coração partido. Foi então que a veterinária dos seus gatos lhe telefonou a partilhar a história de um gatinho cego abandonado com apenas três semanas de vida. Gwen não conseguiu evitar comover-se com o relato e tomou a decisão imediata de acolher o novo gatinho.


Foi amor à primeira vista. Todos a alertaram que o seu gato Homero (assim batizado em homenagem ao poeta cego homónimo, autor de Odisseia) seria sempre medroso e desajeitado, mas o gatinho em que ninguém acreditava cresceu rapidamente até se tornar um dínamo de três quilogramas com um coração gigante que criava laços de amizade com cada pessoa que se cruzasse no seu caminho.

A lealdade inabalável de Homero, a sua capacidade ilimitada de amar e o seu entusiasmo por superar obstáculos transformaram a vida de Gwen e inspiraram-na a seguir os seus sonhos. Mais tarde, quando conheceu o amor da sua vida, percebeu que Homero lhe tinha ensinado a lição mais valiosa de todas: o verdadeiro amor é invisível aos olhos.

O Gato Que Sobreviveu é uma história de superação, autoconhecimento e transformação capaz de nos emocionar e fazer compreender que, para conseguirmos o que queremos da vida, muitas vezes precisamos de dar um salto no escuro, confiar nos nossos instintos e acreditar que, tal como os gatos, cairemos sempre de pé.

O Mundo Visto do Meio Crónicas, seguidas de um Auto do século XX de Conceição Lima

Editor: Editorial Caminho

Sinopse: Estas crónicas, entre muitas outras excluídas do formato livro ou, simplesmente, retidas ainda numa zona de hesitação entre publicar e não publicar, foram transcorrendo ao longo dos dias, ao longo de anos, ao longo dos tempos de ofício de jornalista.


Umas acionadas por factos, considerados, por uma ou outra razão, relevantes e dignos de registo, outras filhas apenas de reflexões íntimas, subterrâneas congeminações, (in)frutíferas meditações, fundas palpitações.

Elas aí estão, finalmente, em páginas cronologicamente anichadas. O texto curatorial da VII Bienal de São Tomé e Príncipe foi acoplado, na presunção de que não ficaria muito deslocado do espírito de certas crónicas. O auto, a encerrar, foi uma decisão aventurosa, quiçá ousada em termos de enquadramento? Os leitores sentenciarão.

"Liliputine" de Ernesto Rodrigues

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: O nome Liliputine conjuga Swift e Putin(e). Inspira «liliputinar», cujo tempo ou modo (presente do conjuntivo ou imperativo) significa: «reduza Putin à sua pequenez ou insignificância». Olha-se ao complexo de quem, no seu metro e sessenta e oito, se sonha um novo Pedro, o Grande, com dois metros e três.


À luz da invasão da Ucrânia, Magda Baptista, docente de Estudos Europeus, relata a experiência familiar nas sublevações de Budapeste 1956 e Praga 1968 até à desintegração da União Soviética, esboçando um perfil dúplice e cruel de novo Estaline. Às capitais sacrificadas do «socialismo real» e seus fracassos opõe o direito à escolha plural e liberdade de expressão que só uma democracia solidária permite.

Momentos vívidos dos últimos 70 anos, lembrando que a História se repete, animam este romance-reportagem, proposta incomum na literatura portuguesa.

"Minecraft - Uma Falha no Código: Minecraft Stonesword Saga - Volume 1" de Nick Eliopulos

Editor: Booksmile

Sinopse: O caos que se instalou na escola de Woodsword parece prever o que vai acontecer ao Po e aos amigos assim que entrarem no mundo Minecraft. Com o Rei Evocador em pedra, o Theo usa as suas habilidades informáticas para alterar o código do jogo. Mas será que é uma boa ideia? Quando tudo parece estar perdido, o Theo vai perceber que, no jogo e na vida, a solução é não ter medo de ser ele próprio.


O Minecraft é um jogo para assentar blocos e partir à aventura. Podes construir, brincar e desbravar mundos que se geram infinitamente, com montanhas, grutas, oceanos, selvas e desertos.

Atreve-te a derrotar bandos de zombies, a fazer o bolo dos teus sonhos, a aventurar-te em novas dimensões ou a erguer um arranha-céus.

Tu é que decides o que te apetece fazer neste jogo.

D. Manuel I O Rei dos Descobrimentos de Isabel Stilwell

Editor: Planeta

Sinopse: O seu nascimento foi milagroso. Pelo menos era o que lhe repetia vezes sem fim a sua querida ama Justa Rodrigues. Era o escolhido. Deus tinha uma missão especial para ele.


Desde pequeno que o oitavo filho dos duques de Viseu e Beja sonhava que iria comandar um grande exército e conquistar terras aos mouros, como tinha feito o seu pai. Mas nunca imaginou que iria suceder a D. João II e tornar-se D. Manuel Rei de Portugal e dos Algarves d’Áquem e d’Além-Mar em África e Senhor da Guiné...

Isabel Stilwell, autora best-seller de romances históricos, traz-nos mais um livro desta coleção dedicada aos seus leitores mais novos.

Desta vez o protagonista é D. Manuel - o Rei dos Descobrimentos, uma das figuras mais inspiradoras da História de Portugal.

"Escola para Boas Mães" de Jessamine Chan

Editor: Suma de Letras

Sinopse: Frida Liu está exausta. Depois de ser abandonada pelo marido com uma filha pequena, vê-se obrigada a conciliar o trabalho a tempo parcial com a educação de Harriet. Mas, por mais que ame a filha e por muito que se esforce, nada parece ser suficiente. E tudo piora quando Frida tem um dia muito mau e se vê obrigada a deixar a menina sozinha em casa por algumas horas.


O Estado tem vigiado mães como Frida: mulheres que deixam os filhos sem supervisão, que se distraem com outros afazeres enquanto as crianças brincam, que cometem erros. Frida perde a guarda de Harriet e é inserida num programa de reabilitação que visa formar mulheres para se tornarem boas mães.

Perante o risco de perder Harriet para sempre, Frida tem de provar que consegue corresponder aos padrões de exigência da Escola para boas mães - que consegue aprender a ser boa, mesmo quando o julgamento parece injusto e o sucesso parece impossível.

Nomeado para vários prémios está a ser adaptado a série televisiva.

M Train de Patti Smith

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Ilustrado com dezenas de polaroides da própria autora, M Train é uma narrativa de viagens, e uma meditação sobre literatura, escritores - e cafés.


Sentada no seu café nova-iorquino preferido, Patti Smith lembra as sucessivas viagens que alimentam as suas obsessões artísticas e literárias, bem como o seu desejo de uma beleza que transgrida a ordem do tempo. Viajamos da Guiana ou do México e da casa de Frida Kahlo até Berlim, contemplamos os túmulos de Jean Genet, Sylvia Plath, Rimbaud e Mishima, sentamo-nos na cadeira que pertenceu a Roberto Bolaño, visitamos hotéis que lembram séries de televisão, homenageamos Burroughs, ou Sebald — e, como todos os viajantes, recordamos coisas sem explicação.

Livro de viagens, M Train é uma das experiências mais contagiantes para quem alguma vez foi ferido pelo animal da literatura, levando-nos pelos lugares em nome da memória que transportam, talvez porque viajar e ler sejam formas de superar a morte.

"Punições" de Franz Kafka

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse: Volume que reúne em nova tradução três clássicos da Literatura universal - A SentençaA Metamorfose e Na Colónia Penal - e recupera o projecto unitário desenhado por Franz Kafka com o título Punições.


Um pai que julga e condena o filho à morte; um caixeiro-viajante que acorda transformado num bicho monstruoso; um explorador que testemunha o uso de uma elaborada máquina de tortura na execução de sentenças.

Estes três textos célebres — A SentençaA Metamorfose e Na Colónia Penal — poderão ser familiares até para quem nunca os leu, ou não fosse Franz Kafka um autor que ao revolucionar a literatura do século XX se tornou universal.

São textos escritos, respetivamente, em 1913, 1915 e 1919, que testemunham um autor no auge da sua força expressiva e que levam até às últimas consequências o desespero do homem moderno e a sua solitária condenação a uma existência absurda, e que, segundo a vontade de Kafka, deveriam ter sido coligidos num único volume com o título Strafen (Punições) pelas afinidades que apresentam e pelas novas leituras que esse diálogo trinitário pode suscitar. Um projecto que, no entanto, nunca chegou a concretizar.

Memórias de Um Cientista - De Estalinegrado à Covid-19, ou a Luta entre a Ciência e as Trevas de Manuel Paiva

Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda

Sinopse: Manuel Paiva é natural do Porto, mas fixou-se em Bruxelas em 1964. Licenciou-se e doutorou-se em física na Universidade Livre de Bruxelas, foi professor de física na mesma Universidade e diretor do respetivo Laboratório de Física Biomédica. Participou em dez missões espaciais e foi presidente da Comissão Ciências da Vida da Agência Espacial Europeia e dos Fundos Educativos associados à Estação Espacial Internacional. Uma grande parte da sua investigação científica foi realizada com Ludwig Engel. Quando o autor nasceu, ele vivia com a mãe num sótão de uma casa de agricultores polacos, onde permaneceu escondido até aos últimos meses da guerra. Quase três anos sem ver a luz do dia. Ludwig tinha duas características raras: uma curiosidade apaixonada, como dizia Einstein, e uma grande tolerância.


A vida de Manuel Paiva foi enriquecida de encontros improváveis como quando recebeu, em sua casa, Menia Martinez e Stella Volkenstein, as intérpretes de Fidel Castro e de Nikita Khrouchtchev que exerceram as suas funções durante a crise dos misseis, corria o ano de 1962. Não é por acaso que decidiu começar este livro com uma introdução à física nuclear. Quando deixou Portugal foi realizar um estágio no Centro Nuclear de Saluggia, perto de Turim. Foi lá que estudou a difusão dos neutrões numa pilha atómica e que conheceu a realidade da investigação científica.

Uma grande parte da sua investigação diz respeito ao estudo do sistema respiratório e a utilização de um teste que permite avaliar o funcionamento dos pulmões tanto dos astronautas como dos pacientes infetados com a Covid-19. Este livro descreve a vida de um cientista comum, que soube aproveitar as oportunidades que se lhe depararam ao longo da sua carreira.

Espanto e Encantamento Memórias de um vigilante de museu de Pablo d’Ors

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Alois Vogel trabalha como vigilante do Museu dos Expressionistas de Coblença, a cidade em que nasceu. Depois de 25 anos como funcionário, começa a escrever as suas memórias: o relato de uma vida aparentemente monótona e insignificante, mas de uma intensidade assombrosa. Nessas memórias fala sobre os visitantes do museu e as vidas que lhes inventa, sobre os colegas, os mestres do expressionismo, a cerveja - e a solidão.


As confissões de Alois Vogel - tão maníaco quanto terno, e cujo olhar é de uma candura desarmante - levam-nos a descobrir o poder do diminuto, do pequeno, do pormenor e da observação. Através de uma personagem singular e anónima, Pablo d’Ors fala da busca da plenitude e do simples, e dos labirintos da mente que procura iluminação.

"Afirmações para Tempos Difíceis - Palavras ressonantes para acalmar o corpo e a alma "de Sarah Peyton

Editor: Nascente

Sinopse: Vivemos tempos conturbados e instáveis. Os problemas que enfrentamos são difíceis, dos pessoais aos mundiais. Este livro levá-lo-á numa viagem de autocompaixão, lembrando-o de que, apesar do mundo turbulento, conseguirá encontrar dentro de si espaços cheios de amor que lhe proporcionarão dias plenos de alegria e de satisfação.


Baseada nos estudos da neurociência sobre as afirmações positivas e os seus impactos no crescimento de novas conexões neuronais, esta obra está dividida em diversos temas, desde a saúde, ao trabalho e à família:

- Sensação de impotência e pânico
- Preocupações alimentares
- Excesso de trabalho
- Discórdia familiar
- A crise climática
- Não conseguir dormir
- Os efeitos das redes sociais
- Dependência financeira
- E muitos outros

As reflexões e afirmações sobre cada tema encorajam carinhosamente a aceitação da vida tal como ela é, valorizando as suas próprias forças e ajudando-o a reconhecer os seus dons e recursos inatos através do poder da resiliência e da gratidão.

Mais de 100 afirmações alicerçadas na neurociência.

Victoria Mundo Orbis - Livro 1 de Ana Teresa Barreiros

Editor: Cultura Editora

Sinopse: A princesa Victoria de Dnaltocs tem planos mais importantes do que casar e a chegada do seu novo pretendente não a deixa entusiasmada.


Aleksey de Aissur está determinado a criar uma aliança perpétua com Dnaltocs, mas vê a princesa repelir os seus avanços, porque é Ahearn de Eyks, que chegou ao reino com a simples intenção de renovar o contrato de trocas comerciais, que despertou a atenção dela.

Quando o rei sugere que seja Victoria a fazer uma viagem de Estado com os seus convidados, surgem novos desenvolvimentos que não podem ser ignorados: alguém está a tentar derrubar a monarquia. Entra nesta história mágica e acompanha a teia de traição e paixão urdida em torno da joia da coroa de Dnaltocs.

O primeiro livro da série Mundo Orbis, que vai arrebatar os melhores fãs de fantasia.

"Foi Sem Querer que Te Quis - Edição de colecionador, especial e limitada" de Raul Minh'alma

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: Quatro anos depois do enorme sucesso de Foi Sem Querer que te Quis, que alcançou o título do livro mais vendido em 2019 e vendeu mais de 100 mil exemplares, o romance de estreia de Raul Minh’alma regressa às livrarias numa edição especial, exclusiva e limitada, que todos os leitores vão querer ter.


Inclui:

Nota de Raul Minh’alma com pormenores nunca antes revelados sobre esta obra e anotações e rascunhos inéditos do caderno onde o autor começou a escrever a história.


Quando menos esperamos, a vida traz-nos aquilo que tentamos rejeitar. Como era possível Beatriz ter-se apaixonado, sem querer, por Leonardo?
A primeira impressão que teve dele foi a pior possível. Era um jovem rico, mal-educado e mimado. Tudo o que mais desprezava em alguém. No entanto, o avô de Leonardo, um homem sábio e profundo conhecedor da vida, viria a aproximá-los.

Ao perceber a necessidade de Beatriz em reencontrar o caminho da felicidade depois de várias desilusões amorosas, ele promete dar-lhe a receita para ser feliz no amor. Um segredo escrito e guardado num envelope que ela só poderia abrir depois de cumprida uma tarefa: ajudar Leonardo a fazer as pazes com o seu passado e a tornar-se uma pessoa melhor. O que Beatriz não sabia é que esta missão iria transformar a sua própria vida para sempre.

A Guerra dos Mundos de H. G. Wells e Philippe Chanoinat

Editor: Levoir

Sinopse: A Guerra dos Mundos, lançado em 1898, é um livro que marcou gerações e se mantém importante até à atualidade. Escrito na primeira pessoa como um caderno de memórias, A Guerra dos Mundos mistura o relato histórico com uma dose generosa de terror, tendo Wells partido do fascínio por Marte e do desconhecimento que então tínhamos sobre este planeta que, ao longo dos anos, foi sendo associado a um possível lar de extraterrestres.


A narrativa começa quando estranhos objetos, vindos do planeta Marte, vão caindo nos arredores de Londres - estamos em inícios do século XX. Trata-se de cilindros, dos quais irão sair marcianos que, da letargia inicial, avançam para uma destruição implacável para a qual a nossa civilização mostra estar impreparada.

Ao contrário das criaturas verdes, com cabeças consideráveis e tentáculos poderosos, os marcianos surgem dissimulados dentro de máquinas tecnológicas assassinas, dotadas de um poderoso raio incendiário e assentes em pernas metálicas que dão, no seu todo, a imagem de depósitos de água caminhando sobre tripés.


Curiosidade:
A 30 de Outubro de 1938, a CBS interrompeu a sua programação para noticiar uma invasão alienígena. Aquilo que não era mais do que uma dramatização de A Guerra dos Mundos, encenada pelo então jovem Orson Wells, levou a um pânico generalizado. Estima-se que pelo menos 1,2 milhões de pessoas tenham acreditado que se tratava de uma notícia real, o que acabou por levar ao entupimento das linhas telefónicas, a aglomerações nas ruas e congestionamentos e a um caos que conseguiu paralisar três cidades.


"A Ordem Livro de bolso" de Daniel Silva

Editor: HarperBolso

Sinopse: Gabriel Allon está a passar umas férias familiares em Veneza. O seu sossego é interrompido quando o papa Paulo VII morre de forma inesperada e o leal secretário pessoal do Santo Padre, o arcebispo Luigi Donati, chama Gabriel a Roma. Mil milhões de católicos foram informados de que a morte do papa se ficou a dever a um ataque cardíaco.


Contudo, Donati tem duas boas razões para pensar que o Sumo Pontífice foi assassinado. A primeira é o estranho desaparecimento do guarda suíço que nessa noite estava de serviço nos aposentos pontifícios. A segunda, a carta que o Santo Padre estava a escrever nas suas derradeiras horas de vida… uma carta dirigida a Gabriel. «Enquanto pesquisava no Arquivo Secreto do Vaticano, deparei-me com um livro absolutamente notável…»

O livro em questão é um Evangelho há muito suprimido, um Evangelho que questiona a precisão da imagem dada pelo Novo Testamento de um dos acontecimentos mais prodigiosos da história da Humanidade.

Por essa razão, a Ordem de Santa Helena — uma obscura sociedade católica com ligações à extrema- direita europeia — não se deterá perante nada para evitar que caia nas mãos de Gabriel. em paralelo, conspiram para se apropriarem do trono de São Pedro.

"Via Ápia" de Geovani Martins

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: Cinco jovens, um batalhão da polícia, bailes funk, drogas, paixões, amizades, dramas, sonhos e uma infinita pulsão de vida: eis os ingredientes de um livro que mostra, sem pudor e sem pena, o quotidiano de quem vive na incógnita do futuro.


Quando a polícia invade a Rocinha para instalar uma Unidade Pacificadora, os jovens Murilo, Douglas, Biel, Washington e Wesley veem a vida virada do avesso. O acontecimento central do primeiro romance de Geovani Martins declina-se numa trama engenhosa, avançando ao ritmo de capítulos curtos que revelam ao leitor as perspetivas cruzadas dos protagonistas — e que exibem igualmente a mestria deste escritor na reinvenção da língua, na construção dos diálogos, na urdidura da história.

Depois de O Sol na Cabeça — livro de estreia que granjeou ao autor o epíteto de ponta-de-lança da literatura brasileira e que teve uma impressionante repercussão internacional —, chega Via Ápia, romance duro e muito necessário, através do qual temos acesso privilegiado a uma realidade quase sempre fora de todos os radares.

As Três Vidas Livro de bolso de João Tordo

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: História de amor, saga familiar, mistério policial, retrato de um mundo que ameaça resvalar da corda bamba, As Três Vidas é um dos mais marcantes romances de João Tordo, tendo-lhe valido o Prémio Literário José Saramago.


António Augusto Millhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram a ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha activa das grandes guerras do século XX.

O nosso narrador - um lisboeta de origens modestas - entra na história quando Millhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida.

A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, desaparecida após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três.

"O Vazio de Um Céu Sem Hinos" de David Bene

Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda

Sinopse:«David Bene Nasceu na cidade de Manica, Moçambique, em 1993. Poeta e prosador, escreve para diversos jornais e revistas literárias em Moçambique, Brasil, Portugal, Galiza e Japão. O seu trabalho está traduzido para japonês e neerlandês. É autor de Objecto Oblíquo (em coautoria com Mélio Tinga; OitentaNoventa, 2022) e Câncer (no prelo; Cavalo do Mar, Moçambique, e Exclamação, Portugal). Licenciado em Geologia pela Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), mestre em Geologia Económica pela Universidade de Akita (Japão) e doutorado em Engenharia de Recursos Minerais pela Universidade de Kyushu (Japão). É cofundador da OitentaNoventa. Com O Vazio de Um Céu sem Hinos, que aqui se publica, venceu em 2021 o Prémio Vasco Graça Moura na categoria de poesia..» In contracapa.

Mia e o Milionário | Paixão Oriental de Michelle Reid

Editor: HARLEQUIN

Sinopse: MIA E O MILIONÁRIO

Enquanto esfregava o chão, Mia sonhava com uma vida melhor. Um dia, o seu sonho tornou-se realidade quando descobriu que pertencia a uma das dinastias mais ricas do mundo. Mas o estilo de vida da família Balfour assustava Mia. Por isso começou a trabalhar para o milionário grego Nikos Theakis e assim começou a familiarizar-se com os meandros da alta sociedade. Nikos tinha vivido nos bairros periféricos de Atenas até se converter em milionário, e conseguira-o graças à sua força e determinação em conseguir sempre o que se propunha...E agora estava decidido a conquistar Mia.

PAIXÃO ORIENTAL
Rafiq Al-Qadim era um homem invulgar: um príncipe metade árabe, metade francês, orgulhoso e leal à família... E isso era algo que Melanie descobrira há oito anos, quando se apaixonara por ele. Depois, Rafiq preferira acreditar em mentiras terríveis sobre ela e tirara-a da sua vida sem pensar duas vezes… Mas Melanie nunca deixara de o amar e, sem que ele soubesse, tivera um filho dele.

Pelo Amor de Lilah de Nora Roberts

Editor: HARLEQUIN

Sinopse: O maior perigo era apaixonar-se! A sensual Lilah Calhoun salvara o professor Max Quatermain de morrer afogado. Entre eles surgiu uma atracção que ambos negavam, porém só quando a vida de Lilah foi posta em perigo por um ladrão de jóias, que pretendia encontrar as esmeraldas da sua bisavó, se aperceberam de que estavam completamente apaixonados...

"Uma Sombra do Passado - Livro de bolso" de Nora Roberts

Editor: 11 x 17

Sinopse: Fiona Bristow parece ter uma vida idílica, mas essa aparência de sonho esconde um passado de pesadelo. Há alguns anos, ela foi a única sobrevivente do Assassino do Lenço Vermelho, que matou o seu noivo e o seu companheiro canino.


Na ilha das Orcas, Fiona encontrou a paz e a solidão necessárias para reconstruir a vida. Mas tudo muda no dia em que Simon se atravessa no seu caminho, desesperado pela sua ajuda. Ele é um artesão muito reservado e o relutante dono de um cachorro indisciplinado.

À medida que Fiona começa a treinar o cachorro e Simon começa a apreciar o animal e a treinadora, o passado irrompe de novo na vida de Fiona. Um assassino emergiu das sombras, um imitador que recria os passos do mestre para chegar à única mulher que o conseguiu desafiar…

Como Ter Tempo para Tudo Equilibre a sua vida pessoal, familiar e profissional de Sofia Pereira

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: Sente que a sua família fica sempre para segundo plano, restrita aos fins de dia, sábados e domingos?

Sente ainda que os dias passam, transformam-se em semanas, meses e até anos, e continua a não ter tempo para si?

Cada um dos nossos dias tem 24 horas, 1440 minutos, 86 400 segundos. Nem mais, nem menos. Contudo, são muitos os dias em que nos queixamos da famosa falta de tempo: tempo para o trabalho, para a família, para nós. Depois vem a culpa, a frustração, a angústia, o sentimento de falhanço constante.

Movimentos como o quiet quitting mostram-nos que não estamos sozinhos: o mundo está exausto, física e mentalmente, e começa a impor-se no local de trabalho contra expressões como vestir a camisola ou dar o litro. Mas a mudança é lenta, e os casos de burnout continuam a multiplicar-se. Estamos cansados, ansiosos, stressados e deprimidos. E agora? O que fazer?

Sofia Pereira, especialista em Gestão Consciente do Tempo, escreveu este livro para o ajudar a recuperar o controlo da sua vida. Com base num plano de sete semanas, da sua autoria, vai ensinar-lhe que é possível alcançar o equilíbrio entre vida pessoal, familiar e profissional.

Como?
É tudo uma questão de… tempo!

Tu és o que Pensas de James Allen

Editor: Talento Intemporal

Sinopse:Tu És o Que Pensas, de James Allen, revela a verdade fundamental da natureza humana: «O homem é, literalmente, o que pensa». Este princípio, aparentemente simples, mudou a vida de milhões de leitores, abrindo-lhes o caminho para o desenvolvimento pessoal e tornou este livro num dos maiores bestsellers em todo o mundo.


O autor demonstra que o nosso carácter, identidade e sucesso não são determinados por fatores externos, mas sim pelos nossos pensamentos. Não somos vítimas do mundo, pois temos dentro de cada um de nós a capacidade de moldar e definir o nosso destino. Finanças, saúde e o sucesso são tudo manifestações externas dos nossos pensamentos.

Allen oferece aos seus leitores a oportunidade de assumirem o controlo das suas mentes através de técnicas simples, mas extremamente eficazes e, assim, criar a vida que sempre imaginaram.

"O Resto do Meu Nome" de Alexandra Barreiros

Editor:  INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda

Sinopse: A coleção Comunidades Portuguesas pretende trazer a público testemunhos, documentos, ensaios e obras de criação literária respeitantes aos portugueses que vivem, trabalham e criam fora de Portugal. Com esta coleção, iniciativa conjunta do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, quer dar-se visibilidade e voz às nossas omunidades residentes no estrangeiro.


PRÉMIO IMPRENSA NACIONAL/FERREIRA DE CASTRO Criado pela Imprensa Nacional em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Prémio Imprensa Nacional/Ferreira de Castro dá continuidade à missão da editora pública de promoção e preservação do património da língua e da cultura portuguesas.

O galardão tem uma periodicidade anual e distingue trabalhos inéditos nas áreas de Ficção e Poesia.

" Eu e as Babes" de Ana Luísa Pais

Editor:  Dom Quixote

Sinopse: O Guilherme é um miúdo igual a tantos outros, que enquanto dormia comia uma merenda mista e desejava ter pelos na cara, decidiu pegar num caderno e numa caneta e escrever o que viveu na adolescência.


Sem censuras (mas sem nunca ofender), sem gozar (exceto com os manos), sem disparates (tirando os que faz à sua irmã) e com muita, mesmo muitaaaaaa parvoíce, relatou todos os seus feitos.

Desde o mais improvável e impensável, ao mais difícil (e muitas vezes impossível de realizar), passando pelo banal, absurdo e pelo incrivelmente cómico, pois tudo isto faz parte da fase mais surpreendente e importante da nossa vida.

"Absalão, Absalão!" de William Faulkner

Editor:  Dom Quixote

Sinopse: Absalão, Absalão! é considerada a obra maior de William Faulkner.


Na dramática textura desta história do desenvolvimento e decadência da plantação de Sutpen’s Hundred, e da família que o demoníaco Thomas Sutpen trouxe ao mundo uma geração antes da Guerra Civil americana, ouvimos o lamento pelo esplendor perdido do Sul dos Estados Unidos.

Desde a sua magnífica e corajosa criação, quando, com a ajuda de negros, o fundador da grande plantação aparece do nada para tornar suas aquelas terras e nelas construir a sua mansão, passando pela Guerra Civil e a destruição que causou, até aos monótonos primórdios do novo Sul, a narrativa é colorida pelo imaginário brilhante do autor e pela sua prosa mágica e poderosa.

A história, com todas as suas ramificações, é cristalizada na cabeça de um parente desta estranha família, o jovem Quentin Compson, um estudante de Harvard. E, no final aterrorizador e abrupto, resta na casa em ruínas apenas o filho moribundo do seu construtor, uma velha negra que foi sua escrava e o idiota mulato que acabará por ser o único descendente direto do sangue Sutpen.

O Essencial sobre Ruben A. de Fernando Pinto do Amaral

Editor:  INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda

Sinopse: Ruben A. - nome literário de Ruben Andresen Leitão (1920-1975) - é hoje cada vez mais reconhecido como um dos autores essenciais do século xx português. Por um lado, a sua obra nasce da tensão entre um espírito radicalmente inovador, exprimindo uma vertigem experimental que foi capaz de rasgar novos caminhos na linguagem, e, por outro lado, evidenciou um olhar sempre muito lúcido sobre o passado, no intuito de o tornar presente, vivo, real, e de assim o resgatar do esquecimento.»

In contracapa

O Essencial sobre Charles Baudelaire de Jorge Fazenda Lourenço

Editor:  INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda

Sinopse: «Em apenas duas décadas, de 1845 a 1865, Baudelaire renovou o modo de fazer e entender a poesia e a crítica de arte do seu tempo, propondo uma nova ideia de modernidade contra a ideia positivista de progresso. Parte desse renovo radicou na intensificação do paradoxo como método de erosão do lirismo sentimental e na consideração da vida urbana como objeto de meditação poética. Tido por alguns como o Dante dos tempos modernos, o poeta fez deParis a capital da melancolia, com as suas dores e fantasmagorias, os seus aspetos grotescos, e uma beleza efémera que édesejo de transcendência.»

In contracapa

cardapio.pt @ 1-2-2023 16:39:54


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros