Novidades Livros (9 a 14 de fevereiro de 2023)
cardapio.pt @ 8-2-2023 17:52:35
"Mundo Sepúlveda" de Luis Sepúlveda e Daniel Mordzinski
Editor: Porto Editora
Sinopse: Em fevereiro de 2020, Daniel Mordzinski despediu-se de Luis Sepúlveda com um abraço apertado e as palavras «até breve, irmão». Estavam no festival literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, e – sem que o soubessem – a pandemia dava os primeiros passos em Portugal.
Lucho e Daniel não voltaram a ver-se. Na memória ficavam trinta anos de amizade, de histórias, de viagens. E, na gaveta, um sem-número de fotografias.
Mundo Sepúlveda é mais do que uma homenagem. Nele, as fotografias de Mordzinski juntam-se às palavras de Sepúlveda, em textos maioritariamente inéditos, num diálogo entre artes que permite conhecer melhor o autor chileno e os lugares que deram sentido aos seus dias.
«Agora, enquanto ele navega infatigável pelos mares para lá do fim do mundo, penso nas muitas saudades que tenho dele, e recordo a sua generosidade, os seus contínuos gestos de consideração pelo próximo, e sinto-me orgulhoso por ter sido seu amigo, companheiro de tantas viagens e irmão de uma das vozes mais dignas e firmes da literatura.»
Do Prólogo de Daniel Mordzinski
" A Vida Airada de Dom Perdigote" de Paulo Moreiras
Editor: Casa das Letras
Sinopse: Por ocasião do baptizado do filho varão, Felipe III de Espanha e II de Portugal promove festejos imperdíveis na cidade de Valladolid, sede da Corte e capital do império. E, se para aquele umbigo do mundo - onde desaguam todos os vícios, velhacarias e vilanias - concorrem nobres e ladrões, damas e rameiras, será mais do que certo que, depois de um périplo por Badajoz, Sevilha, Trujillo ou Toledo, siga também para lá Tanganho Perdigão Fogaça, conhecido por Dom Perdigote, a fim de cumprir o seu destino.
Mas nem tudo se apresenta de feição a este espadachim nascido no ano em que morre Camões; claro que, entre as muitas peripécias vividas, encontra o amor da sua vida e conhece o pintor El Greco, o escritor Quevedo e até o autor do Quixote; porém, será envolvido na tentativa de assassinar um dramaturgo que integra a embaixada inglesa, enviada para ratificar a paz entre as duas nações. Quem o irá salvar?
Na senda do seu romance de estreia - A Demanda de Dom Fuas Bragatela, aplaudido entusiasticamente pelo público e pela crítica -, Paulo Moreiras regressa ao género pícaro, em que é mestre, para nos oferecer uma obra-prima de rigor e divertimento que já fazia falta à nossa literatura. Sublime.
"Os Nossos Fins Violentos" de Chloe Gong
Editor: Quinta Essência
Sinopse: O ano é 1927 e Xangai está à beira da revolução.
Juliette Cai tem tudo a perder. Uma decisão errada pode custar-lhe muito mais do que a vida. Depois de sacrificar a felicidade para salvar a vida de Roma, a única coisa que lhe resta é o Gangue Escarlate. Mas o primo está a posicionar-se para lhe usurpar o lugar como herdeira legítima e ela está disposta a tudo para impedir que isso aconteça.
Por causa de Juliette, Roma perdeu as únicas duas pessoas em que podia confiar. O assassinato de Marshall e o subsequente silêncio de Benedikt deixaram marcas profundas, e Roma sabe que a culpa é sua por a ter deixado entrar novamente nas suas vidas. Está determinado a corrigir a situação - mesmo que isso signifique matar a única mulher que alguma vez amou.
Mas um novo monstro surge na cidade e Juliette sabe que precisa de Roma para acabar com a ameaça de uma vez por todas. Xangai já está em ponto de ebulição: os nacionalistas estão em marcha, os rumores de guerra civil intensificam-se, e o poder dos gangues enfrenta aniquilação completa. Roma e Juliette têm de pôr de lado as suas diferenças para combater monstros e posicionar os gangues, mas não estão preparados para a maior ameaça de todas: proteger os seus corações um do outro.
Os Nossos Fins Violentos é a magnífica conclusão de uma série emocionalmente devastadora.
"Viral" de Robin Cook
Editor: Bertrand Editora
Sinopse: A exposição de uma família a um vírus raro, contudo letal, colocá-la-á no epicentro de um perigo aterrador para todos nós - e revelará um sistema de saúde enredado na ganância e na corrupção.
Brian Murphy e a família estão a desfrutar de umas férias de verão retemperadoras até que a sua mulher, Emma, começa a exibir sintomas ligeiros semelhantes aos da gripe. Quando o seu estado de saúde se agrava dramaticamente, a viagem de regresso a casa, em Nova Iorque, rapidamente se transformará numa corrida contra o tempo para chegar às urgências. No hospital, o diagnóstico assusta: encefalite equina do Leste, uma doença rara, altamente letal e… viral, contraída por certo através de uma picada de mosquito. Ainda pior: a filha de ambos começa a exibir sinais alarmantes da mesma doença.
Uma angustiante estadia no hospital torna-se ainda mais aflitiva quando Brian recebe uma conta astronómica que a sua seguradora se recusa a pagar, invocando cláusulas dúbias do contrato. Forçado a escolher entre a saúde da sua família e contas que não consegue pagar, e indignado com um sistema de saúde onde reina a indiferença e um desprezo frente a um vírus que representa uma ameaça séria, Brian decide-se por fazer a sua justiça.
À medida que desvenda o lado negro de uma indústria implacável que se alimenta dos mais doentes e indefesos, tornar-se-á claro para ele que os responsáveis terão de sofrer as consequências… custe o que custar.
"Anatomia: uma história de amor" de Dana Schwartz
Editor: Porto Editora
Sinopse: 1817
Hazel e Jack são dois jovens curiosos e sonhadores que se cruzam em circunstâncias bizarras, na conservadora sociedade de Edimburgo.Hazel é aristocrata e foi educada para encontrar um bom marido, mas o seu sonho é ser médica. Por isso, veste-se de homem e frequenta as cobiçadas aulas de anatomia do Dr. Beecham, até ser banida, quando todos percebem que é mulher.
Jack não tem um teto sobre a cabeça, mal ganha para comer, e sobrevive desenterrando corpos para a Sociedade Real de Anatomistas de Edimburgo. Um negócio lucrativo, mas muito perigoso, sobretudo quando alguns dos seus amigos começam a desaparecer misteriosamente.
Os caminhos de Hazel e Jack cruzam-se, inevitavelmente. Os dois terão de trabalhar juntos para revelarem os segredos enterrados no coração da sociedade de Edimburgo. E, pelo caminho, descobrirão os que se escondem nos seus próprios corações.
Uma história carregada de mistério e romance, e um hino às jovens mulheres que ousaram ir mais além.
#1 IMEDIATO DO NEW YORK TIMES
"O perigo de estar no meu perfeito juízo" de Rosa Montero
Editor: Porto Editora
Sinopse: Na tradição de A Louca da Casa, um livro brilhante e sagaz sobre criatividade e loucura
«Sempre soube que na minha cabeça alguma coisa não funcionava muito bem», diz nos logo ao início Rosa Montero. Voltando ao solo fértil que alimentou A Louca da Casa, esta sua convicção encontrou eco em estudos científicos e dados concretos, mas sobretudo na observação da sua própria vida e nas biografias desses «loucos» e «estranhos» seres dedicados, como ela, à arte da escrita, almas que transformaram o sofrimento pessoal em matéria literária. Sylvia Plath, Emily Dickinson e muitos outros estão presentes nestas páginas repletas de empatia pelos dramas humanos e, ao mesmo tempo, de admiração por toda a beleza daí resultante.O perigo de estar no meu perfeito juízo prova a capacidade extraordinária de Rosa Montero de misturar ficção, autobiografia e ensaio, resultando numa obra perspicaz, tocante e bem-humorada sobre o custo da «normalidade» e o valor da diferença.
"Boas Vibrações Práticas e exercícios espirituais para elevar a sua energia" de Kyle Gray
Editor: Pergaminho
Sinopse: «Ter uma prática espiritual diária é a chave para desenvolver as nossas qualidades, capacidades e dons espirituais. Quando tiramos algum tempo para reconhecer quem somos, para nos concentrarmos na mente e meditarmos, criamos espaço na vida para crescer e encorajamos o coração a abrir-se e a estabelecer uma ligação profunda com o fluxo da vida.
Gosto de imaginar a minha mente como um jardim. Se não cuidarmos do jardim, este começa a ficar selvagem em algumas áreas. Surgem ervas daninhas e muitas flores bonitas murcham e desaparecem. Porém, se nos dermos ao trabalho de tratar do jardim, de fertilizar o solo, de plantar novas sementes e de encorajar o crescimento em áreas que eram áridas, começaremos a ver as recompensas da nossa dedicação.
Passa-se o mesmo com a mente — quando plantamos as sementes certas, elas começam a crescer. A nossa mente é o espaço onde podemos cultivar uma prática espiritual e ligarmo-nos ao corpo e à alma.»
"A Impostora" de Elizabeth Day
Editor: Porto Editora
Sinopse: Depois de um passado marcado pelo abandono, Marisa parece encontrar junto de Jake a felicidade e a segurança de que tanto precisava. Os dois mudam-se para a casa dos seus sonhos e começam de imediato a planear a chegada do primeiro filho.
Porém, a tranquilidade é abalada pelo aparecimento de Kate, a inquilina que arrenda um dos quartos da casa. Apesar de parecer a inquilina ideal – responsável e discreta –, Marisa começa rapidamente a aperceber-se de que há algo estranho naquela presença. O modo como olha para Jake, a forma como se aproxima dele, as perguntas constantes sobre o bebé que vão ter… E mesmo que o namorado lhe diga que são apenas coisas da sua cabeça, Marisa sabe que Kate quer algo que lhe pertence.Até onde irá Marisa para proteger o que é seu? O que procura Kate? O que estão elas dispostas a sacrificar para conseguirem o que tanto desejam? E, mais importante, o que estão ambas dispostas a perder?
"Morte a Crédito" de Louis-Ferdinand Céline
Editor: Livros do Brasil
Sinopse: «O Sena gelou, nesse ano. E eu nasci em maio. Sou eu a primavera.»
Paris, anos trinta. Ferdinand trabalha como médico num bairro pobre e, assistindo diariamente à miséria humana, deixa-se deambular pelas memórias da sua infância. Criado numa escura passagem da capital francesa, aprendeu a sobreviver entre a pobreza, a fantasia e os negócios duvidosos. Das revoltas de criança às exigências dos primeiros empregos, de uma educação em Inglaterra à amizade com um inventor excêntrico, a sua história é narrada num estilo frenético e delirante, misto de drama real e devaneio juvenil. O resultado é um texto de grande crueza, simultaneamente apaixonante e comovente pela poesia da sua escrita. Morte a Crédito foi publicado originalmente em 1936 e caiu como um relâmpago no meio literário francês. Permanece como uma experiência de leitura fascinante, exemplo do génio de um dos maiores novelistas franceses do século xx. A tradução portuguesa é de Luiza Neto Jorge.
"Anuário Lusa 2022 de LUSA - Agência de Notícias de Portugal"
Editor: Alêtheia Editores,
Sinopse: Os momentos do ano 2022 num livro bilingue chega pelo segundo ano consecutivo às livrarias portuguesas, numa edição Lusa-Alêtheia Editores.
A Agência Lusa volta a publicar este ano o seu Anuário, com a chancela da Aletheia Editores, no qual reúne as fotos e acontecimentos que marcaram 2022, o ano em que a guerra voltou à Europa, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Durante semanas, jornalistas da Lusa estiveram na Ucrânia, relatando episódios de uma guerra que espantou um mundo habituado a tempos de paz. As primeiras 24 páginas deste livro fazem esse retrato, através das fotografias e de reportagens de cada um dos repórteres que testemunharam a destruição e o sofrimento dos ucranianos.
De janeiro a dezembro, o Anuário Lusa destaca os acontecimentos que marcaram o calendário. São mais de 190 páginas que recordam os principais acontecimentos em Portugal durante 2022, um ano marcado pelo fim social da pandemia, mas também pelas mudanças políticas que decorreram das eleições legislativas que deram a maioria absoluta ao PS.
Do desporto à justiça e aos muitos "casos" do ano, dos êxitos desportivos de Pedro Pichardo ou Fernando Pimenta ou às manifestações de protesto, são dezenas as fotos dos repórteres fotográficos da Lusa reunidas neste livro.
A acompanhar as imagens que guardam para a posteridade a coletânea de eventos que marcaram 2022, textos de jornalistas da Lusa ajudam a entender o que se foi passando, disponibilizando no final do livro uma cronologia com os principais momentos.
"Ucrânia Insubmissa" de Cândida Pinto e David Araújo
Editor: Dom Quixote
Sinopse: «Imprevisível. Foi esta a palavra tantas vezes ouvida no início da invasão russa da Ucrânia e pelo tempo fora. A princípio duvidava. Será que iriamos mesmo entrar numa guerra? Parecia-me impossível que, em 2022, não existissem vias de entendimento suficientes para evitar um conflito de grandes proporções no continente europeu. Estava enganada. A 24 de fevereiro de 2022 eu e o repórter de imagem David Araújo encontrávamo-nos na cidade de Kiev, alvo prioritário da invasão russa de larga escala. A nossa missão era clara: dar testemunho, apesar de todas as limitações, do que estava a acontecer. Passámos por dias de grande incerteza, silêncio, amargura, medo, exaustão. Às vezes pequenas surpresas, breves alegrias. E depois aquela súbita vertigem de um míssil a mudar o correr das vidas. E os exemplos de resistência e resiliência de um país a ser interrompido e invadido - porém, insubmisso. Reunimos essa caminhada pelos primeiros meses de guerra, rente ao chão, onde estão sempre os civis em qualquer conflito.»
(Cândida Pinto)
"Há um Fio de Luz Nesta Penumbra" de Albertina Fernandes
Editor: Editorial Novembro
Sinopse: «Um livro bastante original, com a perspetiva dos acontecimentos vistos por personagens muito diferentes.
Exige uma certa maturação de quem o lê, pelas considerações que apresenta, especialmente por parte da professora… envolve também um certo suspense que faz o leitor manter uma curiosidade ativa.A temática é bem atual e pode levar jovens incautos a não confiarem facilmente em desconhecidos.»
Luísa Ducla Soares
"Crimes do Coração" de Agatha Christie
Editor: Edições Asa
Sinopse: Por amor, podemos caminhar sobre as nuvens… ou cair no mais profundo abismo.
Nesta nova coletânea de contos de Agatha Christie é-nos revelada a face mais negra do amor. Desde um cesto de fruta bem recheado a um baralho de cartas incompleto, de um perseguidor incansável a um marido assassino, há catorze apaixonantes mistérios para resolver. E, sempre prontos a entrar em ação, estão os nossos detetives favoritos Hercule Poirot e Miss Marple, bem como Parker Pyne, Harley Quin e a arrebatada dupla composta por Tommy e Tuppence. Há ainda um capítulo autobiográfico em que Agatha Christie conta como escapou por duas vezes ao casamento!
Sejam triângulos amorosos ou crimes passionais, o certo é que este livro nos vai fazer disparar o coração.
"Incêndios de Rua" de m. parissy
Editor: Companhia das Ilhas
Sinopse: A viagem instala-se por dentro dos poemas. Observam-se as escuridões, os rumores, o desmancho dos silêncios. Percurso em diferentes geografias, ao longo de mais de trinta anos. Nas muralhas de Óbidos ou nas montanhas albanesas, nas margens do Lima ou nos cafés gregos, na frente do mar da Nazaré ou no frio irlandês. Poemas dentro de viagens. Mas também o contrário.
"Corruptíveis - O poder corrompe ou atrai os corruptos?" de Brian Klaas
Editor: Bertrand Editora
Sinopse: O poder corrompe ou simplesmente atrai os mais corruptíveis? Os tiranos já nascem assim ou vão-se desenvolvendo? Os empresários que desviam fundos e os polícias que matam sem motivo serão o resultado de sistemas mal pensados ou são simplesmente pessoas más? Se subitamente fosse empurrado para uma posição de poder, seria capaz de resistir à tentação de encher os bolsos ou de procurar vingar-se dos seus inimigos?
Para responder a estas perguntas, Corruptíveis baseia-se em mais de 500 entrevistas com alguns dos principais líderes mundiais — dos mais nobres aos menos recomendáveis — incluindo presidentes e filantropos, bem como rebeldes, líderes de cultos e ditadores. Desde tomografias de cérebros de psicopatas a experiências com macacos para aferir os efeitos do poder na dependência de drogas, Klaas desenvolve uma investigação de ponta com descobertas surpreendentes. Algumas das ideias fascinantes incluem: como a aparência facial determina quem escolhemos como líderes, por que razão os narcisistas ganham mais dinheiro, por que motivo algumas pessoas não querem o poder e outras são atraídas por um impulso psicopata.
Corruptíveis também apresenta um vasto leque de exemplos contraintuitivos da história e das ciências sociais: conheceremos o pior bioterrorista da história americana, desceremos pistas com um instrutor de esqui que outrora governou o Iraque, e aprenderemos por que razão a incapacidade dos chimpanzés para jogar basebol é fundamental para o desenvolvimento das hierarquias humanas.
Corruptíveis desafia as nossas assunções básicas sobre o poder e constitui um guia para termos melhores líderes.
"Naruto N.º 45 - Konoha, o palco de guerra" de Masashi Kishimoto
Editor: Devir
Sinopse: Killer B liberta a sua força ao enfrentar Sasuke e o seu esquadrão.
Os inimigos de Sasuke são derrotados um a um com uma quantidade de chakra nunca antes vista.
Conseguirão escapar a uma morte quase certa?
"Como ganhar uma discussão (mesmo sem ter razão)" de Arthur Schopenhauer
Editor: Ideias de Ler
Sinopse: “Se sai vitorioso de uma discussão, deve-o, muitas vezes, não tanto à correção do seu julgamento, mas à astúcia e ao discurso com que o defendeu.”
Inspirado nos escritos de Aristóteles, Arthur Schopenhauer explica a diferença entre lógica e retórica, mostrando como é possível, através do poder da palavra, de truques e de armadilhas dialéticas, vencer qualquer argumentação, mesmo sem estar do lado da verdade – assim se vencem debates, se desmentem factos e se manipulam opiniões.Neste ensaio tão sarcástico quanto perspicaz, o filósofo alemão reuniu 38 estratégias que o vão ajudar não só a convencer alguém de uma tese, como também a defender-se de truques menos honestos que podem ser usados contra si (o que acontece mais vezes do que imagina…).
"Novos Poemas" de Rainer Maria Rilke
Editor: Assírio & Alvim
Sinopse: «Cada palavra, cada intervalo entre palavras naqueles poemas surgiram de uma impetuosa necessidade, com a consciência daquela definitiva responsabilidade, sob aquele juízo interior que preside à elaboração do meu trabalho.»
Traduzidos e prefaciados por Maria Teresa Dias Furtado, estes Novos Poemas (1907-1908) são uma obra de maturidade. Aqui, a linguagem eclipsa qualquer tipo de subjetividade e dirige-se ao mundo concreto das coisas, privilegiando a arte: composições sobre esculturas, monumentos, onde se incluem os famosos poemas «A Pantera», ou «Torso Arcaico de Apolo». Profundamente influenciado por Rodin e Cézanne, Rilke abre-nos as portas a um mundo transfigurado pela sua poesia.
"A guardiã de histórias" de Sally Page
Editor: Assírio & Alvim
Sinopse: Todos temos uma história para contar.
Mas nem todos temos a coragem de a partilhar...Janice, empregada de limpeza, sabe que é através das histórias que as pessoas nos contam que as conhecemos verdadeiramente.
Quando começa a trabalhar para a Sra. B – uma mulher astuta de 92 anos –, Janice encontra, finalmente, alguém que quer conhecê-la a sério.
Mas Janice não se deixa enganar: coleciona as histórias dos outros, mas não quer revelar a sua. Porque nela se esconde um segredo que não está preparada para partilhar.
Mas a Sra. B é muito perspicaz e sente que a mulher que lhe limpa a casa tem muito que se lhe diga.
Afinal, todos temos uma história para contar, certo?
Um romance comovente e um sucesso instantâneo de vendas em todo o mundo.
A Rapariga Invisível A Rapariga Invisível - Livro 1 de Blue Jeans
Editor: Edições Gailivro
Sinopse: Aurora Ríos é invisível para quase toda a gente. Os acontecimentos do passado fizeram com que se isolasse e deixasse de interagir com os colegas. Aos dezassete anos, não tem amigos e não suporta as pessoas, que estão sempre a falar nas suas costas. Uma noite, quando a mãe regressa do trabalho, não a encontra em casa e, na manhã seguinte, Aurora é encontrada morta no balneário do Rubén Darío, o instituto onde estudava. Alguém lhe dera um forte golpe na cabeça e deixara uma bússola junto ao seu corpo.
Quem será o responsável por este terrível assassinato?Julia Plaza, uma das suas colegas de turma fica obcecada com o caso e quer encontrar respostas. A sua inteligência e memória prodigiosa conseguem que ela termine o cubo de Rubik em 50 segundos e seja invencível no xadrez, mas será que a tornam capaz de ajudar os seus pais a resolver este enigma? A mãe, Aitana, é a médica legista do caso, e o pai, Miguel Ángel, é o sargento da Polícia Judiciária que está encarregue da investigação. Julia, juntamente com seu inseparável amigo Emilio, um rapaz peculiar, farão os possíveis e impossíveis para que o assassino de Aurora Ríos não fique impune.
Serão capazes de descobrir quem é o Assassino da Bússola e qual a razão deste estranho homicídio?
Somos Frutos das Nossas Escolhas Coletânea de aventuras de uma vida - Volume 2 de Diamantino Ribeiro
Editor: A Minha Vida Dava um Livro
Sinopse: Estórias e aventuras reais de uma vida que ainda vai a meio, narradas de uma forma descomprometida. Este é o II volume de V e que representam a odisseia de períodos bem definidos da vida do autor.
Gosto de Mim 100 sessões curtas de terapia para estar bem na sua companhia de Antti Ervasti e Matti Pikkujämsä
Editor: Pergaminho
Sinopse: «Mesmo uma pequena ação positiva ajudará a combater a sensação de isolamento.»
A solidão afeta-nos a todos; em menor ou maior grau, e de formas muito diferentes, mas nenhum de nós, por muito «extrovertido» que seja, consegue ficar inteiramente imune a ela. Para alguns, na verdade, trata-se de um combate que dura a vida inteira. Mas há coisas - pequenas e progressivas - que todos podemos fazer para combater esse sentimento tão opressivo. Os textos deste livro, ilustrados com evocativas imagens de simpáticos animais, são como pequenas fábulas terapêuticas que ilustram, com reflexões e intimações, como podemos reconhecer, compreender e destigmatizar a solidão, e aprender a viver (muito) bem na nossa companhia.
O Português Visto por (Alguns) Portugueses Autores dos séculos XX e XXI de Marcello Duarte Mathias
Editor: Dom Quixote
Sinopse: O homem português: qualidades e defeitos, virtudes e imperfeições. Como defini-lo? Como melhor caracterizá-lo? Quantos perfis são os seus? E quais os critérios a adoptar para uma visão ao mesmo tempo individual e colectiva? É este, em duas palavras, o desafio deste livro. E a sua originalidade.
Marcello Duarte Mathias faz aqui o apelo aos grandes nomes do pensamento nacional contemporâneo - filósofos, escritores, ensaístas, jornalistas, políticos - que procuraram, cada um a seu jeito, retratar a individualidade portuguesa, seu substrato e carácter distintivo.
Através do depoimento de uns e de outros, o que por fim sobressai destas mil e uma citações, onde as linhas por vezes se sobrepõem, se afastam, para logo depois coincidirem, é a de um desenho em perpétuo movimento, que questiona e nessa interrogação tudo afinal deixa em aberto.
Os Miseráveis de Victor Hugo
Editor: Saída de Emergência
Sinopse: Publicado em 1862 e obtendo sucesso imediato, Os Miseráveis encontra-se entre os grandes romances de todos os tempos. Nele, Victor Hugo denuncia todo o tipo de injustiças e desigualdades num mundo dominado pela pobreza, pela ignorância e pela opressão.
A história de Jean Valjean - o camponês condenado às galés por ter roubado um pão para alimentar a irmã e os sete sobrinhos - e de Cosette - a filha da prostituta Fantine - é o fio condutor desta narrativa que imerge o leitor numa batalha entre o bem e o mal e o leva desde a batalha de Waterloo até às barricadas de Paris em 1832.
Uma história dramática com temas universais - o crime e o castigo, a perseguição implacável que Valjean sofreu por parte do inspetor Javert, o desespero de Fantine, a imoralidade de Thénardier - torna Os Miseráveis numa obra-prima da literatura universal.
O Bosque dos Quatro Ventos de Maria Oruña
Editor: Casa das Letras
Sinopse: Na Galiza de 1830 uma jovem mulher enfrenta as convenções do seu tempo. No século XXI o Professor Jon Bécquer parte à descoberta da lenda dos nove anéis.
No início do século XIX, o Doutor Vallejo muda-se de Valladolid para Galiza com Marina, a sua jovem filha, para servir como médico num mosteiro. É lá que descobrem um mundo diferente, de costumes muito particulares, enfrentando a queda da Igreja e o fim definitivo do Antigo Regime.
Marina, interessada em medicina e botânica, contestará as convenções sociais que a época impunha ao conhecimento, ao amor e à liberdade, principalmente na sua condição de mulher, conduzindo o seu próprio destino e mergulhando numa aventura que guarda um segredo de mais de mil anos.
Nos dias de hoje, Jon Bécquer, antropólogo e detetive de arte perdida e roubada, decide deslocar-se ao antigo Mosteiro de Santo Estevo de Ribas de Sil, com o objetivo de desvendar a lenda dos nove anéis. Assim que inicia as suas investigações, aparece morto um homem vestido de monge beneditino, sem qualquer causa aparente. Este enigma levará Bécquer até às florestas da Galiza, em busca de respostas que acabarão por fazê-lo cruzar-se com a magia de histórias passadas.
Um romance que presta homenagem a Galiza de forma vívida, revelando o seu património, não só material, como também histórico, através da luta de Marina e das descobertas do detetive Bécquer.
A Conspiração das Sombras de Francisco Silva
Editor: Intelectual Editora
Sinopse: Paris, maio de 1610. Um evento histórico abala os alicerces do Reino de França. O príncipe ainda é muito novo para governar e vivem-se tempos conturbados mas a coragem e ousadia irão fazer parte da solução.
Um grupo de jovens espadachins e um herói em ascensão unem as suas forças para fazer frente à maquiavélica conspiração, orquestrada pelo pérfido duque de Lavalle, que quer subjugar o reino à sua tirania e opressão.
A batalha do bem contra o mal vai começar.
Missão Zupi - O terrível Dr. Xis Livro 2 de Álvaro Magalhães; Ilustração: Carlos J. Campos e Zé Nova
Editor: Porto Editora
Sinopse: Esta história dá-nos a conhecer o terrível Dr. Xis, que sabe da existência dos zupis e das suas habituais visitas à Terra. Ele criou uns óculos com lentes especiais que permitem vê-los. Graças a eles, capturou a Fly, o Doc e a Cat, com a ajuda dos dois ajudantes, Queixada e Bicudo.
Vá lá que a Cat escapou, quando estavam a metê-los numa gaiola de alta segurança, e procurou o Tomás. Com a ajuda que, entretanto, chegou de Zúpica (uma pedra que lê códigos e algum pó da invisibilidade), o Tomás e a Cat vão tentar salvar os seus amigos. Chegarão a tempo de evitar que o Dr. Xis se apodere dos segredos dos zupis e revele ao mundo a sua existência?O tempo é pouco, e são muitos os problemas que os esperam. E tudo, ou quase tudo, pode acontecer.
O Caçador Descuidado Poesia Reunida (1967-2016) de Luis Sepúlveda
Editor: Porto Editora
Sinopse: «Quem o conheceu, não consegue ler este livro sem ouvi-lo, sem vê-lo, sem senti-lo»
JOSÉ LUÍS PEIXOTOO Caçador Descuidado: Poesia Reunida (1967-2016) é o culminar de uma carreira desconhecida até agora: a de Luis Sepúlveda enquanto poeta. Nestas páginas, numa cuidada edição bilingue, encontramos o imenso labor que o autor sempre emprestou aos seus romances, a mesma inovação e mestria. Com seleção e edição de Alejandro Céspedes, prefácio de José Luís Peixoto e tradução de João Duarte Rodrigues, esta é a peça que faltava para conhecer o mundo de Sepúlveda.
TEORIA E PRÁTICA
Não há nada
mais cómico
que a seriedade.
Nem nada
mais tolo
que o senso comum.
Quando o homem
fez estas descobertas,
no dia seguinte
inventou o fogo.
DETA
Mundos Perdidos Uma Viagem pelos Ecossistemas Extintos da Terra de Thomas Halliday
Editor: Desassossego
Sinopse: Como era a vida na Terra há milhões de anos? E como resistiu a extinções devastadoras? O passado deixa pistas, e Thomas Halliday utilizou a ciência mais revolucionária para as decifrar de forma nunca vista. Com um olhar lúcido e poético, o autor analisa os fósseis e leva-nos numa incrível viagem por mundos fabulosos, familiares e extintos.
Mundos Perdidos devolve a vida a 16 ecossistemas de um passado remoto e mostra-nos continentes em movimento, pinguins gigantes, répteis emplumados e muitas outras criaturas assombrosas. Enquanto recuamos no tempo, redescobrimos o nosso próprio lar de formas irreconhecíveis, e ficamos impressionados com a transformação dos ecossistemas e os devastadores cenários que causaram o fim de inúmeras espécies.
E, ainda assim, a vida acabou por se impor… por enquanto. Porque as transformações massivas aconteceram repetidamente ao longo da História, este livro também é um alerta sobre o estado atual do nosso planeta e o futuro inquietante que temos pela frente.
O Amor não Morreu de Ashley Poston
Editor: Porto Editora
Sinopse: Considerado pela Publishers Weekly um dos melhores romances de 2022, um bestseller USA Today e The New York Times… e um enorme sucesso no TikTok!
Florence Day é a escritora-fantasma de uma das mais amadas autoras de romances cor-de-rosa, e tem um problema – após uma separação dolorosa, deixou de acreditar no amor.Quando o seu novo editor, um homem organizado e meticuloso (e demasiado bonito para ser verdadeiro), se recusa a adiar novamente o prazo de entrega do próximo livro, Florence prepara-se para dizer adeus à carreira. Mas é então que recebe uma terrível notícia e tem de fazer algo que anda a evitar há uma década: regressar a casa para o funeral do pai. Não é que Florence não queira rever a família, que adora – é que voltar a Mairmont significa ter de lidar com fantasmas. Literalmente.
Mortinha por voltar o mais depressa possível para Nova Iorque, Florence vê de novo os seus planos descarrilar, quando, à porta da funerária da família, encontra, em vez do fantasma do pai, o espetro do seu editor. Tão irritantemente bonito como sempre… e claramente morto.
Entre cumprir as últimas (e peculiares) vontades do pai e ajudar o editor a pôr em ordem os seus assuntos inacabados, Florence começa a reencontrar não só o prazer da escrita como a alegria de viver, ao ponto de começar a questionar tudo o que sabe sobre histórias de amor. Mesmo sob sete palmos de terra, haverá ainda esperança num «felizes para sempre»? Será que, afinal, o amor não morreu?
A Receita do Amor de Ava Miles
Editor: Edições Chá das Cinco
Sinopse: Jill Hale está apaixonada pelo seu melhor amigo de infância desde sempre. Uma discussão levou a anos de afastamento, mas quando Brian regressa a Dare Valley, Jill não hesita: uma parceria nos negócios é a melhor forma de resolver a situação, permitindo que ambos trabalhem juntos… e muito mais.
Depois dos problemas que destruíram a sua carreira como chef em Nova Iorque, Brian tem uma certeza: Jill, o seu amor de juventude, é a única pessoa capaz de o fazer voltar ao rumo certo. E quando ela lhe propõe uma parceria, ele percebe que pode ter tudo o que ambicionou - o negócio que sempre quis e a rapariga dos seus sonhos.
No entanto, é impossível escapar ao passado, e quando os problemas de Brian o seguem até Dare Valley, os segredos que ocultou vão pôr à prova a ligação entre o casal. Será esta segunda oportunidade a receita para um final feliz?
Os Segredos do Palácio A Vida Privada da Casa de Windsor de Tina Brown
Editor: Ideias de Ler
Sinopse: Tudo o que nunca foi contado sobre a família real
«Nunca mais» tornou-se o lema da rainha Isabel II a seguir à morte trágica de Diana. Nunca mais poderia existir «outra Diana» – um membro real cuja popularidade ofuscasse ou representasse uma ameaça para a monarquia britânica. Em Os Segredos do Palácio, Tina Brown releva como a família real se reinventou depois dos anos traumáticos em que a enorme fama da «princesa do povo» irrompeu como um cometa pela Casa de Windsor.
Com um acesso privilegiado a fontes próximas da realeza e recheado de informações explosivas, a premiada jornalista conduz o leitor para o interior do Palácio de Buckingham revelando os escândalos, as aventuras amorosas, os jogos de poder e as traições que têm pautado a monarquia britânica nos últimos vinte e cinco anos.
Apesar de todos os esforços envidados pela monarquia, o tal «nunca mais» parece não chegar…
Demon Slayer N.º 10 Humanos e demónios de Koyoharu Gotouge
Editor: Devir
Sinopse: Apesar de alguns mal-entendidos que quase destroem o seu disfarce, Tanjirou, Inosuke e Zenitsu enfrentam Daki, que persegue há anos os moradores do bairro de entretenimento.
Mas se Tengen Uzui, o Pilar do Som e os seus companheiros não conseguiram derrotar este demónio poderoso, serão eles capazes de enfrentar sozinhos um demónio de nível superior a Kibutsuji?
cardapio.pt @ 8-2-2023 17:52:35
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros