Novidades Livros (4 a 10 de Abril de 2024)

cardapio.pt @ 2-4-2024 08:30:00

Saber Lidar com as Crianças Ultrapassar Birras, Ataques de Raiva, Frustração, Rebeldia e Outros Desafios da Infância de Joanna Faber e Julie King

Editora: Alma dos Livros

Sinopse: Se alguma vez deparou com conselhos sobre como sobreviver a uma vida com crianças, estará, provavelmente, familiarizado com as seguintes advertências: seja gentil, mas firme; consistente, mas flexível; compreensivo, mas não sufocante; e estabeleça limites precisos. E não se esqueça de dar amor incondicional, estabelecer uma relação de proximidade, demonstrar empatia e, enquanto o faz, assegure-se de que mantém a calma!

Quem poderá argumentar contra esta sabedoria do senso comum? Parece ser perfeitamente exequível. Especialmente antes de existirem crianças reais na sua vida! Mas quando o seu filho de dois anos grita desalmadamente porque lhe deu o copo da cor errada; quando o seu filho de cinco anos está a ter uma crise épica por causa do trabalho de casa em que tem de desenhar um objeto começado por B (recusando-se a desenhar, simplesmente, uma bola)… quando isso acontece, encontra-se no meio de uma batalha e não consegue sentir aquele expectável amor incondicional.

Através da combinação de histórias animadas de pais e professores reais, ilustrações bem-humoradas e exercícios divertidos, este livro oferece soluções comprovadas para lidar com as dificuldades de todos os dias e ferramentas práticas para lidar com problemas com os trabalhos de casa, batalhas entre irmãos, dilemas digitais, problemas com castigos e muito mais. Os leitores podem ir diretamente para qualquer tópico de interesse e encontrar a ajuda de que necessitam.

Durante muitos anos, os leitores recorreram ao bestseller Como falar para as crianças ouvirem e ouvir para as crianças falarem, escrito por Adele Faber e Elaine Mazlish, para uma abordagem respeitosa e prática à comunicação com as crianças.

Expandindo este trabalho, a filha de Adele, Joanna Faber, juntamente com Julie King apresentam neste livro estratégias de comunicação comprovadas e fiáveis para alguns dos momentos mais desafiantes da infância.

Das birras ao uso da tecnologia, passando por saber falar com as crianças sobre temas mais complicados, esta série oferece estratégias concretas para estas e muitas outras situações difíceis.

Entre a Tradição e a Modernidade: A Vida Quotidiana no Estado Novo de Ana Sofia Ferreira

Editora: Manuscrito Editora

Sinopse: Entre 1933 e 1974, Portugal viveu sob um regime autoritário que influenciou profundamente a vida quotidiana da população. Na memória coletiva, perduram as lembranças da censura, da repressão política e do controlo ideológico. Mas como chegámos lá? e como era, de facto, o dia a dia de quem, na cidade ou no campo, viveu o Estado Novo?

A mulher era ensinada a ser casta. o homem, como chefe de família, devia ser respeitado e obedecido. A relação com os filhos era complexa, e predominava, muitas vezes, a violência. A escolaridade fazia-se apenas para aprender a juntar as letras e a assinar o nome. O autor mais censurado foi José Vilhena, com um total de 29 títulos. O consumo de vinho era incentivado pelo próprio regime, ficando famosos slogans como «Beber vinho é dar de comer a um milhão de portugueses».

Era assim a vida em Portugal. Com recurso a uma extensa pesquisa e a testemunhos de quem viveu de facto a ditadura, a historiadora e investigadora Ana Sofia Ferreira apresenta-nos neste livro uma visão abrangente de como foi a vida durante o Estado Novo. No meio da fome, pobreza e repressão, uma mensagem de esperança: felizmente, houve quem continuasse a encontrar formas de luta contra as adversidades, forjasse formas de resistência e ousasse sonhar e lutar por um Portugal diferente.

As alegrias fugazes e as tristezas duradouras da complexa vida sob ditadura.

Os Céus de Montana de Nora Roberts

Editora: Edições Chá das Cinco

Sinopse: Elas não se conhecem, mas terão de se unir para enfrentar um inimigo que ameaça destruí-las

Quando Jack Mercy morreu, deixou um rancho no valor de muitos milhões de dólares. Agora, as suas três filhas — cada uma nascida no seio de um casamento diferente e sem ligação com as irmãs — reúnem-se para ouvirem a leitura do testamento. Mas as jovens fi cam chocadas ao descobrirem que, antes de qualquer uma delas poder herdar a sua parte, terão de viver em conjunto no rancho durante um ano.

Para Tess, uma argumentista que só quer receber o seu quinhão e regressar a Hollywood, é um pesadelo. Para Lily, em fuga do ex-marido abusivo, é um refúgio. E para Willa, que cresceu no rancho, é uma intromissão no que é seu por direito.

Apesar de serem irmãs, elas são completas estranhas. Contudo, rapidamente terão de decidir se aceitam o desafi o de pôr de lado o azedume e as feridas antigas para viverem como uma família. Porque, ao herdarem o rancho, também herdaram um problema — um inimigo impiedoso que ameaça destruí-las.

O Instituto Livro de bolso de Stephen King

Editora: 11 X 17

Sinopse: A meio da noite, na casa de uma rua tranquila dos subúrbios de Minneapolis, intrusos matam silenciosamente os pais de Luke Ellis, e levam-no numa carrinha preta. A operação demora menos de dois minutos. Luke acorda no Instituto, num quarto parecido com o dele, mas sem janela. Atrás de outras portas no Instituto há outras crianças com talentos especiais - telecinesia e telepatia -, que ali chegaram da mesma maneira que Luke: Kalisha, Nick, George, Iris e Avery Dixon, de dez anos. Todos eles estão na Metade da Frente. Luke fica a saber que há outros na Metade de Trás, de onde nunca se volta.

Na mais sinistra das instituições, a diretora, a senhora Sigsby, ajudada pela sua equipa, dedica-se impiedosamente a extrair dessas crianças a força dos seus dons paranormais. Não há lugar para escrúpulos: se se colaborar, recebe-se fichas para as máquinas de venda automática; se não, a punição é brutal. À medida que cada nova vítima desaparece para a parte de trás, Luke vai ficando cada vez mais desesperado para sair e pedir ajuda. Mas nunca ninguém conseguiu fugir do Instituto.


Problemas de Girafa de Jory John; Ilustração: Lane Smith

Editora: Alma dos Livros

Sinopse: Os animais também têm problemas! Descobre quais, neste livro bem-disposto e divertido da autoria de Jory John e ilustrado por Lane Smith - uma das duplas literárias preferidas das crianças e dos pais.

UMA AMIZADE IMPROVÁVEL MOSTRA A FORÇA DA EMPATIA, DO RESPEITO E DA ACEITAÇÃO DA SINGULARIDADE DE CADA UM.

És capaz de adivinhar o que é que está a deixar esta girafa tão envergonhada? Será que é ... O SEU PESCOÇO GIGANTESCO?! Sim! É exatamente isso. Como é que descobriste?

O Eduardo não entende porque é que o seu pescoço é tão, tão... longo. É que nenhum outro animal tem um pescoço assim tão estranho! Toda a gente fica a olhar para ele, deixando-o embaraçado e desconfortável.

Um dia, decide disfarçá-lo, enfeitá-lo e até escondê-lo estrategicamente atrás dos arbustos. É verdade. Tentou de tudo, mas não conseguiu. De repente, quando estava prestes a ficar sem opções, surge uma tartaruga (bem, na verdade, surge muito, muito lentamente) que o ajuda a perceber porque deve aceitar-se tal como é.

Tarrafal de João Pina

Editora: Tinta da China

Sinopse: Em diálogo com o avô, preso político, e com as únicas imagens do interior do «campo da morte lenta», o fotógrafo João Pina regista em livro a memória histórica do Tarrafal.

No dia em que João Pina abriu uma caixa antiga que guardava negativos, folhas de contacto, gravuras vintage, cartas e telegramas do Tarrafal, iniciou um diálogo epistolar no tempo com o seu avô Guilherme da Costa Carvalho, enviado em 1949 para o campo de concentração do regime fascista português em Cabo Verde, conhecido também como o campo da morte lenta.

Os pais de Guilherme, Luiz e Herculana, foram as únicas visitas familiares ao Tarrafal na sua fase «portuguesa», levando consigo uma providencial câmara fotográfica Rolleiflex para retratar e dar prova de vida de todos os presos políticos do campo, além de fotografar todas as sepulturas dos mortos.

É a estas imagens, os únicos registos visuais feitos à época no interior do campo de concentração, que regressa João Pina, fotógrafo documental, continuando o seu já vasto trabalho de cartografia da memória histórica e das violações dos direitos humanos em forma de livro. À história pessoal e ao arquivo familiar, Tarrafal junta ainda anos de investigação e de colaboração com ex presos políticos, historiadores e famílias cabo verdianas, constituindo se como um documento de referência para, nos 50 anos do 25 de Abril, lembrar as consequências do passado vivido e compreender os desafios que temos pela frente.

Feminists in Progress Vamos abrir os olhos sobre o sexismo de Lauraine Meyer

Editora: Edições Asa

Sinopse: Amargas, Peludas, Agressivas, Misandricas, Lésbicas, (ou pior ainda Solteiras)…

É muito difícil acabar com os clichés, quando o tema é o feminismo.

Mas o que significa ser feminista, hoje?

Em forma de ensaio gráfico colorido, divertido e descomplexado, este álbum convida-nos a desconstruir, uma após outra, normas e ideias pré-concebidas, para nos abrir os olhos a todes!

Do sexismo comum ao movimento #MeToo, da carga mental ao consentimento, do Body Positive à reinvenção da heterossexualidade, passando pelo ecofeminismo e pela sororidade, Lauraine Meyer procura revisitar alguns temas e conceitos fundamentais, no cerne do feminismo pós #Metoo.

O Lento Esquecimento de Ser de Miguel d’Alte

Editora: Edições Trebaruna

Sinopse: 1942, Étretat. Na vila ocupada pelo exército nazi, uma criança vagueia sozinha pela casa à noite. A mãe é alcoólica e prostitui-se, o silêncio que o rodeia subjuga-o. Até que conhece Alice entre as estantes da biblioteca.

Verão de 1967, Paris. O famoso escritor Henri Benoît procura a sua redenção. Após anos de luta contra o alcoolismo e vícios, relações falhadas e páginas em branco, aceita o convite para lecionar na Universidade de Sorbonne. Respira-se mudança, é a véspera da revolução.

Inverno de 2001, Porto. Jean-Luc Garrel, um jornalista de meia-idade amargurado e dependente da bebida, regressa à cidade à procura de um livro maldito. No dia anterior, soube da morte de Henri Benoît, seu antigo professor na Sorbonne. A notícia abalou França: o polémico escritor estava desaparecido há mais de trinta anos, desde os eventos revolucionários de maio de 1968, momento em que foi despedido.

Esta é a história de um homem e da sua escrita através das décadas, onde os dias e as memórias se confundem e perdem, e a sua busca vã de compreender o tempo e o ser, o alcance dos erros, a empatia e o amor. Porque nem sempre é fácil perceber onde acaba a realidade e começa a ficção.

Porque desapareceu Henri Benoît durante trinta e três anos?

Quatro Estações no Japão de Nick Bradley; Tradução: Helena Sobral e Isabel Nunes

Editora: Editorial Presença

Sinopse: Quando a ficção nos devolver a felicidade, isso é… Japão.

Flo está triste, perdeu a confiança em si própria, a sua relação amorosa caminha para o fim. Tóquio, a sua amada Tóquio, agora, não lhe traz felicidade, e Flo, uma tradutora apaixonada, parece estar num beco sem saída. Porém, um dia, no metro, um passageiro esquece-se de um livro na carruagem, e Flo leva consigo o misterioso manuscrito. ao ler o romance, ela não consegue parar, totalmente envolvida pela história, e decide que o vai traduzir. E, então, tudo começa a mudar na sua vida.

O livro que Flo traduz do japonês narra a vida de Ayako, uma anciã cheia de força e vitalidade, dona de um café na pequena cidade de Onomichi e que acaba de acolher o neto, Kyo. Aquela família tem um passado trágico, que ambos carregam e os reprime, impedindo avó e neto de abrir os corações um ao outro.

Flo viaja, através do romance, até outro Japão, sente-se muito próxima das duas personagens e… a ficção começa a produzir efeitos na vida real e na de Flo, que dá, então, os primeiros passos para mudar a sua vida.

Este romance é, ao mesmo tempo, uma viagem a Tóquio, ao Japão menos citadino, ao nosso coração e aos desejos mais profundos da alma humana: amar e pertencer.


Casa de Chama e Sombra - Cidade da Lua Crescente 3 de Sarah J. Maas

Editora: Marcador

Sinopse: Bryce Quinlan nunca esperou ver um mundo diferente de Midgard, mas, agora que o viu, só quer voltar para casa. Tudo o que ama está em Midgard: a família, os amigos, o companheiro. Presa num mundo estranho, precisará de usar toda a sua inteligência para voltar para casa... e não será uma tarefa fácil, porque não sabe em quem pode confiar.

Hunt Athalar esteve envolvido em muitos problemas ao longo da sua vida, mas este pode ser o mais complicado. Depois de conseguir tudo o que sempre quis, vê-se agora trancado nas masmorras de Asteri, sem saber o paradeiro de Bryce. Está desesperado para ajudá-la, mas até conseguir escapar do jugo dos Asteri, tem as mãos atadas. Literalmente.

Nesta envolvente e emocionante sequela de Casa de Terra e Sangue e Casa de Céu e Sopro, a série Cidade da Lua Crescente atinge um novo clímax.

A Felicidade ao Seu Alcance 13 dicas cientificamente comprovadas para se sentir UM BOCADINHO mais feliz de Micael Dahlen

Editora: Contraponto Editores

Sinopse: Ser sempre feliz não é normal. Se outros livros lhe dizem que sim, provavelmente estão a enganá-lo. O que é normal é viver períodos de grande bem-estar, picos de felicidade que duram no máximo três meses. Portanto, não interessa saber se é feliz ou não, porque isso levantará muitas questões. O que importa é saber quão feliz é. E, sobretudo, o que pode fazer para ser mais feliz. Nem que seja apenas um bocadinho.

Quem é que não gostaria de ser um bocadinho mais feliz?

A maioria das pessoas sente-se razoavelmente feliz, de acordo com a experiência do autor, um prestigiado professor universitário, que já colocou a questão a mais de 100 mil pessoas e leu todos os livros e estudos sobre felicidade.

A criatividade, a sorte ao amor, o sucesso desportivo, escolar, profissional e até em tribunal (!) estão um bocadinho mais ao alcance das pessoas mais felizes. E a longevidade também. Gente infeliz vive menos tempo, como quem fuma.

 Neste livro, o Professor Micael Dahlen explica o que realmente resulta e apresenta 13 dicas cientificamente comprovadas para se sentir mais feliz. E isto não é conversa, é ciência.

O Poder da Sua Marca de Helena Sousa

Editora: Editorial Novembro

Sinopse: «O nome e a data de nascimento de uma empresa, uma marca e/ou início da atividade de um empreendedor formam uma matriz!

Quando analisamos empresas e marcas é crucial entender que existe uma história por detrás da criação da empresa e da sua marca, há uma intenção. Esta história e intenção fazem parte do património da empresa, que será a base do seu propósito, da sua missão, da sua visão e dos seus valores. Esta análise é válida também para quem trabalha por conta própria. a data de criação da sua atividade será a data que vai refletir o seu propósito.

Desta forma, vamos começar por entender que os números são arquétipos, cada um deles representando uma face, as faculdades divinas que atuam sobre a natureza humana e que permitem ao homem conhecer-se a si mesmo e às razões por que veio ao planeta.

O propósito da marca é o caminho que ela percorre, a sua evolução, o seu potencial, a sua alma, aquilo em que acredita. Perceber a razão da marca e a sua inspiração é descodificar uma mensagem, uma história…»

A Armadilha das Emoções Como os sentimentos negativos nos bloqueiam e as pequenas mudanças nos podem libertar de Siri Helle

Editora: Pergaminho

Sinopse: Deita-se cedo porque sabe que precisa de uma boa noite de sono, mas passa horas a «brincar» com o telefone…

Tem uma tarefa importante a concluir, mas não consegue parar de procrastinar com distrações sucessivas…

Quando chega a hora de ir ao ginásio ou apenas dar um passeio a pé, o apelo do sofá é-lhe irresistível…

Soa-lhe familiar?

Procrastinação, ansiedade, dependências… tantos de nós caímos repetidamente nas mesmas armadilhas emocionais, optando pelo alívio temporário em vez daquilo que produz melhores efeitos a longo prazo. Mas é possível sair deste «rame-rame» e voltar a controlar os seus pensamentos, as suas emoções e o seu comportamento. Não, não se trata apenas de «pensar positivo» ou de confiar na sua intuição!

O princípio comportamental que a psicóloga Siri Helle aqui defende é tão simples quanto eficaz: se mudarmos primeiro o comportamento, as emoções e os sentimentos seguir-se-ão. Com base na terapia cognitiva comportamental, esta ferramenta permite-lhe lidar com o stresse e a ansiedade, aumentando a sua motivação e a sua autoestima. Não se deixe armadilhar pelas emoções e descubra as pequenas alterações comportamentais que permitem superar obstáculos mentais e conquistar uma nova alegria de viver.

A Próxima Guerra Civil Notícias da América do futuro de Stephen Marche

Editora: Livros Zigurate

Sinopse: Os Estados Unidos da América são hoje um país profundamente dividido. A violência política tem vindo a aumentar. Já há quem se dedique à elaboração de planos de batalha. E não são romancistas, mas coronéis.

Contemplar a possibilidade de uma nova guerra civil pode parecer alarmista, mas a realidade tem-se encarregado de demonstrar que aquilo que era impensável há uma década já está em curso. Baseando-se em sofisticados modelos de previsão e em quase duzentas entrevistas com especialistas - líderes militares, agentes dos serviços secretos, especialistas agrícolas, ambientalistas, historiadores da guerra e cientistas políticos - o jornalista canadiano Stephen Marche constrói cinco cenários possíveis para um aterrador colapso futuro de consequências imprevisíveis.


Design para Não-Designers O guia essencial ilustrado para tornar os seus projetos mais criativos, elegantes e profissionais de Robin Williams

Editora: Alma dos Livros

Sinopse: Durante mais de vinte anos, tanto designers como não-designers foram apresentados aos princípios fundamentais de um ótimo design pela autora Robin Williams. Através do seu estilo direto e descontraído, Robin ensinou centenas de milhares de pessoas a dar aos seus designs um aspeto bonito e profissional.

Design para Não-Designers foi escrito para todas as pessoas que precisam de criar coisas, mas não têm conhecimentos ou formação em design. Este livro é para aqueles cujos chefes agora lhes mandam criar newsletters; para estudantes que percebem que um trabalho mais bonito significa, muitas vezes, uma nota melhor; ou para donos de pequenos negócios que estão a criar os seus próprios anúncios; ou ainda para professores que aprenderam que os alunos reagem positivamente a informação bem estruturada, organizada de uma forma convidativa e não aborrecida, e assim por diante.

Este livro presume que não tem tempo para estudar design e tipografia, mas gostaria de saber como fazer com que as suas criações tenham melhor aspeto. A maioria das pessoas olha para uma página com um mau design e afirma não gostar, mas não sabe o que fazer para o corrigir. Não vamos fingir que se tornará automaticamente num designer brilhante depois de ler este livro, mas irá aprender conceitos básicos, claros e concretos, usados em praticamente todos os projetos com um bom design. Se os seguir, os seus trabalhos irão parecer mais profissionais, organizados, coerentes e interessantes. E ganhará motivação e realização por isso.

OS QUATRO PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DESIGN

Contraste

A ideia por detrás do contraste é evitar elementos na página que sejam simplesmente semelhantes. Se os elementos (tipo de letra, cor, tamanho, espessura da linha, forma, espaço, etc.) não forem os mesmos, torne-os bastante diferentes. O contraste é, frequentemente, a atração visual mais importante de uma página — é o que faz com que o leitor olhe para a página. Também torna a comunicação mais clara.

Repetição

Repita elementos visuais do design por todo o trabalho. Pode repetir cores, formas, texturas, relações espaciais, espessuras de linha, fontes, tamanhos, conceitos gráficos, etc. Isto desenvolve a organização e fortalece a unificação.

Alinhamento

Nada deve ser colocado na página arbitrariamente. Todos os elementos devem ter alguma ligação visual com outro elemento na página. Isto cria um aspeto limpo e sofisticado.

Proximidade

Os itens relacionados entre si devem ser organizados próximos uns dos outros. Quando vários itens estão próximos uns dos outros, tornam-se uma unidade visual única, ao invés de várias unidades separadas. Isto ajuda a organizar a informação, reduz a confusão e dá uma estrutura clara ao leitor.

O Assassino dos Enigmas de Isabella Maldonado; Tradução: Catarina Gândara

Editora: Editorial Presença

Sinopse: Para ele, ela é aquela que escapou. Aliás, a única que escapou até agora.

Nina é o seu nome, e é a agente do FBI que o quer apanhar.

Nina escapou. Tinha dezasseis anos e escapou a um terrível serial killer. Agora, passada mais de uma década, Nina, hoje agente do FBI, é atacada num parque e o vídeo da forma como se defendeu torna-se viral. O mundo inteiro vê e partilha aquelas imagens, mas há uma pessoa, em especial, que está muito atenta: o homem de quem, onze anos antes, conseguiu fugir.

O serial killer quer apanhá-la, e decide matar alguém de modo a atrair Nina para a investigação do seu crime. Aliás, Nina e todos os que leem as notícias, porque o mundo quer saber mais sobre Criptograma, o assassino dos enigmas. Mas… poderá a mulher que escapou ser aquela que o vai, finalmente, desmascarar e pôr atrás das grades? Quantas mais vítimas conseguirá ele matar, antes de Nina, a única que sobreviveu, o conseguir apanhar?

Não Sinto Nada de Liv Strömquist

Editora: Cultura Editora

Sinopse: Será que controlamos a amar?

Com irresistível sentido de humor e audaciosa inteligência, a autora sueca Liv Strönquist, uma das mais relevantes artistas da atualidade, examina as engrenagens do amor e sua respetiva evolução histórica. como é que o amor se tornou algo que acreditamos poder entender racionalmente?

Strömquist apresenta-nos a traição de Sócrates a Alcibíades, o abandono de Ariadne por Teseu e outros fascinantes episódios clássicos, reenquadrando o pensamento dos grandes filósofos e artistas de outrora nos nossos hábitos e significados modernos.

Preferimos ser amados ou amar?

Escovar a Gata e Outras Histórias de Jane Campbell

Editora: Dom Quixote

Sinopse: Um livro poderoso e emocionante que explora a vida erótica, emocional e intelectual de treze mulheres de idade, escrita por uma psicoterapeuta à beira de completar oitenta anos.

Depois de lermos esta estreia provocadora de Jane Campbell acerca do mundo sensual das idosas, daremos realmente razão a quem inventou a expressão «velhos são os trapos». Longe de caírem nos estereótipos da velhice, as protagonistas - tantas vezes atiradas para lares ou casas de família só por terem passado dos setenta - querem continuar a ter a chave de casa e não deixam que a sua vida seja controlada por outros.

Susan descobre-se sexualmente atraída pela sua cuidadora no hospital; ao enviuvar, Linda resolve procurar o homem com quem teve um relacionamento escaldante durante um congresso; Martha, isolada num apartamento em tempos de pandemia, aceita a proposta do governo para desfrutar da companhia de um robô bem-comportado, que engana descaradamente; a avó que vai de comboio ao encontro da neta decide casar-se com o único passageiro da carruagem para não ter de ficar a tomar conta da irmã inválida e prepotente; a senhora que escova a gata do filho recorda, nos movimentos do animal, as próprias experiências sexuais e pensa que a nora há de acabar por pô-las na rua, a ela e à siamesa…

Escrito de forma desafiante, cheio de uma sabedoria intemporal, eis uma fantástica lição contra o preconceito e os equívocos que rodeiam a vida das mulheres mais velhas.

À Procura de Jane de Heather Marshall

Editora: Kathartika

Sinopse: Apesar de Nancy Mitchell não o saber, toda a sua vida assenta num segredo. Um segredo que começa em Toronto, em outubro de 1960.

Num dia nublado de 1971, Evelyn Taylor transpõe os majestosos portões do Lar St. Agnes. Após vários meses passados entre a hostilidade das freiras, dá à luz uma criança que mal tem a oportunidade de segurar e que lhe é literalmente arrancada dos braços. Cerca de dez anos depois, uma estudante universitária chamada Nancy Mitchell descobre que está grávida. Consciente de que o aborto é ilegal, a jovem tem de tomar uma decisão que mudará o curso da sua vida.

Em 2017, Angela Creighton encontra uma carta misteriosa contendo uma confissão devastadora. Decidida a localizar a destinatária da missiva, é levada até aos anos 70 e a uma rede clandestina cujo nome de código, Jane, é trocado em sussurros.


Rol de Cornudos de Camilo José Cela

Editora: Quetzal Editores

Sinopse: Rol de Cornudos apresenta, como num dicionário - para facilidade de manejo e como garantia de rigor científico -, uma infindável galeria de cidadãos vítimas mais ou menos conscientes da «instabilidade sentimental das esposas». Esta é uma lista das variantes de cornudos que, segundo Cela, com o seu habitual humor astuto e brilhante, compõem a espécie humana na sua variante zoológica masculina. Os protagonistas são classificados em tipos e subtipos, com as respetivas características minuciosamente definidas e estudadas.

Com paciência, tenacidade e uma assombrosa documentação literária, Camilo José Cela lança-se à tarefa de catalogar a abundância dessa espécie. Pode tomar-se o livro como um roteiro de «marginalizados e ofendidos», como um exercício de estilo puro e simples, como um labirinto jocoso de tipos humanos que caíram em desgraça, como um jogo que nos coloca no tabuleiro dos preconceitos e azares de sociedade - ou, finalmente, como um roteiro bem-humorado de personagens vagamente literários, vagamente vizinhos e próximos, vagamente risíveis e heroicos, todos eles identificados pelas suas virtudes.

O Renascer de Susana Sousa

Editora: Editora Nova Geração

Sinopse: A morte de Helena e Áurea trouxe inúmeras mudanças, não só ao mundo das fadas, como também ao dos humanos.

O perecer de ambas, trouxe aos restantes imensos desafios e questões, principalmente a Ámon, que enfrenta não só o luto, mas também um desafio grandioso, num mundo que foi outrora a casa da sua amada.

Este é o segundo volume da Duologia Entre Amores e Pó de Fada e neste irão conhecer melhor o mundo das fadas, os seus costumes e tradições; testemunharão novas alianças a forjar-se, novas personagens a surgir e entusiasmantes aventuras a serem vividas pelos protagonistas.

Apesar da sua morte, Áurea deixou para trás todo um legado que está prestes a Renascer!

Livros Reunidos 1995-2022 de Carlos Bessa

Editora: Tinta da China

Sinopse: ANTOLOGIA POÉTICA DE CARLOS BESSA É O PRIMEIRO LIVRO DA COLECÇÃO DE POESIA EM 2024. Colecção dirigida por Pedro Mexia.

GOSTO SOBRETUDO DOS LIVROS QUE NÃO SERVEM PARA NADA

Também eu vivo na penúria.

E todas as citações, a continuidade

Terei sido enganado, pergunto-me.

Tão pequenino, melindrado, entre a chusma

Como se o trilho do caracol, cenários assírios

Mesopotâmicos, a pressa, o susto.

A peste sempre foi assim tão mundo? Que sabes tu do amor?

A televisão aquém das nossas possibilidades

Os animais possuídos por uma verdade

Forjada para a nossa própria desculpa.

O Maior Vendedor de Todos os Tempos de Og Mandino

Editora: Lua de Papel

Sinopse: Certo dia, ao regressar à sua majestosa tenda, Pathros de Palmira, o mais abastado mercador de Jerusalém, foi surpreendido por Had, um humilde condutor de camelos. Este pediu ajuda ao seu senhor, queria casar-se, precisava de dinheiro - e oferecia-se para ser vendedor. Em vez de lhe dar emprego, o sábio comerciante ofereceu-lhe antes um cofre de madeira de cedro. Lá dentro estavam dez antiquíssimos pergaminhos, cada um deles com uma lição; cada lição deveria ser lida três vezes por dia, durante um mês. Quando chegasse à última, o condutor de camelos descobriria o segredo ancestral da riqueza e da abundância.

Parábola intemporal, publicada em 1968, O Maior Vendedor de Todos os Tempos é a obra-prima de OG Mandino. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos, atravessou os tempos mantendo toda a sua extraordinária magia. Muito mais do que um manual de vendas, o livro procura em primeiro lugar dotar-nos de um inquebrantável amor-próprio, de uma confiança sem limites.

Numa cadência quase hipnótica, e à medida que vamos desenrolando cada um dos pergaminhos, aprendemos a olhar para nós próprios de outra maneira. E quando finalmente nos apercebemos de que somos pessoas únicas e de infinito valor, estamos prontos para vender seja o que for, seja a quem for.

cardapio.pt @ 2-4-2024 08:30:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros