Novidades Livros (11 a 17 de Abril de 2024)
cardapio.pt @ 8-4-2024 14:30:11
Vingança de Robert Bryndza
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: O homem estava deitado de bruços, de braços e pernas atados e puxados para cima por uma corda. Tinha a cabeça arqueada para cima, pelo que se encontrava voltado para as cortinas, e fita adesiva a cobrir-lhe a boca. Cautelosamente, Erika estendeu a mão e verificou-lhe a pulsação. Estava morto.
Quando Erika Foster encontra o político Neville Lomas nu, amarrado e morto na sua própria cama, os responsáveis da Polícia Metropolitana ignoram a hipótese de assassínio, encerram o caso e declaram morte por causas naturais.
Mas, passados dois meses, quando um conhecido diretor de casting e um astro do futebol são também encontrados mortos e amarrados da mesma forma, a Polícia já não pode desconsiderar o que está à vista de todos: há um assassino em série à solta em Londres e parece estar a ajustar contas com gente importante.
Enquanto Erika e a sua equipa investigam, as coisas tomam um rumo estranho quando imagens de uma câmara de vigilância revelam cinco mulheres suspeitas… todas elas idênticas.
Na busca para identificar as mulheres, Erika é superada a todo o momento por uma trabalhadora do sexo esquiva que guarda podres sobre homens poderosos o suficiente para deixar os chefes da Polícia Metropolitana nervosos - e desesperados.
À medida que o tempo passa e antes que o assassino volte a atacar, cabe a Erika desembaraçar a teia de provas e responder às questões essenciais: o que liga as vítimas, quem mais está envolvido neste escândalo e até onde irão os poderosos para se protegerem e aos seus pares?
Nunca Mintas Que Segredos Escondem as Gravações de Uma Psiquiatra com os Seus Pacientes? de Freida McFadden
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: Tricia e Ethan, recém-casados, estão à procura da casa dos seus sonhos.
Quando visitam a remota mansão que pertenceu à Dra. Adrienne Hale, uma psiquiatra de renome que desapareceu misteriosamente sem deixar rasto quatro anos antes, uma violenta tempestade de inverno prende-os na propriedade… sem qualquer hipótese de sair de lá até que o nevão termine.
À procura de um livro que a mantenha entretida enquanto ali está, Tricia depara com uma sala secreta - um lugar repleto de cassetes com as transcrições das consultas de todos os pacientes da Dra. Hale. Decide escutá-las e, à medida que avança nas cassetes, começa a desvendar a aterradora cadeia de acontecimentos que levou ao desaparecimento da Dra. Hale.
Tricia ouve as cassetes até altas horas da noite e vai encaixando as peças naquele que se revela um puzzle chocante, desenvencilhando lentamente o emaranhado de mentiras da Dra. Hale.
E é então que chega à última transcrição. À cassete que revela toda a horrível verdade.
Coroa de Ossos Dourados Sangue e Cinzas - Livro 3 de Jennifer Armentrout; Tradução: Sónia Lopes
Editora: Marcador
Sinopse: Poppy nunca sonhou com o amor que conheceu com o príncipe Casteel. Gostaria de saborear a sua felicidade, mas antes tem de libertar o irmão de Casteel e encontrar o seu. É uma missão perigosa e com enormes consequências, com as quais nenhum dos dois havia sonhado. Porque Poppy é a Escolhida. A verdadeira regente da Atlantia. Corre em si o sangue do rei dos deuses. Por direito, a coroa e o reino são seus.
Tudo o que Poppy sempre quis foi controlar a sua própria vida, não a dos outros. Contudo, vê-se num dilema: desistir do seu direito de primogénita ou usar a coroa de ouro e tornar-se a Rainha de Carne e Fogo. E é quando os pecados obscuros e os segredos sangrentos do reino vêm finalmente a lume, que um poder há muito esquecido surge e se torna uma verdadeira ameaça… e não se deterá diante de nada para garantir que Poppy nunca usará a coroa.
Ainda assim, a maior ameaça é aquela que aguarda no extremo oeste, onde a Rainha de Sangue e Cinzas tem as suas próprias ambições, que aguarda concretizar há centenas de anos. Poppy e Casteel devem considerar o impossível: viajar para as Terras dos Deuses e despertar o rei em pessoa.
O Quinto Pescador de José Rodrigues
Editora: Porto Editora
Sinopse: Um romance comovente sobre o amor, a perda e a esperança.
No dia do seu aniversário, a tragédia bate à porta de Francisco, levando-o a questionar o sentido da sua própria existência.
Longe de casa e em agonia, parece encontrar o lugar e a coragem de que precisa para pôr cobro ao desespero que lhe preenche os dias.
Entre a saudade insuportável e as memórias de tempos felizes, Francisco é surpreendido por uma criança de 8 anos, Pedro, e por Rafa, o seu fiel companheiro de quatro patas, que lentamente lhe devolvem a vontade de viver. Na pacata aldeia costeira para onde se mudara após a tragédia, encontra novas pessoas e redescobre sentimentos que pensara perdidos para sempre no seu passado.
De forma inesperada, aquilo que seria o fim transforma-se numa fantástica jornada de reconstrução, onde a amizade e o amor se assumem como salvação.
"José Rodrigues tem nas suas histórias o condão de nos emocionar, de nos inspirar, de nos transportar às memórias… Uma escrita fluida, leve, cheia de vida!
Uma narrativa de esperança e sentimentos que nos envolve, que nos toca o coração!", Sofia Alves
Quando os Rios Se Cruzam de Rita da Nova
Editora: Manuscrito Editora
Sinopse: «Durante anos, imaginei o que aconteceria quando contasse tudo isto, quando cravasse a mão no peito para extrair a culpa lá de dentro. E posso concluir que foi como arrancar o meu próprio coração, com a desvantagem de continuar viva.»
Para Leonor, ir de Erasmus significava começar de novo, aqueles meses em Turim seriam o balão de oxigénio de que tanto precisava para se afastar da mãe controladora, talvez até libertar-se da pessoa reservada e observadora que tinha aprendido a ser a casa. Onde ninguém a conhecesse, poderia ser quem quisesse.
Na cidade italiana, ela descobre partes de si que ignorava existirem, muitas delas novas e entusiasmantes. Mas há um outro lado de si que se revela, uma parte que a envergonha e amedronta, atitudes em que não se reconhece e cujas consequências vão ficar consigo para sempre.
Dez anos depois, mais uma vez a adiar o reencontro com o passado, Leonor dá por si a revelar a uma estranha tudo o que aconteceu naqueles meses e de que forma o fogo, até então tão inofensivo, acabou por lhe deixar marcas eternas.
Depois de um romance de estreia que se tornou um sucesso imediato, Rita da Nova está de volta com uma personagem complexa em busca de si própria, que procura conciliar as suas várias versões. Afinal, somos mais nós quando estamos junto das pessoas que nos conhecem ou quando estamos longe de tudo e podemos ser quem quisermos?
A Cidade Democrática: Habitação e participação política no pós-25 de Abril de Ana Drago
Editora: Tinta da China
Sinopse: O período revolucionário e a questão urbana na afirmação da democracia portuguesa. Nas semanas que se seguiram ao 25 de Abril de 1974, milhares de casas foram ocupadas por moradores pobres das grandes cidades. O problema habitacional deixado pelo Estado Novo era visível nos extensos bairros de barracas que rodeavam as principais cidades submetidas a um processo de acelerada metropolização.
Foi assim que, em torno das reivindicações de direito à habitação e à participação política, emergiu um amplo movimento social urbano que disputou durante o PREC o modelo de democracia a construir em Portugal, que se esvaiu com a sua despolitização nos anos seguintes.
Este livro analisa o período revolucionário tomando a questão urbana como lente para ler a afirmação da democracia portuguesa. O que significou construir um regime democrático na cidade? Para responder a esta pergunta, a autora foi ao encontro dos actores, das políticas e das instituições — nos debates da Assembleia Constituinte, nos programas habitacionais lançados no pós-25 de Abril, nas propostas dos partidos políticos sobre participação e habitação, nas leituras de arquitectos e urbanistas sobre planeamento urbano e metropolização.
E também nas respostas do novo poder local democrático à crise habitacional nas periferias dos anos 70 e 80, preso nas contradições entre o direito à habitação, a explosão da construção «clandestina» e os direitos de propriedade.
Uma Boa História de Emily Henry
Editora: Quinta Essência
Sinopse: Dois estranhos com o coração partido. Juntos por ironia do destino. Daphne precisa de ter tudo planeado ao minuto. Milles é caótico e extrovertido. Eles mal se conheciam até serem trocados pelos ex. E agora têm um plano para se vingar.
Daphne sempre adorou a forma como o noivo, Peter, contava a história de ambos. Como se conheceram (num dia perfeito), se apaixonaram (por causa de um chapéu voador) e voltaram para a cidade natal dele, à beira do lago, para começar uma vida juntos. Ele era realmente bom a contá-la... até ao momento em que a trocou, na despedida de solteiro, pela melhor amiga de infância, Petra.
Agora Daphne tem de aprender a reescrever a sua história: sozinha, na pequena cidade de Waning Bay, Michigan, sem amigos ou família, mas com um emprego de sonho como bibliotecária infantil (que mal dá para pagar as contas) e sem sítio para viver. A solução? Ser companheira de casa da única pessoa que compreende aquilo por que está a passar: Miles Nowak, o ex-namorado de Petra.
Só que o impulsivo Miles, que adora ouvir canções de amor de partir o coração, é o oposto de Daphne, sempre tão pragmática. Não é a combinação perfeita, até que uma noite, enquanto afogam as mágoas em tequilas, traçam um plano. E se isso envolver publicar fotos enganadoras a fingir que são um casal, quem os pode culpar?
Mas, claro, é tudo a fingir, porque quem se atreveria a começar de novo com alguém que tem o coração tão partido como o seu?
Grão-Mestre do Demonismo N.º 2 de Mo Xiang Tong Xiu; Tradução: André Pinto Teixeira; Ilustração: Luo Di Cheng Qiu
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Chegou o segundo volume do maior fenómeno manhua do momento, campeão de vendas em todo o mundo.
Quando dois homens poderosos se encontram na vida e na morte, o resultado é … explosivo.
Depois de um encontro com uma divindade, Lan Wangji convida Wei Wuxian a regressar ao clã Lan, de Gusu. Porém, Lan Wangji parece-lhe outra pessoa. ao contrário do jovem que conheceu, este tem álcool escondido, gosta de todo o tipo de brincadeiras… Quem diria!
Que aconteceu àquele Lan Zhan que se zangou com Wei Wuxian exatamente por causa de álcool? Que é feito da pessoa que disse a Wei Wuxian que não podia relaxar? Embarca numa viagem ao passado desta dupla e descobre como tudo começou! Com texto de Mo Xiang Tong Xiu, baseado no romance original, e ilustrada pelos Luo Di Cheng Qiu, esta é a série de manhua que já tem milhões de leitores em todo o mundo. Tu és o próximo?
Um Intestino Feliz de Doutora de la Puerta
Editora: HARPER COLLINS
Sinopse: Um livro que melhorará a sua saúde e as suas emoções; em suma, a sua vida.
Sabia que existe uma relação estreita entre a felicidade e as bactérias do nosso intestino? Que um bom trânsito intestinal ajuda a ter uma boa saúde mental? Que a microbiota tem um papel fundamental na sua saúde, na prevenção de doenças e que reforça o seu sistema imunitário?
A doutora de la Puerta, uma das maiores especialistas na matéria, oferece-lhe a obra definitiva sobre a microbiota e prova, baseando-se na sua experiência clínica extensa e investigação científica, a ligação que existe entre o intestino e o cérebro.
Nestas páginas, conheceremos, de forma simples e cheia de exemplos práticos, o que é realmente a microbiota, como podemos cuidar dela e que hábitos são necessários para a equilibrar através da alimentação, do exercício e do sono, assim como o impacto que pode ter na digestão, no stress ou na inflamação.
A Casa de Vidro de Gareth Rubin
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Dois policiais num livro só, ligados, mas com estilos diferentes - e frente para os dois lados. Um livro absolutamente original, com duas histórias impressas costas com costas.
Uma, escrita ao melhor estilo do gótico britânico, leva-nos à Inglaterra dos anos 1880: na remota Ilha de Ray, um jovem médico, de seu nome Simeon Lee, é chamado a assistir um primo distante, que está às portas da morte. Na decrépita mansão envidraçada, o médico percebe que algo de sombrio se passa. O primo alega que está a ser envenenado pela cunhada, que vive presa naquela mesma casa desde que lhe matou o irmão, Oliver. Mas como é que uma mulher presa o pode estar a envenenar? E que segredos esconde o diário de Oliver, um estranho caderno com uma história diferente de cada lado… a outro, ao jeito do policial negro norte-americano, passa-se na Califórnia dos anos 1930: Oliver Tooke, filho do Governador do Estado, é encontrado morto. A polícia conclui que é suicídio, mas o seu grande amigo, o jornalista Ken Kourian, não acredita. E ao investigar o mistério descobre que Oliver tinha um irmão há muito desaparecido. E que a mãe dos rapazes, de seu nome Florence, está presa num asilo. Para desvendar o caso, a única pista que tem é um romance, o último escrito pela vítima. É uma obra estranha, que conta duas histórias diferentes, conforme se começa a ler de um lado ou de outro… e tem como protagonista um médico, de seu nome Simeon Lee.
Voltar do Bosque de Maddalena Vaglio Tanet
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Numa manhã de 1970, numa aldeia montanhosa italiana, a professora Silvia sai de casa, compra o jornal e, em vez se dirigir para a escola, como nos outros dias, penetra no bosque e desaparece. No jornal, leu a notícia terrível de que uma das suas alunas, de apenas onze anos, se suicidou - e sente-se tão culpada que não consegue encarar ninguém.
A aldeia em peso procura-a por todo o lado, mas, à medida que os dias passam, fica claro que é talvez demasiado tarde para a salvar. Silvia vai ser, na verdade, encontrada faminta e descabelada por um rapazinho solitário, Martino, que chegou à aldeia há pouco tempo para se tratar da asma e costuma passear no bosque.
Consciente de que a professora não está pronta para regressar ao convívio da família e dos alunos, será Martino quem lhe trará água e comida e quem conseguirá fazê-la contar-lhe tudo, prometendo não revelar o seu esconderijo a ninguém. no entanto, conseguirá trazê-la de volta à sua vida normal?
Baseado numa história real, a partir de relatos de família e artigos de jornais, Voltar do Bosque - que evoca a prosa de Pavese - é a história de um trauma, de uma amizade improvável e da comunhão do ser humano com a natureza.
Nomeado para o Prémio Strega em Itália, em 2023, é um romance de estreia absolutamente excecional.
Alexandre O'Neill Uma Biografia Literária de Maria Antónia Oliveira
Editora: Assírio & Alvim
Sinopse: Alexandre O'Neill? O poeta caixa-d’óculos? O Xana? Esse mesmo!
Figura ímpar da poesia portuguesa do século XX, Alexandre O'Neill foi um homem de muitas aventuras, das amorosas à surrealista. Nesta biografia, agora revista e aumentada para a celebração do centenário do autor, Maria Antónia Oliveira dá-nos a ver todas as suas facetas através de quem o conheceu e por onde deixou a sua marca: uma odisseia épica que cruza a história política, literária e do meio cultural portugueses.
Guia prático para superar a ansiedade de Dra. Pooky Knightsmith, PhD
Editora: Albatroz
Sinopse: Aprenda a controlar a ansiedade e aumente rapidamente o seu humor, concentração e qualidade de vida.
Este Guia Prático para Superar a Ansiedade oferece uma abordagem prática única para lidar com o stress, o pânico, os pensamentos avassaladores e outros sentimentos indesejados que por vezes o assaltam.
Com técnicas comprovadas de terapia cognitivo-comportamental (TCC) e práticas de respiração controlada, este guia ensina a desconstruir a ansiedade e a compreendê-la, para que a possa vencer.
Inclui 25 cartões com técnicas fáceis de pôr em prática em qualquer lugar. Escolha o mais adequado para si ou para uma situação específica e tenha-o consigo, pronto a usar a qualquer momento.
A Espia de Oppenheimer de Daniel Pinto
Editora: Saída de Emergência
Sinopse: 1945. Projeto Manhattan.
O físico J. Robert Oppenheimer tenta desesperadamente produzir a bomba atómica. Os Aliados, receando que os nazis se antecipem, colocam em marcha uma operação para travar o desenvolvimento científico dos alemães. Para isso, o lendário espião Simon Clifford é incumbido de localizar e apoderar-se de informações ultrassecretas.
De Beirute a Praga, e de Londres a Viena, conta com a ajuda de Jason Walker, um militar de elite britânico, que conhece em primeira mão a última esperança dos Aliados para impedir Hitler de obter a bomba: Marianne Lauterbach. Ela é uma mulher deslumbrante que, em tempos, Jason amou… e traiu. É também uma respeitada funcionária da Chancelaria do Reich, que, em segredo, odeia os nazis.
Em breve, Jason e Marianne estarão em Berlim, a partilhar muito mais do que informações privilegiadas. E, enquanto a relação proibida entre ambos se aprofunda e o cerco à cidade se aperta, Marianne terá de fazer a escolha mais difícil da sua vida. Estará disposta a trair tudo e todos em prol dos Aliados?
Este é um dos thrillers mais notáveis dos últimos anos. Alucinante, com um ritmo de cortar a respiração e repleto de reviravoltas, A Espia de Oppenheimer é muito mais do que espionagem, amor e traição: revela os verdadeiros bastidores de um momento que alterou a História.
A Força das Sentenças de Pedro Almeida Maia
Editora: Cultura Editora
Sinopse: O reputado professor Penedo Quental é diagnosticado com a doença de Alzheimer pouco tempo depois de perder a esposa.
Como homem habituado a rotinas, incluindo a ambição pela escrita, vê-se obrigado a mudar de casa e de ritmos, a adotar um cão e a lidar com uma cuidadora problemática.
Na primeira pessoa, descreve os duelos da enfermidade com um olhar sarcástico e em estado de negação. Mas, ao experimentar uma cama de rede que surge misteriosamente no próprio quintal, viaja para o passado e revive as memórias que tem horror de perder. Ou será que não são memórias?
A Força das Sentenças é um olhar descontraído sobre o fardo do diagnóstico e dos seus rótulos na sociedade atual. Sugere uma profunda reflexão sobre a importância da memória na nossa definição de individualidade.
Vencedor do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes.
A Minha Família e Outros Animais de Gerald Durrell
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Depois de inspirar a série Os Durrell, regressa às livrarias um dos mais importantes clássicos juvenis do século XX. Aventuras e muita diversão num livro com milhões de leitores em todo o mundo.
Em Inglaterra, o verão está chuvoso, como seria de esperar. A família Durrell está como o tempo: a mãe ficou superconstipada, e os filhos não estão melhor - Gerald está mal da garganta, Margo foi atacada por borbulhas, Leslie tem os ouvidos inflamados e Larry, bem, Larry já não os aguenta. Mas, subitamente, e porque às vezes é mesmo preciso partir à aventura, decidem vender a casa e rumar até Corfu, uma paradisíaca ilha grega onde o sol brilha durante todo o ano e em que a vida de Gerald, um miúdo de dez anos, dos irmãos e da mãe vai mudar para sempre.
Mal chegam à ilha, sem dinheiro e quase sem roupa, os Durrells percebem que aquele lugar e aquelas pessoas são tão diferentes, que tudo, mas mesmo tudo, pode, e vai, acontecer! A começar pelo zoo que Gerald, o mais novo dos quatro irmãos, decide instalar… em casa. É que as ideias malucas, os sustos, as gargalhadas e as surpresas estão ao virar de cada esquina e prometem toneladas de diversão!
Lido por milhões de leitores pequenos e graúdos, de várias gerações, e baseado nas memórias do autor, A Minha Família e Outros Animais é, em simultâneo, a história de Gerald e da sua paixão pela bicharada, um livro de aventuras de uma família caótica e a descoberta de um lugar, de uma ilha incrível, que nenhum de nós vai querer abandonar.
O Cérebro e o Sistema Imunitário A nova ciência da saúde de Monty Lyman
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Mergulhando na nova descoberta do sistema imunológico do cérebro, o Dr. Monty Lyman revela as suas implicações extraordinárias para a nossa saúde física e mental.
Até há bem pouco tempo, um dos aspetos fundamentais da saúde humana era entendido de forma errada. Embora o cérebro e o corpo sempre tenham sido vistos como entidades diferentes ¿ tratadas em «hospitais» separados ¿, a Ciência veio mostrar recentemente que eles estão intimamente ligados. Surpreendentemente, agora sabemos que o nosso sistema imunológico está em constante comunicação com o nosso cérebro e que pode alterar diretamente a nossa saúde mental.
Esse conhecimento veio abrir novos horizontes no contexto da Medicina. A inflamação pode causar depressão e os medicamentos para a artrite poderão curá-la? Os micróbios intestinais podem moldar o nosso comportamento através do nervo vago? Algo tão simples como escovar os dentes corretamente pode reduzir o risco de demência? As infeções infantis podem estar por detrás de distúrbios neurológicos e psiquiátricos, como os tiques ou o transtorno obsessivo-compulsivo?
Em O Cérebro e o Sistema Imunitário, o Dr. Monty Lyman explora a fascinante ligação entre a mente, o sistema imunológico e o microbioma, oferecendo conselhos práticos sobre como nos mantermos saudáveis. Especialista na área da investigação de ponta da imunopsiquiatria, Lyman defende que é preciso mudar a forma como tratamos a doença e a forma como nos vemos. Pela primeira vez, temos uma nova abordagem da Medicina que trata todo o ser humano.
Hans - Sob o Peso das Rodas de Hermann Hesse
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Este segundo romance de Hermann Hesse, narrativa em boa parte autobiográfica, segue a vida do jovem Hans, um rapaz inteligente e promissor que tenta corresponder às exigências e ambições que pai e professores nele projetam constantemente.
Levado a pôr de parte tudo o que lhe dava prazer nos tempos de infância — passada numa pequena cidade, algures entre o rural e o urbano, que em tudo se assemelha à Calw natal de Hesse —, Hans ingressa no seminário, para cumprir o que lhe é estabelecido. Aí torna-se amigo de um jovem rebelde que aspira a ser poeta, começa a imaginar outras possibilidades, mas acabará por ser conduzido ao esgotamento. Regressa a casa, envereda por outro caminho, o da vida prática, ainda conhece alguns dos seus prazeres, mas virá a sucumbir, esmagado sob o peso das rodas.
Crítica a um sistema de ensino repressivo, que uniformiza mentalidades e as liberta de quaisquer traços de individualidade, Hans é um ajuste de contas que Hesse faz com o seu próprio passado: muito do que aqui se lê foi experimentado pelo próprio autor no seu período de formação.
Tendo despertado acesa polémica aquando da sua publicação, esta narrativa foi em 1906 recebida por Arthur Koestler como «um manual de instruções para pais, tutores e professores, que ensina, de um modo pragmático, a arruinar a vida de uma jovem criatura dotada».
Num tom mais otimista, após a leitura deste livro Peter Handke anotou no seu diário: «Através da escrita, conferir à juventude a dignidade que lhe foi negada em vida.»
Seis Propostas para o Próximo Milénio de Italo Calvino
Editora: Dom Quixote
Sinopse: As virtudes da grande literatura do passado para moldar os valores do futuro - o último legado de um grande escritor. Em 1984, Calvino foi convidado pela Universidade de Harvard a realizar as Charles Eliot Norton Poetry Lectures - um ciclo de seis conferências que têm lugar no decorrer de um ano letivo (para Calvino seria o ano de 1985-1986). A partir daí, consagrou quase todo o seu tempo à preparação destas conferências. Infelizmente, pouco antes de partir para os Estados Unidos, teve de ser internado e não voltou a sair do hospital.
Sobreviveram-lhe estes rascunhos, um resumo brilhante do pensamento de um grande escritor cujo legado perdurará ao longo do milénio a que se dirige. Neles, com imaginação e sagacidade, Calvino procurou definir as virtudes da grande literatura do passado, para moldar os valores do futuro. o que deveria ser valorizado na literatura? Quais os valores literários a conservar no próximo milénio?
Italo Calvino dedica uma conferência, ou lição, a cada um dos conceitos literários que lhe eram mais caros - leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência -, deixando-nos a mais eloquente defesa da literatura no século XX.
Blackwater N.º 2 - A Barragem de Michael McDowell; Tradução: Francisca Cortesão
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Perdido recupera das cheias, mas a construção da barragem traz imprevistos: há correntes caprichosas, desaparecimentos inexplicáveis e trabalhadores a incomodar os habitantes.
Entretanto, a matriarca dos Caskeys, Mary-Love, vê as maquinações de Elinor, a sua estranha nora, superarem as dela. Mas se a luta entre estas mulheres está apenas a começar, tudo pode acontecer: artimanhas, alianças inesperadas e sacrifícios.
É que, em Perdido, as mudanças vão ser grandes e as consequências, irreversíveis.
A Menina no Vento de Luca Crippa e Maurizio Onnis; Tradução: Marta Pinho
Editora: Editorial Presença
Sinopse: A extraordinária e comovente história verídica da sobrevivente do holocausto Hedy Epstein, A Menina no Vento. Numa pequena e tranquila cidade alemã, há uma menina como muitas outras. O seu nome é Hedy e vive no seio de uma família cheia de amor. Mas, um dia, na escola, o professor aponta-lhe uma arma à cabeça e diz-lhe para sair e nunca mais voltar. Hedy é judia, e estamos no dia depois da Noite de Cristal, 10 de novembro de 1938. Por sorte, os pais conseguem pô-la num comboio com destino a Inglaterra. Eles ficam para trás.
Oito anos passam, começam os julgamentos dos criminosos nazis, e há uma menina que chega a Berlim. Hedy está de regresso ao país e quer ajudar a condenar os médicos nazis que conduziram experiências desumanas nos campos de concentração. Há vinte e três acusados e ela não vai poupar esforços. Porém, Hedy tem também outra missão, tão ou mais difícil e dolorosa: perceber o que aconteceu aos pais, cujo rasto se perdeu nos portões de Auschwitz.
No vento, aquela menina parece escutar os lamentos e a tristeza dos que mais ama, e ela é, também, filha dele. Hedy não vai descansar até aquele vento serenar e a dor poder, por fim, não ser esquecida, mas começar a curar.
7 de Outubro de 2023 - Israel e Gaza O choque das tragédias de Benoît Christal e Gallagher Fenwick
Editora: Casa das Letras
Sinopse: O objetivo deste livro não é convencer nem acusar, mas registar e testemunhar para evitar que estes dramas caiam no esquecimento. Escrever sobre o Médio Oriente desde 7 de outubro de 2023 é mergulhar num abismo muito escuro, submergir na escuridão do trauma e da mudança dos tempos.
Recolher as vozes dos dois lados: sobreviventes, familiares de reféns, habitantes de Gaza... Entre eles médicos, jornalistas, fotógrafos, soldados, diplomatas, filhos de deportados, políticos, antigos embaixadores, negociadores... que contam neste livro a história do seu 7 de outubro, do seu Israel, da sua Palestina; conseguimos ouvir as suas emoções, as suas ideias, as suas análises. Nomeando os crimes e a dor, sem ignorar a cólera, mas também a sede de paz.
Trata-se de dois povos que se confrontam tanto quanto se ignoram, separados por um imenso fosso, embora as suas histórias ecoem inevitavelmente uma na outra. É neste não encontro que se desenrolam as tragédias e os sofrimentos.
Nem por Isso de Maria Roma
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Um grupo de amigos que existe desde sempre.
Com vidas que não são o que aparentam.
Nem por isso é um romance sobre quatro mulheres e quatro homens, amigos de longa data, cujo quotidiano é dominado pelo impulso imparável do correr dos seus dias num mundo complexo e tão intenso.
Onde a amizade, a paixão e o amor os envolvem numa teia intrigante determinando as suas decisões, desatinos de alma, discussões, prazeres e entrega mútua. Mas também as suas incertezas, momentos inesquecíveis, desamor, traições e alegrias espontâneas.
Que os desafiam constantemente. Contudo sempre com o seu consentimento, por vezes, surpreendente e abúlico do qual não se conseguem libertar. Tudo numa valsa imparável. a que alguns não resistem. com total livre arbítrio. Mesmo que o desespero se avizinhe.
Por vezes até ao limite.
O que Nunca Muda Lições intemporais para a nossa vida pessoal e financeira de Morgan Housel; Tradução: Carlos Viana
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Ser bem-sucedido no futuro não tem necessariamente que ver com prever o amanhã.
E se o segredo fosse, antes, olhar para o passado e identificar o que nunca muda?
Parecemos obcecados em antecipar, prever e compreender tudo o que o futuro nos reserva? Quase todos os dias. E, como sabemos, qualquer plano de investimento é, na melhor das hipóteses, um mero palpite sobre o que poderá acontecer, com base na observação sistemática do passado. No entanto, fazer previsões é difícil, se não impossível. Como os factos insistem em demonstrar, as mudanças são sempre imprevisíveis.
De que forma podemos ser mais realistas, pragmáticos, e conseguir, realmente, perspetivar a nossa vida pessoal e financeira de forma fidedigna? Olhando para o passado, sim, como já fazemos, mas com uma diferença fundamental: identificar o que nunca muda. Estranho? Morgan Housel, o multipremiado autor do bestseller internacional A Psicologia do Dinheiro, explica-nos.
O autor partilha as vinte e três lições intemporais que conseguiu identificar graças aos maiores e melhores exemplos que a História e os seus protagonistas nos legaram. Da invenção das primeiras armas nucleares à criação da Amazon, de T. E. Lawrence a Jack Welch, cada capítulo deste livro nos ensina um princípio fundamental que devemos seguir para separar o trigo do joio, aproveitar oportunidades e aprender a lidar com a dúvida, para que o futuro seja o palco do nosso sucesso pessoal e financeiro.
Profundo como o Céu, Vermelho como o Mar de Rita Chang-Eppig
Editora: Edições Asa
Sinopse: Quando Shek Yeung vê um marinheiro português matar o seu marido, um pirata temido e poderoso, ela sabe que tem de agir rapidamente ou morrerá. Sem tempo para o luto, propõe uma aliança ao novo chefe: em troca de um filho herdeiro, é-lhe poupada a vida e permitido manter o poder sobre metade da frota.
Mas as marés trazem novas e terríveis ameaças. O imperador chinês encarregou um nobre brutal de eliminar a pirataria dos mares do sul da China; e os europeus, cansados de perderem navios, homens e dinheiro para os piratas de Shek Yeung, têm novos planos para a região.
Yeung é ambiciosa, implacável e fará tudo para sobreviver e vencer, mas também se sente esgotada pelos traumas e as limitações que enfrenta enquanto mulher. À medida que vai desbravando o caminho da maternidade e as sucessivas crises de liderança, surge a questão: quanto tempo mais está disposta a lutar? Pois o que está em risco agora é a sua nova família e a sua própria vida.
Um retrato imperdível da mulher cujo nome figura entre os dos piratas mais famosos e triunfantes da História.
cardapio.pt @ 8-4-2024 14:30:11
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros