Novidades Livros (22 a 28 de Agosto de 2024)
cardapio.pt @ 20-8-2024 09:01:00
Vou Emagrecer Os medicamentos para a diabetes que estão a revolucionar a perda de peso de Filipa Almeida Mendes
Editora: Avenida da Liberdade Editores
Sinopse: Ozempic, Saxenda, Wegovy, entre outros medicamentos, de repente, passaram a andar nas bocas do mundo. Os fármacos desta classe exercem verdadeiros milagres na hora de emagrecer. Hollywood rendeu-se-lhes, os números de vendas mundiais e em Portugal impressionam, as farmacêuticas que os comercializam atingem lucros recorde e os meios de comunicação social acompanham com bastante interesse este fenómeno.
Tendo sido desenvolvidos para o tratamento da diabetes, louvam-se agora os seus efeitos revolucionários no emagrecimento. Este livro consiste em dar ao leitor todas as informações necessárias para começar a perder peso com segurança e confiança com estes novos medicamentos.
A revisão científica é da Dra. Paula Freitas, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, e do Dr. João Jácome de Castro, médico do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Forças Armadas.
Como atuam , que medicamentos existem, quais os vendidos em Portugal, com que resultados, como se tomam, quanto custam, o que dizem os médicos, os efeitos secundários. Conheça planos reais de tratamento em que se perde peso sem passar fome.
Faina de Marta Pais Oliveira
Editora: Gradiva
Sinopse: Na semana da Grande Pesca, uma comunidade piscatória arrasta as redes pelo areal - pelas técnicas da arte-xávega - contendo o que nunca antes se tinha visto sair do mar: uma cadeira de pinho, uma mala fechada com aloquete dourado, um homem de fato. Vivo. Ainda pescariam uma grafonola.
No início do século XX convivem pescadores e alta burguesia, empresários, intelectuais e artistas numa praia à beira do Atlântico.
O polvo de prata não deixa o Assobio dormir, as mulheres admiram as pernas de cera da Senhora da Fábrica. As tempestades trazem as invasões sucessivas das ondas, saem sonhos das latas da Fábrica de Conservas. Quando o tempo aquecer, brilhará o Casino toda a noite: começa a música.
Depois de uma estreia fulgurante na ficção com Escavadoras, Marta Pais Oliveira regressa à prosa com um romance intenso e comovente que acompanha o dia a dia de um grupo de pescadores do norte do país. Personagens atravessadas pela paixão, o desalento e a esperança num outro futuro compõem o retrato memorável de um país e de uma época. Homens e mulheres divididos entre o cansaço e a solidão, a espera e os sonhos, num meio onde os contrastes sociais se acentuam e o mar e a tradição se diluem com a chegada do progresso.
Escrito com uma força narrativa singular, Faina confirma Marta Pais Oliveira como uma das vozes literárias mais originais e promissoras da sua geração.
A ideia de ti de Robinne Lee
Editora: Singular
Sinopse: O mundo inteiro sabe quem ele é. Mas é só a ti que ele quer.
Aos trinta e nove anos, Solène Marchand é uma mãe extremosa, uma colega dedicada e uma ex-mulher atenciosa.
Mas há muito tempo que não se sente ela própria.
Por isso, quando aparece alguém que parece vê-la – desejá-la – como ela realmente é, a atração é instantânea. E assim começa um caso de amor intenso e completamente revelador.
Mas e se esse alguém for o mundialmente famoso sex symbol Hayes Campbell? O cativante vocalista da boy band do momento, August Moon, cuja cara está em todo o lado. Incluindo na parede do quarto da filha adolescente de Solène.
Poderá Solène deixar-se apaixonar por este rapaz desejado pelo mundo inteiro?
Ou terá de fazer uma escolha devastadora?
Adaptação para filme disponível na Amazon Prime Video
O Combate de Henry Fleming de Steve Cuzor
Editora: Ala dos Livros
Sinopse: «E vocês? que tipo de gente são vocês para se lançarem assim às cegas no vosso próprio túmulo?»
Virgínia, Primavera de 1863. 190 000 soldados americanos defrontam-se numa guerra civil fratricida. Uns com o uniforme cinzento, os outros com o uniforme azul. Entre estes últimos, o jovem Henry Fleming vai pela primeira vez para a linha da frente. Saberá realmente por que motivo deve lutar? Contra quem? Por quem? E o primeiro dos seus combates não será contra o seu próprio inimigo interior?
Entre o som do canhão e o canto do colibri, entre a loucura dos homens e a sensatez da natureza, entre a exaltação e o terror, entre a coragem e a cobardia, Henry terá de encontrar o seu lugar no terreno. E travar a sua própria guerra interior.
Steve Cuzor baseia-se no romance fundador da literatura americana moderna, The Red Badge of Courage, escrito em 1894 por Stephen Crane e reinterpreta esta história de aprendizagem num ambiente apocalíptico onde se misturam o pó e o sangue, a raiva e o medo.
Pessoa Revisitado de Eduardo Lourenço
Editora: Gradiva
Sinopse: Livro-chave na bibliografia crítica de Fernando Pessoa, Pessoa Revisitado de Eduardo Lourenço, publicado pela primeira vez em 1973, veio abrir novos caminhos para a leitura crítica da poesia daquele que, nas suas palavras «foi uma espécie de aparição fulgurante descida de brumas culturais alheias ao nosso desterro azul, para nele inscrever em portuguesa língua o mais insubornável poema jamais erguido à condição exilada dos homens na sua própria pátria, o universo inteiro».
Considerado um dos mais notáveis exemplos do ensaísmo de Eduardo Lourenço, Pessoa Revisitado é uma entrada privilegiada no universo pessoano por um dos ensaístas portugueses que mais e melhor o leu e sobre o qual tanto escreveu.
Disrupção de Fátima Camal Taquidir
Editora: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, agosto de 2024
Sinopse: «No início desta história, em janeiro de 1978, Afonso encontra-se a meio de um voo atribulado de Lisboa para Luanda. Para trás fica um passado feito de perdas e fracassos, e diante dele projeta-se a esperança de colaborar na reconstrução de Angola, fustigada por uma guerra fratricida que parece não ter fim. Afonso torna-se médico da Companhia do Caminho de Ferro de Benguela, e é nesse posto de serviço que percorre os subterrâneos da fome e dos estropiados de guerra, tropeça na ganância de quem se quer apoderar das riquezas materiais do país e experimenta na pele os efeitos tanto do ódio de muitos quanto do amor dos seus.
Numa arrojada combinação entre os romances histórico e psicológico, Disrupção parte do cenário sombrio da guerra civil angolana para representar um mundo em ruínas, universalizado pelo desenvolvimento da trama por Portugal, Brasil e Cuba, onde laços familiares e sociais estão em constante rutura. É, por isso, a descrição de um tempo - e um retrato de todos nós.»
Rebelião de Nora Roberts
Editora: HARLEQUIN
Sinopse: A vida e os amores da extraordinária família MacGregor.
Escócia, 1745. Um olhar foi suficiente para que Brigham Langston ficasse fascinado pela beleza arrebatadora de Serena MacGregor. Contudo, para Serena, Brigham não passava de outro inglês desprezível. Contudo, nos braços do aprumado e perigoso cavalheiro, o ódio da orgulhosa escocesa depressa se consumiu no fogo da paixão.
Toda a Física Divertida de Carlos Fiolhais; Ilustração: José Bandeira
Editora: Gradiva
Sinopse: Caso inédito de sucesso em Portugal nos anos de 1990, Física Divertida, de Carlos Fiolhais, foi publicado num desses raros momentos de alinhamento dos astros em que livro, autor, ilustrador e leitores se aguardavam mutuamente abrindo assim uma nova via de acesso ao conhecimento até então ignota. À semelhança de outros livros de divulgação científica que a Gradiva publicou, Física Divertida cativou leitores de todas as idades e acumulou dezenas de edições.
Quando mais tarde surgiu Nova Física Divertida, que complementava o conteúdo do primeiro volume dedicado à física clássica com a física moderna (desde a física quântica e a física relativista até às físicas atómica, nuclear e de partículas), o sucesso do autor repetiu-se, e uma nova leva de leitores voltou a fascinar-se com o facto de a ciência poder ser não só interessante como ainda divertida.
A reedição integral revista e aumentada destes dois textos impunha-se agora não só porque os leitores continuavam a procurar os livros de Carlos Fiolhais, mas também porque o autor continua a pensar que a divulgação dos aspectos lúdicos da física pode destruir inapelavelmente a ideia preconcebida da física como ciência obscura e maçadora.
Cuidadosamente actualizada com os mais recentes avanços científicos, Toda a Física Divertida traz de volta a uma nova geração de leitores a singular capacidade de comunicação de Carlos Fiolhais bem como o seu reconhecido sentido de humor.
Cesariny e o Monstro Pessoa (re)visões de Fernando Pessoa na obra de Mário Cesariny (1944-2006) em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, 1961-1974 de Rui Sousa
Editora: Tinta da China
Sinopse: Novo ensaio da Colecção Pessoa, dirigida por Jerónimo Pizarro Uma viagem panorâmica pelo mergulho poético e crítico de Cesariny na obra de Fernando Pessoa. Em 1946, Mário Cesariny procedeu a um pioneiro mergulho poético e crítico na obra de Fernando Pessoa, antecedendo até alguns dos livros de referência da abordagem ao poeta.
Neste livro, propõe-se uma viagem panorâmica aos diferentes tempos e sentidos do diálogo entre Cesariny e Pessoa, um percurso intenso, ambíguo, polémico, por vezes visionário, sempre provocador e, nos melhores momentos, violentamente paródico. A viagem cruza-se ainda com as diferentes etapas de receção editorial e crítica do poeta dos heterónimos e com os rumos singulares do surrealismo em Portugal, assim como com as metamorfoses do pensamento de Cesariny sobre a história literária portuguesa.
De Louvor e Simplificação de Álvaro de Campos às duas edições de O Virgem Negra, o que se discute nas páginas de Cesariny é todo o edifício de ficções e hipóteses de interpretação de Pessoa: o Monstro Pessoa, o cirurgião do racionalismo cartesiano, o Heterónomo que se deixou submergir pelo efeito de Frankenstein poético das suas criações.
A Nossa Casa é Onde Está o Coração de Toni Morrison
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Como Ulisses, um rapaz volta a casa, na América dos anos 1950.
Mas o seu país é um campo minado para o homem negro e a palavra «regresso» parece não encontrar lugar.
Quando Frank Money regressa da Coreia, não vem sozinho: dentro dele, crescem e multiplicam-se os fantasmas. Se a guerra foi um destino para tentar escapar à infância difícil e ao passado, Frank é agora um homem perturbado por um profundo sentimento de culpa pelas atrocidades que teve de cometer. Apesar disso, está determinado em voltar a ver Cee, a sua frágil irmã mais nova, que teve de deixar para trás.
Porém, quando este Ulisses encontra Cee e, juntos, rumam a Lotus, a sua pequena cidade natal, rapidamente começa a compreender a dificuldade de chamar casa àquele lugar. Atravessando uma América dividida pela segregação, Frank parece caminhar sobre um campo minado, mas é ali que perceberá o que significa ser um homem, o que é preciso para sarar as feridas do passado e, sobretudo, o que realmente quer dizer a palavra «regresso».
A Língua dos Filhos Ensaios de Clara Rowland
Editora: Tinta da China
Sinopse: A partir da instável relação entre literatura e infância, e incidindo sobre autores brasileiros e portugueses, estes ensaios vão deduzindo a língua dos filhos, figura da idade anterior à linguagem e por isso também figura do desejo que anima certos escritores e poetas a falar uma língua que exorbita o uso quotidiano e resiste à autoridade familiar.
Num inquérito tão orientado como divagante, concentrado no vínculo entre filiação, autoria e língua, o livro apresenta sucessivos encontros com textos e autores — Drummond de Andrade ou Clarice Lispector, Manuel Bandeira ou Guimarães Rosa, Carlos de Oliveira ou Ruy Belo — que de algum modo subscrevem uma literatura que fala a língua dos filhos, enfrentando a autoridade da genealogia, sofrendo-a ou subvertendo-a, reinventando-a, desafiando-lhe as formas.
Einstein no Tempo e no Espaço Uma Vida em 99 Partículas de Samuel Graydon
Editora: Desassossego
Sinopse: A maior parte do mundo concorda que o nome de Albert Einstein é sinónimo de «génio». Ao longo dos tempos, tornou-se mais mito do que homem. Assim, como podemos compreender a sua verdadeira essência?
Einstein no Tempo e no Espaço dá resposta a essa questão através de um mosaico esclarecedor — 99 partículas diferentes que, cumulativamente, revelam a natureza contraditória e múltipla de Einstein. Através desses fragmentos, podemos vislumbrar um preguiçoso que reprovou em todas as disciplinas, exceto matemática; um candidato a emprego que não conseguiu ser contratado; um libertino que cortejou muitas mulheres; e um sedutor que era a alma de qualquer festa. Tão brilhante quanto inconsistente, Einstein era ao mesmo tempo um ávido defensor da luta pelos direitos civis e alguém capaz de grandes preconceitos. Foi amado por muitos, conhecido por poucos e inspirou uma geração de jovens físicos.
Divertido, reconfortante e impactante, Einstein no Tempo e no Espaço é a história única de um homem que redefiniu a forma como vemos o universo e o nosso lugar nele.
Começa Já! Ganhar dinheiro é mais simples do que pensas de Pedro Andersson
Editora: Contraponto Editores
Sinopse: Tens entre 16 e 30 anos e queres aprender a ganhar dinheiro?
Ninguém ensina os jovens a gerir as suas finanças pessoais. A disciplina de Literacia Financeira está prestes a entrar nas escolas, mas ainda vai demorar até chegar a todos.
Tu podes começar já a aprender. Aqui encontrarás tudo o que precisas de saber para gerir o teu dinheiro de forma inteligente e fazê-lo crescer:
- encarar o dinheiro de forma profissional;
- aprender a fazer um orçamento mensal;
- a importância de subscrever um PPR o mais cedo possível e como escolher o melhor;
- em que ferramentas financeiras investir (ETF, fundos de investimento, ações, imobiliário, criptomoedas, etc.);
- o que são juros compostos e como tirares o melhor partido possível deles;
- como ler as letras pequenas dos créditos quando comprares carro e casa;
- quais as obrigações que vais ter com o Estado e como lidar com elas.
O que vais ler é o que estou a ensinar aos meus filhos. Se queres começar a criar riqueza e a mudar o teu futuro, começa já!
A Transformação Hormonal Equilibre o seu corpo e viva plenamente a meia-idade e a menopausa de Dra. Tasneem Bhatia
Editora: Casa das Letras
Sinopse: A especialista hormonal da Goop oferece uma nova e poderosa abordagem no controlo das alterações hormonais em todas as fases da vida de uma mulher - especialmente na peri e na menopausa. Os desequilíbrios hormonais parecem avassaladores, mas neste livro a Dra. Tasneem Bhatia (conhecida como Dra. Taz) apresenta-nos uma perspetiva totalmente nova.
Através da sua experiência clínica que combina o Oriente e o Ocidente à saúde da mulher, a Dra. Tasneem combina a sabedoria das disciplinas orientais como a aiurvédica e a medicina tradicional chinesa com tratamentos médicos modernos para o nosso bem-estar geral.
Neste livro, a Dra. Taz explica exatamente o que está a acontecer nos bastidores do corpo de uma mulher ao longo da sua vida e como quase todos os aspetos da saúde estão ligados às hormonas — desde o metabolismo à saúde mental.
Inclui: Plano adaptado de 30 dias de Reequilíbrio Hormonal que utiliza uma combinação de modalidades de cura orientais e ocidentais, para manter o corpo em equilíbrio e minimizar os sintomas desagradáveis em todas as fases. Com dicas, tisanas, receitas e muito mais!
O Princípio de Peter Porque é que as coisas acabam sempre por correr mal de Laurence J. Peter e Raymond Hull
Editora: Gradiva
Sinopse: Bestseller do The New York Times há mais de vinte anos, O Princípio de Peter escrito por Laurence J. Peter e Raymond Hull, em 1969, responde à eterna questão de como a incompetência cresce exponencialmente e tende a triunfar nas organizações.
O Princípio de Peter, e a lei homónima que Laurence J. Peter cunhou, explica como todos os elementos de uma hierarquia ascenderão inevitavelmente ao seu nível máximo de incompetência. Neste clássico intemporal, os autores explicam as razões pelas quais a incompetência se perpetua nas empresas e nas sociedades.
Com um prefácio de Robert I. Sutton, autor do bestseller Como Sobreviver a um Filho da P*ta | Aprenda a lidar com quem o trata como lixo, esta nova edição do clássico de Laurence J. Peter para o século XXI abalará novamente o mundo dos negócios e o contexto em que vivemos. Uma obra polémica, irónica e com a lucidez indispensável para compreender as atrocidades que cometemos contra o mundo e contra nós próprios.
Atraia Pessoas Fantásticas para a Sua Vida 11 Passos para se libertar de relações tóxicas, manipuladoras e das expectativas dos outros de Diana Gaspar
Editora: Manuscrito Editora
Sinopse: Todos podemos atrair pessoas tóxicas para a nossa vida, quer seja na esfera pessoal ou profissional, quer envolva amigos ou parceiros. E estas relações podem afetar todos os aspetos da vida e da saúde - por isso é tão importante aprender a avaliar e, quando necessário, mudar a forma como pensamos, bem como os nossos padrões de comportamento.
Neste livro, a psicóloga Diana Gaspar guia-nos através dos 11 passos que considera essenciais para criarmos relações saudáveis, começando pela necessidade de encontrar o caminho que realmente desejamos para a nossa vida e quais as pessoas que queremos ao lado enquanto o percorremos.
Não fuja das perguntas e encare as realidades difíceis sem medos, usando este livro como guia para o seu recomeço.
O Mundo Misterioso da Memória A Ciência de Compreender o Passado para Poder Enfrentar o Futuro de Dr. Charan Ranganath
Editora: Desassossego
Sinopse: Estudos científicos revelam que a memória não é o que pensamos - um repositório do passado no qual mergulhamos quando queremos. Na verdade, é um poder altamente transformador, que está sempre ativo, molda o nosso presente de formas obscuras e por vezes destrutivas.
O Mundo Misterioso da Memória ensina-nos os princípios que estão na base do armazenamento da memória e explica como está sempre a mudar. Revela como esses processos afetam o que pensamos saber sobre nós e sobre a nossa tomada de decisões. Mostra que o verdadeiro poder da psicoterapia não é lembrar o que aconteceu, mas transformar as nossas interpretações desses eventos para podermos sarar e seguir em frente.
A memória é desenhada para ser seletiva, significativa e maleável. Quando compreendemos como ela funciona, podemos eliminar a desordem e recordar as coisas de que nos queremos lembrar. Podemos não só lembrar-nos mais, mas melhor.
Viagem às Memórias de Portugal de Alice Vieira e Nélson Mateus
Editora: Editorial Caminho
Sinopse: «Publicadas originalmente no semanário Sol, estas crónicas vestidas de carta têm o dom da simplicidade. Quer dizer que também têm o dom da sabedoria. Sem mascararem os temas de uma complexa parafernália que tantas vezes serve para esconder a essência das coisas, Alice Vieira e Nélson Mateus espantam-se em conjunto, insurgem-se em conjunto, maravilham-se acompanhados. E sempre, entre um e outro, encontramos contrapontos, volte-faces e opiniões completadas ou contrariadas, o que faz desta leitura um dueto. As duas vozes dissonam em harmonia.»
Afonso Reis Cabral
«Um país é feito de pessoas. Umas mais notórias do que outras. Mas todas notáveis no contributo que dão para a sua pátria. Neste livro, os autores divulgam crónicas sobre alguns bons exemplos. Exemplos que importa recordar e homenagear. A cultura da gratidão é, afinal, um sinal de maturidade e superioridade. Só somos grandes se soubermos ser gratos.» Luís Marques Mendes
O Grande Livro das Mandalas para Colorir
Editora: PARSIFAL
Sinopse: Um livro apropriado à descontração, à libertação das tensões quotidianas e à organização dos pensamentos
Na tradição budista, as mandalas, enquanto símbolos representativos do Universo, são utilizadas como um método de meditação, em que o praticante foca a atenção nas suas formas e cores e a interioriza durante este processo de execução ou depois de o mesmo estar concluído.
Em O Grande Livro das Mandalas para Colorir, para acompanhar o estado de serenidade que a mandala transmite, aliámos alguns pensamentos budistas e aforismos retirados do Dhammapada, o mais respeitado texto das escrituras sagradas do budismo Theravada, que terão sido ditados pelo próprio Buda. Estas máximas, além de servirem ao leitor como fonte de aprendizagem, também o acompanham durante o processo meditativo.
Ao colorir as mandalas que apresentamos neste livro, distribuídas de maneira harmoniosa com os textos budistas, é já proporcionada, ainda que subtilmente, a descontracção do organismo, a libertação das tensões do dia-a-dia e a organização dos pensamentos.
Tranquilizante natural, este é um livro apropriado a quem procura serenar a mente, a paz interior ou apenas um momento de relaxamento.
Leonor e José de Julieta Almeida Rodrigues
Editora: Editora Minotauro
Sinopse: Uma visão sedutora do Iluminismo ambientado na Nápoles do século XVIII e nos recém-criados Estados Unidos, visto pela perspetiva de duas poderosas figuras históricas: Eleonora Fonseca Pimentel, que imaginou e lutou por uma República inspirada na Revolução Francesa, e Joseph Correia da Serra, diplomata e naturalista, reconhecido internacionalmente. Juntamente com Thomas Jefferson, Eleanora e Joseh fizeram parte da The Republic of Letters, uma formidável rede de pensadores que influenciaram radicalmente o mundo intelectual em que viveram - e que ainda hoje habitamos. Esta é a sua história.
Um Dia em Grande na Escola de Mia Cassany; Ilustração: Marta Antelo
Editora: Editora Minotauro
Sinopse: Vamos finalmente para a escola! É tão divertido aprender muito e brincar sem parar!
Esta é uma escola especial, porque as meninas e os meninos brincam com os seus inseparáveis animaizinhos. No recreio, a girafa joga basquete e o camaleão disfarça-se de bola de futebol. No refeitório, o elefante bebe água e os ouriços dançam em cima da mesa. No ateliê de artes, o polvo pinta com muitos pincéis e, no laboratório, fazem-se experiências com cores.
Abre este livro e verás uma grande ilustração que se desdobra diante dos teus olhos!
Guia dos Mercados Financeiros Porque existem e como funcionam de Marc Levinson
Editora: Clube do Auto
Sinopse: O clássico indispensável para compreender a dinâmica da economia atual
Mercados de ações, monetários, de divisas, de obrigações, de futuros e opções. Por que razão são importantes? O que fazem? Quem são os investidores? Qual o impacto na nossa economia?
Os mercados financeiros assumem muitas formas e operam de modos diversos. Mas todos, quer sejam altamente organizados, como a Bolsa de Valores de Londres, ou altamente informais, como os cambistas nas esquinas de algumas cidades africanas, servem as mesmas funções básicas: fixação de preços; avaliação de ativos; arbitragem; captação de capitais; transações comerciais; investimento; gestão de risco.
Guia dos Mercados Financeiros, de Marc Levinson, é uma obra clara e incisiva sobre as mudanças mais recentes e a consolidação dos mercados financeiros. Abordando vários tipos de mercados, o autor explica como funcionam e quem são os seus intervenientes.
Os vários desastres que a História regista nesta área aconteceram porque pessoas e empresas decidiram trabalhar com instrumentos financeiros que desconheciam. Se tivessem lido este livro, muitos problemas poderiam ter sido evitados.
Mulheres Apaixonadas de D. H. Lawrence
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Um clássico moderno, inebriante, profético e revolucionário sobre as relações amorosas prefácio de Isabel Stilwell.
A distância entre o desejo feminino e as ambições do género masculino.
A história gira em torno de duas irmãs, Ursula e Gudrun, e dos dois homens com quem se envolvem, de temperamento muito diferente, mas unidos por uma sólida amizade. Ursula apaixona-se por Rupert Birkin - em muitos aspetos, o autorretrato do próprio autor, Lawrence - enquanto Gudrun se envolve de forma trágica e doentia com Gerald Crich, filho do dono da mina local.
Tendo como ponto de partida os contrastes existentes entre estes quatro elementos no que respeita à maneira de pensar, amar e sentir, Lawrence oferece-nos a imagem da futilidade e da destruição características das relações humanas.
Impresso em 1920 em edição de autor nos Estados Unidos, o romance só foi publicado comercialmente em 1921, sendo considerado pelo próprio Lawrence como a sua obra-prima. Na altura, foi descrito como um épico do vício.
Mundo Material Uma história substancial do nosso passado e futuro de Ed Conway
Editora: Temas e Debates
Sinopse: Areia, sal, ferro, cobre, petróleo e lítio: estas são as seis substâncias mais cruciais da história humana. Transportaram-nos da Idade das Trevas para os nossos dias. A fibra ótica que espalha a World Wide Web pelo mundo, os cabos de cobre das redes elétricas, os chipes de silício e as baterias de lítio que fazem funcionar telefones e automóveis: embora possa parecer que vivemos num mundo de informação desmaterializado - a que Ed Conway chama «mundo etéreo» - a vida no século XXI continua a depender do material.
Nesta obra, Ed Conway realiza numa viagem épica pelo globo terrestre, indo das entranhas da mina mais profunda da Europa às imaculadas fábricas de chipes de silício da Formosa e às misteriosas lagoas verdes de onde provém o lítio - para revelar um mundo secreto que raramente é visto.
Mundo Material é uma celebração da humanidade e das redes humanas, dos processos milagrosos e das empresas quase desconhecidas que transformam os materiais em produtos de uma complexidade extraordinária Numa época em que enfrentamos os efeitos das alterações climáticas, as crises energéticas e a ameaça de um novo conflito global, Conway mostra por que motivo estas substâncias são mais importantes do que nunca, e de que maneira a batalha secreta pelo seu controlo definirá o nosso futuro geopolítico.
Poucos Mas Bons Portugal e a sua marinha no combate ao tráfico de escravos (1837-1904) de Jorge Moreira Silva
Editora: Editora Guerra & Paz
Sinopse: Sabia que a Marinha Portuguesa teve um destacado historial de combate ao tráfico de escravos ao longo do século XIX?
Poucos mas Bons - Portugal e a sua marinha no combate ao tráfico de escravos (1837-1904), de Jorge Moreira Silva, oferece aos leitores a mais completa visão da história do combate da Marinha portuguesa ao tráfico de escravos após a abolição.
O livro abrange, em pormenor, o quadro do século XIX, descrevendo as rotas de tráfico de escravos, o processo abolicionista e a acção da Marinha Portuguesa. Numa altura em que certos activismos põem a tónica nas culpas do Ocidente, acusando-o em exclusivo da escravização dos povos africanos, este livro vem lembrar a acção humanista e empática de personalidades defensoras do abolicionismo e de organizações no combate a esse flagelo global.
Nesta investigação, que revela a acção da Marinha de Guerra Portuguesa na repressão do tráfico de escravos entre 1837 e 1904, analisa-se a distribuição do esforço fiscalizador e de vigilância pelos vários territórios ultramarinos e a evolução desse esforço ao longo do tempo, relacionando-o com o poder naval nacional e com a orientação do poder político, sem deixar de o comparar - em termos relativos - com os esforços desenvolvidos por outras potências.
E porque a História não é apenas feita de recriminações, e há, também, que apontar os bons exemplos e enaltecê-los devidamente, Poucos mas Bons - Portugal e a sua marinha no combate ao trafico de escravos (1837-1904) é uma forma de realçar o contributo de Portugal para a erradicação do comércio esclavagista mundial.
Sob o Signo de Saturno O carácter e o comportamento dos artistas de Margot Wittkower e Rudolf Wittkower
Editora: Edições 70
Sinopse: Neste trabalho clássico de erudição, Margot e Rudolf Wittkower exploram a ideia de que a inspiração artística é uma forma de loucura. Esta ideia do artista alienado surge no Renascimento, no âmbito de uma nova tentativa de os artistas plásticos se distinguirem dos artesãos, com os quais eram então confundidos. Enquanto o artesão trabalhava sob o signo de Mercúrio, o artista ambicioso identificava-se com o misterioso e sombrio Saturno. A alienação era, de facto, um degrau através do qual os artistas procuravam subir na escala social.
cardapio.pt @ 20-8-2024 09:01:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros