Novidades Livros (26 de Setembro a 2 de Outubro de 2024)
cardapio.pt @ 24-9-2024 09:01:00
A vida é bela de Sveva Casati Modignani
Editora: Porto Editora
Sinopse: Andreina, Carlotta, Gloria e Maria Sole são amigas inseparáveis que conhecemos desde «Festa de Família». Já passamos muito bons momentos com elas. Já nos envolveram nas histórias dos seus amores atormentados e segredos de família, emocionaram-nos com as suas confidências e surpreenderam-nos com reviravoltas inesperadas.
Sempre se apoiaram e se mantiveram presentes nas vidas umas das outras. Agora mulheres maduras, estão prontas para tomar decisões que mudarão as suas vidas para sempre.
Quando Carlotta se confronta com a dor de uma perda inesperada, ninguém consegue entendê-la melhor do que Maria Sole, que, após realizar o sonho de abrir um infantário, está a construir um novo equilíbrio familiar.
E enquanto Andreina se questiona sobre se é certo criar a pequena Viviana sem um pai ao seu lado, Glória reavalia seu amor por Sergio, seu companheiro de toda a vida.
Entre grandes dores, mas também muitas pequenas alegrias, há um final surpreendente reservado para cada uma delas. Em última análise, a felicidade está em saber valorizar o que se tem e as pequenas dádivas, porque afinal a vida é bela, apesar do sofrimento que muitas vezes nos inflige.
Dobra de Adília Lopes
Editora: Assírio & Alvim
Sinopse: Dobra reúne todos os livros de poesia de Adília Lopes. Como consequência, a nova edição que agora se apresenta foi ampliada e passa a incluir toda a obra poética publicada da autora, até maio de 2023. Edição encadernada.
Os Grão-Capitães de Jorge de Sena
Editora: Editora Guerra & Paz
Sinopse: «Na verdade, o papagaio verde foi meu, e não apenas do meu narrador; fui eu quem esteve a ponto de morrer em Penafiel; fui eu quem assistiu àquelas cenas portuenses, onde perpassa um choro de criança, eu quem, testemunha omitida, participou do strip-tease no Bom Pastor; eu quem ouviu a conversa do quartel e observou os manejos descritos em Os Irmãos; eu quem desembarcou na Grã-Canária. Tudo aconteceu, ou terá acontecido, quase assim. Neste quase, porém, está toda a distância que vai das memórias à ficção - razão pela qual ninguém pode reconhecer-se, como eu também não, nos acontecimentos ou nas personagens. Se a matéria de Os Grão-Capitães é directa ou indirectamente autobiográfica - com que amargura às vezes -, a estrutura que lhe é dada é inteiramente ficção.»
Jorge de Sena
«Escrevi estes contos, em 1961-62, na atmosfera de um Brasil livre, aonde me exilara em 1959; e escrevi-os sem pôr peias de nenhuma espécie a toda a amargura da vida que, em Portugal, a mim como a todos havia sido dada. […] Pelas datas fictícias que na portada de cada conto vão inscritas, a acção deles cobre um quarto de século de 1928 a 1953. E é como crónica amarga e violenta dessa era de decomposição do mundo ocidental e desse tempo de uma tirania que castrava Portugal, que […] devem ser lidos.»
Jorge de Sena
O Café Pumpkin Spice de Laurie Gilmore
Editora: Quinta Essência
Sinopse: Para os fãs das séries Gilmore Girls e Virgin River.
Quando a tia a surpreende com a oferta do seu adorado Café Pumpkin Spice, Jeanie decide arriscar e aproveita a oportunidade para recomeçar na pequena cidade de Dream Harbor. Afinal, ela nem sequer gosta do seu emprego aborrecido. Logan, um agricultor que tem tanto de rabugento como de atraente, evita a todo o custo a mudança.
Mas a chegada da nova dona do café, irritantemente alegre e faladora, vem perturbar, e muito, a sua rotina. Decidido a manter-se o mais afastado possível de Jeanie, luta contra a atração inexplicável que sente por ela e o receio de voltar a magoar-se. Será que a contagiante Jeanie vai conseguir quebrar as barreiras de Logan, ou terá encontrado a única pessoa na cidade que parece ser imune à sua simpatia e aos seus lattes de abóbora?
Quero Amamentar com Confiança e Conforto de Andrea Guerreiro
Editora: Pergaminho
Sinopse: Quantas mulheres tinham intenção de amamentar e acabaram por ter uma experiência pouco positiva de amamentação? Falta de informação e de apoio contínuo, dor, fissuras, mamilos de silicone, baixa produção de leite, bebés que ganham pouco peso, suplemento de leite artificial, regras rígidas, dúvidas, insegurança, cansaço… Mas para cada um destes obstáculos, há soluções.
Quero Amamentar com Confiança e Conforto dirige-se a todas as pessoas que querem amamentar e que procuram informação fácil de entender, atualizada e fundamentada. Também se destina a todas as pessoas que, não tendo conseguido amamentar de acordo com os seus objetivos, desejam compreender o que falhou, ressignificar a sua história e entrar numa nova experiência de amamentação com mais confiança e leveza.
Um livro sobre amamentação e tudo o que a envolve, centrado na mulher, nos seus objetivos, na sua história pessoal e nas suas circunstâncias de vida concretas, para a guiar ao longo das várias etapas da jornada de amamentação, levando-a a desfrutar de todas as vantagens, para si e para o seu bebé, de amamentar e ser amamentado.
Porque Caem os Impérios O Império Romano, os Estados Unidos da América e o Futuro do Ocidente de Peter Heather e John Rapley
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Que podemos aprender com a queda do Império Romano para compreendermos o declínio do ocidente?
Um livro provocador e necessário, que traz luz sobre o passado, o presente e o futuro do mundo.
Nos últimos três séculos, o Ocidente tornou-se a força global dominante. Porém, no início deste novo século, a História, como sempre, encontrou uma forma de se reescrever. Confrontado com estagnação económica, divisões políticas e um retrocesso demográfico, o Ocidente parece estar em queda. Se observarmos a ascensão e o declínio cada vez mais acentuado, encontramos, claramente, semelhanças com vários momentos da História em que a ordem global sofreu, também, drásticas alterações. Basta pensar no Império Romano, que teve um percurso semelhante, do auge do poder inebriante à destruição total, para percebermos que nesta comparação há mais do que apenas uma coincidência histórica.
Em Porque Caem os Impérios, o historiador Peter Heather e o economista John Rapley partem do grande arco do Império Romano para repensar o Ocidente contemporâneo, revisitando o passado e perspetivando o futuro. De 399 a 1999, emerge uma evidência: os impérios plantaram as sementes das suas próprias destruições. Que forças periféricas afetam, hoje, a hegemonia ocidental? O futuro do Ocidente dependerá das escolhas políticas e económicas que se fizerem nos anos cruciais que se avizinham.
O que é a Arte? de Lev Tolstói
Editora: Gradiva
Sinopse: A obra de Tolstói como autor de romances dispensa apresentações. Porém, o escritor russo foi muito mais do que um grande romancista, dedicando a parte final da sua vida ao ensaísmo filosófico.
O Que é a Arte? é talvez o ponto mais alto da reflexão filosófica de Tolstói, tendo levado cerca de quinze anos a escrever, o que mostra a importância que o próprio autor dava ao tema em causa. Como ele mesmo refere, a arte é uma coisa séria. Não é uma mera questão de beleza e ainda menos de divertimento ou de obtenção de prazer. A arte autêntica é acessível a todos e define-se, segundo Tolstói, pela sua capacidade de comunicar sentimentos que contribuam para a união das pessoas e para o aperfeiçoamento moral de toda a comunidade. Estas são as bases da teoria da arte que veio a ser conhecida como «teoria da expressão», assente numa definição funcionalista da arte. Teorias que continuam a ser estudadas e discutidas pelos filósofos interessados em debater o que é a arte e qual o seu valor.
O ensaio O Que é a Arte? é uma obra intelectualmente provocadora e destemida, só ao alcance de alguém com a coragem, a honestidade e o prestígio intelectual de Tolstói.
O seu carácter provocador e as suas reflexões não perderam atualidade, pois o debate permanece aceso: afinal, o que pode ser considerado arte?
O Dia que Mudou Israel O massacre do Hamas contado pelos sobreviventes de Helena Ferro de Gouveia
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: 7 de outubro de 2023 tornou-se uma das datas mais devastadoras da história contemporânea de Israel. Nesse sábado negro, a brutalidade e a escala do ataque do Hamas chocaram Israel e o mundo. Mas a indignação generalizada durou pouco.
Ainda os cadáveres não tinham sido todos sepultados, já o massacre era relativizado, contextualizado, apesar das imagens de violência extrema captadas pelos próprios autores da chacina, das provas encontradas nos telemóveis das vítimas e dos testemunhos angustiantes dos sobreviventes.
A dimensão do terror que o Hamas lançara no sul de Israel era evidente e comprovada por várias fontes, porém, depressa se ouviram muitas vozes a tentar justificar o injustificável.
Resultado de uma reportagem de várias semanas no terreno, esta é a história do 7 de outubro contada por aqueles que o viveram e lhe sobreviveram. Um testemunho contra o esquecimento.
Sonny Boy – Memórias de Al Pacino Tradução: João Cardoso e Pedro Elói Duarte
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Al Pacino é um dos mais importantes atores da atualidade, uma figura incontornável para várias gerações. Agora, pela primeira vez, conta-nos a sua história, que é, ela mesma, a história de várias décadas de cinema e de cultura. Mais do que isso: é um retrato singular e irrepetível do mundo.
Al Pacino surgiu, aos olhos do grande público, como uma supernova. O seu primeiro papel, em 1971, em Pânico em Needle Park, foi a rampa de lançamento. Em 1975, já tinha participado em quatro filmes icónicos: O Padrinho, O Padrinho - Parte II, Serpico e Um Dia de Cão. A forma como estes papéis marcaram imediatamente o panorama cultural só encontra paralelo em Marlon Brando e James Dean, na década de 1950.
Porém, nessa época, Pacino já vivera várias vidas. Boémio encartado, trabalhara em todo o tipo de coisas para conseguir estudar Teatro. Criado por uma mãe que o amava acima de tudo mas mentalmente desequilibrada, cresceu também com os avós maternos, depois de o pai os ter deixado, a ele e à mãe. Na verdade, Pacino cresceu nas ruas do South Bronx, rodeado por um grupo de amigos aventureiros que nunca esqueceria. Foi neste contexto que, certo dia, um professor viu nele o talento que nós veríamos anos mais tarde, e o encaminhou para a High School of Performing Arts, em Nova Iorque. Os dados estavam lançados: nos bons e maus momentos, na pobreza e na riqueza - e na pobreza mais uma e outra vez -, na dor e na felicidade, representar era o seu caminho e aquela seria a sua tribo.
Sonny Boy são as memórias de um homem que não tem mais nada a temer ou a esconder. Todos os grandes papéis que desempenhou e as relações que marcaram a sua vida pública e privada encontram aqui um relato completo, assim como a sempre difícil relação de equilíbrio entre dinheiro e criatividade. Porque, mais do que tudo, o homem com quem nos surpreendemos, rimos e comovemos é alguém que amou primeiro e profundamente a arte de representar, antes de ver as luzes da ribalta. Por isso, e por tanto mais do seu percurso único e irrepetível, este livro é um voo picado, um dia de vendaval, um golpe de asa, sincronia, comunidade, amor, alegria, choro, vida.
O Medo é um Bicho Mau de Eduardo Sá; Ilustração: Polina Bakhtina
Editora: Livros Horizonte
Sinopse: Eu tenho medo!
Na verdade, tenho medos. Muitos medos!
Uns são pequeninos. Outros, um bocadinho maiores.
Alguns, teimosos e cabeçudos. E, outros, ainda, esquisitos e misteriosos.
De alguns, eu tomo conta. dos outros, fujo.
Porque são aborrecidos e não me largam.
Eduardo Sá já nos habitou à sua extraordinária capacidade de mostrar o mundo através dos olhos de uma criança. As crianças têm medo de muitas coisas, na verdade, sentem muitos medos, e a escuridão da noite pode transformá-los em monstros aterradores… Mas esta menina vai aprender que, por vezes, temos de enfrentá-los para os fazer desaparecer!
Cinco Irmãos de Penelope Douglas
Editora: Quinta Essência
Sinopse: Na parte pobre da cidade, debaixo de chuva, tudo pode acontecer.
Uma mulher cruza-se com os cinco irmãos Jaeger. Estará ela preparada para os seus segredos?
Macon é o mais velho, com trinta e um anos. Acho que nunca o vi sorrir.
Army tem vinte e oito anos e é pai solteiro. Tem os olhos verdes mais incríveis que já vi.
Iron em breve estará na prisão, o que é uma pena. Nunca imaginei isso quando o conheci. Na verdade, gosto bastante dele.
Dallas tem vinte e um anos, e é o mais cruel e egoísta. Gosta de conquistar e deitar fora, sem qualquer consideração por ninguém.
E Trace é meu. Ou foi durante cerca de dois segundos, já que ninguém o consegue domar durante muito tempo.
Não que eu quisesse. Foi divertido, mas agora preciso de voltar para casa. Para a parte alta da cidade, longe destes homens. Para a mansão dos meus pais, numa rua limpa e perfeita. Onde nunca estou suja, desarranjada ou com calor.
Amanhã vou-me embora, mas esta noite só quero dormir em paz no sofá.
A casa deles está escura, em silêncio, e estão todos a dormir. Exceto um. Ele vê-me a chorar, e eu deixo-o abraçar-me. Sinto a sua respiração no meu pescoço, os dedos no meu cabelo, e ele não para por aí.
Acho que não foi Trace.
O que significa que foi outro irmão.
Não sei quem foi, mas quero que me abrace outra vez…
7 Senhoras de Margarida Madeira
Editora: Ala dos Livros
Sinopse: Longe dos grandes centros, sete mulheres, com sete vidas diferentes, despertam a curiosidade da autora. São essas sete histórias que Margarida Madeira decidiu contar. Histórias sobre sete mulheres que marcaram a sua infância e, com isso, influenciaram a sua forma de pensar e ver o mundo. A autora, então muito jovem, perscruta essas personagens e, através de um olhar atento, esmiúça a característica de cada uma delas para as desconstruir e reconstruir, tal como uma criança desconstrói um brinquedo.
Tandra, a vizinha que todos os dias via sair de casa até que desapareceu. "Dona Fúnfia", que não sabia ler nem escrever, mas sabia fazer muitas coisas. Na escola, a menina Cristina ensinou-a a desenhar com os grandes mestres. Em criança, ia fazer os recados para a mãe à loja da Dona Iracema, que um dia lá deixou de trabalhar. A "vózita", que deixou um cofre no quarto. A amiga Inês e a avó da Inês que decidiu usar calças. São estas mulheres e as suas histórias que se juntam, num relato autobiográfico ao mesmo tempo comovente e de grande sensibilidade. O resultado final, chega-nos sob a forma de sete histórias de vida diferentes que se situam entre o real e o imaginário, entre o provável e o inverosímil.
Publicado inicialmente em 2023, 7 SENHORAS, recebeu o Prémio Obra Revelação no Festival Amadora BD 2023 e será em breve adaptado para uma obra de animação. Para além da alteração de formato, que foi aumentado permitindo dar maior visibilidade ao trabalho gráfico da autora, a edição que a ALA DOS LIVROS agora apresenta inclui um prefácio de Nicoletta Mandolini e uma história adicional que se encontrava inédita.
Bipolar, Sim. Louca, Só Quando Eu Quero de Bia Garbato
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: No livro Bipolar, Sim. Louca, Só Quando Eu Quero Bia Garbato perde o medo de se expor e tira sua bipolaridade do armário. Através de histórias para ler, rir e chorar, conta como o seu pai quis curar a sua euforia com chá de camomila e que escovar os dentes deprimida é mais difícil do que fazer rapel.
Bia fala também de maternidade (sur)real, de relacionamentos e como perdeu 30 quilos encarando de frente a compulsão alimentar. Aborda assuntos delicados, como eletrochoque, sem perder o bom humor. Finalmente, explica como descobriu que a bipolaridade não a define e que ela pode ser, sim, muito louca. Mas só quando quiser.
Um testemunho extraordinário sobre saúde mental e sobre como viver com bipolaridade não é uma missão impossível.
Camões, Além do Desconcerto de Alexei Bueno
Editora: Rosmaninho
Sinopse: Neste pequeno livro, integralmente dedicado a Camões, Alexei Bueno, um dos nomes centrais da poesia brasileira contemporânea, presta, nos 500 versos do poema Camões, em nós, por nós, uma visceral e profundamente comovida homenagem ao autor de Os Lusíadas, nos 500 anos de seu nascimento.
Entre o Amor e o Rancor de Olivia Dade
Editora: IN
Sinopse: Quando Johnny termina o noivado com Athena Greydon, ela não tem outra escolha senão mudar-se para a Casa de Rancor que tinha comprado ao noivo como presente de casamento. Mas esta mudança traz uma série de problemas: a casa, originalmente construída para irritar os vizinhos, tem apenas três metros de largura; a casa do ex está literalmente colada à dela; e o Dr. Matthew Vine, Terceiro, também conhecido como o idiota tenso e crítico que convenceu o irmão mais novo a deixá-la, vive do outro lado da casa. Já que ela tem de ver Matthew sempre que olha pela janela, mais vale divertir-se com a situação, pondo, por exemplo, a tocar audiolivros eróticos no volume máximo com as janelas abertas. Uma mulher que vive numa Casa de Rancor tem de vingar-se como puder, certo?
Infelizmente, odiar Matthew revela-se mais difícil do que o previsto. Ele ajuda-a a mudar-se. Ouve-a. E é um pouco... atraente? Raios.
Matthew pode não se arrepender de ter terminado o noivado do irmão, mas arrepende-se do que a separação fez a Athena, por isso vai ajudá-la como puder. Ainda assim, ela nunca o perdoaria, mas, mesmo que o fizesse, como poderia ele contar a verdade a Johnny - que quer a mesma mulher que encorajou o irmão a deixar?
Não a Deixes Ficar de Nicola Sanders
Editora: Saída de Emergência
Sinopse: Alguém dentro da sua própria casa a quer ver morta… mas ninguém acredita nela.
Joanne sabe a sorte que tem: vive numa casa maravilhosa, leva uma vida tranquila, Richard é um marido fabuloso e Evie, a filha recém-nascida, é tudo com que sempre sonhou. No entanto, essa tranquilidade vai ser interrompida por Chloe, a filha de Richard. A jovem não falava com o pai desde que ele casou com Joanne, há dois anos, mas regressa subitamente para fazer as pazes. Está até disposta a mudar-se temporariamente para ajudar a madrasta com a meia-irmã.
Parece perfeito, mas a adorável Chloe mostra um lado completamente diferente sempre que Richard não está por perto. Joanne vive com um medo crescente, apesar de mais ninguém se aperceber da ameaça. Estará ela a enlouquecer? Terá cometido um erro terrível ao convidar a enteada para viver com eles?
Um thriller psicológico viciante com reviravoltas surpreendentes e chocantes!
Medium, mas Pouco de Sarah Adler
Editora: IN
Sinopse: A falsa medium espírita Gretchen Acorn tem todo o gosto em ajudar quando a sua melhor (leia-se: mais abastada) cliente a contrata para investigar os fenómenos inexplicáveis que impedem a venda da quinta de cabras do seu velho amigo. Gretchen pode ser uma fraude, mas gosta de pensar que é uma fraude benéfica. Por isso, se limpar a propriedade vai ajudar um velhote simpático a reformar-se e, ao mesmo tempo, ganhar algum dinheiro muito necessário com isso, quem é ela para dizer não?
É claro que o tal parceiro de bridge não é quem Gretchen imaginava - Charlie Waybill é jovem, muito jeitoso e extremamente desconfiado de que a Gretchen consiga comunicar com os mortos (justo). Só que, para sua surpresa, Gretchen dá por si cara a cara com Everett: o fantasma muito real e muito falador que tem causado estragos em todas as visitas à casa. E ele precisa da sua ajuda para garantir que Charlie evita a mesma maldição familiar que tem feito Everett assombrar Gilded Creek desde os anos 1920.
Agora, Gretchen tem um mês para convencer Charlie de que não pode vender a propriedade. Infelizmente, o trabalho árduo e a honestidade que seriam a forma de conquistar o agricultor teimoso não são exatamente os pontos fortes de Gretchen. Mas a confiança não é a única coisa que cresce entre eles, e o risco de perder Charlie para o reino dos espíritos paira sobre Gretchen quase tão irritantemente quanto o próprio Everett. Para salvar a quinta de cabras, o seu simpático fantasma e o homem que ela começa a amar, Gretchen terá de aplicar a maior burla da sua vida: ser ela própria, de forma genuína e completa.
O Restaurante dos Pedidos Trocados de Shiro Oguni
Editora: Pergaminho
Sinopse: A inspiradora história das origens e do funcionamento do restaurante em Tóquio onde todas as pessoas que servem às mesas sofrem de algum tipo de demência. Um livro cheio de pequenas histórias comoventes que demonstram como, no fundo, estamos todos sentados à mesma mesa.
Shiro Oguni, um realizador de documentários, estava a almoçar numa cafetaria de um lar para pessoas com demência. Pediu um hambúrguer e foram-lhe servidas guiozas. Ia mandar o prato de volta, quando percebeu que se encontrava num mundo diferente, com vários graus de funcionalidade, incluindo erros que não tinham, realmente, muita importância. Porque não aceitar o prato que lhe serviram, como forma de respeitar as dificuldades vividas por estas pessoas?
Esta foi a experiência que deu origem ao Restaurante dos Pedidos Trocados, que funciona em modo pop-up em várias localidades do Japão (e em algumas internacionais), onde 37% dos pedidos podem sair errados, mas 99% dos clientes saem com um sorriso no rosto e uma maior apreciação pela vida.
Prazos de Validade de Rebecca Serle
Editora: Singular
Sinopse: Um fenómeno TikTok e Escolha do Editor na Amazon
Daphne Bell acredita que o Universo tem um plano para si no que diz respeito ao amor. Sempre que conhece um novo homem, recebe um papel com o nome dele e a quantidade exata de tempo que vão estar juntos. Os papéis disseram-lhe que ela passaria três dias com Martin em Paris; cinco semanas com Noah em São Francisco; e três meses com Hugo, o ex-namorado que se tornou o seu melhor amigo. Há mais de vinte anos que Daphne recebe estes papéis, perguntando-se sempre quando é que haverá um sem prazo de validade. Finalmente, antes de sair para um encontro às cegas no seu restaurante favorito em Los Angeles, o papel que Daphne encontra só tem um nome – Jake – e ela fica convencida de que desta é de vez: finalmente, vai poder viver um amor épico, como o dos filmes. No entanto à medida que o seu romance com Jake se desenrola, Daphne dá por si a duvidar da previsão e a debater-se com o real significado de estar numa relação sem fim à vista.
Eusébio Fotobiografia oficial | Official photobiography de João Malheiro
Editora: Quântica Editora
Sinopse: Esta é a fotobiografia oficial de Eusébio, da autoria de João Malheiro, contando com apresentação de Rui Costa e prefácio de José Mourinho, numa edição especial, de capa dura, bilingue, em português e inglês, com cerca de 700 imagens, algumas inéditas, ao longo de 392 páginas sobre a maior figura da história desportiva portuguesa.
Aqui Onde Canto e Ardo de Francisco Mota Saraiva
Editora: Gradiva
Sinopse: «Uma viagem pela claustrofobia dos sonhos de oito vozes que lutam com a dor e a perda, enquanto as recordações do passado invadem os seus dias irremediavelmente destruídos.»
Dos papéis que se encontraram no sótão, conta-se a história de um menino que sonhava ser cornaca, de uma bailarina manca, de um pirata sem pernas, de um preto que queria ser branco, de uma actriz que ficou cega, de um homem que não conseguiu matar-se, de um corpo adiado e de uma mulher que nunca existiu.
Aqui Onde Canto e Ardo é uma caixa de oito vozes. Oito sentidos dispersos que tomam um só corpo que arde na escuridão, cantando o absurdo da morte, a fragilidade e o desconcerto dos homens perante a sua condição fatal.
Avaliação Imobiliária de Amaro Naves Laia e Pedro de Almeida Fernandes
Editora: Texto Editores
Sinopse: Esta obra destina-se a todos os interessados na avaliação imobiliária, independentemente dos seus conhecimentos, e visa proporcionar a todos a aprendizagem dos principais conceitos e ferramentas que lhes permitirão estimar o valor de um determinado ativo imobiliário, quer seja o valor de mercado, quer seja outro tipo de valor, como, por exemplo, o valor para o investidor.
Além do desenvolvimento teórico, este livro inclui diversos exemplos de aplicação prática de cada um dos métodos de avaliação imobiliária, podendo constituir-se como uma base de estudo para todos os alunos e professores dos cursos de avaliação imobiliária.
Nele são também abordados os diversos aspetos essenciais à avaliação imobiliária (nomeadamente, conceitos, metodologias, relatórios, tópicos especiais, diferentes modelos de DCF, avaliação de empresas vs. avaliação de negócios), pelo que este livro vem esclarecer algumas dúvidas sobre a taxa de atualização (custo de oportunidade do capital), matéria sempre difícil que aqui tratamos de forma aprofundada.
Este livro conta ainda com a excelente participação de experts em matérias específicas da avaliação imobiliária, que aceitaram o nosso convite para elaborar um texto sobre o seguinte:
- AVM - Automated Valuation Models - George Matysiak;
- Avaliação de terrenos rústicos - Paulo Barros Trindade;
- Avaliação de hotéis - Gilberto Martins;
- Os riscos urbanísticos e da construção na avaliação imobiliária - Fernando Santo;
- Evolução da atividade agrícola - Dimas Veigas;
- Complementos de Estatística - João Andrade e Silva.
Querida Tia de Valérie Perrin; Tradução: Maria Ferro e Maria de Fátima Carmo
Editora: Editorial Presença
Sinopse: O novo e muito aguardado romance de uma das autoras mais lidas em Portugal.
Colette era uma mulher sem história, mas não há pessoas sem história… Agnès recebe um telefonema e julga que se enganaram: a polícia diz-lhe que Colette, a sua querida tia, acaba de morrer. Mas como é possível, se o funeral aconteceu há três anos? Será um engano, certamente, mas ela terá de regressar a Bourgogne, lugar que há tanto tempo deixou para trás, para perceber o que realmente aconteceu.
Aquela mulher, que Agnès não sabe se é ou não a sua tia, deixou um conjunto de coisas ao seu cuidado: notas com os últimos desejos e um conjunto de cassetes áudio. A sobrinha de Colette sempre vira a tia como uma mulher sem história, alguém que passara pela vida sem deixar marcas, mas, agora, prepara-se para compreender o que nunca devemos esquecer: na verdade, não há pessoas sem história, e a de Colette tem tanto, tanto para contar.
Podem as palavras, escritas ou ditas, ter o poder de mudar o nosso presente e, mais, dar-nos outro passado?
v Juntando o destino e as vidas de várias mulheres, de forma tocante e surpreendente, Valérie Perrin regressa com um romance que reflete o mais humano e profundo de todos nós.
Padre de Sierra Simone
Editora: Euforia
Sinopse: Há muitas regras que um padre não pode quebrar. Um padre não pode casar. Um padre não pode abandonar o seu rebanho. Um padre não pode abandonar o seu Deus. O padre Tyler Bell não teve problemas em seguir as regras nos últimos três anos, depois de uma tragédia familiar o ter colocado no caminho do sacerdócio.
Mas tudo mudou quando ouviu a voz deliciosa e sensual de Poppy Danforth no confessionário. Não a consegue tirar da cabeça, nem os pecados que a acompanham. Deveria ser fácil expulsar estes pensamentos impuros, tendo em conta os votos que fez. Não deveria custar nada esquecer o que o seu corpo e a sua voz lhe fazem, quando a minha vida na Igreja é tudo para ele. Mas quando, pela primeira vez, sente sabor proibido daqueles lábios vermelhos, Tyler quebra todas as regras do sacerdócio por Poppy - seja o que for que isso possa custar aos dois.
Os 100 Mantras de Jesus Os ensinamentos que marcaram a minha vida de Alexandra Solnado
Editora: Pergaminho
Sinopse: Esta obra compila 100 Mantras que Jesus foi transmitindo a Alexandra Solnado, ao longo de mais de 23 anos de conexão. Mensagens recebidas em momentos de meditação e de introspeção profunda, com significado e propósito singulares. São 100 frases que nortearam a vida da autora, mas são também ideias que, ouvidas e repetidas, propiciam a expansão da consciência e multiplicam a sabedoria. São frases para ler e reler que devemos ter sempre à mão e que, exatamente por isso, Alexandra Solnado designou como Mantras - para serem ditos e reditos dentro da nossa cabeça durante muito tempo.
Estes Mantras abordam, entre outros, temas como o amor, o perdão, a gratidão, e a importância da conexão com o divino. Cada um deles é acompanhado por uma reflexão da autora de forma a permitir a todos um maior desenvolvimento espiritual e bem-estar emocional. Uma obra, guiada pelas palavras de Jesus, que nos ajudam a encontrar uma maior paz interior e orientação para uma vida mais plena que promova o autoconhecimento e a elevação espiritual.
Sintra de Hugo Gonçalves
Editora: Edições Centro Atlântico
Sinopse: Livro nº 5 da Coleção Portugal. Portugal inteiro dentro de um livro. Os escritores portugueses mais acarinhados e um fotógrafo de património. O mesmo horizonte para a ficção e a realidade, em que criatividade literária e riqueza fotográfica mergulham na nossa geografia. Um percurso concelho a concelho, ilha a ilha, escritor a escritor.
Abril Também Se Fez a Cantar de José Jorge Letria
Editora: Editora Guerra & Paz
Sinopse: Abril Também Se Fez a Cantar, de José Jorge Letria, traz-nos um conjunto de crónicas que se entrelaçam pelas vivências da resistência à ditadura de Salazar e pela música.
Contadas na primeira pessoa e de uma forma intimista, os textos de Letria traçam-nos um retrato de Portugal antes do 25 de Abril, mostrando-nos o papel que a música - pela mão dos seus letristas, pela voz dos seus cantores e pela astúcia dos seus editores - teve (e tem) para manter a esperança acesa num mundo melhor e mais livre.
De Lisboa à Catalunha, de Angola ao Chile, passando por Aveiro, Cascais ou Porto, José Jorge Letria não deixa de fora os poetas nem os fadistas que também cantaram Abril. Entre música, História e divertida resistência, Abril Também Se Fez a Cantar é um elogio e um agradecimento a todos aqueles que cantaram mesmo quando tiveram de cantar a dor e não a alegria.
Com fotos históricas de Carlos Gil.
cardapio.pt @ 24-9-2024 09:01:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros