Novidades Livros (17 a 23 de Outubro de 2024)

cardapio.pt @ 16-10-2024 17:00:00

A Vegetariana de Han Kang

Editora:  Dom Quixote

Sinopse: Uma combinação fascinante de beleza e horror.

Ela era absolutamente normal. Não era bonita, mas também não era feia. Fazia as coisas sem entusiasmo de maior, mas também nunca reclamava. Deixava o marido viver a sua vida sem sobressaltos, como ele sempre gostara. Até ao dia em que teve um sonho terrível e decidiu tornar-se vegetariana. E esse seu ato de renúncia à carne - que, a princípio, ninguém aceitou ou compreendeu - acabou por desencadear reações extremadas da parte da sua família. Tão extremadas que mudaram radicalmente a vida a vários dos seus membros - o marido, o cunhado, a irmã e, claro, ela própria, que acabou internada numa instituição para doentes mentais. A violência do sonho aliada à violência do real só tornou as coisas piores; e então, além de querer ser vegetariana, ela quis ser puramente vegetal e transformar-se numa árvore. Talvez uma árvore sofra menos do que um ser humano.

Este é um livro admirável sobre sexo e violência - erótico, comovente, incrivelmente corajoso e provocador, original e poético. Segundo Ian McEwan, «um livro sobre loucura e sexo, que merece todo o sucesso que alcançou». Na Coreia do Sul, depois do anúncio do Man Booker International Prize, A Vegetariana vendeu mais de 600 000 exemplares. Aplaudido em todos os países onde está traduzido, é um best-seller internacional.

Reset Hormonal Reprograme o seu corpo e emagreça em 21 dias de Ana Carvalhas

Editora:  Gradiva

Sinopse: Já alguma vez se questionou acerca do impacto que as suas escolhas alimentares têm no seu corpo?

O Reset Hormonal é a chave para transformar a sua saúde de dentro para fora.

Neste livro, vai descobrir como reprogramar o seu corpo em apenas 21 dias, adotando uma estratégia alimentar que revitaliza as suas hormonas, proporcionando um emagrecimento saudável e duradouro. Com base nos estudos mais recentes e na sua prática clínica, o Programa de Reset Hormonal de Ana Carvalhas vai muito além das dietas convencionais.

Este método inovador foca-se na regulação de hormonas-chave, como a insulina e o cortisol, reduzindo a fome e a compulsão alimentar e aumentando os níveis de energia. Complementada com um plano de exercícios físicos e de práticas de relaxamento, esta nova abordagem permitir-lhe-á manter o equilíbrio hormonal e alcançar o seu peso ideal.

Com mais de 80 receitas saudáveis, cuidadosamente escolhidas para o apoiar, encontrará nesta obra as orientações que procura para alcançar os seus objetivos de saúde e bem-estar, baseadas no lema da autora: Uma pessoa saudável é uma pessoa feliz.


Até ao Último Suspiro de Judith McNaught

Editora: Edições Asa

Sinopse: Órfão, multimilionário, suspeito de homicídio. Mitchell Wyatt é estas três coisas quando se cruza com Kate Donovan numa ilha paradisíaca. Mitchell teve a melhor educação possível, mas nenhum carinho ou apoio emocional da família. Foi assim até o seu talento financeiro se tornar óbvio. Aí, as portas dos Wyatt abriram-se de par em par. Mas quando o seu meio-irmão, William Wyatt, desaparece, todas as atenções se voltam subitamente para ele.

Kate nunca imaginou que um encontro romântico ocasional a iria envolver num caso de homicídio da alta sociedade. Mas depois de se deixar seduzir pelo carismático e sombrio Mitchell, a jovem vê-se mergulhada num turbilhão de emoções e perigos do qual não consegue (ou não deseja) sair.

Com determinação e a ajuda de um homem que pode - ou não - ser uma escolha perigosa, Kate jura limpar o seu nome e reclamar a vida e o amor com que sempre sonhou.

O que é que eu Estou Aqui a Fazer? João Francisco Gomes conversa com Ricardo Araújo Pereira sobre Deus, a fé, o humor e a morte de João Francisco Gomes e Ricardo Araújo Pereira

Editora: Tinta da China

Sinopse: Ricardo Araújo Pereira, um dos ateus mais públicos de Portugal, aprofunda como nunca antes as suas questões com Deus, com a morte e com o humor enquanto resposta.

Apesar de ter estudado em escolas religiosas, Ricardo Araújo Pereira é ateu e fala regularmente sobre isso em público. É com frequência o ateu convocado para conferências e debates sobre questões existenciais entre crentes e não-crentes. Sempre que escreve sobre o seu tema de eleição — o humor —, debruça- se inevitavelmente sobre as religiões, a Bíblia e a história da Igreja Católica. É um ateu fascinado pela questão de Deus: tem uma coleção de Bíblias e inúmeros livros sobre religião na biblioteca. Admite que humor e religião têm algo em comum: talvez sejam respostas paralelas às grandes inquietações da Humanidade.

Neste livro de conversas com o jornalista João Francisco Gomes, Ricardo Araújo Pereira lembra a sua educação católica e entra no debate filosófico em torno dos argumentos para a existência de Deus, falando sobre os pontos de contacto entre a comédia e a teologia, a relação desconfiada entre a religião e o riso e a inevitabilidade da morte. «Gostaria de afirmar o respeito pela posição ateia de Ricardo Araújo Pereira. Nela pode existir certamente um elevado padrão moral, uma busca sincera da verdade ou até formas de espiritualidade. Revejo-me em particular nisso que afirma sobre não ser indiferente morrer com a consciência de ter procurado o bem em vez do mal.» José Tolentino Mendonça, Prefácio

Curso de Cozinha de Joana Roque

Editora: Planeta

Sinopse: Bem-vindos ao Curso de Cozinha de Joana Roque.

Aberto a todos os alunos, de qualquer idade, com experiência na cozinha, pouca ou nenhuma, que cozinham para si próprios ou têm famílias para alimentar, que são apaixonados pela cozinha ou que fogem a sete pés dos tachos.

Este livro é um regresso ao essencial e reúne tudo o que precisa de saber:

- Técnicas de confeção e os utensílios obrigatórios

- Alimentos indispensáveis na despensa para as receitas do dia a dia

- Truques para fazer todo o tipo de molhos e caldos

- Escolher o melhor corte de carne para um assado e os truques para saber comprar o melhor peixe.

Organizado em 9 níveis, Joana Roque acompanha-o passo a passo.

Aqui vai aprender a fazer o ovo estrelado sem gordura, a omeleta fofa e perfeita ou a rechear uns ovos para uma festa, a fazer hambúrguer ou almôndegas caseiros ou a preparar um assado delicioso, a fazer um arroz branco solto ou um arroz de limão e peixe caldoso, um esparguete que não cole à parede ou a lasanha perfeita, a bater um chantilly cremoso ou a preparar um bolo de limão com recheio de curd de limão e ganache de chocolate branco.

Mais de 138 receitas, passo a passo e com níveis de dificuldade, para o seu dia a dia, para jantares de família ou para festas.


Catherine, a futura rainha de Robert Jobson

Editora: Ideias de Ler 

Sinopse: «Por detrás do sorriso radioso está uma mulher de temperamento forte, inteligente e extremamente determinada.»

A história de Kate Middleton é um conto de fadas dos tempos modernos: uma jovem bonita, inteligente e ambiciosa, de ascendência plebeia, conhece um príncipe destinado a ser rei.

Desde o seu casamento com o príncipe William, em 2011, Catherine conquistou o Reino Unido, e o mundo inteiro com o seu sorriso contagiante, sentido de estilo e espírito prático. Juntos tornaram-se os elementos mais populares da família real. Mas esta popularidade não é isenta de escândalos, sobretudo ligados ao príncipe Harry e à sua mulher, Meghan Markle, e aos problemas de saúde de Catherine, recentemente revelados.

Apesar do período de mudança que a monarquia britânica atravessa, tendo muitos já vaticinado o seu fim, Catherine está destinada a tornar-se rainha. Muito graças a ela, a realeza continua a conquistar novas legiões de fãs, e o interesse pelos seus protagonistas ganha novas proporções.

Catherine, a futura rainha revela a verdade escondida na Casa Real, traçando a incrível evolução da princesa até se tornar no ícone que é hoje.

A Década Prodigiosa Crescer em Portugal nos anos 80 de Pedro Boucherie Mendes

Editora: Dom Quixote

Sinopse: A década de 1980 em Portugal foi a primeira a começar em democracia - a primeira em que toda uma geração viveu sem a sombra da ditadura. Os portugueses fizeram dessa época um tempo extraordinário, dominados pela sensação de que cada novo ano seria ainda mais espantoso do que o anterior. Nem tudo foi bom, é certo. Dramas como o trabalho infantil, a heroína, a SIDA, os bairros de lata ou a vulgarização dos salários em atraso escurecem as recordações mais otimistas. No entanto, esse lado negro não é o que prevalece naqueles que cresceram nessa era.

Se a década começou triste, atrasada e falida, avançou numa crescente sede de modernidade e num ambiente de despreocupação, sobretudo entre os mais novos, que hoje parecem irrepetíveis. E quando os anos oitenta terminaram, Portugal era um país promissor, de mangas arregaçadas a encarar o futuro.

Entre a memória autobiográfica e a evocação de alguns dos acontecimentos que mais marcaram o país e o mundo nesses anos, A Década Prodigiosa é uma viagem a um passado onde tudo parecia possível, numa narrativa em que o retrato de época se cruza com a inevitável nostalgia de uma certa inocência perdida.

Vim Sem Tempo de Poeta da Cidade

Editora: Cultura Editora

Sinopse: O tempo, implacável e constante, define a perceção do mundo, revelando tanto a beleza quanto a dor da existência.

É a consciência da finitude que impulsiona cada ação. É no tempo que se ancoram as maiores virtudes do Homem; é no tempo que reside a Justiça, é no tempo que experimenta a Ciência; é ele , o tempo, que tece a condição humana. Nós vamos, ele fica, ele continua.

Neste ansiado livro, Pedro Freitas, o Poeta da Cidade, chegou sem tempo a perder, como todos nós. Aprendamos a saborear o que temos... antes que seja tarde demais.


Toda a Gente Tem um Plano de Bruno Vieira Amaral

Editora: Quetzal Editores

Sinopse: Esta é a história prodigiosa e trágica de Calita, um rapaz negro que tem um plano para a vida. Um retrato do que não vem na literatura bem-comportada –e que nos deixa sem respiração.

Depois de anos em Espanha, onde ganhava a vida como dançarino e DJ, entre outras atividades, Carlos, aliás Calita, regressa a Portugal mas não a tempo de se reencontrar com a tia Lena, a senhora que o criou. Não tem família, não tem amigos, não tem casa. Apenas o sonho vago de juntar dinheiro para comprar uma mesa de mistura e voltar a trabalhar como DJ. É acolhido por uma antiga vizinha que o ajuda a recomeçar e o põe em contacto com um pastor brasileiro e o fiel ajudante deste, Pula-Pula.

Aos poucos, Calita - que também tem outro nomes ao longo do romance - reconstrói a vida a trabalhar na cozinha de um hotel em Lisboa e na companhia do cão, Trovão. E quando parece estar próximo de concretizar os seus sonhos e cumprir o plano que traçou, a tragédia, as recordações e uma enorme quantidade de incidentes vêm bater-lhe à porta e devolvê-lo à estaca zero.

Toda a Gente Tem um Plano é a história trágica deste rapaz negro que cresceu sem os pais e que tem o dom indesejado de estragar todas as possibilidades de felicidade. Da infância em casa da tia Lena e do filho desta, Pedro Mulato, por onde circulavam figuras como o professor Pretérito Perfeito, a macumbeira Rosa Quivunge e o enigmático D. Pacas, sem esquecer a suposta namorada, Eneida, até à vida adulta e selvagem nas noites de Benidorm, passando pela adolescência nas ruas e a fuga do reformatório, foram muitas as vezes em que Carlos tocou a felicidade com a ponta dos dedos apenas para aprender que toda a gente tem um plano até a vida ruir - e os estilhaços lhe acertarem em cheio no coração.

Relacionamentos amorosos de Maria Gorjão Henriques

Editora: Albatroz

Sinopse: O ser humano tem tendência para procurar a causa do sofrimento no exterior, quando esta reside sempre no interior.

Na relação com o outro, procuramos muitas vezes a solução para preencher um vazio que sentimos, na ilusão de que algo misterioso nos irá completar, como se a chave da felicidade residisse aí. Na verdade, o outro vai ativar dentro de ti partes que estavam esquecidas, rejeitadas ou excluídas, e que colocam um peso, ainda que inconsciente, no teu relacionamento amoroso.

Através da visão sistémica, Maria Gorjão Henriques conduz-te por uma jornada profunda para que compreendas e te libertes do impacto do legado familiar, das feridas e dos traumas dos teus antepassados.

Neste poderoso guia, partilha respostas, exercícios e um caminho de esperança que te vão relembrar que tu és já o Amor e que podes viver relações mais autênticas, leves e felizes.

Amar não é sobre encontrar a pessoa certa, amar é tornares-te no tipo de pessoa com quem desejas passar o resto da tua vida.

Não existem relacionamentos perfeitos, mas podem existir bons relacionamentos.

Autobiografia não escrita de Martha Freud

Editora: Porto Editora

Sinopse: «Este é um romance sobre personagens históricas, mas não um "romance histórico", na medida em que pretende seguir/reconstituir/aproximar-se o mais possível da realidade, obrigando-se a usar sobretudo a interpretação (que as torna visíveis), reduzindo ao mínimo a fantasia (que iria "atraiçoá-las"). Apesar da subjectividade inevitável de tudo o que é escrito, procura ser "objectivo", porque alicerçado em documentos.

Uma vez que Freud sempre teve voz e Martha foi até 2011 silenciada e reduzida ao estereótipo de esposa, mãe e dona de casa, descobrir a sua personalidade "real" não me interessou menos do que a do homem célebre, complexo e multifacetado da sua vida. Aliás, neste caso a celebridade não importa, a matéria do livro é o diálogo de duas pessoas em igual medida importantes, que mutuamente se procuram, encontram e desencontram.

É possível que para o leitor (como no início para mim) as figuras de ambos se revelem muito diferentes do que esperaria. O que não considero uma perda, mas uma revelação surpreendente.»

Teolinda Gersão


O Livro Branco de Han Kang

Editora: Dom Quixote

Sinopse: O Livro Branco é uma meditação sobre a cor, que começa com uma simples lista de coisas brancas: a neve, o sal, a espuma das ondas, o papel, o arroz, os cabelos dos velhos, as cobertas em que a mãe da autora embrulhou a primeira filha, que nasceu prematura, muitos anos antes de existir este livro. É também uma reflexão sobre o luto, o renascimento e a tenacidade do espírito humano e uma investigação sobre a beleza, a fragilidade e a estranheza da vida: se, por exemplo, a sua irmã tivesse sobrevivido, teria Han Kang chegado a nascer? Poderíamos nós ler a sua história tão tocante?

O mais autobiográfico e simultaneamente experimental livro de Han Kang até ao momento: uma pequena obra-prima inesquecível, a dor transformada em promessa pela mão de uma grande escritora contemporânea.

Johnny Man - Lisboa | Porto, Luanda, Londres 1970-1975 de João van Zeller

Editora: Edições Afrontamento

Sinopse: «Esta nova obra de João van Zeller transporta-nos mais uma vez a Angola e em particular à cidade de Luanda que ele amou duas vezes, a primeira nos anos 60 em plena juventude (Young Johnny) e a segunda uma década depois (Johnny Man). de ambas as vivências nasceram dois livros que descrevem e ilustram experiências únicas e irrepetíveis que o autor nos apresenta com a perícia de condutor de uma autêntica máquina do tempo. Uma viagem aliciante também para sociólogos e historiadores».

Onofre Martins dos Santos, Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional de Angola (2008-2017)

«Um livro inesperado por tudo o que tem de revelador. Factos desconhecidos dos bastidores da descolonização em Angola. Um olhar inédito de quem acompanhou o lado financeiro da derrocada económica de uma potência emergente. Uma obra igualmente surpreendente pelo que revela da honestidade intelectual do autor que, com uma franqueza quase arrebatadora, relata as suas próprias fraquezas e angústias em circunstâncias tão dramáticas quanto históricas».

Paulo Salvador, jornalista da TVI, natural de Lubango, Angola

«Este terceiro livro memorialista do autor é um relato rocambolesco de um promissor membro da juventude dourada portuguesa. A caminho das suas promoções profissionais, encontrou figuras literárias como Vladimir Nabokov, Jorge Amado, James Baldwin, artistas como Amália Rodrigues e Mary Martin, líderes políticos como os dos partidos de libertação, o Presidente da República do Zaire Mobutu Sese Seku, além de alguns dos protagonistas portugueses do 25 de Abril. O mundo bancário era representado pelo clã Espírito Santo. Mas também pelo segundo investidor em Angola, o First National City Bank, que ali fez uma grande injeção de capital pouco antes da Revolução de 1974, e que a perdeu. E do outro lado do Atlântico, o Secretário de Estado Henry Kissinger, com quem o autor também se encontrou, pouco se importava com o continente adormecido, comparado com o Vietname. Com humor e abundância de anedotas picantes e sensuais, João van Zeller oferece uma visão panorâmica da descolonização de Angola e da sociedade portuguesa. Relegado para o estrangeiro, lançou-se numa nova carreira internacional. Durante a sua vida profissional nos Bancos, o João observou: “A esmagadora maioria da gente abastada que encontrei em várias partes do Mundo nunca me pareceu feliz: a abundância parecia trazer obsessões doentias, securas, infelicidades, tudo bem antes de haver heranças”».

Dennis Redmont, jornalista, antigo correspondente da Associated Press em Portugal, e depois responsável pela área do Mediterrâneo, baseado em Roma

Sonhos de bronze de Camilla Läckberg

Editora: Porto Editora

Sinopse: O ex-marido de Faye está morto, mas ela continua sob a ameaça do pai, que está em fuga da prisão. O homem que deveria ser a sua rede de segurança é o seu maior medo. E não é apenas ela própria que está em perigo, também tem de proteger aqueles que mais ama e o trabalho da sua vida, a Revenge. Faye reúne o seu círculo de mulheres e pede ajuda ao único homem em quem confia para planear a vingança final.

Será que vai conseguir concretizar os seus planos, agora que o pai parece estar a trabalhar com uma rede criminosa e está mais perigoso do que nunca?

Tudo na Air Fryer O único livro de receitas de que vai precisar de Valentina Harris

Editora: Arte Plural Edições

Sinopse: Um dos mais populares e versáteis robôs de cozinha, a air Fryer está a tomar o seu lugar (mas sem ocupar demasiado espaço!) nos balcões de cozinha de Portugal inteiro.

Este livro apresenta mais de 60 receitas para usar a sua ao máximo, confecionando refeições económicas, práticas, saborosas e saudáveis para toda a família - seja chef de trazer por casa, seja mero principiante.

Desde os tradicionais grelhados e assados, até snacks como grão-de-bico estaladiço e palitos crocantes de curgete, para não falar de fabulosos biscoitos, muffins e bolos, é de espantar a facilidade com que pode criar deliciosas iguarias na sua air fryer.

cardapio.pt @ 16-10-2024 17:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros