Novidades Livros (7 a 13 de Novembro de 2024)
cardapio.pt @ 5-11-2024 09:00:00
A Loja Coreana das Segundas Oportunidades de Kim Ho-Yeon; Tradução: Marta Pinho
Editora: Editorial Presença
Sinopse: O romance coreano que nos mostra como mesmo os maiores problemas podem desaparecer perante o amor, a amizade e a entreajuda.
Na Estação Central de Seul, Dokko passa os dias a olhar para uma loja e não tem nenhuma lembrança do seu passado - não sabe se tem família, casa ou trabalho. Porém, quando encontra uma bolsa com documentos e dinheiro, está longe de imaginar quanto a sua vida vai mudar.
Yeongsuk Yeom, professora de História reformada, foi a senhora que perdeu a bolsa na estação. Mal dá por isso, recebe um telefonema. Do outro lado da linha está Dokko, que a senhora Yeom convida para ir até à sua loja comer qualquer coisa. A felicidade está agora estampada no rosto daquele homem, e a dona da loja diz-lhe então que pode vir todos os dias buscar uma refeição. Mas a vida reserva-lhes mais surpresas…
Numa reviravolta do destino, Dokko impede que a loja seja assaltada. A senhora Yeom está-lhe, agora, duplamente grata, e oferece-lhe a vaga que tem no seu estabelecimento: Dokko fará o turno da noite. Aos poucos, este homem sem passado, sem futuro, sem nada ou ninguém, começa a surpreender e a cativar todos à sua volta, a ajudar clientes, a criar laços com os colegas… e a vida dele e daquela comunidade não voltará a ser a mesma.
O romance mais vendido do ano na Coreia é uma história que nos commove pela dose de realidade, ternura e humanidade que traz à nossa alma e ao nosso coração.
Rei da Preguiça Kings of Sin - Livro IV de Ana Huang
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Sensualidade ao rubro no novo livro da autora-sensação da série Twisted.
O amor não é perfeito; é feito de pessoas imperfeitas que criam a sua própria versão de felizes para sempre.
«Porque eu não queria a Sloane. Precisava dela. Desesperadamente. Precisava dela como o mar precisa da lua e daria tudo para que ela sentisse por mim uma fração do que sentia por ela.»
Xavier Castillo é um homem encantador, sem qualquer desejo de assumir o controlo dos negócios da família. Sloane Kensington é uma empresária determinada habituada a gerir clientes difíceis. Mas nenhum a enfurece - ou a provoca - mais do que um certo herdeiro…
Um romance repleto de emoções, sensual e inesquecível sobre duas pessoas que amadurecem em conjunto e mudam de vida sem perderem a sua essência.
Receitas Fáceis de Pastelaria na Air Fryer de Lucy Parissi
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Descubra a versão moderna de cozinhar no forno. Cozinhar na air fryer poupa-lhe tempo, dinheiro e preocupações, e as possibilidades do que pode cozinhar são infinitas.
Com mais de 80 receitas deliciosas, Lucy Parissi, food blogger e especialista em pastelaria, mostra-lhe como aproveitar o poder de cozinhar na air fryer e conseguir cozinhar tudo, desde pavlovas e bolos de aniversário a sobremesas deliciosas, pratos salgados e até pão.
Collided - Em Rota de Colisão Dirty Air - Livro 2 de Lauren Asher
Editora: Edições Chá das Cinco
Sinopse: O Liam é o menino de ouro da Fórmula 1. No entanto, não passa de uma fraude. Charmoso, desonesto e sedutor, é alguém que promete cumprir todos os itens da minha lista de desejos picantes. Forço-o a aceitar apenas a minha amizade, mas em vez disso ele propõe-me um acordo. Uma época para cumprir a minha lista. Será o nosso segredo.
A Sophie é a minha maior fantasia tornada realidade. E a grande ameaça à renovação do meu contrato. Ela faz parte da equipa rival e é alguém a quem eu devo resistir custe o que custar. Toda a gente se opõe à nossa amizade. O meu patrão. O pai dela. Eu.
No entanto, estou cativado por ela e pela lista picante que ela criou. Se depender de mim, a nossa amizade não será platónica durante muito mais tempo. E que se lixem as consequências.
Na Sombra da Noite de Nora Roberts
Editora: Edições Chá das Cinco
Sinopse: Desde os nove anos que Harry Booth é um ladrão — com a mãe doente, era a única forma de pagar as contas médicas. Depois de a mãe sucumbir ao cancro, Harry deixa Chicago, mas continua as suas atividades criminosas. Exímio em assumir novas identidades, leva uma vida tranquila e cautelosa, sem laços, até que Miranda Emerson se cruza no seu caminho…
Harry lidou com muita gente perigosa, mas ninguém se compara a Carter LaPorte, um homem poderoso a quem é difícil dizer que não. E para não colocar Miranda em risco, Harry decide abandoná-la em vez de roubar um museu em Baltimore, como exige LaPorte.
Mas homens como LaPorte não desistem facilmente. Se quer ser livre e finalmente viver a sua vida, Harry não tem escolha a não ser confrontar o seu maior inimigo. Porque só assim poderá ganhar algo mais valioso… o coração de Miranda.
A Promessa do Dragão de Elizabeth Lim
Editora: Desrotina
Sinopse: Shiori prometeu, no leito de morte da sua madrasta, que devolveria a pérola do dragão ao seu dono. Mas manter essa promessa é mais arriscado do que imagina. Deverá viajar para o reino dos dragões, lidar com intrigas políticas, afastar ladrões que cobiçam a pérola e que farão de tudo para a obter, enquanto cultiva a aparência de uma princesa perfeita, dissuadindo aqueles que a querem ver queimada na fogueira pela magia que corre no seu sangue. E ter a pérola na sua posse não ajuda: ela vibra com um poder malévolo, ora ajudando a princesa, ora traindo-a.
Antes que seja tarde demais, a princesa deverá evitar que novos e antigos inimigos destruam a sua família e cortem o fio do destino que a une ao seu noivo, Takkan. Assim, Shiori reunirá toda a força que conseguir para defender a vida e o amor que tanto lutou para conquistar. A Promessa do Dragão é a empolgante sequela de Os Seis Grous, completando a história de Shiori.
Nesta elogiada série, Elizabeth Lim transporta-nos para um universo fantástico cuidadosamente construído com elementos da mitologia asiática, num inesquecível reconto do clássico Os Cisnes Selvagens, dos Irmãos Grimm.
Como Cai a Neve de Erin Doom
Editora: Planeta
Sinopse: Um coração puro como a neve, um amor violento como um nevão, um segredo precioso a ser preservado além da morte.
Ivy cresceu entre lagos gelados e florestas virgens, rodeada pela neve que tanto ama. E é por isso que, quando fica órfã e é obrigada a mudar-se para a Califórnia, só é capaz de pensar em tudo o que deixou para trás e no segredo perigoso que leva consigo.
Agora, a única família que lhe resta é a de John, o seu querido padrinho. Contudo, não é preciso muito para perceber que Mason, o filho de John, já não é o menino desdentado que viu numa foto quando era pequena. É um rapaz feito e tem os olhos penetrantes de um animal selvagem, além de um rosto semelhante a um covil de sombras.
Quando Mason lhe sorri pela primeira vez, com um ar sinistro, curvando os lábios perfeitos, Ivy dá-se conta de que a convivência entre ambos vai ser mais difícil do que pensava. Mason, na realidade, não a quer ali e não faz qualquer esforço para escondê-lo.
Ao mesmo tempo que tenta manter-se à tona no meio das ondas impetuosas da sua nova vida junto ao mar, o Canadá e os seus mistérios continuam a atormentá-la. Conseguirá Ivy que o seu coração, puro como a neve, florescer de novo e quebrar o gelo do inverno?
Não Abras Esta Caixa - Não Abras Este Livro por Toda a Eternidade Livro e Peluche de Andy Lee; Ilustração: Heath McKenzie
Editora: Jacarandá Editora
Sinopse: ó uma nota de Andy Lee
«Tenho uma pequena tradição de dedicar os meus livros a novos membros da família.
Com a notícia de que o meu irmão e a esposa estão à espera do segundo filho, parece justo que esse novo bebé também receba um livro em celebração. Cam, Bianca e Kit - aqui está esse livro!»
Os Quatro Evangelhos Mateus, Marcos, Lucas, João de Frederico Lourenço
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: Por terem sido escritos num grego despretensioso, sem vestígio da solenidade verbal dos grandes autores helénicos da Antiguidade, é provável que estes quatro textos nem merecessem ao leitor culto da época o alto estatuto de literatura. No entanto, eles conquistaram o mundo antigo, tanto grego como romano, sendo a base do cristianismo e da biografia de Jesus. Lendo-os dois mil anos depois, não é difícil perceber porquê. São textos que - com a sua mensagem sublime veiculada por palavras cuja beleza desarmante ainda deixa arrepiado quem os leu e releu ao longo de uma vida inteira - estão simplesmente numa categoria à parte, próxima da literatura.
Esta nova edição traz uma nova proposta, complementar relativamente ao Volume 1 da Bíblia que o autor traduziu: dar a ler os Quatro Evangelhos na forma mais próxima possível da que era conhecida pelos primeiros cristãos. Assim, há muitas pequenas diferenças que incidem no texto grego e que vão ter reflexo em ajustes necessários à tradução já publicada.
Esta edição bilingue dos Evangelhos segue o manuscrito mais antigo que nos transmite o texto dos Evangelhos, o Codex Vaticanus (do século IV). Isto permitirá aos leitores apreciarem o texto na sua forma mais antiga e mais «pura» - em grego e em português.
AI_Novator Marketing na era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade – Gen AI e ESG de Pedro Dionísio, João Guerreiro, Hugo Faria, Vicente Rodrigues e Rogério Canhoto
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: A abertura ao público do ChatGPT trouxe a inteligência artificial generativa para a ordem do dia da agenda empresarial pelos seus impactos na produtividade das organizações. Por outro lado, a entrada em vigor a 1 de janeiro de 2024 da Corporate Sustainability Reporting Directive da União Europeia vem reforçar a necessidade de as empresas evoluírem no sentido de melhores práticas de sustentabilidade.
Em linha com esta realidade, os autores propõem um livro em que tanto a IA como o ESG são apresentados como orientações que podem contribuir para a inovação, um fator fundamental para as organizações acrescentarem valor e ganharem competitividade.
AI_NOVATOR apresenta como novidades exemplos de aplicação da inteligência artificial generativa em todos os capítulos das temáticas de marketing. A partir de um site com materiais fornecidos por empresas, os autores fornecem exemplos de boas prompts e as respetivas respostas por parte da IA generativa. O livro inclui, ainda, um quadro conceptual e dezenas de exemplos de boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG).
Uma oportunidade de o leitor desenvolver as suas competências na boa utilização da IA generativa.
«Este livro Al_Novator dá-nos uma visão abrangente, suportada por valiosos exemplos, sobre o modo como o mundo empresarial pode responder às questões da sustentabilidade sob a lente da IA. Adaptar as estratégias de marketing a este ambiente interpelante é crucial para o sucesso das empresas.»
Do prefácio
Pedro Reis - Ministro da Economia
«[…] os leitores encontrarão insights valiosos e inspirações para aplicar nas suas próprias jornadas empresariais.»
Prefácio ao 1.º capítulo de António Redondo, CEO The Navigator Company
Conclave de Robert Harris
Editora: Editorial Presença
Sinopse: O Papa morreu.
Por detrás das portas trancadas da Capela Sistina, cento e dezoito cardeais vindos de todo o planeta preparam-se para votar na eleição mais secreta do mundo.
São homens santos. Mas têm ambições. E têm rivais.
Ao fim das próximas setenta e duas horas, um deles tornar-se-á a figura espiritual mais poderosa da Terra.
Sou Hipersensível, e Agora? Um guia prático ilustrado de Caroline Cohen-Ring
Editora: Arte Plural Edições
Sinopse: «Não se pode dizer-te nada!»
«És tão suscetível!»
«Estás sempre a chorar.»
«Tens de ser mais resiliente.»
«Será que és bipolar?»
As pessoas hipersensíveis conhecem bem estas frases…
Apesar de afetar pelo menos 20% da população mundial, a hipersensibilidade não só é mal vista, como sobretudo mal compreendida. As pessoas hipersensíveis sentem-se muitas vezes diferentes ou excluídas e têm dificuldade em estabelecer relações e gerir situações pessoais ou profissionais. Em contrapartida, têm capacidades acrescidas de empatia, observação e criatividade.
Com humor e perspicácia, este guia prático ilustrado reúne conselhos, explicações, exercícios, anedotas e testemunhos para compreender - e viver - melhor este fenómeno.
Cozinha de Chef 2 de Marlene Vieira
Editora: Casa das Letras
Sinopse: «Uma viagem por Portugal sem sair de sua casa» foi a minha proposta para a 2.ª temporada do Cozinha de Chef (do canal Casa e Cozinha) e foi, sem dúvida, uma viagem repleta de sabores, rica em aromas e, claro, aquilo que nunca falta nos meus pratos, texturas!
Foi seguramente uma grande aventura reviver algumas memórias e também desafiar-me a conhecer novas receitas. Através delas pude dar largas à minha imaginação e criar novas propostas, tendo como ponto de partida os ingredientes, e as suas combinações, que contam a história de um determinado distrito de Portugal, mas não só!»
Descubra neste Cozinha de Chef 2 receitas de todas as regiões de Portugal - continente e ilhas - e de países a que a História se encarregou de nos ligar. Descubra ou revisite os sabores de um Arroz de polvo, Bacalhau à Braga, Pescada à poveira, Lulas à algarvia, Empada de perdiz e cogumelos ou uma Moamba de pintada com funge. Ou petisque uma Alheira enrolada em presunto estaladiço com migas de brócolos e uma Morcela com ananás e queijo de São Jorge. E pode sempre acabar com uma Quindim de laranja e coco ou uma Sericaia com ameixa de Elvas. Tudo com um toque pessoal e inovador da chef Marlene Vieira. Venha daí!
M – Mussolini - A Hora do Destino de Antonio Scurati
Editora: Edições Asa
Sinopse: Em M - A Hora do Destino, Antonio Scurati pinta um vibrante fresco da Itália fascista nas diversas frentes da Segunda Guerra Mundial.
Estamos no final de junho de 1940. Passaram quarenta anos desde que o filho do ferreiro de Dovia deu os primeiros passos na política; quase vinte desde que empunhou o cetro do poder; e poucas semanas desde que anunciou aos italianos que o destino marcava a hora da guerra.
Agora, já não é possível olhar para trás. Para que a História encene a imensa tragédia da guerra, cada um deve desempenhar o seu papel. Entre os muitos protagonistas estão o general Mario Roatta, chefe de um exército impreparado; Galeazzo Ciano, obcecado com o domínio do Mediterrâneo; Edda Mussolini, a filha, que sonha ter a sua própria linha da frente; Clara Petacci, que ama um homem cada vez mais parecido com um fantasma; e Amerigo Dumini, o assassino de Matteotti, que prospera ao chantagear esse fantasma.
E há toda uma geração de soldados a braços com os erros, o horror e o heroísmo possível em circunstâncias impossíveis, tal como o alpino Mario Rigoni Stern, que se alistou voluntariamente, e que, no frio da frente russa, começa a perceber a natureza do drama em que participa, ou o major Paolo Caccia Dominioni, que guia a sua unidade pelas areias da trágica batalha de El Alamein…
E, por fim, Benito Mussolini, ainda convencido de que pode equilibrar na Europa as ambições conquistadoras de Hitler.
Neste quarto volume da sua magistral biografia ficcionada de Mussolini, Scurati traça o retrato sombrio de um homem sozinho diante do destino que moldou para si e para toda uma nação.
As Aventuras de Augie March de Saul Bellow
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: «Sou americano, nascido em Chicago - Chicago, aquela cidade sombria -, e encaro as coisas da maneira que aprendi a fazer sozinho, em estilo livre. Vou, portanto, fazer o relato à minha maneira.»
A narrativa picaresca das glórias e adversidades do seu destino são contadas na primeira pessoa por Augie March, um rapaz pobre que cresceu durante a Grande Depressão, cuja principal motivação é a busca do amor e não um emprego para a vida ou uma morada na zona pobre da cidade. Essa história envolve uma grande quantidade de esquemas e episódios mirabolantes - da relação com pugilistas ao contrabando de emigrantes, do roubo de livros à organização de sindicatos, da segurança mexicana de Trotsky ao treino de águias temperamentais para caçar lagartos gigantes, ou até a salvação da humanidade por meio da abolição do aborrecimento.
Escusado será dizer que estes propósitos são acompanhados (e interrompidos) por relações com mulheres fortes, sempre excelentes amantes e, por vezes, ricas. Otimista na juventude, cínico e pessimista na idade adulta, Augie March é o arquétipo do anti-herói errante da literatura norte-americana contemporânea e a sua autobiografia é esta epopeia irónica, habitada por personagens inesquecíveis e decisões inusitadas.
As Aventuras de Augie March, publicado originalmente em 1953 e logo distinguido com o National Book Award, é um romance que mudou a linguagem da literatura norte-americana e marcou para sempre a obra e a vida de Saul Bellow, Prémio Nobel da Literatura em 1976.
Entre Gatos e Pássaros Para todos os que sonham voar de Margaret Atwood
Editora: Quiuí
Sinopse: Antigamente, os mineiros levavam consigo um canário engaiolado para as minas. O pequeno pássaro seria a primeira criatura a morrer devido aos gases venenosos da mina e, se tal ocorresse, os homens sabiam que também estavam em perigo.
Atualmente, as aves continuam a indicar-nos o estado em que se encontra a Terra. E se elas estão a ser prejudicadas pelo descuido humano e pela poluição do ar e da água, isso significa que todos os seres vivos, incluindo as pessoas, não estão muito atrás.
A jovem Samantha não pensa muito em aves - para ela, são sobretudo criaturas que grasnam e que ela e a sua gata, Bola de Pelo, gostam de perseguir para se divertirem.
Até ao dia em que a sua vizinha, a Sra. Phoebe Merganser, a leva numa viagem muito estranha, e Samantha fica a saber como é realmente a vida dos pássaros...
Estranha Sedução de Ian McEwan
Editora: Gradiva
Sinopse: Numa visita a uma cidade jamais designada, Mary e Colin despertam a atenção de Robert, um homem carismático mais velho que transporta consigo uma história por contar. Mas quanto mais conhecem Robert - e a sua mulher deficiente, Caroline - mais evidente se torna de que há algo de profundamente misterioso nestes seus novos amigos.
Com uma escrita rica em descrições e pormenores Ian McEwan convida o leitor a partilhar a intimidade deste casal. Apercebemo-nos com eles do perigo e ignoramos com eles os sinais desse mesmo perigo iminente. Marcado pela obsessão erótica e por uma crueldade latente, o romance Estranha Sedução revela Ian McEwan no auge do seu talento criativo.
Olho por Olho de Jeffrey Archer
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: O criminoso mais perigoso do mundo. Frente ao detetive que o pôs atrás das grades.
Agora é pessoal, mas quem sairá vencedor?
Um negócio bilionário está prestes a correr muito mal numa das cidades mais luxuosas do mundo. Uma noite sumptuosa está prestes a terminar em assassínio. E o governo britânico está prestes a afundar-se numa das maiores crises da sua história.
Na frondosa zona rural de Berkshire, a milhares de quilómetros de distância, lord Hartley, o último de uma linhagem que remonta a mais de duzentos anos, jaz na cama que será o seu leito de morte. E o seu falecimento desencadeará um processo de herança com consequências explosivas.
Dois continentes, duas mortes, tudo sem qualquer aparente relação. Se assim é, por que razão estão no centro de um plano maquiavélico de vingança de um dos maiores barões do crime? Talvez o homem que está agora no corredor da morte e que só o plano de fuga mais audacioso de todos os tempos poderá ajudar a resgatar tenha algo a dizer… Mais importante: conseguirão William Warwick e Ross Hogan, os braços fortes da lei na Scotland Yard, descobrir a verdade antes que a vida e o legado deste cidadão inocente sejam destruídos?
A Escada Secreta de Maureen Johnson
Editora: Desrotina
Sinopse: Stevie encontrou, finalmente, uma pista crucial sobre o chantagista que se esconde por trás do nome Cordialmente Cruel. Mas depois do trágico acidente de um colega, os pais retiram-na da escola, dizendo que é para a sua própria segurança e que ela tem de ultrapassar esta obsessão pelo crime. Agora que Stevie está longe da escola, dos seus túneis secretos e dos seus estranhos e cativantes amigos, começa a sentir-se desligada do resto do mundo. Pelo menos, não terá de voltar a ver David. O mesmo David que ela beijou e que lhe mentiu sobre a sua identidade e sobre ser o filho do desprezado político Edward King.
Porém, Edward King propõe-lhe um acordo: trazer Stevie de volta ao Instituto Ellingham em troca de ela ser simpática com David. Se Stevie estiver na escola, David comportar-se-á. Os enigmas tentadores por trás dos assassinatos de Ellingham ainda estão à espera de ser desvendados e Stevie sabe que está muito perto. Mas o caminho para a verdade tem mais voltas e reviravoltas do que ela pode imaginar — e seguir em frente envolve magoar alguém de quem gosta.
Emocionante e bem-humorada, Maureen Johnson mergulha mais uma vez no mundo macabro do Instituto Ellingham e proporciona emoções arrepiantes ao estilo de Agatha Christie.
O Ano da Mudança 365 dias para te tornares a tua melhor versão de Brianna Wiest; Tradução: Sónia Lopes
Editora: Editorial Presença
Sinopse: O ano começa agora. Não é um ano como os outros.
É o ano que vai mudar a sua vida. É o seu ano. e este livro é tudo do que precisa para isso.
Este é o ano que vai mudar a sua vida. Se acredita nisto, continue a ler. Se não acredita, continue a ler também. Costuma dizer-se que o caminho se faz caminhando. Ora, o seu caminho para a mudança começa na leitura destas linhas.
Quando sentimos que precisamos de mudar a nossa vida, quando o momento chega, quando precisamos de coragem, quando temos de nos libertar do passado, quando não sabemos o que fazer... precisamos de respostas aqui e agora. É por isso que, nos próximos doze meses, este livro vai ser o seu guia de reflexão e meditação diárias, dando-lhe o que precisa para fazer mudanças equilibradas e verdadeiras, a começar pelo mais importante de tudo: o seu mindset.
Da autora que já ajudou milhões de pessoas em todo o mundo com A Montanha És Tu, este é o livro para encontrar a coragem e se tornar a pessoa que realmente quer ser. Aqui. Agora. Porque não há nada nem ninguém que o possa impedir. e só você pode começar.
De que Falamos quando Falamos de Direita? de Jaime Nogueira Pinto
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Porque é que «a permanente reductio ad hitlerum de todas as direitas» nunca é «acompanhada por uma correspondente reductio ad stalinum de todas as esquerdas»? Para Jaime Nogueira Pinto a resposta está no longo tempo de domínio cultural da Esquerda no mundo euroamericano, particularmente em Portugal, onde esse domínio é até anterior à revolução, e no consequente desconhecimento da história e do pensamento de uma Direita quase sempre amalgamada e definida pelos seus inimigos.
Mas, afinal, o que é que define a Direita? Haverá um núcleo duro identitário, um pessimismo antropológico à Maquiavel ou uma consciência da persistência do pecado original na natureza humana que a definam como um todo contra o suposto optimismo antropológico à Rousseau da Esquerda? Ou será a sua identificação como Direita - e a sua demarcação da Esquerda - quase sempre feita de alianças circunstanciais perante inimigos ou um inimigo principal?
Numa viagem ao longo da História, Jaime Nogueira Pinto reflecte sobre as diferentes famílias políticas direitistas e traça a filiação das novas direitas populares, confrontando-as com os movimentos fascistas de há um século.
Tradução e Tradutores em Portugal Um contributo para a sua história (séculos XVIII -XX) de Teresa Seruya
Editora: Tinta da China
Sinopse: Numa primeira tentativa de escrever uma história da tradução em Portugal, este livro abarca o período que vai do século xviii ao xx a partir de certos temas «considerados representativos do papel da tradução na configuração e evolução da cultura e da literatura portuguesas. Após uma introdução que problematiza a historiografia da tradução, e com o volume dividido em duas partes — percorrendo na primeira metade o discurso da tradução até António Feliciano de Castilho e, na segunda, de Castilho até finais do século xx —, Tradução e Tradutores em Portugal apresenta diferentes ensaios que se debruçam sobre temas como a literatura para crianças, Racine em Portugal, o livreiro e agente da tradução em Paris J.-P. Aillaud, Mário Domingues enquanto tradutor, o caso relevante das pseudotraduções, a tradução na história do teatro e a organização da oferta literária em colecções.
Organização: Teresa Seruya Com textos de: Alexandra Ambrósio Lopes, Christine Zurbach, Jorge Bastos da Silva, Maria Lin Moniz, Maria Teresa Cortez, Marta Teixeira Anacleto, Rita Bueno Maia, Teresa Seruya
Falar pela Noite Dentro Livro de bolso de Claire Daverley
Editora: 11 X 17
Sinopse: O que fazer quando a única pessoa que devíamos esquecer é aquela que não conseguimos largar?
Esta é uma história de amor belíssima e convincente entre duas personagens inesquecíveis, que nos vão deixar acordados pela noite dentro…
Quando Will e Rosie se cruzam no final da adolescência, reconhecem-se imediatamente como almas gémeas. Rosie é muito focada e tem o futuro cheio de planos, uma rapariga perfeita aos olhos de todos, apesar da mãe controladora. Já Will tem o seu quê de rebelde e preocupa a sua avó, mas não deixa de mostrar uma maturidade muito própria. Apesar de todas as suas diferenças, um e outro são dois opostos que se atraem irresistivelmente.
Apaixonam-se por entre olhares cúmplices, longas caminhadas até casa e telefonemas intensos no coração da noite, até ao momento em que uma tragédia que marcará as suas vidas para sempre apaga a possibilidade de ficarem juntos. Mas não consegue apagar a química inegável ou quebrar o sentimento de amor verdadeiro que os une, e Will e Rosie, incapazes de esquecer a história do que podia ter sido, continuam, com o passar dos anos e a partir das vidas que escolheram para si próprios, unidos como que por um fio invisível e infinito. William e Rosie. Rosie e William. Por mais que o tempo passe, esta é uma paixão impossível de conter.
Conceitos-Chave da Ideologia e Cultura Chinesas - Volume 2
Editora: Glaciar
Sinopse: «Entendemos como conceitos-chave da ideologia e cultura chinesas aqueles conceitos e palavras-chave ou expressões fixas que o povo chinês criou ou adotou e que são fundamentalmente pertinentes para a filosofia, o espírito humanista, o modo de pensar e os valores chineses. Representam os milhares de anos que o povo chinês tem dedicado ao estudo da Natureza e da sociedade, bem como ao pensamento racional a respeito destas duas. Estes conceitos e expressões refletem a sabedoria do povo chinês, a sua intensa busca espiritual, assim como a profundidade e alcance do seu pensamento. o modo de pensar, os valores e a filosofia incorporados nestes conceitos tornaram-se uma espécie de gene da vida da cultura chinesa, tendo-se há muito sedimentado na personalidade e nas crenças comuns da nação chinesa. Para o povo chinês de hoje, funcionam como uma chave que permite uma melhor compreensão da evolução da sua antiga filosofia, espírito humanista, modo de pensar e valores, bem como do desenvolvimento da sua literatura, arte e história. Para os naturais de outros países, estes conceitos abrem as portas à compreensão do mundo espiritual da China contemporânea e do seu povo, incluindo-se também aqui os chineses que vivem no estrangeiro.»
O Poder dos Mapas Uma explicação dos paradoxos na cartografia mundial dos séculos XV e XVI de José Gomes Ferreira
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: As grandes descobertas oficiais - como as das Caraíbas por Colombo, da Índia por Vasco da Gama ou do Brasil por Álvares Cabral - foram precedidas de numerosas viagens secretas de portugueses que estudaram sistemas de ventos e de correntes e mapearam ilhas e costas, num conjunto de informações que foi tratado como segredo de Estado.
Ainda que secretos, porém, esses conhecimentos contribuíram para os paradoxos que os mapas do mundo dos séculos XV e XVI deixam transparecer. Alguns contêm muito mais dados do que os registos dos cronistas ao serviço dos monarcas da época; outros mostram sinais de manipulação destinada a servir os interesses desses soberanos; outros, ainda, revelam ter sido redesenhados a partir de portulanos desviados, resultando em cartas que, embora contendo toda a informação originalmente registada, são absurdas.
Depois de Factos Escondidos da História de Portugal e O Segredo da Descoberta Portuguesa das Américas, José Gomes Ferreira regressa aos livros com mais uma investigação empolgante, mergulhando num passado remoto para resgatar provas das políticas de censura, propaganda e espionagem - e as falsidades por elas desencadeadas - numa das eras mais arrebatadoras de todos os tempos.
O Maior Poeta da China Nos Passos de Du Fu de Michael Wood
Editora: Temas e Debates
Sinopse: A carreira de Du Fu (712-770), o maior poeta da China, coincidiu com períodos de fome, guerra e migração interna, mas a sua visão filosófica secular, aliada à sua empatia com as pessoas comuns, transformou-o na voz do povo chinês.
Tal como Shakespeare ou Dante, a sua poesia, ainda mal conhecida no Ocidente, tem a ressonância intemporal que garante que nunca perderá a importância e captará sempre o interesse de cada nova geração.
O historiador e comunicador Michael Wood segue os passos de Du Fu, numa peregrinação pelas paisagens físicas e emocionais que inspiraram alguma da mais famosa e apreciada poesia jamais escrita, cujos temas - a amizade, a família, a beleza da natureza, o amor, o sofrimento humano - são universais e tão significativos nos nossos tempos atribulados quanto há quase 1300 anos.
Lou Reed - O Rei de Nova Iorque de Will Hermes
Editora: Casa das Letras
Sinopse: Lou Reed foi coroado «O Rei de Nova Iorque» por David Bowie, quando o britânico festejou os seus cinquenta anos em palco e teve o norte-americano como convidado especial. Tantas vezes apregoada, a admiração de Bowie por Reed é apenas um sintoma da influência decisiva do autor de «Sweet Jane» e «Walk on The Wild Side» em muita da melhor música das últimas cinco décadas. Sem Lou Reed e os Velvet Underground, o punk e a música dita alternativa ou independente não teriam tido os mesmos contornos.
O que seriam os Joy Divison, Nick Cave ou os REM, fora um número incontável de outros artistas, sem a criatividade visionária e a atitude transgressora de Lou Reed? Mais do que enaltecer um legado, esta notável biografia do jornalista Will Hermes reconstitui as várias dimensões da vida do músico. Fala-nos da sua paixão por literatura, pelas vozes negras e pelo jazz de Ornette Coleman, dos anos na Factory e na proa dos Velvet Underground, dos altos e baixos de um percurso a solo, ao sabor dos excessos, das amizades conturbadas com Warhol e Bowie, da relação com a transgénero Rachel Humphreys e, acima de tudo, de um autor pioneiro, que trouxe os dramas da vida adulta para a música popular quando tudo se resumia ao amor. Reed escreveu sobre violência doméstica, toxicodependência, ataques de pânico ou sexualidade não-binária numa altura em que estes temas estavam a décadas de distância de merecer discussões públicas.
Lou Reed: O Rei de Nova Iorque é um livro a transbordar de rock’n’roll, que traça o perfil de uma personalidade tão empática como irascível, de um génio fascinante e contraditório. Obrigatório para todos os amantes de música.
Chocolate Quente às Quintas-Feiras de Michiko Aoyama
Editora: Lua de Papel
Sinopse: Numa rua secundária de Tóquio, entre filas de cerejeiras em flor, é possível descobrir o Café Marble. Ali, todas as quintas-feiras, às três da tarde em ponto, uma misteriosa rapariga instala-se numa mesa junto à janela e pede um chocolate quente - mesmo nos dias de maior calor. Durante horas a fio, lê cartas em inglês e responde esmeradamente, com uma graciosa caligrafia, usando a sua caneta de aparo. Ela é a nossa primeira companhia numa viagem pelos sonhos, medos e alegrias de uma série de personagens, que aparecem e desaparecem na história, ligadas por fios invisíveis. Encontramos uma publicitária de sucesso que se vê obrigada a cuidar do filho - e a fazer -lhe uma omelete; uma professora primária que decide pintar as unhas de cor-de-rosa; ou ainda uma jovem que, em vésperas de se casar, tenta encontrar uma amiga com quem já não fala há anos…
Todas elas se cruzam no universo que Michiko Aoyama - a autora de O Que Procuras Está na Biblioteca - vai desvendando aos poucos. Conhecemos e apaixonamo-nos por aquelas personagens, tão próximas de nós nas suas aspirações, nos seus arrependimentos, nas decisões que tomam.
Chocolate Quente às Quintas-Feiras, fiel ao seu título, é um livro para se saborear lentamente, deixando que o tempo passe, reencontrando em cada página o calor daquele café onde todos nos sentimos em casa.
A Maldição do Amor Verdadeiro Once Upon a Broken Heart - Livro 3 de Stephanie Garber; Tradução: Maria do Carmo Figueira
Editora: Editorial Presença
Sinopse: A conclusão de uma das séries mais populares no Tiktok, da autora do bestseller mundial Caraval.
Evangeline só quer uma coisa: um final feliz. Agora, depois de se aventurar no Magnífico Norte, acorda e não se lembra de nada do seu passado. Está casada com Apollo e vive no lendário castelo do príncipe. Mas qual terá sido o preço para chegar aqui?
A viver um conto de fadas e sem memória, Evangeline não sabe que teve de pagar um preço muito alto, que teve de perder muita coisa, e, se depender do marido… nunca vai descobrir. Ele está empenhado em lhe esconder a verdade para sempre, mesmo que, para isso, tenha de acabar com a vida de Jacks, o Príncipe de Copas.
Sangue derramado. Corações enganados. Pode o amor verdadeiro sair vencedor?
Descubram o grande final da trilogia que apaixonou milhões de leitores em todo o mundo.
Mais Lixo na Minha Cabeça de Hugo van der Ding
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: «Bem-vindos de novo ao aterro da minha cabeça. No primeiro volume desta que passa agora a ser uma colecção de dois volumes foram reunidas pouco menos de mil tiras. (…) Com os devidos exageros, depois das "quase novecentas", que agora são "pouco menos de mil" e, mais adiante nesta introdução, serão "bastante mais de mil", aqui ficam umas quantas centenas de tiras. São as que nasceram na minha cabeça desde o último volume. Pequenas histórias das personagens que moram nos meus neurónios. A Juliana Saavedra. A Celeste da Encarnação. A farmacêutica Madalena. O Esteves e a Marina. A Salomé. A Simone. Os astronautas. A Teresinha. Duas amigas que têm muitos nomes. E outros, que vão nascendo e tomando o lugar de outras que vão morrendo. (…)»
HUGO VAN DER DING, Introdução
Estranhos na Sua Terra Ascensão e queda da elite mercantil cristã-nova (séculos XV-XVIII) de Francisco Bethencourt
Editora: Temas e Debates
Sinopse: Um estudo absolutamente ímpar sobre a elite de cristãos-novos - comerciantes, mercadores, banqueiros e intelectuais -, descendentes de judeus forçados a converter-se ao cristianismo na Península Ibérica do fim da Idade Média entre os séculos XV e XVIII.
«Entre os seus múltiplos triunfos, este livro evita simplificar a história de quase três séculos da elite mercantil cristã-nova. As questões de identidade, obediência religiosa, oportunidades económicas e sociais, regulamentações políticas e institucionais e inovação cultural proporcionam o contexto para numerosos casos de estudo diferentes. A análise de Bethencourt ao desaparecimento dos cristãos-novos como elite étnica no fim do século XVIII lança uma nova luz sobre por que razões e como surgiu este grupo, além de explicar como veio a desempenhar um papel tão crucial no comércio internacional através dos continentes e dos séculos.»
Mercedes García-Arenal, Conselho Europeu de Investigação
O Ouvidor do Brasil 99 vezes Tom Jobim de Ruy Castro
Editora: Tinta da China
Sinopse: Do grande biógrafo de Carmen Miranda,Garrincha e Nelson Rodrigues:Ruy Castro revela o lado humano, crítico e mordaz de Tom Jobim,o homem que mudou a história damúsica brasileira. 99 crónicas cheias de música, informação e histórias de bastidores.
Tom Jobim, o homem que compôs tratados musicais como «Garota de Ipanema» ou «Águas de Março», mudou a história da música brasileira com a bossa nova e as suas canções imortais. Mas isso os leitores provavelmente já sabem.
O que Ruy Castro mostra agora no livro O Ouvidor do Brasil é um Tom mais inesperado e desconhecido, ecologista, «piador», discreto, que olhava sempre para o Brasil, até da janela do seu apartamento em Nova Iorque.
Estas crónicas de Ruy Castro, que o conheceu e entrevistou muitas vezes, escritas ao longo do tempo, formam um perfil biográfico fragmentado de um dos maiores artistas do Brasil e do mundo, oferecendo diferentes e surpreendentes ângulos em cada texto.
Com o seu estilo inconfundível, o grande biógrafo partilha ainda a sua quota parte de factos inéditos, histórias de bastidores e um panorama aberto para a cultura de um país e para as grandes figuras da cena musical nos anos 1950 e 1960.
Uma Rapariga Francesa em Nova Iorque de Anna Adams
Editora: Edições Asa
Sinopse: Poderão os teus sonhos tornar-se mesmo realidade?
Maude Laurent é uma órfã entusiasta de 16 anos que ambiciona escapar da pequena cidade do norte de França onde foi criada, para se tornar uma estrela de ópera.
Um dia, um vídeo seu a cantar num café em Paris torna-se viral nas redes sociais, e surgem-lhe oportunidades para um futuro estrelato. Rapidamente, a jovem vê-se a trocar a vida rural francesa pelas luzes resplandecentes da cidade de Nova Iorque, através de um contrato com uma editora e uma promessa de que os seus sonhos se tornarão realidade.
Maude tem seis meses para provar o que vale no mundo da música, senão terá de voltar para a sua terra natal. No entanto, o seu parceiro na editora é irritante, rude e um pequeno problema nesta nova vida...
Matt, sendo uma estrela pop a fazer uma pausa na carreira, está determinado em forçar Maude a sair da sua zona de conforto.
À medida que Maude e Matt exploram Nova Iorque, terão de colocar as suas desavenças de lado para criarem a melodia perfeita.
85 Vozes pela Liderança O mundo mudou. A liderança também.
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Um livro de líderes para líderes. Contando com os dirigentes das principais empresas e instituições do país, como a IBM e a Corticeira Amorim, o ISCTE criou um instrumento de sucesso para se construir uma liderança justa, actual e preocupada não só com o sucesso da empresa, mas também com o sucesso de cada um dos colaboradores. É um livro que quer mudar o paradigma de liderança, transformando a sociedade e o futuro de Portugal.
Os 100 Grandes Momentos da História de Neil Oliver
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Uma outra visão do nosso passado através de 100 histórias notáveis e inesquecíveis.
Do domínio de Gengis Khan sobre a Terra aos primeiros passos de Armstrong na Lua, esta obra abrangente e original apresenta 100 momentos que definiram a humanidade e mudaram o nosso mundo para sempre.
O prestigiado arqueólogo britânico Neil Oliver leva-nos numa viagem pelo globo para nos apresentar uma visão única e fundamental sobre grandes acontecimentos históricos ao longo de um vasto período. Estes 100 momentos são cruciais para compreender o mundo que hoje conhecemos.
A obra inclui factos, personagens e ações incontornáveis, dando-nos uma visão única, original e surpreendente sobre a nossa história coletiva. Para quem quer um relato extraordinário de como o nosso mundo foi feito desde cinco mil anos antes de Cristo até ao presente.
Segurança e Defesa N.º 48 de José Manuel Anes
Editora: Diário de Bordo
Sinopse: "A Marinha olha para o mar como uma oportunidade e não um problema"
Henrique Gouveia e Melo
Almoço OSCOT / Segurança e Defesa
Ministra da Administração Interna
"A relação entre os serviços do Estados Membros e o EU INTCEN é baseada na voluntariedade"
José Casimiro Morgado
A Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República
Pedro Pessanha
As Marinhas da OTAN e os desafios do início do século XXI - Uma reflexão
José António Mirones
A utópica omnipresença policial
Bruno Carvalho Pereira
Congresso da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional (AACDN)
Miguel Guimarães
In Memoriam
João Paulo Ventura
O potencial estratégico da expansão da plataforma continental portuguesa
Beatriz Martins Nogueira
Impacto da Religião na Guerra no Médio Oriente
Arnaldo Gonçalves
Imigração e Segurança
Pedro Miguel Folgado
A importância da Engenharia Social e seu impacto nas Estratégias de Segurança da Informação
Jorge Cobra
A importância da preparação,, Protocolos de mitigação de ameaça ativa em estabelecimentos de Ensino
Luís Marques Fernandes
Amadeu Guerra é o novo Procurador-Geral da República, Inovação e Excelência na Defesa e Segurança Digital Global
Livros - Diário de Bordo
Como Fazer Grandes Coisas Os segredos e fatores decisivos de Bent Flyvbjerg e Dan Gardner
Editora: Talento Intemporal
Sinopse: Este livro contém segredos para planear e executar com sucesso planos de qualquer escala, e partilhados pelo maior especialista do mundo em megaprojetos.
Nada é mais inspirador do que uma grande visão que se torna uma nova e triunfante realidade. Pense em como o Empire State Building passou de um esboço a uma joia no horizonte de Nova Iorque em 21 meses, ou em como o iPod, da Apple, passou de um projeto com um único funcionário a um lançamento de produto em onze meses. De acordo com as estatísticas, porém, 92 % dos megaprojetos ultrapassam o orçamento ou o prazo, ou ambos.
Mesmo os esforços mais modestos, como a criação de uma pequena empresa, falham frequentemente. Porquê?
Bent Flyvbjerg, professor da Universidade de Oxford, dedicou a vida a compreender o que distingue os poucos triunfos de tantos insucessos.
Em Como Fazer Grandes Coisas, Flyvbjerg identifica os erros de julgamento e as más decisões que levam ao fracasso de projetos, grandes ou pequenos. Mostra, também, como é provável que os seus próprios planos sejam bem-sucedidos se aplicar os princípios que ele investigou durante décadas.
cardapio.pt @ 5-11-2024 09:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros