Novidades Livros (21 a 27 de Novembro de 2024)
cardapio.pt @ 20-11-2024 08:55:00
Um Castelo na Escócia de Julie Caplin
Editora: Quinta Essência
Sinopse: Izzy McBride nunca imaginou que viria a herdar um velho castelo nas Terras Altas da Escócia, mas ali estava ela, a poucos dias do Natal, com este presente inesperado.
Para o transformar num hotel de charme e tornar o seu sonho realidade, tinha diante de si um trabalho árduo de remodelação. Porém, antes de o poder fazer, descobriu que a sua excêntrica mãe alugou um quarto a um enigmático autor de thrillers, sem a consultar.
Distante e taciturno, o escritor Ross Adair só queria paz e sossego para terminar o seu livro. E quando Izzy e Ross se começam a conhecer, a atração não para de crescer. O problema é que estão ambos com medo, devido a traumas do passado.
Quando a mãe de Izzy volta a fazer das suas e aceita uma grande reserva para o Natal, todos têm de arregaçar as mangas para o castelo estar pronto a tempo de receber os novos hóspedes.
Conseguirá Izzy ter tudo pronto a tempo e, ao mesmo tempo, voltar a acreditar no amor?
Winepunk 2 Ano 2 - A república contra-ataca
Editora: Editorial Divergência
Sinopse: E se a guerra entre a Monarquia do Norte e a República Portuguesa tivesse durado não três semanas, entre 19 de Janeiro e 13 de Fevereiro de 1919, mas três anos?
Três anos é muito tempo, e em contexto bélico o tempo adquire ainda maior extensão, acelerando fenómenos sociais, culturais e tecnológicos e catalisando mudanças no mundo. Um mundo desbragado e radical, enquanto a pandemia da gripe, de 1918 a 1920, dizimava milhões de pessoas mundialmente, onde os traumas e destruição da Grande Guerra afectavam cada pedaço do continente europeu, e através dele o resto do mundo.
Em que as migrações desafiavam medos e esperanças, com leis a serem ajustadas, bem e mal, por todo o lados, e em que a desinformação ameaçava a democracia, começando essa ameaça a ser identificada e referida nos discursos políticos, como o do Presidente dos Estados Unidos da América, Woodrow Wilson, em 1915.
Nesse mundo, que tem tanto em comum com o actual, uma guerra civil imaginada vai alastrar por toda a Península Ibérica (com a Galiza a juntar-se à Monarquia do Norte, e Madrid a alinhar com a República de Lisboa), provocando uma divisão entre aliados e adversários que ainda há pouco se enfrentavam noutras trincheiras. E como trunfo escondido, o Norte recorre ao vinho do Porto como biocombustível, alterando a tecnologia como conhecemos.
Winepunk, um mundo movido a vinho. O vinho nunca mais saberá ao mesmo.
Na segunda das três antologias Winepunk planeadas, uma por cada ano dessa guerra imaginada, os contos mostram agora a perspetiva do Sul. A segunda antologia é a antologia do meio, e estar no meio é também estar no lugar onde já não se tem ilusões.
Mas elas persistem, porque somos humanos.
Libertem os Velhos de Maria Roque Martins
Editora: Editorial Divergência
Sinopse: E se não precisarmos de morrer?
Em Lisboa, já não se veem velhos nos bancos de jardim em 2114. Ninguém decide envelhecer, quando pode criopreservar-se e viver num mundo virtual sem limites. E se não encaixarmos no mundo perfeito? Ícaro João Mendes é um publicitário em ascensão que um dia perde tudo - o trabalho, a namorada e o bom nome. Começa a questionar todas as suas certezas e enreda-se em teorias da conspiração que o levam a cometer um crime. Perseguido pela ambiciosa Detetive Camila Bornéu, Ícaro tenta escapar.
O que começa como uma fuga acaba numa campanha para mudar o paradigma de vida perfeito da sociedade.
Prometo Perder de Pedro Chagas Freitas
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Em mais uma viagem intimista e desconcertante, Pedro Chagas Freitas caminha, em Prometo Perder, até ao interior da emoção: da saudade ao desejo, da rebeldia à submissão, da dor ao amor, nada ficará por tocar. Deixe-se sentir.
Prometo perder.
Prometo por vezes fraquejar, por vezes cair, por vezes ser incapaz de ganhar. Nem sempre conseguirei superar, nem sempre conseguirei ultrapassar. Nem sempre poderei ser capaz de ir tão longe como tu me pedes, de te dar exatamente o que merecias que te desse. O que desesperadamente te quero dar. Nem sempre conseguirei sorrir, também.
Prometo perder.
Prometo ainda manter-me vivo depois de cada derrota, resistir ao peso insustentável de cada impossibilidade. Há de haver momentos em que sem querer te magoarei, momentos em que sem querer tocarei no lado errado da ferida. Mas o que nunca vai acontecer é desistir só porque perdi, parar só porque é mais fácil, ceder só porque dói construir.
Prometo perder.
Porque só quem ama corre o risco de perder; os outros correm apenas o risco de continuar perdidos.
Prometo perder.
Porque só quem nunca amou nunca perdeu.
A Curadora de Marisa Luciana Alves
Editora: Edições Toth
Sinopse: Após a morte da mãe, Matilde ficou com a responsabilidade de continuar o seu ofício: ser curandeira. Cumpridora de uma promessa, a jovem viverá dedicada aos outros. Pelo caminho, encontra o amor, mas será suficiente para mudar de vida?
Em A Curadora, a autora conduz o leitor numa viagem à Bragança do século XII, destacando os Bragançãos, família relevante na edificação da cidade.
A Passagem de Nuno Amaral Jorge
Editora: Edições Trebaruna
Sinopse: Elias e Sara sabem-se de um modo que ninguém pode entender; vivem uma relação intensa, testada, como um jogo a fazer vibrar o corpo inteiro. Dessa vibração incomum surge Pedro. A vida é em pleno.
Até que se descobre que, apenas com um instante de dor e a despedida de um mundo, é possível acordar num outro mundo, o paraíso, repleto de perfeição e moldado ao mais profundo desejo de cada um dos que passam.
Ao percebê-lo, a Humanidade embarca numa série de suicídios em massa, permanecendo na Terra apenas dois tipos de humanos: os que recusam passar; e os que exigem que o paraíso seja para todos… ainda que não voluntariamente. Elias é um dos que se recusa, apesar de perder a mulher e o filho. Até quando conseguirá manter-se fiel à sua decisão? E porquê? Sucumbirá à solidão e à desumanização?
Rabo de Peixe de Helena Ales Pereira; Fotografia: Inês Subtil
Editora: Contraponto Editores
Sinopse: No dia 26 de maio de 2023, estreava, na Netflix, Rabo de Peixe. Dois dias depois, a série portuguesa era número 1 no top nacional da Netflix, onde se manteve ao longo de mais de dois meses, tornando-se assim a série mais vista de sempre em Portugal.
Além-fronteiras, chegou a mais de 190 países e, em mais 38, a história de quatro amigos que tentam escapar ao seu destino alcançou o top das séries mais vistas, acumulando mais de 45 milhões de horas de visualizações, segundo dados divulgados pela empresa em junho deste ano.
Mas como é que se chegou até aqui? Quem são as pessoas que criaram e interpretaram esta história? Como se parte de um acontecimento real para construir uma série de ficção que, em muitos aspetos, foi pioneira em Portugal?
Com recurso a fotografias inéditas, feitas durante as filmagens da primeira temporada de Rabo de Peixe, e a entrevistas à equipa que a produziu e realizou, ao longo de um ano, este livro leva-nos a conhecer os bastidores da série e o respetivo processo de criação. Desde o criador, Augusto Fraga, ao elenco, passando pelo diretor de fotografia, o diretor de arte, os figurinos e a caracterização, a música e os efeitos especiais, entre outros, ficamos a conhecer os segredos por trás do sucesso de Rabo de Peixe.
Uma Rapariga Francesa em Nova Iorque de Anna Adams
Editora: Edições Asa
Sinopse: Poderão os teus sonhos tornar-se mesmo realidade?
Maude Laurent é uma órfã entusiasta de 16 anos que ambiciona escapar da pequena cidade do norte de França onde foi criada, para se tornar uma estrela de ópera.
Um dia, um vídeo seu a cantar num café em Paris torna-se viral nas redes sociais, e surgem-lhe oportunidades para um futuro estrelato. Rapidamente, a jovem vê-se a trocar a vida rural francesa pelas luzes resplandecentes da cidade de Nova Iorque, através de um contrato com uma editora e uma promessa de que os seus sonhos se tornarão realidade.
Maude tem seis meses para provar o que vale no mundo da música, senão terá de voltar para a sua terra natal. No entanto, o seu parceiro na editora é irritante, rude e um pequeno problema nesta nova vida...
Matt, sendo uma estrela pop a fazer uma pausa na carreira, está determinado em forçar Maude a sair da sua zona de conforto.
À medida que Maude e Matt exploram Nova Iorque, terão de colocar as suas desavenças de lado para criarem a melodia perfeita.
O Canto do Melro A Vida do Padre José Martins Júnior de Raquel Varela
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Raquel Varela dá-nos a conhecer, na forma de romance, a vida e a obra de uma figura ímpar, o Padre José Martins Júnior, que, da Ribeira Seca na Madeira, atravessou a história global, do fim do feudalismo em pleno século xx às lutas anticoloniais, da teologia da libertação à resistência antifascista. Um lugar de confluência entre o império britânico e o português, onde não só a geografia, mas os tempos históricos discordantes, se encontraram, ao som da sanfona tocada por um padre que elevou o vocábulo «povo» ao lugar da Polis, da democracia, da liberdade.
Apoiada numa impressionante recolha - em arquivos, jornais, testemunhos e observação - realizada ao longo de uma década, a autora ficciona esta história, levando-nos ao quotidiano de José Martins Júnior, um humanista radical de coragem invulgar, em coerência com o mais puro ideário cristão.
Em plena Revolução dos Cravos, o Padre Martins antecipou a abolição do regime da colonia, apoiou a ocupação de terras pelos caseiros camponeses e recriou a democracia ateniense, 2500 anos depois, tirando Cristo da Cruz, elevando toda a população à condição de cidadãos. Quando no continente se lambiam as feridas da derrota da Revolução, na Ribeira Seca a revolução continuava.
A historiadora recupera, em ficção biográfica, temas como o pensamento livre, o lugar dos partidos - e da Igreja -, o espaço e a qualidade dos afetos, a importância das revoluções socialistas, o combate à tirania do mercado e ao despotismo do Estado, incluindo quando este se apresenta como social-liberalismo, e a centralidade do trabalho para a felicidade e a democracia social. A utopia não como um não lugar, inatingível, mas como sonho concreto, encarnado pelo Padre Martins.
Nesta história os tempos confundem-se, não acompanham nem o Sol nem a Lua, nem os meses do calendário. Na Ribeira Seca, em dezanove meses avançaram-se quinhentos anos; os pobres decidiram, os analfabetos falaram, os surdos tocaram e os ricos esconderam-se; os professores ensinaram, os médicos curaram e um padre foi cristão como Cristo, que mandou que nos amássemos uns aos outros.
A Beleza das Pequenas Coisas de Bernardo Mendonça
Editora: Oficina do Livro
Sinopse: Este livro reúne 50 poderosas conversas, com personalidades relevantes da nossa sociedade, num dos podcasts de maior referência do país. O primeiro a ser criado no jornal Expresso, em 2015. Da política, à literatura e à ciência; da filosofia, ao jornalismo, à Justiça e à religião; do teatro, à música e à arquitetura; do cinema, à sexualidade e ao humor, encontrará aqui conversas surpreendentes, necessárias e urgentes que nos confrontam e ajudam a refletir sobre humanidade, diversidade e a singularidade de cada um de nós.
Alberto Pimenta, Aldina Duarte, Alexandre Quintanilha, Álvaro Laborinho Lúcio, Álvaro Siza Vieira, Ana Paula Tavares, Ana Rocha de Sousa, Ana Zanatti, André Tecedeiro, António Barreto, Artur do Cruzeiro Seixas, Capicua, Catarina Vasconcelos, Celeste Rodrigues, Cláudia Lucas Chéu, Cláudia R. Sampaio, Cláudia Varejão, Djaimilia Pereira de Almeida, Dulce Maria Cardoso, Edite Estrela, Eduardo Lourenço, Fernanda Lapa, Francisca Van Dunem, Gabriela Moita, Gaya de Medeiros, Hilda de Paulo, Hugo van der Ding, Isabel Moreira, Isabél Zuaa, Isabela Figueiredo, João Grosso, Jorge Silva Melo, José Tolentino Mendonça, Lídia Jorge, Manuel Sobrinho Simões, Márcia, Maria Antónia Palla, Maria do Rosário Pedreira, Maria Filomena Mónica, Maria João Pires, Maria José Campos, Maria José Morgado, Maria Teresa Horta, Miguel Guilherme, Ney Matogrosso, Pilar del Rio, Rita Blanco, Susana Peralta, Valter Hugo Mãe e Vicente Jorge Silva.
Um poderoso livro sobre humanidade.
Invisível de Eloy Moreno; Tradução: Ana Rita Sintra
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Quem nunca sonhou ser invisível? E quem nunca desejou deixar de o ser, para que os outros nos vejam tal como somos?
Emotiva, surpreendente e diferente, esta história podia ser a de qualquer um de nós.
Um rapaz acorda no hospital após um acidente grave. Quando os pais lhe pedem para falar com uma psicóloga, ele explica-lhe que tudo aconteceu porque se tornou invisível e desenvolveu uma série de superpoderes. É então que começa a contar como tudo se passou…
Ele pega na sua mochila, desce as escadas e caminha para a escola. Poderia ter sido uma sexta-feira como qualquer outra, não fosse o teste de Matemática na última hora. E se, daquela vez, o rapaz tivesse dado outra resposta, talvez as coisas tivessem sido diferentes. Mas aquela resposta muda a sua vida.
De um dia para o outro, o seu mundo fica cheio de monstros: que vão e voltam, que magoam e humilham. E outros monstros que assistem a tudo e viram a cara. O rapaz sente a raiva crescer dentro dele, mas não sabe o que fazer com ela. Gostaria de se tornar um super-herói, de ter um superpoder capaz de impedir que se magoe novamente.
E, de repente, ele encontra esse poder, o poder da invisibilidade.
Grande Livro do Futebol Português: Anuário 2023/24 de zerozero
Editora: Cultura Editora
Sinopse: O Grande Livro do Futebol Português é um anuário que visa documentar, época a época, todo o universo do futebol nacional.
A cada ano, é feita uma homenagem a todos os clubes, associações, jogadores, treinadores e dirigentes que representam o futebol português, garantindo que a história não se perderá com o tempo.
Um livro inclusivo e que representa TODO O FUTEBOL português: na relva, no pavilhão ou na praia; jogado por clubes e seleções nacionais; praticado por homens e mulheres; desde as camadas jovens até às equipas principais; num âmbito distrital, nacional e internacional... O futebol de todos e para todos.
Os resultados, as classificações, os plantéis e as estatísticas que marcaram a época.
Carla Madeira - Obra Reunida de Carla Madeira
Editora: Particular Editora
Sinopse: Explore o universo literário de Carla Madeira, a autora lusófona do momento e uma das mais fascinantes vozes da literatura contemporânea. Nesta edição especial reúnem-se os três os romances da autora, Tudo É Rio, A Natureza da Mordida e Véspera, bem como uma dedicatória especialmente escrita para os leitores portugueses e ainda um texto inédito em Portugal: Fragmentos do que não se pode ter por inteiro.
Com prefácios dos consagrados autores Mia Couto, Luiz Antonio de Assis Brasil e Tatiana Salem Levy, esta coletânea convida a percorrer os labirintos existenciais traçados por Carla Madeira. As suas narrativas desbravam os verdadeiros sentidos do perdão, os poderes latentes do passado e os insondáveis limites da condição humana, sempre com uma escrita que pulsa vida e verdade a cada página.
Depois de honrada em Portugal com o prémio de livro, para Tudo É Rio, e de distinguida como melhor autora lusófona, Carla Madeira continua a encantar os leitores portugueses.
Eis uma oportunidade única para mergulhar em histórias que nos tocam a alma e nos levam a repensar as nossas próprias verdades.
Reimaginar os Nossos Futuros Juntos Um Novo Contrato Social da Educação de António Nóvoa
Editora: Leya Educação
Sinopse: Relatório da Comissão Internacional sobre Futuros da Educação.
Este relatório, elaborado ao longo de dois anos e baseado num processo de consulta global, que envolveu cerca de um milhão de pessoas, convida governos, instituições, organizações e cidadãos de todo o mundo a conceber um novo contrato social da educação que nos ajude a construir futuros de paz, justiça e sustentabilidade para todos.
As visões, princípios e propostas aqui apresentados constituem apenas um ponto de partida.
A sua tradução e contextualização implicam um esforço coletivo. Já existem muito exemplos promissões. Este relatório procura reforçá-los e desenvolvê-los. Não é nem um manual, nem um plano, mas antes uma abertura a um debate vital.
Antígona de Sófocles; Tradução: Marta Isabel de Oliveira Várzeas
Editora: Relógio D'Água
Sinopse: «Na verdade, com a representação do confronto entre Antígona e Creonte, a peça ia ao encontro das preocupações de uma democracia em construção e suscitava problemas prementes acerca da relação entre governantes e governados, acerca da relação entre a lei e a justiça e, portanto, acerca dos próprios fundamentos da pólis, isto é, da vida em sociedade. […] No imaginário do Ocidente, Antígona ficou para sempre como narrativa fundadora do despertar para uma certa consciência cívica e para a afirmação do indivíduo insubmisso perante a ameaça do poder autoritário e absoluto. E, no entanto, uma leitura atenta da tragédia mostra que a complexidade do que nela se joga — e quiçá a sua intemporalidade — tem que ver, antes de mais, com o facto de a oposição entre as duas principais figuras dramáticas não ser redutível a um debate de ideias, não ser tão-pouco redutível à esfera da ética ou da política. A marca trágica desse confronto insuperável tem raízes no ethos das personagens, isto é, no seu carácter, e numa demónica radicalização das suas vontades. É desta situação particular, na qual qualquer coisa de essencial acerca do humano se manifesta, que resulta a universalidade do drama sofocliano.»
Da introdução de Marta Várzeas
A Escada Secreta de Maureen Johnson
Editora: Desrotina
Sinopse: Stevie encontrou, finalmente, uma pista crucial sobre o chantagista que se esconde por trás do nome Cordialmente Cruel. Mas depois do trágico acidente de um colega, os pais retiram-na da escola, dizendo que é para a sua própria segurança e que ela tem de ultrapassar esta obsessão pelo crime. Agora que Stevie está longe da escola, dos seus túneis secretos e dos seus estranhos e cativantes amigos, começa a sentir-se desligada do resto do mundo. Pelo menos, não terá de voltar a ver David. O mesmo David que ela beijou e que lhe mentiu sobre a sua identidade e sobre ser o filho do desprezado político Edward King.
Porém, Edward King propõe-lhe um acordo: trazer Stevie de volta ao Instituto Ellingham em troca de ela ser simpática com David. Se Stevie estiver na escola, David comportar-se-á. Os enigmas tentadores por trás dos assassinatos de Ellingham ainda estão à espera de ser desvendados e Stevie sabe que está muito perto. Mas o caminho para a verdade tem mais voltas e reviravoltas do que ela pode imaginar — e seguir em frente envolve magoar alguém de quem gosta.
Emocionante e bem-humorada, Maureen Johnson mergulha mais uma vez no mundo macabro do Instituto Ellingham e proporciona emoções arrepiantes ao estilo de Agatha Christie.
Discursos Livro de bolso de Mark Twain
Editora: Tinta da China
Sinopse: Depois de esgotar em capa dura, nova edição, em formato de bolso, dos Discursos de Mark Twain.
Feriados nacionais, aniversários, banquetes, cerimónias de graduação ou grandes eventos de solidariedade — Mark Twain foi convidado para discursar em todas estas ocasiões. Sempre que o fazia, fosse para falar sobre cigarros ou impostos, chapéus ou direitos das mulheres, era um acontecimento, ou não se tratasse de um dos mais cómicos e sagazes oradores do teu tempo (e, quiçá, de sempre, embora ele tal- vez discordasse).
«Se eu vendesse ao leitor uma barrica de melaço e ele, em vez de adoçar o seu lauto jantar com este ingrediente a intervalos sensatos, devorasse o barril inteiro de uma só vez e depois me insultasse por ficar com dores de barriga, eu responder-lhe-ia que é muito bem feito, para ele aprender a usar com parcimónia as benesses que este mundo nos proporciona.
Do mesmo modo, se vendo ao leitor este volume de disparates, e ele, em vez de temperar as suas leituras mais sérias com um capítulo esporádico da minha prosa, nos momentos em que a sua mente lhe exige uma certa descontracção, opta por, insensatamente, empanturrar-se com vários capítulos seguidos de uma só vez, então merece ficar agoniado, e a culpa é dele e só dele.» — Mark Twain,
Prefácio Com tradução de Paulo Faria.
Educação e Liberdade de Eduardo Marçal Grilo
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Novo livro do autor de Salazar e a Educação no Estado Novo
Os principais acontecimentos políticos e as personalidades mais marcantes de um dos períodos mais ricos e conturbados da História de Portugal.
Os ventos de mudança no setor da Educação chegaram antes do final do Estado Novo. Mas com a revolução de Abril viveram-se tempos conturbados, só pacificados com muita coragem política. Sem condicionamentos políticos ou ideológicos, Eduardo Marçal Grilo traça um retrato vívido da Educação em Portugal na década de 1970.
Sempre Estivemos Aqui Memórias queer e muçulmanas de Samra Habib; Tradução: Bárbara Novais
Editora: Vírgula de Interrogação Editora
Sinopse: Como te encontras a ti própria quando o mundo te diz que não existes?
Samra Habib cresceu num mundo onde a sua identidade era um risco constante. Nascide no Paquistão como muçulmane ahmadi, viveu sob a ameaça de extremistas que viam a sua comunidade como uma afronta. A necessidade de se esconder e adaptar tornou-se uma parte essencial da sua vida.
Quando a sua família encontra refúgio no Canadá, Samra depara com um novo conjunto de desafios: preconceito, pobreza e um futuro traçado por um casamento arranjado. Sentindo-se incurralade, inicia uma busca desesperada por um espaço de liberdade e autoexpressão, onde possa alimentar o seu espírito criativo e feminista.
Muito mais do que um relato de superação, Sempre Estivemos Aqui é uma celebração do poder da autoaceitação e da construção de uma identidade, onde a fé, a arte, o amor e a sexualidade queer se interseccionam. Uma ode à coragem de ser quem realmente somos e ao poder de encontrar uma comunidade que nos acolhe e celebra por inteiro.
A Metamorfose de Franz Kafka; Ilustração: André Carrilho
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: «Quando uma manhã Gregor Samsa acordou de sonhos inquietos, viu-se na sua cama transformado num monstruoso inseto.»
Nesta que é uma das obras mais influentes da ficção literária do século XX, Kafka parte da terrível e inesperada transformação de Gregor para refletir sobre os temas que caracterizam toda a sua obra: a solidão, o comportamento do ser humano e a sua impotência quando confrontado com o absurdo, sem esquecer a frustração perante uma sociedade cada vez mais burocrática, opressora e desumanizada.
Com tradução irrepreensível da língua alemã por Álvaro Gonçalves, que assina também o prefácio, e ilustrações por mão de mestre de André Carrilho, esta é uma edição de excelência deste clássico.
Sant'Ana de Fátima Sousa
Editora: Edições Toth
Sinopse: Nordeste do Brasil, anos 1930/40. Isabela, a herdeira da fortuna Sant’Ana, é uma jovem cheia de planos e sonhos ao lado de David, mas vê tudo ser destruído na sua festa de décimo sexto aniversário, ao ser violentada por três dos seus melhores amigos, Bernardo, Luís e Hélder. Embora tenha sido salva por David e contar com seu apoio, Sara, a tutora de Bela, decide levá-la para longe da cidade para que possa se recuperar do trauma.
Doze anos depois, Bela regressa e, com a ajuda de Sara, elabora um plano de vingança para que seus atacantes sejam punidos. Porém, Bela não contava com David, agora médico da cidade. Além da culpa por não a ter protegido anos antes, ele ainda nutre os mesmos sentimentos por ela, só que agora qualquer envolvimento está fora de questão. Se ele souber a verdade por trás daquele plano, Bela tem a certeza de que ele irá odiá-la.
Bela seguirá em frente com a sua vingança?
Fomos Mais do que um Erro de Raul Minh'alma
Editora: Manuscrito Editora
Sinopse: No final de contas, é melhor nada do que só metade.
Quando Benedita chega à Herdade do Aragão, acompanhada pelo namorado que se prepara para fechar um grande negócio, está longe de imaginar que aquele lugar vai mudar a sua vida para sempre. A viver um relacionamento tóxico, mas incapaz de sair dele, vê-se mergulhada num dilema quando conhece Pedro, o tratador de cavalos da herdade.
De poucas palavras, olhar misterioso e ar arrogante, Pedro parece reunir vários sinais de que seria um erro Benedita aproximar-se. Só que há algo nele que a atrai, mais do que ela gostaria. Talvez por perceber que, por trás daquele ar insensível, existe um bom coração que o passado marcado pela violência acabou por esconder.
Há pessoas que têm mesmo de entrar na nossa vida e há pessoas que não podem mesmo ficar nela para podermos ser felizes. Será Benedita capaz de perceber qual é qual?
Raul Minh’alma, o autor português mais vendido da atualidade, traz-nos mais uma história de amor comovente, como tão bem nos habituou. Desta vez, transporta-nos até um ambiente inspirador de herdade onde os cavalos e o calor do verão têm um papel principal. Prepare-se para se emocionar nesta viagem até à Herdade do Aragão.
O Mais Velho Surfista do Atlântico Uma história do surfing nos Açores de Pedro Arruda
Editora: Tinta da China
Sinopse: O surfing - conjunto de modalidades praticadas nas ondas - tem a sua origem no Pacífico, mais concretamente no Havai. Terá sido oferecido ao mundo por um jovem nadador havaiano chamado Duke Kahanamoku nos primeiros anos do século XX, espalhando-se por todos os mares na efervescência do pósguerra.
Mas e se não for bem assim? E se o primeiro contacto de europeus com o Havai for anterior à chegada do Capitão Cook e for na verdade da responsabilidade de baleeiros açorianos? O Mais Velho Surfista do Atlântico apresenta-nos um neto de açorianos chamado George Cunha, que acompanhou Duke nas suas primeiras tournées por outras paragens, fazendo dos Açores um dos primeiros berços do «desporto dos reis havaianos».
É um livro que nos leva desde a chegada dos primeiros açorianos ao Havai até aos dias de hoje, percorrendo dois séculos da história das relações entre os dois arquipélagos e de uma modalidade desportiva que hoje toda a gente conhece.
Os Grandes Impérios da Antiguidade de Thomas Harrison
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Do Mediterrâneo à China, esta obra analisa dez grandes impérios, abarcando o Império Novo do Egito; o Império Hitita; os impérios da Assíria e da Babilónia; o Primeiro Império Persa; o Império Ateniense; o império de Alexandre e sucessores; os impérios Parta e Primitivo Sassânida; o Império Romano; e os impérios primitivos do Sul da Ásia e da China. A relação entre eles, geográfica e cronologicamente, é uma ligação complexa de rivalidade, sucessão e assimilação.
A obra explora a origem, a ascensão e o declínio de cada império e o seu impacto na sociedade da época e posteriores. Os autores abordam ainda os governantes que ajudaram a moldar esta história, como os faraós guerreiros Tutemés e Ramsés II, no Egito, o primeiro imperador da China, que tentou desesperadamente enganar a morte, ou o brilhante imperador romano Augusto, que criou o império mais poderoso do mundo.
A importância destas sociedades e das suas figuras de proa não terminou com o seu desaparecimento físico, tendo-se perpetuado ao longo dos séculos, e ainda hoje a sua noção de imperialismo e de poder, por exemplo, tem influência na política de muitas nações.
O Mundo Negro de Maria Antonieta de Fonseca Alves
Editora: Mosaico de Palavras
Sinopse: Maria Antonieta foi rainha consorte da França entre 1774 e 1792, por casamento com o delfim de França, posteriormente o rei Luís XVI. Caído em desgraça devido à Revolução Francesa iniciada com a tomada da Bastilha em 14 de Julho de 1789, o casal real viu o poder e o fausto desvanecerem-se e darem lugar aos horrores da prisão, primeiro nas Tulherias e, de seguida, na Torre do Templo, donde Luís XVI sairia para ser julgado e guilhotinado. Maria Antonieta, a viúva Capeto, como passou a ser nomeada, desceria então o degrau final da desgraça ao ser encarcerada na prisão da Conciergerie.
É nestes dois locais de prisão que a vamos encontrar, na narrativa de Fonseca Alves. Vilipendiada, humilhada, insultada, depois julgada e condenada sem que os seus dois advogados de defesa, Tronson du Coudray e Chauveau-Lagarde, tivessem total liberdade para construírem um processo de defesa eficaz, Maria Antonieta revela então toda a sua dignidade e força de carácter, respondendo firmemente quando acusada de, com o rei seu marido, ter enganado o povo da França: "Sim, o povo tem sido enganado, tem sido cruelmente enganado, mas não por meu marido ou eu".
O grande mérito desta obra reside aqui: a denúncia da traição feita pelos próprios revolucionários aos princípios originais de cada revolução. Os exemplos abundam: Lenine, Estaline, Fidel Castro, os libertadores africanos e asiáticos, etc. A vítima principal é sempre o mesmo: o povo.
Educar Através da Arte Rumo a uma escola imaginada de Vicente Blanco e Salvador Cidrás
Editora: Kalandraka
Sinopse: A arte como ação criadora é o núcleo deste ensaio de Vicente Blanco e Salvador Cidrás, artistas e docentes universitários, especializados na formação de professores. Direcionado não apenas para estes profissionais, mas também para todos os interessados na educação e arte, os autores tecem nele um modelo de trabalho orientado para instigar mudanças no sistema educativo, com enfoque no ensino artístico.
A partir de experiências concretas na sala de aula, no intuito de balizar as crenças e as problemáticas metodológicas instituídas e inibidoras da criatividade e do desenvolvimento pessoal, Blanco e Cidrás defendem alternativas que valorizem a diversidade e a diferença, o espírito crítico e a autonomia dos discentes, ao mesmo tempo que demonstram que é possível transformar o mundo, servindo-se muito simplesmente de papel ou barro, desenho ou colagens, mas acima de tudo da imaginação.
Direitas Velhas, Direitas Novas Ensaio histórico sobre a extrema-direita no pós-Segunda Guerra Mundial de Fernando Rosas
Editora: Tinta da China
Sinopse: Este é um livro sobre a história das ideias políticas. Mais concretamente, sobre a história das ideias da extrema-direita na Europa ocidental do pós-Segunda Guerra Mundial. Como sobreviveram, se adaptaram ou se transformaram após a derrota dos fascismos — o seu cânone ideológico — em 1945.
Em Direitas Velhas, Direitas Novas, o historiador Fernando Rosas analisa a evolução das organizações da extrema-direita herdeiras do fascismo paradigmático dos anos 30 e 40, nos seus contextos históricos, económico-sociais, políticos e culturais. Assim podemos compreender as permanências e as mudanças, as divisões e as reunificações, os anos de marginalidade e recuo, e os períodos — sempre inesperados — de reemergência. E podemos, finalmente, responder à questão controversa e por demais actual sobre a natureza, as origens e os perigos da extrema-direita emergente.
Nos momentos cruciais de crise, de regressão e de decadência das instituições e das referências ideológicas, as direitas velhas e as novas extremas-direitas reencontram-se ciclicamente para salvaguardar privilégios e impor pela força as soluções a que a resistência política e social faz frente. Sinopse curta: Este é um livro sobre a história das ideias políticas. Mais concretamente, sobre a história das ideias da extrema-direita na Europa ocidental do pós-Segunda Guerra Mundial.
A pergunta é: de onde vêm e como evoluem as correntes de extrema-direita que conhecemos hoje em dia?
Twisted Hate Edição Especial de Ana Huang
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Arrebatador, secreto, ardente. Intenso, impetuoso, explosivo.
Um romance de inimigos com benefícios como nunca antes leu.
Josh Chen é capaz de encantar qualquer pessoa… exceto Jules Ambrose. A bela ruiva tem sido um espinho encravado desde que se conheceram, mas o certo é que domina os seus pensamentos de uma forma que nenhuma outra mulher alguma vez conseguiu… Quando a animosidade explode numa noite inesquecível, Josh arranja uma solução para a eliminar do seu corpo e mente de uma vez por todas: uma proposta de inimigos com benefícios com regras muito simples. Sem ciúmes. Sem amarras. E absolutamente nada de se apaixonar.
O encontro dos dois é um encontro feito no inferno. E quando os demónios do seu passado os alcançam, eles têm de enfrentar verdades capazes de os salvar… ou destruir tudo aquilo por que lutaram.
De que Falamos quando Falamos de Direita? de Jaime Nogueira Pinto
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Porque é que «a permanente reductio ad hitlerum de todas as direitas» nunca é «acompanhada por uma correspondente reductio ad stalinum de todas as esquerdas»? Para Jaime Nogueira Pinto a resposta está no longo tempo de domínio cultural da Esquerda no mundo euroamericano, particularmente em Portugal, onde esse domínio é até anterior à revolução, e no consequente desconhecimento da história e do pensamento de uma Direita quase sempre amalgamada e definida pelos seus inimigos.
Mas, afinal, o que é que define a Direita? Haverá um núcleo duro identitário, um pessimismo antropológico à Maquiavel ou uma consciência da persistência do pecado original na natureza humana que a definam como um todo contra o suposto optimismo antropológico à Rousseau da Esquerda? Ou será a sua identificação como Direita - e a sua demarcação da Esquerda - quase sempre feita de alianças circunstanciais perante inimigos ou um inimigo principal?
Numa viagem ao longo da História, Jaime Nogueira Pinto reflecte sobre as diferentes famílias políticas direitistas e traça a filiação das novas direitas populares, confrontando-as com os movimentos fascistas de há um século.
A Deusa Ardente de R.F. Kuang
Editora: Desrotina
Sinopse: O último volume da saga de fantasia épica transportar-te-á para uma luta brutal, cheia de traições e intrigas.
Depois de salvar a nação de invasores estrangeiros e lutar contra a malvada Imperatriz Su Daji numa guerra civil brutal, Rin foi traída pelos seus maiores aliados e deixada para morrer.
Apesar das perdas, Rin não desiste daqueles por quem tanto sacrificou: o povo das províncias do Sul e, especialmente, de Tikany - a aldeia onde cresceu. De volta às raízes, Rin enfrenta desafios difíceis e oportunidades inesperadas. Embora os seus novos aliados na liderança da Coligação Sulista sejam astutos e indignos de confiança, Rin rapidamente percebe que o verdadeiro poder em Nikan está nos milhões de pessoas comuns sedentas de vingança e que a veneram como se fosse uma deusa da salvação.
Apoiada pelas massas e pelo seu Exército do Sul, Rin usará todas as armas para derrotar a República do Dragão, os hesperianos colonizadores e todos os que ameaçam as artes xamânicas e os seus praticantes. À medida que o seu poder e a sua influência crescem, será Rin forte o suficiente para resistir aos sussurros cada vez mais insistentes da Fénix, ordenando que ela queime o mundo e tudo o que há nele?
A jornada de magia, poder e loucura de Rin chega ao ápice, e a jovem xamã encontra o seu destino - apoteótico, catastrófico e inesquecível.
cardapio.pt @ 20-11-2024 08:55:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros