Novidades Livros (27 de Março a 2 de Abril de 2025)

cardapio.pt @ 25-3-2025 09:15:00

Cartas para a Vila Berta de Miguel Esteves Cardoso

Editora: Bertrand Editora

Sinopse: Quem foi Miguel Esteves Cardoso, dos 20 aos 24 anos? Tudo quanto sentiu e pensou está aqui, pelo punho do próprio, ou batido numa Olivetti Lettera32, no pós-25 de Abril, a partir de Manchester, onde se licenciou em Estudos Políticos com nota máxima e, mais tarde, se doutorou em Filosofia Política, com igual distinção.

Durante quatro anos, MEC escreveu quase todos os dias ao amigo Carlos Vilela, desde Inglaterra. Mas este nunca lhe respondeu. Foram dezenas de cartas de Miguel para Carlos, que morava na Vila Berta, em Lisboa, e nenhuma de Carlos para Miguel, desterrado em Manchester. Mas MEC, então como hoje, nunca parou de escrever, porque sempre soube ser esse o seu destino. E muito daquilo por que viria a ser reconhecido estava já nas missivas que compõem este livro e que se mantiveram inéditas durante quase meio século.

Nestas páginas, que poderiam representar um primeiro volume da autobiografia de Miguel Esteves Cardoso, o autor confessa o inconfessável, como apenas entre amigos se faz, para lá de exercitar o pensamento, a retórica e a excentricidade que, percebe-se aqui, sempre o distinguiram. Em Cartas para a Vila Berta estão a obsessão com a foleirice, a crueldade juvenil em relação à miséria dos outros, o gosto por ser discriminatório, as opiniões políticas controversas, de Salazar a Mussolini, o início da colaboração com jornais, uma entrevista a Leonard Cohen, um passeio pela Escócia, o desprezo por quase todos os autores portugueses, o terror quanto a uma possível paternidade com uma senhora irlandesa, o gosto por gastar dinheiro, por álcool e anfetaminas, o casamento com a mãe das filhas e o nascer de uma irreprimível paixão por Portugal, entre muitos outros temas.

Esforçando-se por ir às aulas e lutando para, aos 21 anos, organizar a sua poesia completa, fruto da seleção dos melhores poemas de onze livros (à data de hoje, todos inéditos), Cartas para a Vila Berta pode ser lido também como um brilhante romance de formação sobre a obsessão de um jovem por outro. Marcado por grande liberdade formal, e escrito em jeito de diário, nele se acompanha o jovem Miguel Cardoso, as suas angústias e confissões, bem como uma enorme vontade de regresso e desforra.

Espuma das Madrugadas de Lídia Praça

Editora: Editorial Novembro

Sinopse: «Espuma das Madrugadas é um livro de questionamento, sobre a atmosfera poética e introspectiva:

Lídia Praça captura a magia da madrugada, criando uma sensação quase onírica. A descrição da transição entre vigília e sonho é delicada e envolvente, convidando-nos a mergulhar nesse estado de suspensão entre o real e o imaginário.

As metáforas são bem escolhidas e reforçam a sensação de leveza e transcendência.

O texto, poético, mantém um fio condutor claro: a madrugada como um portal para a criatividade e para um encontro profundo com a própria essência.

A obra de Lídia Praça tem uma qualidade reflexiva e sensível, bem adequada a um ensaio poético ou a uma introdução a um diário de escrita noturna.»

A Última Ilusão de Pedro Miguel Ribeiro

Editora: Suma de Letras

Sinopse: E se o melhor ilusionista da história fosse português? E se decidisse fazer o último espetáculo da sua carreira na sua cidade natal, em Braga? E se, durante esse espetáculo inigualável, fizesse desaparecer uma pessoa e esta nunca mais aparecesse?

Mais do que um policial, Pedro Miguel Ribeiro oferece-nos uma história sobre ilusão e desilusão, sobre o peso daquilo que é dito, mas sobretudo daquilo que fica por dizer. Sobre julgamentos: terrestres ou divinos. E sobre aparências. As tais que, como quase sempre, iludem.

Com raízes na realidade, o autor propõe uma viagem fantástica entre locais reais e imaginários. Entre o passado e o presente, entre a linguagem literária e a do cinema.

O Problema Final de Arturo Pérez-Reverte

Editora: Edições Asa

Sinopse: Arturo Pérez-Reverte está de regresso e traz-nos um enigma invulgar. O Problema Final é mais do que um desafio entre assassino e detetive. É um duelo de inteligências entre escritor e leitor.

Junho de 1960. Numa ilha paradisíaca ao largo de Corfu, nove pessoas ficam isoladas devido a uma violenta tempestade. Nada faz prever o que está prestes a acontecer: Edith Mander, uma turista inglesa discreta, aparece morta no pavilhão da praia. o que à partida parece um suicídio, esconde, afinal, algo mais - pistas tão subtis que são impercetíveis para todos, exceto para Hopalong Basil, um ator conhecido por interpretar o mais célebre detetive de todos os tempos.

Apenas ele, habituado a aplicar no cinema as habilidades dedutivas de Sherlock Holmes, poderá desvendar este mistério. Numa ilha de onde ninguém pode sair e a que ninguém pode chegar, inevitavelmente todos acabarão por se tornar suspeitos.

Um fascinante romance-enigma, onde a literatura policial se funde de forma extraordinária com a vida.


D. Carlota Joaquina Entre o dever e a transgressão de Maria de Deus Beites Manso e Maria Fernanda Matias

Editora: PARSIFAL

Sinopse: Apresentada tradicionalmente como uma mulher sem escrúpulos, ambiciosa e hostil a Portugal, Carlota Joaquina é ainda hoje uma das mais controversas figuras da história. Com apenas dez anos de idade, chegou a Lisboa casada com o futuro D. João VI, sendo de imediato objecto de escrutínio geral - por parte da corte, da nobreza, da burguesia e do povo, que viam na infanta espanhola um instrumento ao serviço do seu país.

Numa época marcada por grandes convulsões na Europa e no mundo, Carlota Joaquina desde cedo demonstrou sentido de dever, visão estratégica e capacidade de liderança, não temendo afirmar a sua autoridade e de exercer o poder e os direitos inerentes à condição de rainha consorte.

Resultado de profunda e rigorosa investigação, esta obra rejeita simplificações e narrativas baseadas em preconceitos, convidando os leitores à reflexão sobre os limites do poder e as ambiguidades da condição feminina.

Não pretendendo reabilitar ou glorificar uma das mais complexas figuras da História de Portugal, D. Carlota Joaquina - Entre o Dever e a Transgressão analisa a princesa do Brasil a partir de um novo prisma e enquadra o seu comportamento e a sua acção num contexto mais amplo, num esforço de compreender a rainha e a mulher na sua pluralidade.

Estive Aqui e Lembrei-me de Nós Uma história sobre turismo, trabalho e classe de Anna Pacheco; Tradução: Rita Custódio e Àlex Tarradellas

Editora: Objectiva

Sinopse: O turismo mudou a face das nossas cidades e foi um verdadeiro motor económico para vários países nos últimos anos. No entanto, teve efeitos indesejados e, hoje, o modelo de negócio promovido e praticado por este setor é obviamente insustentável.

Neste livro, a jornalista Anna Pacheco explora as contradições entre o luxo que os hotéis de cinco estrelas vendem aos seus clientes e a realidade social, económica e laboral de quem neles trabalha. Um misto de trabalho de campo antropológico, crónica e ensaio, Estive Aqui e Lembrei-me de Nós é uma radiografia brilhante da relação entre turismo de luxo, exploração laboral e os sonhos da classe média sob a égide do capitalismo selvagem.

Anna dos olhos verdes de Sveva Casati Modignani

Editora: Porto Editora

Sinopse: O primeiro romance da autora, inédito em Portugal

Numa manhã fria de janeiro em Milão, acontece o funeral de Cesare Boldrani, um dos homens mais ricos, poderosos e misteriosos do país. Anna Boldrani, sua única filha e herdeira do vasto património Boldrani, atrai os olhares atentos dos presentes na cerimónia. Com a morte do pai, Anna passa a encabeçar um dos mais vastos impérios económicos e é obrigada a enfrentar não só o seu próprio passado, mas também os segredos obscuros e as reviravoltas dramáticas que envolvem a vida de Cesare.

À medida que Anna assume o seu novo papel como herdeira, vê-se envolvida num jogo de intrigas que abala todas as fundações da sua identidade. Entre mistérios e descobertas, surge a pergunta: será Cesare realmente pai de Anna?

Uma trama envolvente e fascinante que prende o leitor do início ao fim.

Amanhecer na Ceifa The Hunger Games de Suzanne Collins; Tradução: Jaime Araújo

Editora: Editorial Presença

Sinopse: O tão aguardado quinto livro da série Os Jogos da Fome.

O dia dos Quinquagésimos Jogos da Fome amanhece e o medo apodera-se dos distritos de Panem. Esteano, em honra do segundo Quarteirão, todos os distritos devem enviar o dobro dos tributos aos Jogos.

No Distrito 12, Haymitch Abernathy tenta não pensar demasiado nas suas probabilidades. Tudo o que lhe interessa é que o dia passe para poder estar com a rapariga que ama.

Quando o nome de Haymitch é chamado, ele sente todos os seus sonhos desvanecerem-se. É afastado da sua família e do seu amor, e enviado para o Capitólio com os outros três tributos do Distrito 12: uma amiga, que é quase como uma irmã mais nova para ele, um rapaz obcecado por jogos de azar e a rapariga mais convencida da cidade. Quando os Jogos começam, Haymitch percebe que foi preparado para falhar.

Mas há algo nele que quer lutar… e fazer com que essa luta ecoe muito para além da arena mortal.

Borboleta de Madeleine Pereira

Editora: Edições Asa

Sinopse: "Ei, Madeleine, é óbvio que você é portuguesa, você até tem Pereira no apelido."

Constantemente trazida de volta às suas origens, o conhecimento de Madeleine sobre Portugal limita-se a Cristiano Ronaldo, piadas xenófobas sobre o Guesh e a língua, mesmo assim, algo que o seu pai lhe transmitiu. Mas este último, chegou a França aos doze anos, recusou-se a vida toda a falar do seu país natal e da sua infância sob a ditadura...

Como resultado, Madeleine mal sabe que Salazar era um ditador e não apenas um bruxo malvado em Harry Potter. Porém Madeleine sente uma necessidade profunda de se reconectar com suas raízes, e se seu pai não quiser ajudar, então ela terá de procurar respostas em outro lugar. Começando pelos muitos amigos, imigrantes portugueses, que têm.

Da região de Paris a Lisboa, Madeleine vai recolhendo as suas histórias de vida. Aos poucos, traça o fio da história de Portugal e, através dele, tenta conhecer mais sobre si mesma.


Influência no Trabalho Captar a atenção, estabelecer ligação com os outros, convencer as pessoas a agir de Steve J. Martin; Tradução: Salomé Castro

Editora: Vogais

Sinopse: Para se ser bem-sucedido no trabalho, tem de se ser influente no trabalho. Para isso, é imprescindível compreender como funcionam as regras da influência: não só as impostas pela lógica, economia e política da empresa, mas também as que não são ditas - as regras silenciosas que pairam sobre todos e têm um enorme impacto sobre quem é ouvido e quem é ignorado, e sobre aquilo que é feito. Reconhecê-las é fundamental para o sucesso.

Steve J. Martin, autor bestseller e CEO da Influence at Work, apresenta, de forma criteriosa e baseada na sua experiência prática, essas regras. Mostra também o caminho para as utilizar de forma eficaz com o intuito de chamar a atenção, estabelecer ligações com os outros, conquistar os céticos, influenciar os indecisos e motivar toda a gente a agir.

Influência no Trabalho é um novo e imprescindível guia para um tema que acompanha a sociedade desde sempre: o que é a influência, porque é importante e como deve ser utilizada de forma sensata e ética.

O Despertar da Lua Caída de Sarah A. Parker

Editora: Marcador

Sinopse: Como assassina rebelde, o objetivo de Raeve é acabar a sua missão e nunca ser apanhada. Acontece que quando um caçador de recompensas rival vira o seu mundo de pernas para o ar, ela dá por si prisioneira da Guilda dos Nobres, uma organização de elementais poderosos que pretende fazer dela um exemplo. Só a morte a pode libertar.

Devastado por uma terrível perda, o cavaleiro de dragões Kaan Vaegor decapitou um rei e usurpou a sua coroa. Agora, a sua busca incansável para recolher fragmentos lunares leva-o à prisão da cidade, onde encontra uma Raeve acorrentada, com raiva nos olhos e sangue nas mãos. Juntos, têm de descobrir uma verdade que ameaça tudo fazer ruir - o mundo e eles próprios.

José Mário Branco Entrevistas para a imprensa (1970-2019) de Ricardo Andrade, Hugo Castro e António Branco

Editora: Tinta da China

Sinopse: «O artista não é o autor do futuro, é um resultado do futuro.» — José Mário Branco

Reunindo 119 entrevistas para a imprensa, esta obra torna acessível a invulgar dimensão autorreflexiva de José Mário Branco ao longo de 49 dos mais de 50 anos de atividade musical.

Nestas conversas, aqui organizadas cronologicamente (1970-2019), percorrem-se vários temas essenciais no percurso de um dos mais destacados músicos e compositores de Portugal: desde questões mais especificamente musicais, como as transformações estilísticas dos repertórios musicais, o universo da gravação fonográfica e a reflexão sobre as funções sociais da canção, a outras mais abrangentes, como a atividade política, os sucessos e os fracassos das várias esquerdas, os vários obstáculos ao longo do percurso e o enveredar por outras áreas artísticas, com destaque para o teatro e o cinema.

Não Basta Fechar a Boca! Como perder peso e ganhar saúde de Eva Lau

Editora: Contraponto Editores

Sinopse: Numa sociedade que está obcecada com a imagem, e em que viver com excesso de peso ou obesidade significa enfrentar olhares e julgamentos, há quem faça dietas impossíveis de manter, num ciclo interminável de perder e recuperar peso. Se é uma dessas pessoas, tem nas mãos o livro certo, aquele que lhe mostra por que razão «fechar a boca» não é suficiente - e o que realmente funciona.

Reconhecendo que há inúmeros fatores que devem ser considerados na obesidade, Eva Lau, médica endocrinologista com anos de prática no tratamento da obesidade, desconstrói mitos e partilha agora muitas estratégias para o dia a dia, que nos ajudam a:

• compreender e controlar o apetite;

• evitar o efeito ioiô e manter os resultados a longo prazo;

• traçar objetivos realistas e alcançáveis;

• não ser refém da herança genética;

• aprender a escolher e a combinar alimentos.

Num livro acessível, empático e que se adapta a todas as pessoas, a autora não só nos dá uma compreensão realista, científica e abrangente da obesidade como impulsiona a mudança que muitos perseguem há anos: perder peso e ganhar saúde, um processo que pode, e deve, ser feito sem culpa.

Promete que Não Promise me Not de Meagan Brandy

Editora: Clube do Autor

Sinopse: O amor verdadeiro pode reconstruir-nos para sempre.

O meu sonho era claro e as peças foram-se encaixando na perfeição. Até que ela apareceu.

Nunca tive a intenção de me apaixonar pela irmã mais nova do meu amigo. Quando percebi, já era demasiado tarde. Apaixonei-me por uma rapariga que pertence a outro homem.

Não consigo competir com um fantasma e o coração dela está enterrado junto com o rapaz a quem o deu. O pai do seu filho por nascer. Em vez de lutar por algo que ela não me pode dar, faço o possível por ser o seu ombro amigo, mas depois aparece o bebé e tudo muda.

Ela quer que eu me afaste e me concentre na carreira desportiva, mas não consigo porque agora tenho outro sonho — um que envolve construir uma vida com eles.


A Ave e o Coração de Pedra de Carissa Broadbent

Editora: Clube do Autor

Sinopse: Mundo mágico sombrio, perigoso e fascinante. Duas almas destroçadas que acreditam que nada as pode curar. A escolha dilacerante entre a luz da redenção e um amor sombrio que desafia os próprios deuses.

Mische ficou sem nada quando foi Transformada em vampira. Perdeu a casa, a humanidade e o amor do deus do sol a quem tinha dedicado a vida.

Condenada à morte por ter assassinado o príncipe vampiro que a Transformou, é salva por Asar, um príncipe da Casa das Sombras com um passado brutal. Mas tem pela frente uma missão pior do que a execução - ressuscitar o próprio deus da morte.

O castigo pode, no entanto, ser a sua salvação. O deus do sol incita-a a ajudar Asar, apenas para o trair depois.

Na arriscada jornada pelo submundo, Mische e Asar enfrentam provas traiçoeiras, bestas e deuses vingativos. O mais perigoso, no entanto, é o apelo sedutor das trevas - e a sua atração proibida, que ameaça desencadear a ira dos deuses.

Entrelaçada em Ti Obra do Destino - Livro 1 de Christina Lauren

Editora: Dom Quixote

Sinopse: Ren nunca pegou num iPhone, pesquisou no Google a resposta a uma pergunta ou seguiu uma paixão nas redes sociais. O que ela fez: leu um livro ou dois, ou três (está bem, pronto, centenas), aprendeu a pintar sozinha e construiu um sistema de energia eólica a partir do zero. Mas, apesar de todos os livros que leu, Ren nunca encontrou um que ensinasse uma mulher, criada numa herdade e afastada da Internet durante a maior parte dos seus vinte e dois anos, a viver no mundo real. Por isso, quando ela realiza o seu sonho de frequentar o Corona College, parece que a sua vida vai finalmente começar.

Fitz tem o resto da sua vida planeado: formar-se em Corona com as melhores notas, manter o seu registo criminal limpo e fazer-se passar pelo jogador rico e bonito que todos pensam que ele é. a poucos meses de cumprir o primeiro passo dos seus planos, Ren Gylden, com o seu cabelo loiro em cascata e o seu cérebro enciclopédico, entra na sua vida e, pela primeira vez, o plano de Fitz fica em perigo. Mas um simples trabalho no seminário de imunologia muda o curso da vida de ambos e, de repente, veem-se catapultados para uma viagem que os levará nas direções mais inesperadas. Quando estão na estrada, o mundo muda de alguma forma e o par improvável percebe que, talvez, a chave para os sonhos, que ambos perseguem, tenha estado sempre ao lado deles.

A dupla de autoras bestseller do New York Times, Christina Lauren, criou uma imagem moderna, espirituosa e profundamente romântica da princesa na torre, para qualquer pessoa que já tenha desejado soltar o cabelo.

Diogo Alves - Serial Killer de Luís Pedro Cabral

Editora: Casa das Letras

Sinopse: O romance inspirado na vida real do assassino em série que matou dezenas de inocentes. A mente do criminoso que chocou a sociedade portuguesa do séc. XIX.

Diogo Alves parecia não poder queixar-se do seu destino, e a certa altura chegou mesmo a convencer-se de que o mundo estava ao seu alcance. Chegara inseguro e inexperiente, vindo da Galiza, à capital do império português; mas agora, passados alguns anos, deixara de ser o aprendiz de cavalariça e era um respeitável condutor de carruagens, com trabalho assegurado nalgumas das melhores famílias. Discreto, trabalhador e obediente, assim subira na escada social e tornara-se membro honorário da sociedade lisboeta do início do século XIX.

Na verdade, ninguém podia saber que Diogo não era o que parecia ser, e que no seu íntimo habitava uma personalidade perturbada. Só Gertrudes Maria, mais conhecida por Parreirinha, detectou no fundo daqueles olhos azuis um enorme desejo de transgressão violenta. Seria mesmo na taberna dela, lá para os lados de Palhavã, que Diogo selaria o seu destino, ao cruzar-se com um velho bêbado que, sem o saber, lhe abriria em definitivo as portas do crime e da perdição.

Depois do seu primeiro livro, Luís Pedro Cabral regressa com Diogo Alves - Serial Killer, um romance histórico que conta a verdadeira história do primeiro serial killer português, o famoso assassino do Aqueduto das Águas Livres.

Cruzando realidade e ficção - entrelaçando os dados biográficos conhecidos da figura, com a recriação da sua voz interior - este livro vem-nos lembrar de uma das personagens mais sinistras da história de Portugal.

Espírito Shaolin Os 12 princípios milenares para dominar corpo e mente de Shi Heng Yi

Editora: Lua de Papel

Sinopse: Um lendário Mestre Shaolin partilha a sabedoria e a filosofia de uma tradição milenar, que conquistou milhões de pessoas em todo o mundo.

Sempre que ouvimos a palavra Shaolin, lembramo-nos imediatamente dos filmes de Kung Fu e de guerreiros a projetarem-se pelos ares. Na verdade, o que a palavra representa vai muito além das artes marciais. Com raízes no Zen e no Taoísmo, traduz-se em primeiro lugar num método para reconectar o corpo e a mente, através de movimentos meditativos e do cultivo de virtudes essenciais como a Disciplina e a Perseverança.

Neste livro, Shi Heng Yi, fundador do Templo Shaolin Europe e discípulo do Templo Shaolin de Songshan, revela-nos os segredos da prática contemplativa que está na base do Espírito Shaolin, uma via que já tem mais de 1500 anos e que ainda hoje nos pode ser extremamente útil.

O autor, que conhece bem as provações da vida moderna, ensina aqui doze práticas chave. Ao incorporá-las no nosso dia a dia, podemos relaxar, dormir melhor e aperfeiçoar as nossas relações pessoais e processos de decisão. Paralelamente, desenvolvemos capacidades físicas como o equilíbrio, a força e a flexibilidade, embarcando num caminho poderoso para a compreensão e domínio de nós próprios.

Como Reconstruir um Coração Partido Guia prático para ultrapassar o fim de uma relação e voltar a amar de Joana Gentil Martins

Editora: Planeta

Sinopse: «"SERÁ QUE FUI EU O PROBLEMA?", "Será que vou conseguir amar e ser amada outra vez?", "Será que não sou suficientemente boa?" ou "Será que esta dor vai passar algum dia?".**

Todas estas perguntas são naturais e fazem parte do processo de luto, portanto, eu quero ajudar-te a encontrar as respostas para elas. Mas, acalmando já o teu coração (que agora pode estar partido, e faz com que tudo pareça impossível, embora se vá recompor): tu não és um problema. A dor vai passar, tu és suficiente, sim, e vais amar e ser amada de novo.»

O fim de um relacionamento pode ser um dos momentos mais difíceis da vida de qualquer um de nós - com muitos questionamentos, dor e incertezas -, mas também uma oportunidade única de transformação e crescimento pessoal. Porque é sempre possível voltar a amar.

Neste guia prático, a psicóloga e autora best-seller Joana Gentil Martins vai ajudar-te a entender que tipo de relação tens e o que te prende a ela, como superares a perda e os pensamentos negativos que te assaltam, como reconstruíres o teu coração partido e encontrares a pessoa certa para ti. Tudo isto através de dicas, reflexões e exercícios práticos, baseados em estudos científicos atualizados.

INCLUI DESAFIO DE 30 DIAS PARA ULTRAPASSAR O FIM DE UMA RELAÇÃO


Refeições em 30 Minutos - Air Fryer Saudável Bored of Lunch de Nathan Anthony

Edição: Marcador

Sinopse: Nathan criou o seu blogue sobre comida durante o confinamento para que as pessoas cozinhassem, comessem de forma mais saudável e tivessem algo em que se concentrar durante a pandemia. A comunidade Bored of Lunch tem mais de 4 milhões de seguidores e subscritores online. Os seus 4 livros de receitas já venderam mais de 1,5 milhões de exemplares.

- Poupar tempo e dinheiro aos leitores é o principal foco de 30 minute meals. Uma versão ainda mais prática do livro anterior.

- Um dos pontos fortes do livro é a acessibilidade dos ingredientes, garantindo que as receitas não são apenas fáceis de seguir, mas também económicas. O facto de Anthony se centrar em refeições com contagem de calorias e em alternativas nutritivas a pratos tradicionalmente pouco saudáveis atrai os leitores preocupados com a saúde.

- No geral, este livro de receitas é perfeito para quem procura tirar o máximo partido da sua air fryer, mantendo uma dieta equilibrada.

Rumo à Liberdade Financeira de Que Rico Casal

Editora: Self PT

Sinopse: STE LIVRO SERÁ SEMPRE O QUE TU QUISERES FAZER DELE.

É MAIS DO QUE UM LIVRO SOBRE FINANÇAS PESSOAIS E INVESTIMENTOS.

É UM LIVRO SOBRE UMA JORNADA PARA A LIBERDADE FINANCEIRA. QUE TAMBÉM PODE SER A TUA.

Dizem-nos que a sinopse ajuda a dar a conhecer melhor um livro, que convida à leitura.

É verdade que queremos que nos leias, mas queremos mais do que isso.

Aceita esta sinopse como um convite a descobrires um pouco mais sobre ti e sobre a tua relação com o dinheiro.

Ao longo das páginas deste livro, trazemos-te a nossa experiência e damos-te a conhecer a nossa jornada: os primeiros passos, as dificuldades, a estratégia que definimos, os planos que traçamos e… os planos que tivemos de ajustar ou até redefinir.

Aquilo que ninguém te mostra, a teoria aplicada na vida de uma família comum a caminho da liberdade financeira.

ESTE É UM LIVRO SOBRE MENTALIDADE, CRENÇAS, HÁBITOS, COMPORTAMENTOS, FAMÍLIA, INVESTIMENTOS E LIBERDADE FINANCEIRA.

É UM LIVRO SOBRE MUDANÇA.

Segundo o plano que definimos, em 2035 estaremos a usufruir da nossa liberdade financeira.

O dinheiro vai e vem, mas o tempo só vai.

O tempo é o nosso bem mais precioso, e neste livro vais perceber como podes chegar ao momento em que podes escolher o que fazer com ele.

Essa é a verdadeira riqueza.

Não prometemos que este livro irá mudar a tua vida, mas garantimos que tem o potencial de o fazer.

Começámos a semear este caminho em 2018 e o conhecimento a que vais ter acesso neste livro já impactou milhares de pessoas, que viram a sua vida passar por pequenas grandes mudanças.

Tu também podes fazer parte.

AQUI COMEÇA A JORNADA RUMO À LIBERDADE FINANCEIRA.

VENS CONNOSCO?

Religião Sem Deus de Ronald Dworkin; Tradução: Jorge Lima

Editora: Gradiva

Sinopse: Neste livro original e inteligente, um dos grandes filósofos do século XX responde afirmativamente a ambas as questões. Argumentando que há verdades objetivas acerca do que é valioso prévias a um compromisso teísta, Dworkin defende uma perspetiva filosófica a que chamou ateísmo religioso. Essas verdades fundamentais dizem respeito à vida de cada um dos seres humanos e à estrutura do Universo.

A descoberta de tais verdades, segundo Dworkin, não é apenas um resultado intelectual. É também, e sobretudo, um compromisso moral e emocional perante a importância de viver bem a vida e a beleza intrínseca do Universo. Respeitar e admirar as vidas dos outros, sejam elas célebres ou anónimas, e sentir-se maravilhado pela beleza e a inteligibilidade do Universo são experiências que unem teístas e ateístas, satisfazendo o impulso religioso fundamental dos seres humanos.

Pelo facto de serem comuns aos seres humanos, estas experiências justificam a esperança de que teístas e ateístas sejam parceiros nas suas ambições religiosas. Se o forem, conclui Dworkin, cumprir-se-á o ideal igualitário de independência ética.

O Perfume das Peras Selvagens de Ewald Arenz; Tradução: Mónia Filipe

Editora: Editorial Presença

Sinopse: Quando duas mulheres a quem o destino não sorriu têm um encontro inesperado, a vida mostra-lhes que há uma forma poderosa de curar as feridas: abrir a nossa alma e o nosso coração.

Sally, 17 anos, anorética, foge da vida, de todos, do mundo. Liss, 50 anos, fugiu do mundo, está longe de todos, e o centro da sua vida é uma quinta, de que cuida sozinha. Por um acaso do destino, cruzam-se, e Liss estende a mão a Sally. Ao contrário de todos os outros adultos que conhece, Sally percebe que Liss não a julga. E, ao decidir ajudar Sally, Liss percebe que está a quebrar, pela primeira vez, a solidão dos seus dias.

Assim começa uma história que não teria história se Sally tivesse ficado apenas uma noite, como previsto. Porém, os dias transformam-se em semanas, enquanto Liss vai mostrando àquela adolescente tão magoada o seu mundo: como tratar das árvores, cuidar das abelhas, colher as peras selvagens. E, devagar, ambas abrem as suas almas e os seus corações, partilhando, tímida mas genuinamente, o que as fez chegar ali, tão longe dos outros, feridas pela vida; e há uma esperança, suave, doce e perfumada que começa a perfilar-se no horizonte.

Profundo, belo e inspirador, este é o romance que tocou milhares de leitores, sendo um dos livros mais recomendados pelos livreiros alemães nos últimos anos. Uma história que nos revela o poder transformador da amizade e nos recorda como podemos voltar a encontrar-nos a nós mesmos, se partilharmos a verdade que há em nós.

cardapio.pt @ 25-3-2025 09:15:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros