27/3/2019 a 29/3/2019 MIL - Lisbon International Music Network 2019

Mais de 70 novos artistas e alguns dos mais importantes agentes da indústria musical de todo o mundo juntos no Cais do Sodré de 27 a 29 de março de 2019.

cardapio.pt @ 18-3-2019 12:50:00

Com um foco na produção musical lusófona, cujas características inspiradoras e diversidade chegam aos quatro cantos do mundo, o programa artístico do MIL dá a conhecer mais de 70 novos e entusiasmantes artistas vindos de todo o globo.

A descoberta das novas tendências da música popular da actualidade faz-se durante os três dias do festival nas diversas salas de espectáculo e clubes nocturnos do Cais do Sodré.

Aos artistas já confirmados juntam-se os projectos lusófonos 2de1, A Negra, Beautify Junkyards, Bluish, Cave Story, Conan Osiris, Conjunto Corona, Filho da Mãe, Ghost Hunt, Jaloo, João Pais Filipe, Miroca Paris, NEEV, Octa Push, Otrotorto, PAUS, Ramonzin, Reis da República, Rubel, Scúru Fitchádu, Solar Corona e Venga Venga.

O cartaz fica completo com os artistas internacionais 88Balaz, Annie Sama, Dope Saint Jude, ESC, F/E/A, Ibaaku, Intana, Kompromat, Marc Melià, MC Buseta, MDCIII, Monolithe Noir, Nouveaux Climats, Omar Jr, Rumbo Tumba, Rymz, SEN, Sturle Dagsland, e Weekend Affair.

Os Festival Tickets têm um custo de 20€ em pré-venda e o Gold Festival Tickets, que dão acesso ao espectáculo de abertura, têm um custo de 30€ e já se encontram à venda em bol.pt e nos locais habituais.


MIL PRO - Convenção

Durante o dia, o programa PRO do MIL proporcionará diversas oportunidade de formação, negócio e intercâmbio aos profissionais do sector da música presentes, contando com mais de 30 masterclasses, keynotes e debates, workshops e encontros de networking.

Este ano, o crítico de música de referência Simon Reynolds é o convidado da masterclass sobre jornalismo musical, onde fornecerá ferramentas essenciais para o desenvolvimento de críticas de música e publicações. Por sua vez, Emily Gonneau, co-fundadora da Nuagency, apresentará uma masterclass sobre PR & Media Strategies, aula de componente teórico-prática sobre estratégias para desenvolver uma campanha de promoção musical bem-sucedida.

Pete Kember, produtor e músico britânico que começou o seu percurso com Spacemen 3, Pena Schmidt, produtor, pesquisador e curador fundamental nas indústrias da música brasileira, e Paul Pacifico, CEO da Associação de Música Independente britânica, são os convidados para as entrevistas keynote desta edição, onde vão partilhar experiências dos respectivos percursos no sector.

A terceira edição do MIL introduz um novo momento de formação na sua programação PRO composto por três workshops, sessões de trabalho em grupo com forte componente prática orientados por profissionais especialistas.

Manuel Faria, ex-músico dos Trovante, produtor e fundador do estúdio Indigo conduzirá um workshop sobre produção musical. Yannick Jame, fundador da Rossio Music Publishing e especialista na temáticas do direitos de autor, vai dar um workshop sobre publishing e Hugo Hernandez, Director-Geral Ibérico da distribuidora Believe Digital, é o responsável pelo workshop sobre playlists e boas práticas de trade marketing.

Atentos aos assuntos relevantes para as indústrias da música, no MIL vão debater-se temáticas actuais e transversais à produção, edição e distribuição da música popular contemporânea, reflectindo ainda sobre as dinâmicas culturais das cidades e da relação da cultura com a sociedade.

Assim, tendo em conta o contexto sociopolítico e económico actual, agentes de relevância no sector vão discutir o futuro da música na União Europeia, a nova lei dos direitos autor, formas de financiamento para a música e os benefícios da tecnologia blockchain para o sector a música.

As relações entre os mercados de música dos países de língua portuguesa serão debatidas por alguns dos protagonistas de projectos que têm em vista a colaboração entre estes países. Por outro lado, com vista a fomentar o intercâmbio, a rubrica Next Destination vai dar a conhecer as principais características dos mercados de música das cidades de Luanda e São Paulo.

No âmbito da música ao vivo, discutir-se-ão boas práticas para manter um estilo de vida saudável na estrada, o papel das salas de espectáculo no apoio ao circuito de artistas emergentes e a importância da curadoria, inovação e localização dos festivais de música. Para além disso, as primeiras características das tendências da música pop actual, como o spanish trap ou o “Som de Lisboa”, vão ser apresentadas por alguns dos principais intervenientes destas tendências.

Por fim, o jornalismo musical, a crescente importância da criação de conteúdos audiovisuais, das playlists e do merchandising enquanto extensão de marca do artista são tópicos que também vão estar em debate no MIL.

O MIL é também plataforma que visa a inovação das mais diversas áreas do sector da música. Por este motivo, o festival português criou, em parceria com cinco convenções de referência a nível internacional, o programa JUMP - European Music Market Accelerator, projecto co-financiado pela Europa Criativa.

Todos os anos, as ideias mais inovadoras seleccionadas a nível europeu serão acompanhadas, ao longo de um ano, por profissionais especialistas e pelas estruturas dos festivais parceiros num intensivo programa de formação. Desta forma, o JUMP assume-se como uma das componentes de inovação do MIL, potenciando o desenvolvimento de novos projectos que têm em vista a evolução do sector.

Enquanto ponto de encontro entre profissionais das indústrias da música com homólogos de todo o mundo, o MIL vai reunir agentes de referência no sector para discutir e partilhar as suas ideias nestes painéis.

Para além dos profissionais já mencionados, destaca-se a presença de Bob Van Heur, programador do festival Le Guess Who?; Tom e Nadine Michelberger, fundadores do PEOPLE Festival; Katarina Becic, chefe do departamento de redes sociais da da Ableton e embaixadora do Keychange; Christopher Abric, fundador do La Blogothèque; Christine Nitsch, VP Strategy & Analytics do Soundcloud; Shain Shapiro, presidente da Sound Diplomacy; Severin Most, da editora City Slang, Fabiana Batistela, directora do festival SIM São Paulo, Fabrício Nobre, fundador do Festival Bananada, Elise Phamgia, do Liveurope, Matthieu Philibert, Administrador dos Assuntos Públicos da IMPALA, Ana Sampaio Barros, directora criativa e fundadora da empresa Better, Sammy Andrews, consultora digital da Deviate e Edu Garcia, General Manager da agência Giradiscos.

Dando continuidade às parcerias estabelecidas com festivais e instituições de referência no panorama mundial, o MIL volta a aliar-se aos festivais MaMA Festival & Convention, SIM São Paulo, Festival Bananada, Mercat Música Viva de Vic, LucFest, às organizações Liveurope, Live DMA, SACEM, Keychange, Quebec Creates e Wallonies-Bruxelles Musiques, contando ainda com a presença dos festivais Primavera Sound, Rencontres Trans Musicalles e Monkey Week, e de salas de espectáculo de referência a nível europeu com o Ancienne Belgique, Sala Apollo ou Vega.

Os PRO Tickets têm um custo de 70€ e já se encontram à venda na Plataforma Eventbrite.


Informações

Datas: 27, 28 e 29 de março de 2019

Local: Cais do Sodré, Lisboa

Mais informaçõeshttp://millisboa.com/mil/

cardapio.pt @ 18-3-2019 12:50:00