ABBA estão de volta com concerto revolucionário e novo álbum de estúdio

Os ABBA, um dos grupos pop mais bem-sucedidos de sempre, anunciaram hoje que, pela primeira vez em 40 anos, estão de volta com um novo concerto revolucionário no qual Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid se apresentam digitalmente com uma banda de 10 elementos ao vivo, numa arena construída para este espetáculo, em Londres, a partir de 27 de maio de 2022, e um novo álbum de estúdio.

cardapio.pt @ 3-9-2021 10:02:50

As versões digitais dos ABBA foram criadas após semanas e meses de trabalhos técnicos com os quatro membros da banda e uma equipa de 850 membros da Industrial Light & Magic, a empresa fundada por George Lucas, naquela que é a primeira incursão da empresa na música.

Agora, 40 anos depois do seu último álbum de estúdio, “The Visitors”, os ABBA não só gravaram duas novas canções, “I Still Have Faith In You” e “Don't Shut Me Down”, que farão parte do concerto, mas também gravaram e produziram um álbum totalmente novo. Gravado no estúdio de Benny, Riksmixningsverket, em Estocolmo, “Voyage” será lançado mundialmente a 5 de novembro pela Universal Music Group.

O vídeo de “I Still Have Faith In You” foi realizado por Shynola.


O espetáculo “ABBA Voyage” estreia-se a 27 de maio de 2022 na ABBA Arena, uma arena de última geração com capacidade para 3 mil pessoas, localizada no Queen Elizabeth Olympic Park, em Londres. A pré-inscrição para bilhetes inicia-se hoje, às 18h00, no site abbavoyage.com, sendo que os bilhetes para venda geral começam a ficar disponíveis na terça-feira, 7 de setembro.

O espetáculo “ABBA Voyage” é concebido com a ajuda da produtora Svana Gisla (“David Bowie Blackstar/Lazarus”, “Beyoncé and Jay Z for HBO”, “Springsteen and I”), do produtor Ludvig Andersson (“And Then We Danced”, Yung Lean - “In My Head” , “Mamma Mia! Here We Go Again”), do realizador Baillie Walsh (“Flashbacks of a Fool”, “Being James Bond”, “Springsteen and I”), do coprodutor executivo Johan Renck (“Spaceman”, “David Bowie Blackstar / Lazarus”, “Chernobyl”) e do coreógrafo Wayne McGregor CBE (The Royal Ballet, Companhia Wayne McGregor, Paris Opera Ballet).


Sobre este regresso histórico, os ABBA comentam: “Já há algum tempo que não fazemos música juntos. Quase 40 anos, na verdade. Fizemos uma pausa na primavera de 1982 e agora decidimos que é hora de terminar essa pausa. Dizem que é temerário esperar mais de 40 anos entre álbuns, por isso gravámos um sucessor de ‘The Visitors’. Para falar a verdade, a principal inspiração para gravar novamente surgiu com o nosso envolvimento na criação do concerto mais estranho e espetacular com que poderiam sonhar. Vamos ser capazes de nos sentarmos numa plateia e ver os nossos eus digitais interpretarem as nossas músicas numa arena construída para este propósito em Londres na próxima primavera. Estranho e maravilhoso! (…) Obrigado por esperarem - é hora de começar uma nova viagem.”

Svana Gisla, produtora, e Ludvig Andersson, produtor, afirma que "a magia dos ABBA e os esforços hercúleos de toda esta magnífica equipa alcançam um marco muito importante hoje. Sermos capazes de finalmente partilhar este esforço com o mundo é um momento de orgulho para todo nós e mal podemos esperar por recebê-los na nossa arena em Londres, um lugar onde estamos muito felizes de estar.”

Baillie Walsh, realizador, comentou: "Vi os ABBA vencer a Eurovisão em 1974, e nunca imaginei que 47 anos depois eu estaria com eles nesta viagem extraordinária. A vida, às vezes, é estranha e maravilhosa."

Wayne McGregor, coreógrafo, explicou: “Imaginem: crescer no norte da Inglaterra nos anos 1970 e aprender a dançar ao som das músicas incríveis dos ABBA. Eu tinha 8 anos e estava totalmente transportado. Avançando para 2020, estando na Suécia e a dançar com os ABBA - na vida real! Estava prestes a fazer 50 anos e fui totalmente transportado de novo. Essa é a magia dos ABBA.

Partilhámos muitas aventuras criativas e alegres com uma equipa desafiante para tornar o impossível possível para o espetáculo “ABBA Voyage”: magia tecnológica, imersão no estado da arte e inovação em entretenimento. E no centro de tudo temos novas canções, novos movimentos, canções clássicas, movimentos clássicos: ABBA é DANÇA e sempre será. Vejo-vos na pista de dança”.

Nas palavras de Sir Lucian Grainge, presidente e CEO do Universal Music Group, “desde o início da minha carreira, e tendo tido o privilégio de trabalhar diretamente com eles durante muitos anos, é uma grande alegria estar rodeados pelos ABBA e pela sua música. A sua criatividade sem limites e as melodias intemporais fazem-nos querer trabalhar com eles em tudo o que fazem, porque sabemos que será simplesmente ótimo.”

Os bilhetes para “ABBA Voyage” estão disponíveis a partir das 10h de domingo, 5 de setembro, para os fãs que encomendaram o álbum na loja oficial dos ABBA, e a partir das 10h de segunda-feira, 6 de setembro, para aqueles que já se inscreveram. A venda em geral começa às 10h de terça-feira, 7 de setembro. Visite abbavoyage.com. O novo álbum de estúdio dos ABBA, “Voyage”, será lançado a 5 de novembro pelo Universal Music Group.

cardapio.pt @ 3-9-2021 10:02:50


Clique aqui para ver mais sobre: Música