Miramar editam segundo disco de originais "Miramar II"

Miramar, projeto da dupla Frankie Chavez e Peixe, voltam aos originais com o seu segundo disco de longa duração que será editado já a 28 de janeiro de 2022.

cardapio.pt @ 7-1-2022 16:46:04

Miramar II, nome do álbum que se segue ao disco homónimo lançado em 2019, integra o já conhecido tema “Brower" assim como o novo single “Recolher”, que conta com a participação do pianista e compositor Mário Laginha e é editado no dia 21 de janeiro, uma semana antes do lançamento do álbum.

Miramar II parte da vontade deste duo de guitarristas, que se encontrou inusitadamente numa edição do festival alentejano Guitarras ao Alto, de continuar a fazer música em conjunto, da mesma forma natural e espontânea com que o fizeram no seu disco de estreia. Um novo capítulo de uma ainda breve história que se deseja longa.

O disco foi gravado no Miramar Sessions Studio, situado não por acaso, no local que deu nome ao projeto, a localidade costeira de Miramar, no concelho de V. N. de Gaia. As sessões de estúdio ocorreram no ano de 2020,  durante uma semana de Abril (ainda no período da primeira quarentena) e outra no mês de Dezembro. As sessões foram registadas por João Bessa que em conjunto com Frankie Chavez e Peixe, assina a produção do álbum.


Peixe sobre o processo musical dos Miramar refere que “as músicas e os arranjos vieram de lugar nenhum, sem mapa e sem origem palpável, brotam do interior dos nossos corpos musicais que se estimulam mutuamente e desencadeiam no outro a magia da criatividade, a fluidez inexplicável das coisas que contra as probabilidades se tornam simples. Difícil é, portanto, escolher títulos que encerram e aprisionam em conceitos deste mundo de ideias concretas, as ideias sonoras, universais, que não se deviam nunca sujeitar a essa concretização inuniversal”.  

"A música de Miramar, sendo experimental, requer ouvidos tipo búzio, afeitos a escutarem um mar de guitarras mais evocativo do que real. Ela é um laboratório de lugares, um tipo de viagem à volta de um quarto, e o seu desdobramento cénico uma virtude da sua tensão. Dir-se-ia ser este tipicamente um país pequeno para dois solistas, não fosse este um espaço de fuga de dois paisanos, duplicado por dois horizontes únicos de paisagem”, diz-nos Daniel Jonas, poeta e dramaturgo, sobre Miramar II.

A edição de Miramar II chega às lojas e a todas as plataformas digitais já a 28 de janeiro de 2022.

cardapio.pt @ 7-1-2022 16:46:04


Clique aqui para ver mais sobre: Música