26/6/2017 a 31/7/2017 Universiade Católica promove exposição sobre o universo da conservação e restauro

“Revelações – A Matéria da Arte Sob o Olhar da Conservação e Restauro” dá as conhecer as particularidades mais desconhecidas desta área

cardapio.pt @ 26-6-2017 17:12:13

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da instituição promovem, até ao final de julho, a exposição “Revelações – A Matéria da Arte Sob o Olhar da Conservação e Restauro”. A mostra, patente na Fundação Manuel António da Mota – Porto, demonstra que o fenómeno artístico é objeto de uma pluralidade de abordagens que integra disciplinas e atividades diversificadas.

A este nível, é importante referir que, de todas as abordagens possíveis, talvez a mais surpreendente seja a da conservação e restauro que, em cada operação, revela um universo desconhecido, apoiando-se em várias ciências para cumprir a sua missão. A conservação e restauro da arte e do património é, hoje, uma área científica reconhecida e aprofundada no meio universitário, quer no plano do ensino, quer no da investigação.

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e CITAR assumem uma importância extrema neste campo, uma vez que são responsáveis por um importante capítulo neste domínio que se está a escrever em Portugal. Esta exposição, instrumento de divulgação pedagógica e científica, demonstra-o com grande clareza.

cardapio.pt @ 26-6-2017 17:12:13