13/4/2019 a 14/4/2019 "O fantasma das melancias" ataca em Almada

A Companhia de Teatro de Almada apresenta O fantasma das melancias, de Acuña, Claeyssen e Espina, com encenação de Teresa Gafeira. O espetáculo vai estar em cena no fim-de-semana de 13 e 14 de Abril, sábado, às 16h, e domingo, às 11h e às 16h, no Teatro Municipal Joaquim Benite.

cardapio.pt @ 9-4-2019 09:21:00

Pedro Walter e João Farraia em O fantasma das melancias, com encenação de Teresa Gafeira

Pedro Walter e João Farraia em O fantasma das melancias, com encenação de Teresa Gafeira

Numa época em que os estímulos da tecnologia vão ganhando espaço no universo das crianças,  O fantasma das melancias é um espectáculo em contracorrente, que devolve os mais novos ao reduto da melhor brincadeira, feita do ingrediente que há várias gerações nutre (com sucesso) o teatro para a infância: a fantasia, ancorada no prazer inteligente.

Gargalhadas e muitas surpresas é o que prometem as três histórias de que é feita esta peça: Sopa de pedrasO galo quer ter dentes e, como não podia deixar de ser, O fantasma das melancias. Recorrendo ao universo de três autores argentinos, mestres do teatro de fantoches,  Teresa Gafeira construiu um espectáculo a que não faltam algumas personagens que deixam os mais pequenos pregados às cadeiras, espantados e divertidos: um Velho Avarento, um Cobrador de Impostos, um Galo Que Quer Ter Dentes, um Urso Dentista, um Ladrão de Melancias e o seu respectivo Fantasma.

Juan Enrique Acuña (1915-1988) foi um jornalista e escritor argentino. Assumiu a direcção artística do

Teatro La Rueda e foi secretário da Federação de Teatros Independentes da Argentina. Luis Marcelo

Claeyssen (dito Lucho), de origem peruana, mestre do teatro de títeres, criou em Buenos Aires a companhia Los Alegres Caminantes e é autor do célebre Churrinche contra o fantasma. Roberto

Espina (1926-2017) foi um actor, encenador e mimo argentino, autor, entre outros textos, de A república do cavalo morto. Em 1951, ajudou a fundar o Teatro Fray Mocho, em Buenos Aires, e em 1956 criou o Teatro Los Comediantes de La Ruta.

Ficha Artística

Texto de Juan Enrique AcuñaLuís Marcelo Claeyssen e Roberto Espina

Encenação de Teresa Gafeira

Intérpretes João FarraiaPedro Walter e Inês de Castro
Cenografia Teresa Gafeira
Desenho de luz José Carlos Nascimento
Figurinos Teresa Capitão
Operação de luz e som Paulo Horta


Informações

Datas: 13 e 14 de abril de 2019

Local: Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

Horários: Sábado: 16h00 | Domingo: 11h00 e 16h00

Bilhetes: 5 a 10 euros

cardapio.pt @ 9-4-2019 09:21:00