4/7/2019 a 6/7/2019 Miquel Benat apresenta "Lux-Lucis" no Teatro Nacional São João

Um espetáculo que mistura luz e percussão

Luz-Lucis é o mais recente trabalho do músico espanhol Miquel Benat que temo como base a sinergia entre a música e a luz. O espetáculo pode ser visto no Teatro Nacional São João, no Porto, entre os dias 4 e 6 de julho.

cardapio.pt @ 3-7-2019 12:45:51

"Lux-Lucis" | © Susana Neves

"Lux-Lucis" | © Susana Neves

A produção do Drumming – Grupo de Percussão reúne cinco intérpretes em cima do palco do Teatro Nacional São João para cinco peças de intensa e lúdica componente performativa.

Miquel Bernat parte da luz, da sua essência e das suas conotações – como orientação solar e sabedoria –, para construir Lux-Lucis. O diretor artístico e intérprete compreende que à medida que a visão converte as ondas de luz em impulsos elétricos, a matéria-prima é percebida como o elemento imprescindível para a “descodificação do mundo”. Bernat acrescenta, ainda, que a luz apenas é percetível com a escuridão, e se existe a vontade de escutar música, é necessário primeiro o silêncio.

A luz é o primeiro elemento criativo e molda-se como “poesia do espaço”, fundindo-se com as peças musicais de Kate Neal, Mátyás Wettl, Juliana Hodkinson, David del Puerto e Igor C. Silva. Esta sinergia resultante da fusão dos fenómenos físicos, criados pela luz e pela junção da dança com a música, permite ao espectador relacionar-se com a natureza e com o mundo exterior. Lux-Lucis é um “refúgio” ao ruidoso mundo exterior, barulhento e cheio de luz, apresentado numa sala de espetáculos, um dos únicos espaços ainda capazes de preservar o silêncio.


"Lux-Lucis" | © Susana Neves

"Lux-Lucis" | © Susana Neves

A peça Lux-Lucis é uma coprodução Drumming – Grupo de Percussão e Teatro Nacional São João, com interpretação de Pedro Góis, João Miguel Braga Simões, Saulo Giovannini, Miguel Moreira e Miquel Bernat. Esta peça é mais uma incursão do grupo de percussão nos espaços geridos pelo TNSJ, depois de Trifásico (2002), To Limpeza (2004), Steel Drumming… Still Drumming (2006) ou Caixa da Música (2008). 

O espetáculo – para maiores de seis anos – pode ser visto na quinta e sexta-feira, às 21h00; e sábado, às 19h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros. 


Informações

Datas: 4 a 6 de julho de 2019

Local: Teatro Nacional São João, Porto

Horários: Quinta e sexta-feira às 21h00 | Sábado às 19h00

Bilhetes: 7,50 - 16 euros

cardapio.pt @ 3-7-2019 12:45:51