4/7/2020 a 5/9/2020
Teatro do Bairro de regresso ao palco - Conheça a programação deste verão
O regresso do Teatro do Bairro faz-se em julho com a reposição de O Mundo é Redondo, de Gertrude Stein e a estreia nacional de Rei João, de William Shakespeare. Em agosto, o Teatro do Bairro recebe ainda o Descon’FIMFA Lx20, uma edição especial, única e irrepetível do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.
cardapio.pt @ 2-7-2020 18:25:02
O Mundo é Redondo encenado por António Pires, foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores em 2019 como Melhor Espectáculo de Teatro. Regressa agora para 5 apresentações no Festival de Almada com a participação das actrizes Carolina Campanela, Carolina Serrão, Sandra Santos e Vera Moura nos dias 4, 5, 10, 11 e 12 no Auditório Municipal Romeu Correia.
O Mundo é Redondo (The World Is Round), é um conto escrito em 1939 que, ainda que escrito para uma criança, prima pela universalidade, apela ao público para o que nele possa existir de mais puro levando-o a relacionar com a memória da própria inocência. A adaptação para teatro de um dos textos mais narrativos, - se é que tal existe em STEIN -, permitiu a António Pires a construção de um espetáculo-paisagem.
Rei João de William Shakespeare nunca foi, ao que se sabe, encenado em Portugal. Mantendo a tradição, o Teatro do Bairro sai do seu espaço natural para levar à cena entre 29 de Julho e 15 de Agosto a sua mais recente criação no magnífico espaço ao ar livre das Ruínas do Museu do Carmo. A encenação é de António Pires que, a partir da versão para palco de Luísa Costa Gomes (que originalmente traduziu em verso branco o texto do dramaturgo), dirige o elenco constituído pelos actores Alexandra Sargento, Carolina Campanela, Dinarte Branco, Duarte Guimarães, Francisco Tavares, Gonçalo Norton, João Barbosa, Luís Lima Barreto, Maria João Freitas, Mário Sousa, Rafael Fonseca e Sofia Marques.
Sendo uma peça histórica vagamente baseada em factos, trata do processo de legitimação de João Sem Terra, e propõe uma bela paródia dos corredores e bastidores do poder, regidos pelo único valor do Proveito Próprio. É a “peça obscura: não-lida, não-representada, mal-amada” de Shakespeare que ressoa agudamente no nosso tempo do marketing de influência, do marquetingue político, do marquetingue pessoal em que tudo é "Commodity", comodificação de tudo em "recurso" ou "produto" com valor de mercado.
Entre 5 de Agosto a 5 de Setembro o Teatro do Bairro recebe o festival Descon’FIMFA LX20, uma Edição Especial de Verão do FIMFA que se apresenta a desconfinar, junto dos seus espectadores. Num ano diferente, um outro FIMFA. Em maio seriam os 20 anos do FIMFA, que a pandemia impediu de celebrar.
Luís Vieira e Rute Ribeiro, directores artísticos de A Tarumba - Teatro de Marionetas, oferecem uma edição única e irrepetível com criações de companhias portuguesas e estrangeiras onde os objetos serão os protagonistas - Os objetos como mapas de memória para encontrar o futuro e pensar o nosso tempo. Uma edição com um outro formato, que é o resultado desejo do encontro com o público, da partilha de universos extraordinários, de criadores que não conseguem parar de imaginar outros mundos.
cardapio.pt @ 2-7-2020 18:25:02
Clique aqui para ver mais sobre: Teatro