29/7/2020 a 15/8/2020 "Rei João" de Shakespeare no Museu Arqueológico do Carmo - Lisboa

Entre 29 de Julho e 15 de Agosto, é no magnífico cenário ao ar livre das ruínas do Carmo que o Teatro do Bairro volta a apresentar, em noites de verão, uma peça de Shakespeare. Rei João é um dos menos representados textos do Bardo e em Portugal, ao que se sabe, esta é a primeira encenação.

cardapio.pt @ 17-7-2020 09:16:00

“Peça histórica vagamente baseada em factos reais, REI JOÃO aborda o processo de legitimação de João Sem Terra e propõe uma bela paródia dos bastidores do poder, regidos pelo único valor do Proveito Próprio.  É a peça obscura: não-lida, não-representada, mal-amada de Shakespeare que ressoa agudamente no nosso tempo do marquetingue de influência, do marquetingue político, do marquetingue pessoal em que tudo é "Commodity", comodificação de tudo em "recurso" ou "produto" com valor de mercado.”  Luísa Costa Gomes

Sinopse

O Rei Ricardo Coração de Leão morreu e o infante João, seu irmão mais novo, tornou-se Rei de Inglaterra. Chatillon, embaixador do Rei de França, Filipe II, vem à Corte exigir a abdicação do “Usurpador” João em favor do sobrinho, Artur da Bretanha, filho de Godofredo da Bretanha, irmão mais velho de João. O Rei de Inglaterra despacha o enviado com uma declaração de guerra e segue para julgar uma estranha querela entre os irmãos Falconbridge. Leonor de Aquitânia, mãe de João, reconhece em Filipe Falconbridge as feições e o porte do filho, Ricardo Coração de Leão.

João diverte-se com o seu espírito e desassombro e acolhe-o na família como Bastardo do irmão…

Ficha Técnica

Texto: WILLIAM SHAKESPEARE; Encenação ANTÓNIO PIRES; Tradução e Versão para Palco LUÍSA COSTA GOMES; Com: ALEXANDRA SARGENTO, CAROLINA CAMPANELA, DINARTE BRANCO, DUARTE GUIMARÃES, FRANCISCO TAVARES, GONÇALO NORTON, JOÃO BARBOSA, LUÍS LIMA BARRETO, MARIA JOÃO FREITAS, MÁRIO SOUSA, RAFAEL FONSECA, SOFIA MARQUES Cenografia: ALBERTO SOUZA OLIVEIRA; Figurinos: LUÍS MESQUITA; Desenho de luz RUI SEABRA, Desenho de som PAULO ABELHO ; Movimento PAULA CARETO; Caracterização IVAN COLETTI; Construção cenário FÁBIO PAULO; Costureira ROSÁRIO BALBI ; Assistente de encenação e legendagem MIGUEL BARTOLOMEU; assistente de figurinos ROBERTA AZEVEDO GOMES; Assistente de Iluminação ZECA CAMACHO,  Assistente de som: DIOGO NETO; Direcção de Cena  MIGUEL BARTOLOMEU, Ilustração JOANA VILLAVERDE; Fotografias de Cena MIGUEL BARTOLOMEU; Spots de Vídeo ANTÓNIO PINHÃO BOTELHO  Coordenação de produção IVAN COLETTI ; Administração de produção ANA BORDALO ; Comunicação MARIA JOÃO MOURA ; Produtor ALEXANDRE OLIVEIRA 

Produção AR DE FILMES / TEATRO DO BAIRRO 

M/12 . Dur.Aprox. 90 m 

Agradecimentos : Museu Arqueológico do Carmo, EDP, José Arnaut, Célia Pereira, Fernando Rebelo


Informações

Datas: 29 de julho a 15 de agosto de 2020

Local: Museu Arqueológico do Carmo

Horário: Segunda a sábado - 21h30

Bilhetes: 8 a 16 euros

Reservas e informações:  91 321 12 63 (entre as 15h e as 20h). A partir de 23 de julho, os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira instalada no Largo do Carmo.

cardapio.pt @ 17-7-2020 09:16:00


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro