6/11/2025 a 16/11/2025 Santa Joana dos Matadouros, de Bertolt Brecht, em estreia no Teatro Carlos Alberto

De 6 a 16 de Novembro

Entre 6 e 16 de novembro, o Teatro Carlos Alberto, no Porto, transforma-se num campo de batalha entre fé e capitalismo. Bruno Martins e o Teatro da Didascália apresentam a sua leitura de Santa Joana dos Matadouros, peça central do repertório de Brecht, escrita nos anos sombrios da Grande Depressão. Escrita entre 1929 e 1931, e estreada em palco apenas em 1959, a história de Santa Joana dos Matadouros passa-se em Chicago logo após o crash bolsista de 1929. Quando a economia ruiu, a miséria humana tornou-se matéria teatral para Bertolt Brecht.

cardapio.pt @ 25-10-2025 18:12:53

No coração da história está Joana Dark, personagem inspirada em Jeanne d’Arc, que, animada pela fé religiosa, se junta aos trabalhadores na luta contra o desemprego e a miséria. Mas o seu idealismo colide com as engrenagens impiedosas do mercado. Brecht transforma esse embate numa parábola sobre o poder e sobre a forma como as boas intenções podem ser usadas para perpetuar a exploração.

Peça central do repertório brechtiano, Santa Joana dos Matadouros chega agora ao palco do Teatro Carlos Alberto numa encenação de Bruno Martins. O espetáculo reúne um elenco numeroso – Beatriz Wellenkamp Carretas, Carolina Rocha, Eduardo Breda, Flávio Catelli, João Cravo Cardoso, João Melo, João Miguel Mota, Lucília Raimundo, Pedro Couto e Telma Cardoso – para revisitar o teatro épico de Brecht num presente em que a precariedade e o desamparo voltam a ser quotidianos.

Santa Joana dos Matadouros é uma criação do Teatro da Didascália em coprodução com o Teatro Nacional São João, a Casa das Artes de Famalicão e o Cineteatro Louletano. 

Está em cena de 6 a 16 de novembro, no Teatro Carlos Alberto, com sessões quarta, quinta e sábado às 19h00, sexta às 21h00 e domingo às 16h00. Os bilhetes têm o custo de 12 euros.

“Santa Joana dos Matadouros”

Teatro Carlos Alberto, 6 e 16 de novembro, M/12 anos

TEXTO Bertolt Brecht DRAMATURGIA E ENCENAÇÃO Bruno Martins ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO Cláudia Berkeley COMPOSIÇÃO E DIREÇÃO MUSICAL Amélia Muge APOIO TÉCNICO-MUSICAL António José Martins CENOGRAFIA E FIGURINOS Catarina Barros ASSISTÊNCIA DE CENOGRAFIA E FIGURINOS Susana Paixão DESENHO DE LUZ Valter Alves DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Patrícia Gonçalves COMUNICAÇÃO Anaïs Proença DESIGN GRÁFICO Luísa Martelo VÍDEO Eduardo Breda FOTOGRAFIA DE CENA Paulo Pimenta INTERPRETAÇÃO Beatriz Wellenkamp Carretas, Carolina Rocha, Eduardo Breda, Flávio Catelli, João Cravo Cardoso, João Melo, João Miguel Mota, Lucília Raimundo, Pedro Couto, Telma Cardoso PRODUÇÃO Teatro da Didascália COPRODUÇÃO Casa das Artes de Famalicão, Cineteatro Louletano, Teatro Nacional São João

Fotografias ©Paulo Pimenta



cardapio.pt @ 25-10-2025 18:12:53


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro