Novidades Livros (29 de Agosto a 4 de Setembro de 2024)
cardapio.pt @ 27-8-2024 08:55:00
A Amiga Genial de Elena Ferrante; Tradução: Margarida Periquito
Editora: Relógio D'Água
Sinopse: A Amiga Genial é a história de um encontro entre duas crianças de um bairro popular nos arredores de Nápoles e da sua amizade adolescente.
Elena conhece a sua amiga na primeira classe. Provêm ambas de famílias remediadas. O pai de Elena trabalha como porteiro na câmara municipal, o de Lila Cerullo é sapateiro.
Lila é bravia, sagaz, corajosa nas palavras e nas acções. Tem resposta pronta para tudo e age com uma determinação que a pacata e estudiosa Elena inveja.
Quando a desajeitada Lila se transforma numa adolescente que fascina os rapazes do bairro, Elena continua a procurar nela a sua inspiração.
O percurso de ambas separa-se quando, ao contrário de Lila, Elena continua os estudos liceais e Lila tem de lutar por si e pela sua família no bairro onde vive. Mas a sua amizade prossegue.
A Amiga Genial tem o andamento de uma grande narrativa popular, densa, veloz e desconcertante, ligeira e profunda, mostrando os conflitos familiares e amorosos numa sucessão de episódios que os leitores desejariam que nunca acabasse.
«Elena Ferrante é uma das grandes escritoras contemporâneas.»
The New York Times
Autocracia, Inc. Os ditadores que querem governar o mundo de Anne Applebaum
Editora: Bertrand Editora
Sinopse: Todos temos em mente uma noção de como é um Estado autocrático: há um líder todo-poderoso no topo e esse líder controla a polícia. A polícia ameaça as pessoas com o uso de violência. E inclui colaboradores malignos e talvez alguns dissidentes corajosos.
Mas, no século xxi, a realidade já não é essa. Hoje em dia, as autocracias não são sustentadas por um ditador, mas por redes sofisticadas compostas por estruturas financeiras cleptocráticas, tecnologias de vigilância e propagandistas profissionais, que operam em vários regimes, desde a China à Rússia ou ao Irão. As empresas corruptas de um país fazem negócios com as empresas corruptas de outro. A polícia de um país pode treinar a polícia de outro e fornecer-lhe armamento. Os propagandistas partilham recursos e temas, transmitindo as mesmas mensagens sobre a fraqueza da democracia e os males da América.
A condenação internacional e as sanções económicas não conseguem afastar os autocratas. Mesmo os movimentos populares de oposição, da Venezuela a Hong Kong e Moscovo, não têm qualquer hipótese. Os membros da Autocracia, Inc. não estão ligados por uma ideologia unificadora, mas sim por um desejo comum de poder, riqueza e impunidade.
Neste tratado urgente, que evoca o ensaio de George Kennan apelando à «contenção» da União Soviética, Anne Applebaum lança um apelo para que as democracias reorientem fundamentalmente as suas políticas para combater este novo tipo de ameaça.
Por Cada Sorriso Falso de Dorothy Koomson
Editora: Porto Editora
Sinopse: A terapeuta e profiler Kez Lanyon fica chocada quando encontra um bebé no banco de trás do seu carro, com um bilhete anónimo a pedir-lhe que tome conta dele. Kez tem uma boa ideia de quem é a mãe – Brandee, uma popular estrela das redes sociais com um passado problemático, que já viveu em casa de Kez.
Brandee saiu recentemente da ribalta e, se os rumores da Internet forem verdadeiros, Kez sabe que a vida dela está em perigo. Agora, está dividida. Deverá simplesmente tomar conta do bebé, como lhe foi pedido, ou arriscar a segurança da própria família mexendo alguns cordelinhos para salvar esta jovem mulher?
O tempo está a esgotar-se para Brandee. Conseguirá Kez encontrá-la antes que seja demasiado tarde?
Da autora bestseller de A filha da minha melhor amiga, um thriller de cortar o fôlego.
Keeping 13 de Chloe Walsh
Editora: Singular
Sinopse: O romance desportivo que conquistou o TikTok
O primeiro e único amor de Johnny Kavanagh sempre foi o râguebi, até que uma lesão terrível o obrigou a desistir da sua adorada camisola número 13. Mas Johnny é um lutador e, apesar de já não ser o que era, não quer desistir dos seus sonhos. Felizmente, tem Shannon a seu lado para o ajudar a manter-se focado no objetivo.
Shannon, por sua vez, mantém aquele véu de mistério que ninguém, nem mesmo Johnny, consegue alcançar. Tendo aprendido às suas próprias custas que os demónios não existem apenas nos contos de fadas, ela esconde melhor do que ninguém os dramas da sua vida e os segredos da família Lynch.
Como jogador determinado que é, Johnny depressa se apercebe de que, nesta partida, é proibido perder, pois o troféu em jogo é a sua felicidade. E desta vez ninguém lha pode tirar.
Um novo e sensual capítulo da série que entusiasma o TikTok e que chega ao coração dos leitores de forma poderosa e apaixonada.
Revolução de Arturo Pérez-Reverte
Editora: Edições Asa
Sinopse: Esta é a história de uma revolução, de um tesouro, e de um homem.
A revolução é a do México, no tempo de Emiliano Zapata e Francisco Villa. O tesouro é de quinze mil moedas de ouro roubadas num banco de Ciudad Juárez, a 8 de maio de 1911. O homem chama-se Martín Garret Ortiz e é um jovem engenheiro de minas espanhol. Para ele, tudo começa nesse mesmo dia, quando ouve o primeiro tiro e sai para a rua para ver o que se passa. A partir desse momento, a sua vida muda para sempre.
Revolução é muito mais do que um romance sobre os acontecimentos dramáticos que abalaram a república mexicana no início do século XX. É uma história de iniciação e maturidade através do caos, da lucidez e da violência. Uma surpreendente incursão às regras ocultas que determinam o amor, a lealdade, a morte e a vida.
Deixar África de Alexandra Marques
Editora: Dom Quixote
Sinopse: Alexandra Marques regressa com um livro sobre uma das páginas mais negras do Portugal contemporâneo - o processo de descolonização de Angola e de Moçambique. Um relato que vem, por fim, contar a verdade chocante sobre o que aconteceu aos portugueses das ex-colónias.
Se deixar África foi um trauma para os portugueses radicados em Angola e Moçambique, que razões o ditaram? O que aconteceu nessas duas maiores colónias portuguesas que impulsionou a sua saída? Que promessas fizeram os decisores militares e políticos do pós-25 de Abril e quais ficaram por cumprir? Que diplomas de expropriação e cerceamento de direitos vigentes foram criados?
Que retrato socioeconómico de Angola traçou o então ministro da Economia, Vasco Vieira de Almeida? O que foi feito para que pudessem salvar parte das poupanças? Como se processou a fuga até aos pontos de embarque? Como se vivia no campo de refugiados de Nova Lisboa, equiparado a um campo nazi por um capitão do MFA? Como foi a epopeia dos aportados a Portugal em traineiras e dos que se acolheram na África do Sul? O que fizeram as autoridades pelos portugueses que estavam nas prisões dos Movimentos armados? E se não houve uma guerra civil em Moçambique antes da independência, por que partiram quase todos os portugueses?
O que foi negociado nas reuniões secretas entre Melo Antunes e a delegação da Frelimo na capital da Tanzânia, antes do Acordo de Lusaca? O que aconteceu em Lourenço Marques no dia 7 de Setembro de 1974 e no massacre de brancos em 21 de Outubro? Que legislação emitiu o Governo de Transição e o Alto-Comissário, Vítor Crespo? E o que se passava nos campos de reeducação da Frelimo, para onde tantos portugueses foram levados?
A Transformação Hormonal Equilibre o seu corpo e viva plenamente a meia-idade e a menopausa de Dra. Tasneem Bhatia
Editora: Casa das Letras
Sinopse: A especialista hormonal da Goop oferece uma nova e poderosa abordagem no controlo das alterações hormonais em todas as fases da vida de uma mulher - especialmente na peri e na menopausa. Os desequilíbrios hormonais parecem avassaladores, mas neste livro a Dra. Tasneem Bhatia (conhecida como Dra. Taz) apresenta-nos uma perspetiva totalmente nova.
Através da sua experiência clínica que combina o Oriente e o Ocidente à saúde da mulher, a Dra. Tasneem combina a sabedoria das disciplinas orientais como a aiurvédica e a medicina tradicional chinesa com tratamentos médicos modernos para o nosso bem-estar geral.
Neste livro, a Dra. Taz explica exatamente o que está a acontecer nos bastidores do corpo de uma mulher ao longo da sua vida e como quase todos os aspetos da saúde estão ligados às hormonas — desde o metabolismo à saúde mental.
Inclui: Plano adaptado de 30 dias de Reequilíbrio Hormonal que utiliza uma combinação de modalidades de cura orientais e ocidentais, para manter o corpo em equilíbrio e minimizar os sintomas desagradáveis em todas as fases. Com dicas, tisanas, receitas e muito mais!
Determinado Uma ciência da vida sem livre-arbítrio de Robert M. Sapolsky
Editora: Temas e Debates
Sinopse: O grande cientista Robert M. Sapolsky, autor do best-seller Comportamento, vai ao âmago da ciência e da filosofia da tomada de decisões para questionar a existência do livre-arbítrio, uma ideia com consequências profundas.
Em Comportamento, uma obra já clássica onde explicita as razões pelas quais os seres humanos agem bem ou mal, Robert Sapolsky aponta uma conclusão perturbadora: podemos desconhecer a ligação precisa entre a natureza e a educação que cria a física e a química na base do comportamento humano, mas isso não significa que essa ligação não exista.
No presente livro, Sapolsky vai ainda mais longe, montando um brilhante (e, no seu estilo inconfundível, delicioso) ataque à fantasia simpática de que existe um eu independente que diz à nossa biologia o que deve fazer.
Sapolsky aplica este novo entendimento da vida sem livre-arbítrio a algumas questões humanas fundamentais, como a punição, a moralidade e a convivência pacífica. Por último, defende que, embora viver o quotidiano reconhecendo que não se tem livre-arbítrio possa ser tremendamente difícil, tal não tem de resultar em anarquia, falta de um propósito e mal-estar. Pelo contrário, produzirá um mundo muito mais humano.
A Vida Impossível de Matt Haig
Editora: TopSeller
Sinopse: Quando Grace, uma professora de Matemática reformada, recebe de herança de uma amiga há muito perdida uma casa degradada numa ilha do Mediterrâneo, a curiosidade apodera-se dela, conduzindo-a a Ibiza com um bilhete só de ida, sem guia de viagem e desprovida de qualquer plano.
Por entre as encostas escarpadas e as praias douradas das ilhas Baleares, Grace procura respostas em relação à vida da amiga e à forma como esta terminou. Aquilo que descobre é mais estranho do que alguma vez poderia ter sonhado. Mas antes de mergulhar nesta verdade impossível, Grace precisa de se reconciliar com o seu passado.
Repleta de encanto e aventura, esta é uma história de esperança sobre o poder transformador de um novo começo.
As Cinzas e a Coroa Maldita de Carissa Broadbent
Editora: Clube do Autor
Sinopse: A sangrenta conquista do poder, um amor intenso e perigoso.
Segundo livro da série Crowns of Nyaxia, repleto de tensão, intrigas e amor, confirma Carissa Broadbent como um dos grandes nomes da fantasia romântica da atualidade.
Tudo aquilo em que Oraya acreditava foi destruído. Prisioneira no seu próprio reino, em luto pela única família que alguma vez teve e a recuperar de uma traição atroz, Oraya já nem sabe a verdade sobre o seu próprio sangue. Resta-lhe uma única certeza: não pode confiar em ninguém, muito menos em Raihn.
Os nobres de Raihn, por seu turno, não estão entusiasmados com o novo poder do rei Transformado, que em tempos fora escravo. Enquanto isso, a Casa do Sangue aguça as garras, ameaçando desfazer o reino a partir do seu âmago.
Quando Raihn sugere a Oraya uma aliança secreta, ela encara o acordo como a única forma de recuperar o seu reino - e vingar-se contra quem a traiu. Para tal, precisa de recorrer a um poder antigo e devastador, entrelaçado com os maiores segredos do pai.
Cercada de inimigos, Oraya percebe que nada é aquilo que parece. Enquanto desvenda o seu passado e enfrenta o futuro, Oraya é forçada a fazer uma escolha que pode ser a sua ruína.
Templos da Alegria de Kate Atkinson
Editora: Edições Asa
Sinopse: Em 1926, Inglaterra está a recuperar da Grande Guerra e Londres é o epicentro de uma fulgurante vida noturna. Nos clubes do Soho, pares do reino seduzem estrelas de cinema, dignitários estrangeiros convivem com gangsters, e raparigas vendem danças por um xelim.
A rainha deste novo mundo é Nellie Coker, implacável mulher de negócios e mãe ambiciosa, decidida a conquistar para os seus filhos a respeitabilidade que nunca conseguiu para si. Mas as regras da alta sociedade são rígidas e o sucesso atrai inimigos. Os seis filhos de Nellie têm ambições próprias, e o seu império enfrenta ameaças internas e externas.
E nas ruelas sombrias do Soho, onde a alegria do jazz e o esplendor dos salões não chegam, há raparigas que desaparecem sem deixar rasto, acicatando a curiosidade de um inspetor da Scotland Yard com ambições literárias e uma bibliotecária em busca de aventura.
Um romance eletrizante, em que Kate Atkinson junta um formidável elenco de personagens e nos transporta para os memoráveis anos vinte. Complexo, negro, empolgante e historicamente rigoroso, Templos da Alegria é a obra-prima de uma das mais reputadas escritoras de língua inglesa da atualidade.
As Sete Irmãs - A Irmã da Pérola A história de Cece de Lucinda Riley
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Se procura uma série envolvente e viciante, na qual a trama familiar é o ponto de partida para momentos épicos em vários lugares e épocas, tem o livro perfeito nas mãos. Prepare-se para viver amores impossíveis, sonhos sem limites e surpresas impressionantes.
Com pouco mais de 20 anos, CeCe D’Aplièse sentia-se perdida. Agora, depois da morte do pai, o misterioso multimilionário Pa Salt, CeCe está num abismo. Desistiu da faculdade de Belas-Artes e sente-se completamente à deriva ao ver a sua irmã Estrela afastar-se para seguir o amor.
Desesperada, CeCe deixa Inglaterra para descobrir a sua verdadeira história. A única pista que tem? Uma fotografia em preto-e-branco e o nome de uma pioneira que fez das planícies australianas a sua casa há mais de cem anos. CeCe decide, então, procurar refúgio no único sítio que jamais lhe oferecera um vislumbre de si mesma: os maravilhosos areais de Krabi, na Tailândia. No meio da multidão de turistas, há alguém que lhe chama a atenção: o misterioso Ace, um homem igualmente solitário que esconde um segredo.
Assim começa o caminho que levará CeCe até Kitty McBride que, cem anos antes, se mudara para a Austrália e cuja história ficará para sempre entrelaçada com a desta riquíssima família. Como poderão duas mulheres, com um século a separá-las, ligar-se pelo poder da criatividade e da superação?
Índias Trilogia dos Navegantes - Livro dois de João Morgado
Editora: Clube do Autor
Sinopse: O surpreendente romance biográfico de vasco da gama, o herói imperfeito da história de Portugal.
Pêro da Covilhã rumou às Índias por terra, mas não regressou. Vasco da Gama chegou até lá por mar e regressou para receber todas as mordomias. D. Manuel I determinou que este seria então o capitão-mor de todas as armadas que partissem do reino em direção às Índias. Porém, logo na primeira armada, a maior, a mais lustrosa, o seu nome foi afastado e a glória coube a Pedro Álvares Cabral. Porquê?
Porque era odiado pela Igreja, pelos nobres, pelos comerciantes, pela Ordem Militar da Cruz de Cristo e pela Ordem de Santiago? Porque era odiado por todos e tinha a admiração de D. Manuel I?
Para encontrar a resposta que os livros de história esqueceram, vamos revisitar a vida de Vasco da Gama, a sua personalidade, as suas relações, os seus ódios e a sua ligação ao rei D. Manuel I.
Sete Noites de Jorge Luis Borges
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: Sete Noites reúne um conjunto de palestras proferidas por Jorge Luis Borges no teatro Coliseo de Buenos Aires, em 1977. Essas conferências foram gravadas e um jornal argentino publicou-as numa versão cheia de erros de transcrição, omissões e cortes arbitrários. Depois de, ao longo de dois anos, se ter recusado até mesmo a ouvir as gravações, Borges concordou em compilar as sete conferências neste volume, exigindo revê-las uma a uma.
Nelas, Borges aborda alguns dos grandes temas que o fascinaram ao longo da vida: o Oriente e o Ocidente, As Mil e Uma Noites, o sonho e o pesadelo, a realidade e a ficção, a poesia, a Divina Comédia, a cabala, o budismo ou a cegueira. Nestas páginas, que mostram a sua sólida e impressionante erudição, Borges evoca os espíritos e demónios da sua biblioteca mental.
A Maldição Edição Especial de Lourenço Seruya
Editora: Cultura Editora
Sinopse: A mais recente investigação do inspetor Bruno Saraiva leva-o até ao Teatro da Passagem, em Lisboa.
A Pedra do Pecado foi representada apenas duas vezes em Portugal, uma em 1977 e outra em 1982. Foram encenadas por companhias diferentes, mas houve um acontecimento comum: em ambas as estreias morreu a atriz principal. Apesar de essas mortes terem sido consideradas de causas naturais, surgiu a crença de que a peça estaria amaldiçoada…
Durante muito tempo nenhum encenador ousou voltar a pegar nesse texto. Até que, quarenta anos depois, o Teatro da Passagem decide levá-la à cena novamente…
O dia da estreia chega finalmente e o ambiente é de tensão e nervosismo. Será que A Pedra do Pecado está mesmo amaldiçoada? Será que naquela estreia vai voltar a haver uma morte?
O público acorreu em massa ao Teatro da Passagem, enchendo a sala como há muito não acontecia. Nos bastidores, os atores já estão prontos a entrar em palco. O pano sobe e o espetáculo começa… Mas um deles não vai chegar vivo ao final.
Marina Edição Ilustrada 25 Anos de Carlos Ruiz Zafón
Editora: Planeta
Sinopse: «Quinze anos mais tarde, a memória daquele dia voltou até mim. Vi aquele rapaz a vaguear por entre as brumas da estação de Francia e o nome de Marina tornou-se de novo incandescente como uma ferida fresca. Todos temos um segredo fechado à chave nas águas-furtadas da alma. Este é o meu.»
Na Barcelona de 1980, Óscar Drai sonha acordado, deslumbrado pelos palacetes modernistas próximos do internato onde estuda. Numa das suas escapadelas conhece Marina, uma rapariga audaz que partilha com Óscar a aventura de penetrar num enigma doloroso do passado da cidade. Uma misteriosa personagem do pós-guerra propôs a si mesmo o maior desafio imaginável, mas a sua ambição arrastou-o por veredas sinistras cujas consequências alguém deve pagar ainda hoje.
Promessa de Rachel Eliza Griffiths
Editora: Edições Asa
Sinopse: Promessa celebra a história de resistência de uma família. É uma história intemporal e universal sobre irmandade, identidade e a busca de uma pertença.
As irmãs Kindred - Ezra e Cinthy - cresceram rodeadas de muito amor. Amor dos seus pais, que as deixaram acreditar que os desejos que pedem às estrelas podem tornar-se realidade. Amor dos vizinhos, os Junketts, a única outra família negra da aldeia, cuja casa está repleta de costeletas untadas com especiarias e de abraços que fazem tremer o chão. E amor pela terra que as adotou, Salt Point, uma bela aldeia do Maine situada no topo de falésias.
Mas quando as meninas entram na adolescência, os seus vizinhos brancos começam a vê-las de forma diferente. E, à medida que as notícias que chegam de partes distantes do país se vão enchendo de apelos à igualdade e à justiça para os americanos negros, os habitantes brancos de Salt Point começam a ver os Kindreds e os Junketts como uma ameaça ao seu estilo de vida.
No meio da escalada de violência, de preconceito e de medo, as irmãs terão de encontrar no seu âmago as reservas de amor que acumularam para cometerem atos grandiosos de heroísmo e de bondade no caminho para a sobrevivência.
Banho de Sangue Americano de Paul Auster
Editora: Edições Asa
Sinopse: Banho de Sangue Americano é o balanço pessoal de Paul Auster sobre a idolatria do porte de armas na cultura americana. Desde as memórias das suas brincadeiras de criança e dos westerns a que assistia na televisão, às ondas de choque sentidas pela sua própria família, que manteria durante anos o segredo de um crime cometido pela avó, o autor revela-se-nos através de vinhetas biográficas e pensamento crítico. Um ensaio simultaneamente polémico e lúcido, em que Auster se assume como observador e comentador político sem nunca abandonar a sua voz e estilo inesquecíveis.
O texto é acompanhado por fotografias do fotógrafo americano Spencer Ostrander - imagens a preto e branco dos cenários de massacres conhecidos.
Como Fazer Swing Trade Um guia para principiantes de Brian Pezim
Editora: Self PT
Sinopse: Se quer investir mas já percebeu que não quer ficar todos os dias a olhar para o ecrã de cotações e se não quer ter o stress de estar a comprar e vender posições a toda a hora, este é o livro para si.
O swing trading é um tipo de negociação em que se investe em ações ou outros ativos durante um período de tempo que pode ir de um dia a algumas semanas ou mais.
Se é um investidor principiante, este livro irá equipá-lo com as melhores ferramentas e o melhor conhecimento. Aprenderá como começar, o que esperar do swing trading, e como pode desenvolver a sua própria estratégia com base nos seus objetivos pessoais. Se é um trader já com alguma experiência, este livro dar-lhe-á algumas ideias sobre a abordagem do autor ao swing trading, as regras que segue e algumas estratégias que utilizou ao longo dos anos para fazer transações lucrativas. Neste livro, aprenderá:
O que é o swing trading e como este difere de outras estratégias de negociação.
Porque é que o swing trading pode ser uma abordagem de negociação melhor para si.
Quais as ferramentas necessárias para negociar e como escolher uma corretora.
Como gerir o dinheiro e os riscos de negociação.
Como efetuar uma análise fundamental básica das empresas.
Noções básicas de gráficos, seguidas de uma apresentação sobre algumas das ferramentas de análise técnica mais populares usadas para identificar e efetuar transações lucrativas.
Padrões de gráficos que proporcionam oportunidades de negociação.
Uma série de estratégias de negociação que podem ser usadas tanto por principiantes quanto por traders experientes.
Como obter boas entradas e saídas em negociações para maximizar os ganhos.
Como gerir as suas atividades comerciais como uma empresa, incluindo algumas regras e rotinas a seguir para ser um trader de sucesso.
Como Fazer Swing Trade irá certamente ajudá-lo a atingir as suas metas e objetivos no mundo do trading.
A Revolução dentro da Revolução O controlo operário no Portugal rural de Nancy Bermeo
Editora: Tinta da China
Sinopse: «A queda do regime de Salazar e Caetano, em abril de 1974, originou profundas transformações nas relações de propriedade em meio rural e, de certo modo, nos próprios trabalhadores. Catarina Eufémia morreu quando reclamava a adoção da jornada de trabalho de oito horas. António Casquinha e João Caravela perderam a vida num contexto diferente.
A sua morte sobreveio quando tentavam impedir a GNR de desmantelar uma cooperativa agrícola — formada por outros assalariados rurais como eles, após a ocupação de grandes domínios fundiários. No primeiro caso, o Estado português exerceu o seu poder coercivo contra reformadores, no segundo, fê-lo contra revolucionários.
O presente estudo é uma análise da reforma e revolução no mundo rural português e tem como tema central o controlo operário, ou seja, a gestão e o usufruto coletivos dos bens de produção. A investigação responde a três perguntas que estão interligadas. A primeira, o que levou os assalariados rurais do sul a contestar as relações de propriedade e a criar herdades geridas por trabalhadores? A segunda, quais as repercussões a nível micro das unidades cooperativas geridas por trabalhadores, após a sua criação? Por último, qual era a natureza da interação entre as cooperativas e o sistema estatal no qual estavam inseridas? Como se desenvolveram no Estado pós-revolucionário?» — Nancy Bermeo
A Noite Mais Sangrenta de João Miguel Almeida
Editora: Manuscrito Editora
Sinopse: Foi um dos episódios mais violentos da Primeira República. Na noite de 19 de outubro de 1921, uma camioneta-fantasma causou o terror em Lisboa, retirando à força políticos das suas casas, para os assassinar à queima-roupa. Nunca em Portugal se tinha assistido a nada assim. E nunca mais se voltou a assistir.
Na Noite Sangrenta, como ficou conhecida, morreram António Granjo, presidente do ministério de um governo eleito; Machado Santos e Carlos da Maia, heróis da revolução republicana, entre outras figuras importantes da nação. nos dias seguintes, pessoas de renome foram feridas ou ameaçadas.
A inesperada onda de violência daquela noite marcou o início do fim da Primeira República. E abriu portas para a chegada do Estado Novo, tendo inclusivamente sido utilizada como exemplo para a necessidade de defender a ordem. Mais de cem anos depois, ainda ninguém sabe quem foram os verdadeiros mandatários dos crimes. E a mais profunda investigação acabou por ficar a cargo de uma viúva.
No primeiro livro sobre o tema em mais de trinta anos, João Miguel Almeida, autor de D. Manuel II, vencedor do Prémio Grémio Literário, apresenta-nos uma investigação inédita sobre a Noite Sangrenta. O material de arquivo sobre os eventos daquela noite esteve desaparecido, ressurgindo de forma inesperada há uns anos. O autor mergulhou na vasta documentação de forma exaustiva, e o resultado está agora aqui.
Um livro indispensável para compreender o que aconteceu numa das noites mais violentas da História de Portugal.
Investir O meu guia para ganhar uma fortuna na bolsa de Jordan Belfort; Tradução: João Pedro Vala
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Descubra os segredos de um dos maiores investidores mundiais.
Quer comprar, vender ou saber quando sair do jogo? Precisa de perceber quais são as estratégias de investimento melhores, mais seguras e eficazes? Procura a forma ideal de acumular riqueza a curto e longo prazo? Este livro é para si.
Escrito por um dos maiores nomes mundiais da área, o famoso Lobo de Wall Street, este é o guia que parte da experiência de Jordan Belfort para lhe oferecer as soluções mais eficazes para fazer o seu percurso de investidor e construir fortuna do zero. Não há nada que o possa parar: Belfort ensina-lhe tudo o que é preciso para assegurar estabilidade e crescimento, mesmo que as ações que tenha comprado ontem valham zero hoje.
Pelo meio, e porque com o Lobo de Wall Street nada é aborrecido, vemo-nos a ler e a sorrir perante a frontalidade tão brutal quanto inconfundível do homem que mudou para sempre a bolsa e revolucionou o modo como podemos tirar partido de um universo em que o dinheiro nunca para de circular e crescer. Como? Basta aprendermos com ele a pôr o sistema a funcionar a nosso favor. O investidor particular - qualquer um de nós, na verdade - pode chegar, ver e vencer. Para quem está a começar ou para quem quer simplesmente levar o seu portefólio ao próximo nível, o caminho começa aqui.
Quizzes para Raparigas Rebeldes
Editora: Nuvem de Letras
Sinopse: É domingo, está de chuva, e nenhum dos teus amigos está disponível para brincar. O que fazes? Uns maravilhosos muffins, como a chef Prue Leith? Escreves poemas incríveis, como a poeta Amanda Gorman? Fazes uma experiência, como a engenheira Paige Brown? Treinas a roda, como a ginasta Simone Biles?
A equipa por trás da série bestseller do New York Times, Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes, criou mais de 30 quizzes criativos, inspirados em mulheres de todo mundo, pioneiras em várias áreas.
Descobre o teu superpoder, os teus hobbies preferidos, que tipo de rainha serias e muito mais!
Tempo para Nós 100 Sessões curtas de terapia para viver melhor o dia a dia de Antti Ervasti e Matti Pikkujämsä
Editora: Pergaminho
Sinopse: O mais recente livro do psicoterapeuta Antti Ervasti e do ilustrador Matti Pikkujämsä aborda um tema de forte atualidade: o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Normalizando fenómenos como a ansiedade da gestão de tempo, o stresse do trabalho de cuidado e a desmotivação, orienta-nos no sentido da autoaceitação, num reforço de autoestima que nos permitirá viver melhor e gostar mais ainda do nosso dia a dia.
Com secções dedicadas a cada parte do dia, este livro reflete sobre como ter manhãs tranquilas e inspiradoras, os vários desafios que a jornada de trabalho nos apresenta, como «desconectar» no final e como aproveitar ao máximo o tempo livre. Com lições simples mas transformadoras como «o repouso é um superpoder», «as nossas diferenças são a nossa força» e «precisamos de repensar as nossas manhãs», Tempo para Nós é o antídoto perfeito para um quotidiano marcado pelo stresse, pela pressa e pelo risco de burnout.
Wagner: A Máquina de Guerra de Putin de Rui Pedro Antunes e João Porfírio
Editora: Tinta da China
Sinopse: Na Ucrânia, dois jornalistas viajaram por um país em guerra a recolher testemunhos de quem combateu, sofreu e integrou o grupo Wagner, a máquina de guerra de Putin.
Quando Rui Pedro Antunes e João Porfírio estavam prestes a iniciar uma grande reportagem sobre o Grupo Wagner, o avião onde seguia Prighozin explodiu nos ares. A essa hora, estavam em Kiev, na mesma sala que Volodymyr Zelensky, e receberiam a notícia da morte do líder do Grupo pouco depois, enquanto atravessavam a praça Maidan, local onde a guerra começou antes de haver guerra. A partir daí, iniciou-se a busca que dá origem a este livro, bem como uma viagem de mais de três mil quilómetros por um país em guerra.
Percorrendo a Ucrânia, os dois jornalistas procuraram os relatos de quem combateu, sofreu e integrou o diabólico Grupo Wagner. Passaram por Utkin, a terra do homem que deu nome à máquina de guerra de Putin; no Donbass, conheceram num esconderijo o comandante Ahmed, que sonha marchar até Moscovo; Valkyria, enfermeira dos Azov, contou-lhes como tenta abstrair-se quando tem de tratar um Wagner; Bogdan Zikratiy e Yurii Ruban foram capturados pelo Grupo a caminho de Bakhmut e torturados; Tamara Nesterova fugiu depois de uma bomba destruir o quarto da irmã e refugiou-se perto de Kiev, onde Ihor Huskov, ex-alta patente das secretas ucranianas, promete não dar descanso aos membros do Grupo; e Vladislav Izmailov, que foi um combatente Wagner, partilhou como passou a lutar pela Ucrânia.
Agora, Yevgeny Prigozhin pode já estar morto, mas estas histórias, contadas na primeira pessoa, continuam a ressoar. E tanto na Ucrânia como fora dela, ninguém esquece os Wagner.
A Televisão Um ensaio de Abílio Almeida
Editora: Edições Verbi Gratia
Sinopse: Será que ainda faz algum sentido, nos nossos dias, refletir sobre o fenómeno televisivo?
Esta é apenas uma das questões a que Abílio Almeida pretende dar resposta com este ensaio. Explorando a intrincada interseção entre a televisão e a sociedade contemporânea, o autor analisa como a média televisiva influencia e é influenciada pelos fenómenos sociais, económicos e religiosos, e o seu potencial futuro na era digital em constante evolução.
Inspirado pela reflexão do teórico Dominique Wolton, autor do posfácio do livro, sobre a natureza multifacetada da televisão como agente de excitação, fascínio e desilusão, este ensaio propõe uma teoria crítica que transcende a mera análise da programação televisiva, e que convida a repensar a compreensão da televisão como um instrumento de comunicação e influência social.
cardapio.pt @ 27-8-2024 08:55:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros