Novidades Livros (5 a 11 de Setembro de 2024)
cardapio.pt @ 3-9-2024 09:00:00
Aprender a Ser Como desenvolver as capacidades emocionais e sociais dos seus filhos de Inês Sottomayor
Editora: Contraponto Editores
Sinopse: Quantos de nós, pais, não gostaríamos que os nossos filhos soubessem ouvir um «não», sem se revoltarem ou fazerem uma birra incontrolável, ou conseguissem lidar com a frustração? Quantas vezes não desejámos vê-los mais entusiasmados com a escola ou mais curiosos com o «mundo» fora dos ecrãs? Em quantas ocasiões não lhes pedimos que arrumassem o quarto ou fossem mais esforçados nas tarefas do dia a dia? Sim, seremos muitos a pôr a mão no ar.
Se hoje as crianças e os jovens sabem lidar com as tecnologias como ninguém, leem perfeitamente em inglês na adolescência e são estrelas nas atividades extracurriculares, a verdade é que muitos têm dificuldade em comunicar, resolver problemas, ter uma boa autoestima, ser criativos ou trabalhar/brincar em equipa, capacidades emocionais e sociais (as tão aclamadas human skills) indispensáveis ao longo de toda a vida.
Numa abordagem muito próxima, e através de vários exercícios práticos e divertidos, a formadora Inês Sottomayor, que já acompanhou centenas de crianças, jovens e famílias, mostra-nos como podemos potenciar as competências dos nossos filhos ao mesmo tempo que trabalhamos - e melhoramos - as nossas dinâmicas familiares.
Acima de tudo, este é um livro com o qual pequenos e graúdos vão Aprender a Ser mais capazes e felizes.
A Jogada Final Os Jogos da Herança 3 de Jennifer Lynn Barnes; Tradução: Marta Pinho
Editora: Editorial Presença
Sinopse: A conclusão do fenómeno mundial que continua a apaixonar milhões de leitores.
Quem ganhará, no final?
Avery está cada vez mais perto de herdar os milhões da fortuna de Tobias Hawthorne… Só tem de sobreviver mais algumas semanas na Casa Hawthorne. E outra coisa: Avery está quase a descobrir o grande mistério que se arrasta - por que razão foi eleita herdeira principal de um homem que nunca viu na vida?
Porém, nada parece fácil, agora que o desfecho da história se aproxima. Há paparazzi que rondam a nossa protagonista, pressões financeiras muito fortes e perigos mortíferos que espreitam e a perseguem. A ela e aos que ama.
Cada vez mais íntima dos irmãos Hawthorne, Avery vê agora entrar em cena uma visitante inesperada que vem pedir a sua ajuda e baralhar ainda mais o jogo. Chegou o momento de fazer uma última jogada e deslindar o puzzle.
Bem-vindos ao grande final de Os Jogos da Herança, a série YA que chegou aos tops dos livros mais vendidos em todo o mundo.
O Desejo de Revolução Materiais para a história do PREC de Fernando Pereira Marques
Editora: Tinta da China
Sinopse: O novo livro da coleção Ephemera é dedicado à história da luar depois do 25 de abril, durante o PREC.
Desde o seu aparecimento em 1967, a LUAR caracterizou-se pela sua peculiaridade no panorama das forças de resistência ao salazarismo. com o 25 de Abril de 1974 e o derrube da ditadura, a organização adaptou-se aos novos desafios, contribuindo para o último grande movimento social de carácter revolucionário na Europa do século XX.
Assim, durante o PREC, os militantes da LUAR estiveram em várias frentes: da residência oficial de São Bento — onde fizeram a guarda pessoal de Vasco Gonçalves — às lutas populares nas fábricas, pela terra, pela habitação, pelos direitos elementares. Isto até que, como se o desejo de Revolução que mobilizou milhares de portugueses saídos da letargia cinzenta de quase 50 anos de negação das liberdades se tivesse esvaído, em Janeiro de 1976 foram escritos os últimos episódios da história da LUAR.
Fernando Pereira Marques, que foi também actor neste importante processo, dá-nos uma visão profunda desta história recorrendo às suas experiências e formação, a iconografia e documentos inéditos.
Pulmões de Pedro Gunnlaugur Garcia
Editora: Editora Guerra & Paz
Sinopse: Pulmões, o segundo livro de Pedro Gunnlaugur Garcia e vencedor do Prémio de Literatura da Islândia 2022, é uma epopeia familiar multigeracional em que se misturam a complexidade das relações humanas e dinâmicas narrativas dramáticas com laivos de magia e humor.
Jóhanna decide finalmente ler a saga épica que o seu distante pai escreveu sobre a origem e a história da sua família e, nas suas narrativas arrebatadoras, depara com histórias de sonhos desfeitos, magia e amores proibidos que expõem um segredo mantido na sombra.
Um romance épico que se estende no tempo e no espaço: da Toscana, no início da I Guerra Mundial, aos bairros de imigrantes de Toronto; do belo vale de Hörgárdalur a Reiquiavique, num futuro não muito distante.
Como Fazer Quase Tudo na Air Fryer de Rui Marques
Editora: Manuscrito Editora
Sinopse: São receitas...
- Rápidas (a maioria demora menos de 30 minutos a fazer);
- Fáceis e sujam pouquíssima loiça;
- Que rendem muitos pratos (o que ajuda a poupar dinheiro na conta do supermercado);
- E… absolutamente deliciosas!
A air fryer entrou de rompante nas nossas vidas, e quem já tem uma em casa sabe que é mesmo amor à primeira vista: práticas e fáceis de usar, sujam muito menos loiça e precisam de pouca ou nenhuma gordura para cozinhar. Mais: como confecionam os alimentos de forma mais rápida, poupam-nos imenso tempo na cozinha!
Com tantas coisas boas que a air fryer nos trouxe, faltava apenas uma: receitas! É que elas fazem muito mais além de cozinhar batatas fritas sem óleo. Carré de borrego crocante, folhado de salmão, cheesecake americano… até sushi dá para fazer na air fryer.
Não acredita? Pergunte ao Pitada do Pai! Depois do sucesso de Poupe com a Pitada do Pai, o livro de gastronomia mais vendido em Portugal em 2023, Rui Marques está de volta com 110 receitas para fazer na sua máquina revolucionária. Está preparado para fazer (quase) tudo na sua air fryer, até mesmo comida para bebé? Então vamos a isso, família Pitada!
Investir O meu guia para ganhar uma fortuna na bolsa de Jordan Belfort; Tradução: João Pedro Vala
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Descubra os segredos de um dos maiores investidores mundiais.
Quer comprar, vender ou saber quando sair do jogo? Precisa de perceber quais são as estratégias de investimento melhores, mais seguras e eficazes? Procura a forma ideal de acumular riqueza a curto e longo prazo? Este livro é para si.
Escrito por um dos maiores nomes mundiais da área, o famoso Lobo de Wall Street, este é o guia que parte da experiência de Jordan Belfort para lhe oferecer as soluções mais eficazes para fazer o seu percurso de investidor e construir fortuna do zero. Não há nada que o possa parar: Belfort ensina-lhe tudo o que é preciso para assegurar estabilidade e crescimento, mesmo que as ações que tenha comprado ontem valham zero hoje.
Pelo meio, e porque com o Lobo de Wall Street nada é aborrecido, vemo-nos a ler e a sorrir perante a frontalidade tão brutal quanto inconfundível do homem que mudou para sempre a bolsa e revolucionou o modo como podemos tirar partido de um universo em que o dinheiro nunca para de circular e crescer. Como? Basta aprendermos com ele a pôr o sistema a funcionar a nosso favor. O investidor particular - qualquer um de nós, na verdade - pode chegar, ver e vencer. Para quem está a começar ou para quem quer simplesmente levar o seu portefólio ao próximo nível, o caminho começa aqui.
O Prisioneiro do Céu Edição atualizada de Carlos Ruiz Zafón
Editora: Planeta
Sinopse: Nova edição com nova capa.
Barcelona, 1957. Daniel Sempere e o amigo Fermín, os heróis de a Sombra do Vento, regressam à aventura, para enfrentar o maior desafio das suas vidas.
Quando tudo lhes começava a sorrir, uma inquietante personagem visita a livraria de Sempere e ameaça revelar um terrível segredo, enterrado há duas décadas na obscura memória da cidade. Ao conhecer a verdade, Daniel vai concluir que o seu destino o arrasta inexoravelmente a confrontar-se com a maior das sombras: a que está a crescer dentro de si.
Transbordante de intriga e de emoção, O Prisioneiro do Céu é um romance magistral, que o vai emocionar como da primeira vez, onde os fios de A Sombra do Vento e de O Jogo do Anjo convergem através do feitiço da literatura e nos conduzem ao enigma que se esconde no coração de O Cemitério dos Livros Esquecidos.
O romance de Carlos Ruiz Zafón que é uma verdadeira promessa de felicidade.
Luís Vaz de Camões - Um Poeta Genial de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; Ilustração: Margarida Mouta
Editora: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, setembro de 2024
Sinopse: «Luís Vaz de Camões é um poeta genial. Pode mesmo classificar-se como o maior poeta do nosso país. A sua obra é tão reconhecida e valorizada que a data da sua morte, 10 de junho, foi escolhida para festejar o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas. Os poemas de Camões foram traduzidos para muitas línguas e são de tal forma apreciados em todo o mundo que, com frequência, se chama língua de Camões à língua portuguesa.»
Diálogos Lusitanos de Onésimo Teotónio Almeida
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: Os ensaios deste volume tratam de Fernando Pessoa, Vergílio Ferreira, José Saramago, Eduardo Lourenço, Natália Correia, José Rodrigues Miguéis, José Enes ou Jorge de Sena. Como considera o autor, «não se debruçam propriamente sobre questões literárias — e aqui está mais um elemento de unidade deste volume —, mas sobre a problemática dos valores (nas suas dimensões ética e estética) relacionados com a obra de cada um desses autores. Mesmo o ensaio sobre o cânone literário, ou até esse outro sobre o humor na literatura portuguesa, podem ser enquadrados num paradigma comum. Excetuado Fernando Pessoa, convivi com todos, o que me data implacavelmente.»
O fio de unidade deste livro consiste no desenvolvimento de conversas em linguagem clara e distinta com autores tutelares da cultura portuguesa do século XX. «Gostaria que os sentissem como conversas que me aprouvaria ter com as pessoas com quem convivo, por vezes demasiado furtivamente, em viagens rápidas à pátria.» Um diálogo descontraído com o visível e com o invisível da cultura portuguesa.
«Toda a vida tentei dialogar com os intelectuais portugueses procurando estabelecer uma conversa nacional sobre temas de interesse comum e que essa conversa fosse conduzida aberta e francamente numa linguagem clara e límpida que qualquer pessoa culta e inteligente pudesse acompanhar. Estes ensaios prolongam as conversas que, com os livros De Marx a Darwin, Despenteando Parágrafos e A Obsessão da Portugalidade, tenho tentado contribuir para o que até aqui me parece ser um diálogo de surdos em que cada um fala e ninguém responde, nem sequer simplesmente fazendo um eco.»
Vida a Dois de Catarina Lucas
Editora: Arena PT
Sinopse: Catarina Lucas é reconhecida na área da psicologia clínica, tendo especialização avançada em sexologia e terapia de casal.
«Somos exigentes e queremos tudo numa relação e numa só pessoa.»
As dificuldades de uma relação começam, muitas vezes, nas nossas próprias incongruências. Queremos segurança, mas também novidade. Quase sempre exigimos que o outro seja a pessoa perfeita, quando nós estamos longe de ser perfeitos. e ainda temos tendência para imaginar uma relação perfeita, algo que também não existe.
Estas questões levam muitos casais ao consultório da Dra. Catarina Lucas. e a estas questões somam-se uma série de outros problemas comuns à maioria dos casais. dos temas mais habituais, como a longa rotina, até aos mais complexos, como as traições, a autora fala de todos eles de uma forma simples e direta, desmistificando muitas ideias feitas que tantas vezes nos levam por caminhos errados e prejudicam as nossas relações.
Rotina - Família - Filhos e enteados - Infidelidade - Finanças - Divórcio e recomeço - Ciúmes - Sexualidade - Pornografia - Violência doméstica - Entre outros.
Além de abordar estas e outras questões, Vida a Dois é um livro repleto de histórias reais com as quais se vai identificar. Inclui exercícios para entender melhor a sua relação, e muitas estratégias, dicas, reflexões e até provocações.
Prefácio do Dr. António Santos Pereira, médico psiquiatra e sócio-fundador da Sociedade Portuguesa de Sexologia.
Psico-Cibernética Tudo sobre o poder do seu subconsciente de Maxwell Maltz
Editora: Talento Intemporal
Sinopse: A definição contemporânea de cibernética remete para o estudo científico de como pessoas, animais e máquinas controlam e comunicam informações. Psicocibernética — um termo cunhado por Maxwell Maltz —, significa, especificamente, «orientar a mente para um objetivo produtivo e útil, para alcançar o maior porto do mundo: a paz de espírito».
Maltz, eminente cirurgião plástico e celebrado autor americano, foi também o primeiro investigador a explicar como a autoimagem (termo que o próprio popularizou) exerce, por sua vez, controlo sobre a capacidade de um indivíduo para alcançar um determinado objetivo.
Relacionando os conceitos, o autor desenvolveu técnicas que qualquer leitor pode usar para manobrar a autoimagem — a visualização, o ensaio mental ou o relaxamento, por exemplo — e que têm informado e inspirado, ao longo de décadas, especialistas motivacionais, psicólogos desportivos e praticantes de autoajuda.
Os ensinamentos de psicocibernética neste livro foram revistos e aumentados, a fim de tornar a mensagem de Maltz ainda mais relevante para o leitor contemporâneo.
Conversas com a Minha Professora Dúvidas e certezas sobre a educação de Catherine L'Ecuyer
Editora: Planeta
Sinopse: Numa altura em que pomos em causa a chamada escola tradicional e, com a panóplia de oferta de ferramentas inovadoras, apelativas, condicionadas pelo marketing e pelas modas, pais e educadores podem sentir-se um pouco perdidos sobre que educação dar aos seus filhos. Catherine L’Écuyer, autora do best-seller Aprender na Curiosidade, traz-nos um livro esclarecedor, explicando as principais correntes educativas que encontramos atualmente nas escolas, as suas origens e de onde provêm conceitos como o estímulo precoce, as inteligências múltiplas, o método aprender fazendo, a aprendizagem cooperativa, o trabalho por projetos, a educação personalizada, a educação emocional, inteligências múltiplas, a teoria dos estilos de aprendizagem, entre outros.
Através de diálogos entre Matias, um inconformado estudante de Pedagogia, e Cacilda, uma sábia professora reformada, a autora tenta responder de forma clara e direta a várias questões que pais e educadores têm atualmente, nomeadamente o que se passa nas salas de aula de hoje.
Uma leitura fundamental para pais e educadores, que aborda a importância da educação, da atenção, o papel da imaginação, abrindo o horizonte ao prazer de aprender e ao desejo de saber mais.
A Coragem de Recomeçar Inclui meditações guiadas de Catarina Gomes Pinto
Editora: Edição do Autor
Sinopse: Após anos de se perder no meio de tantas expetativas alheias e nos padrões sufocantes da sociedade, a Catarina decidiu que era hora de se reencontrar consigo mesma. Quando percebeu que a vida dos seus sonhos já não a fazia feliz ela estava sozinha, num país estrangeiro, sem falar a língua local, e tendo deixado tudo para trás. Longe de casa, viu-se obrigada a mergulhar no único lugar disponível: dentro de si mesma.
Determinada a reconquistar a sua energia feminina e o amor-próprio, a autora embarca numa jornada de autodescoberta e transformação. Nesse mergulho profundo descobriu uma nova forma de viver e percebeu que ela mesma era o final feliz que sempre procurara. Mudou a sua rotina, os seus pensamentos e a sua forma de encarar a vida, transformando toda a sua realidade.
Em A Coragem de Recomeçar acompanhamos Catarina em encontros profundos consigo mesma onde encontra a força, o amor e a inspiração para resgatar a sua verdadeira identidade e viver a vida com paixão e propósito.
Este livro é um convite para todas as mulheres que desejam reconectar-se com a sua energia feminina, que querem parar de apenas sobreviver e começar a viver plenamente. A Coragem de Recomeçar é uma ode à resiliência, à autêntica força interior e ao poder transformador de escolher o amor-próprio, acima de tudo.
Índias Trilogia dos Navegantes - Livro dois de João Morgado
Editora: Clube do Autor
Sinopse: O surpreendente romance biográfico de vasco da gama, o heróI imperfeito da história de Portugal.
Pêro da Covilhã rumou às Índias por terra, mas não regressou. Vasco da Gama chegou até lá por mar e regressou para receber todas as mordomias. D. Manuel I determinou que este seria então o capitão-mor de todas as armadas que partissem do reino em direção às Índias. Porém, logo na primeira armada, a maior, a mais lustrosa, o seu nome foi afastado e a glória coube a Pedro Álvares Cabral. Porquê?
Porque era odiado pela Igreja, pelos nobres, pelos comerciantes, pela Ordem Militar da Cruz de Cristo e pela Ordem de Santiago? Porque era odiado por todos e tinha a admiração de D. Manuel I?
Para encontrar a resposta que os livros de história esqueceram, vamos revisitar a vida de Vasco da Gama, a sua personalidade, as suas relações, os seus ódios e a sua ligação ao rei D. Manuel I.
É sabido que a história dos homens e dos povos é pó solto em vendaval, leva por isso muita reviravolta. Como pôde um homem tão cruel ser endeusado por Camões n'Os Lusíadas e ganhar o estatuto de figura cimeira dos Descobrimentos Portugueses?
Enriqueça com o ChatGPT de Neil Dagger
Editora: Marcador
Sinopse: Se é um curioso em relação ao tema, se gere uma startup em plena expansão, se pretende traçar o seu percurso como freelancer ou aumentar a sua eficiência no mundo empresarial, então, precisa deste guia - o primeiro a mostrar-lhe como utilizar o ChatGPT para potenciar e maximizar os seus resultados. Obterá um arsenal de prompts que funcionam como uma caixa de ferramentas pessoal para o sucesso.
Com o apoio de mais de 150 instruções, estará preparado para executar qualquer tarefa, desde a elaboração de uma carta de reclamação ou de apresentação, de um itinerário de viagem, da criação uma página web pessoal ou de um calendário de conteúdos para uma conta do TikTok, até à simplificação de fluxos de trabalho complexos.
Este livro resulta de anos de experiência agora apresentados em estratégias simples e infalíveis. Então, preparado para transformar a sua vida e alcançar o sucesso graças à IA?
Molhar a Pólvora A história da UMD e a revolução dos cravos de Alfonso Domingo
Editora: A Esfera dos Livros
Sinopse: Um dos aspectos muito pouco conhecidos do 25 de abril português é a relação que teve com os militares democratas espanhóis. Cinquenta anos depois da Revolução dos Cravos, é hora de revelar essa história com todos os detalhes e de homenagear aqueles homens que, de ambos os lados da fronteira, lutaram pela democratização da Península Ibérica e pela sua integração numa Europa que já acabara com as ditaduras décadas antes. Enquanto no país vizinho triunfava um golpe protagonizado por capitães, em Espanha perseguia-se ferozmente os homens agrupados sob a sigla da União Militar Democrática (UMD).
Neste livro revisita-se a história comum desses militares espanhóis e portugueses, os seus contatos clandestinos, o apoio que os capitães de Abril deram à UMD, bem como as viagens de uns e de outros nessas datas. Uma história até agora desconhecida. A Espanha democrática ainda lhes deve uma homenagem e o reconhecimento público por terem molhado a pólvora do exército franquista.
Um Coração, Dois Caminhos Diário de uma (pré) adolescente de Nora Dåsnes
Editora: Nuvem de Letras
Sinopse: A Tuva vai entrar no 7.º ano e fez uma lista de objetivos: escrever um diário até ao fim, ter um estilo fixe, construir o melhor forte na floresta com as suas amigas e muito mais.
Tudo parece bem encaminhado, mas o 7.º ano divide os seus amigos em duas frações rivais: de um lado, Team Linnéa e as miúdas que se maquilham e se apaixonam, do outro, Team Bao e as miúdas que apenas querem brincar na floresta e não ligam a roupas e paixonetas.
É então que aparece a Mariam, que não pertence a nenhum dos lados, e a Tuva sente que acaba de conhecer a sua alma gémea. Será isto que é estar apaixonado?
Entre ser criança e ser adolescente, Tuva hesita. Dois caminhos, um coração.
A Vida Secreta de Jesus Um manuscrito com dois mil anos de história revela os anos perdidos na vida de Jesus de Nicolas Notovitch
Editora: Alma dos Livros
Sinopse: Uma das maiores incógnitas do cristianismo diz respeito aos anos da vida de Jesus que não estão narrados na Bíblia - o período entre os 13 e os 29 anos.
Este livro surpreendente descreve os anos perdidos da vida de Jesus e faz revelações sobre a Sua vida e a Sua mensagem. No meio da tradição e dos dogmas há muito instituídos, pode esta obra ter dentro de si um vislumbre da verdade?
Nicolas Notovitch cumpria uma longa viagem pela Índia, quando visitou o convento budista de Hemis. Foi lá que um lama ancião lhe disse que Jesus - a quem os budistas chamam Issa - tinha ali estado e que a biblioteca do convento possuía alguns manuscritos que o comprovavam.
Intrigado, pediu que lhe permitissem ver esses textos. O que leu deixou-o fascinado. Eram originais muito antigos e não só documentavam a presença de Jesus, como demonstravam as muitas semelhanças entre a Sua mensagem e os ensinamentos espirituais ancestrais da Ásia.
Quando o médico percebe que Issa e Jesus podem ser uma só e a mesma pessoa, fica fascinado por aquela história. O manuscrito será realmente verdadeiro? Terá Jesus Cristo estado na Índia, no Tibete e noutros lugares da Ásia?
Anjos de Carlos Silva
Editora: Editorial Divergência
Sinopse: Numa Lisboa futurista, reconstruída sobre os escombros de um terramoto ainda maior do que o de 1755, a informação é mais preciosa do que nunca. A mais delicada e desejada não pode correr o risco de circular pela omnipresente Internet — tem de voar sobre ela, nas mãos daqueles que se auto-intitulam de Anjos.
Porém, nem estes estão seguros, agora que os inimigos da nova Lisboa pretendem recuperar o terrível poder do qual os Anjos são guardiões. Velhas sombras do passado adensam-se e o círculo aperta, cada vez mais letal.
Ninguém sairá ileso.
Bolsa - Dúvidas Reais, Respostas Sem Rodeios de Pedro Silva-Santos
Editora: Edição do Autor
Sinopse: Descubra os segredos para dominar os investimentos em empresas cotadas na Bolsa de forma prática e objetiva.
Escrito por Pedro Silva-Santos, este livro responde às 70 perguntas mais comuns dos investidores, oferecendo uma visão clara e descomplicada dos princípios fundamentais que ajudarão a multiplicar o seu dinheiro na Bolsa de Valores durante os próximos anos.
Escrita num formato muito prático e acessível, mesmo para iniciantes, esta obra é uma leitura indispensável para quem deseja alcançar a liberdade financeira e entender os meandros dos mercados acionistas.
Destaques do livro:
- Respostas claras e objetivas para as dúvidas mais frequentes sobre investimentos em empresas cotadas na Bolsa;
- Explicações sobre como minimizar riscos e maximizar retornos;
- Dicas práticas e exemplos reais que poderá aplicar imediatamente;
- Ideal tanto para iniciantes quanto para investidores experientes que procuram afinar as suas estratégias.
A Cerimónia do Adeus de Simone de Beauvoir
Editora: Quetzal Editores
Sinopse: A primeira data do livro é 1970: a carreira literária de Beauvoir encontrava-se entre Balanço Final e o que viria a ser o seu último livro de memórias (este).
Ainda se sentiam as ondas de choque do Maio de 68, momento em que fora necessário repensar tudo. Beauvoir afirma que Sartre pensa contra si próprio e considera-o o «novo intelectual» (por oposição ao clássico), o que tende a fundir-se com as massas para fazer triunfar a verdade universal.
Em 1971, por exemplo, serão relatadas as posições de Sartre em relação à questão basca e ao caso Padilla - e a carta aberta que Sartre escreveu a Fidel Castro em defesa do escritor cubano. Em 1972, Sartre crê ter esgotado o seu manancial de saúde. em 1973, surgem as primeiras confusões mentais. Sartre clama que já não consegue trabalhar.
No entanto, o convívio com raparigas e mulheres jovens continua a entretê-lo e ele continua a beber e a fumar às escondidas. Em 1980, voltou-se para Deus. No mesmo ano, entrou em coma e morreu. As suas cinzas estão no cemitério de Montparnasse.
Um livro fundamental para o conhecimento do grande filósofo e autor de O Ser e o Nada, do fim de uma época - e da relação com a pensadora e escritora que foi, até ao fim, a sua parceira.
Morte à Primeira Vista de Ivo Pires
Editora: Saída de Emergência
Sinopse: Uma guerra iminente. Um segredo milenar escondido nas sombras. Será este o fim da Aliança que assegura a paz da colónia de Neorbis? A descoberta de kernelite, um mineral alienígena com propriedades únicas, revolucionou a exploração espacial e permitiu-nos colonizar o planeta Neorbis. Com o passar do tempo, a colónia sofreu mutações que originaram sub-raças com habilidades próprias: os tetras, os azuros e os hérbeos.
Novum, a nação mais poderosa de Neorbis, forma uma Aliança para promover a paz e a entreajuda. No entanto, após quase dois mil anos de silêncio, um poder que se pensava extinto surge e ameaça os domínios do planeta.
No meio do caos, vamos acompanhar as vidas de nove personagens: um prisioneiro inocente, uma prostituta transfiguradora, um rapaz perturbado, um agente especial, um desportista com um terrível segredo, um criminoso perigoso, um homem abandonado pela família, uma académica curiosa e uma professora à procura do verdadeiro amor. Estes personagens não imaginam como os seus destinos estão interligados, e como as suas escolhas vão condicionar o desfecho de um confronto milenar.
Os trinta nomes de Deus de Bruno Paixão
Editora: Porto Editora
Sinopse: Imagine um Jesus nascido nesta era, criança curiosa e filha de mãe solteira, praticante de uma fé que se afigura ambígua.
Fustigado pela avó Mohrt e pelos líderes religiosos, Ahmin Hamdan vive inquieto. Um dia, o mulá-diretor, depois de lhe negar o acesso aos «livros de ciências», açoita-o com perguntas que acabarão por lhe mudar a vida: «Sabe quem eu sou? Sabe sequer quem você é?» Sedento de respostas, Ahmin parte com o avô numa longa jornada espiritual. Ao longo da caminhada, vai encontrando personagens marcantes, como o analfabetista, o desequilibrista de circo, o nómada do rio ou o Inefável Mestre Moshe e as suas quatro mulheres.
Durante a peregrinação, Ahmin vai juntando seguidores – entre eles, Bah, uma mulher por quem se apaixona. A viagem levanta as grandes perguntas que o Homem faz desde os primórdios da civilização: quem somos? Quando morremos, para onde vamos? Se Deus é criador de tudo, criou também o mal? Pode Deus estar em todo o lado? Se Deus criou o Universo, o que fazia antes de o criar? Deus ri?
Este romance desconcertante e inspirador procura criar pontes onde tantas vezes só existem muralhas, convidando-nos a sair da esfera do mundano e a refletir sobre as grandes questões da existência.
Tempo para Nós 100 Sessões curtas de terapia para viver melhor o dia a dia de Antti Ervasti e Matti Pikkujämsä
Editora: Pergaminho
Sinopse: O mais recente livro do psicoterapeuta Antti Ervasti e do ilustrador Matti Pikkujämsä aborda um tema de forte atualidade: o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Normalizando fenómenos como a ansiedade da gestão de tempo, o stresse do trabalho de cuidado e a desmotivação, orienta-nos no sentido da autoaceitação, num reforço de autoestima que nos permitirá viver melhor e gostar mais ainda do nosso dia a dia.
Com secções dedicadas a cada parte do dia, este livro reflete sobre como ter manhãs tranquilas e inspiradoras, os vários desafios que a jornada de trabalho nos apresenta, como «desconectar» no final e como aproveitar ao máximo o tempo livre. Com lições simples mas transformadoras como «o repouso é um superpoder», «as nossas diferenças são a nossa força» e «precisamos de repensar as nossas manhãs», Tempo para Nós é o antídoto perfeito para um quotidiano marcado pelo stresse, pela pressa e pelo risco de burnout.
A jangada de pedra de José Saramago
Editora: Porto Editora
Sinopse: NOVA EDIÇÃO COM EPÍLOGO DE JOSÉ SARAMAGO, INÉDITO EM PORTUGAL
Em A Jangada de Pedra (…) o escritor recorre a um estratagema típico. Uma série de acontecimentos sobrenaturais culmina na separação da Península Ibérica que começa a vogar no Atlântico, inicialmente em direção aos Açores. A situação criada por Saramago dá-lhe um sem-número de oportunidades para, no seu estilo muito pessoal, tecer comentários sobre as grandezas e pequenezas da vida, ironizar sobre as autoridades e os políticos e, talvez muito especialmente, com os atores dos jogos de poder na alta política. O engenho de Saramago está ao serviço da sabedoria.
Real Academia Sueca, 8 de outubro de 1998
Caligrafia da capa por MÁRIO CLÁUDIO
cardapio.pt @ 3-9-2024 09:00:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros