"Tchékhov é um Cogumelo" estreia no Teatro Nacional São João

Tchékhov é um Cogumelo junta três atrizes de gerações distintas (três irmãs ou a mesma mulher em três tempos da vida) para falar de apatia, caos, esperança e desejo de mudança, ecoando as contradições do tempo presente, numa síntese livre da peça original de As Três Irmãs, de Anton Tchékhov. A peça pode ser vista este sábado, dia 18 de maio, às 21h00, e domingo, 19 de maio, às 16h00, em estreia no Teatro Nacional São João.

cardapio.pt @ 17-5-2019 12:51:04

Em 1900, Tchékhov escreveu As Três Irmãs, metáfora da crise do diálogo, da ação e do sonho, num tempo às portas da revolução que intuiu. Em Tchékhov é um Cogumelo, o encenador brasileiro André Guerreiro Lopesecoa o presente do Brasil, “em que as pessoas se sentem presas num círculo de angústia e ansiedade em relação ao futuro”. O tempo é a matéria-prima do espetáculo que combina ficção, neurociência e memória numa espécie de haikai sensorial que remete para um transe do tempo cénico, esse “agora” atemporal do teatro.

A peça define dois momentos distintos. Numa primeira camada, o tempo das três irmãs, espaço mental que é, simultaneamente, refúgio e prisão, a recusa do tempo presente, estando (onde mais) nele. Depois, surge o tempo da mente do encenador, que transforma pensamentos, emoções e estados meditativos em matéria teatral, numa instalação visual e sonora acionada por impulsos elétricos criados através da atividade cerebral de André Guerreiro Lopes. Neste jogo cénico imiscui-se uma entrevista de 1995 ao diretor do Teatro Oficina, Zé Celso, feita pelo próprio encenador ainda jovem, sobre a montagem radical mas abortada de As Três Irmãs em 1972, em plena ditadura brasileira.

Na récita de estreia, a 18 de maio, os espectadores são convidados a entrar nesta bolha temporal concebida por André Guerreiro Lopes, através de uma conversa pós-espetáculo. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 euros aos 16 euros.

O espetáculo é a segunda estreia nacional de três que o Teatro Nacional São João (TNSJ) recebe no âmbito do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica 2019.


Informações

Datas: 18 e 19 de maio de 2019

Local: Teatro Nacional São João, Porto

Horário: Sábado - 21h00 | Domingo - 16h00

Preço: 7,50 a 16 euros

cardapio.pt @ 17-5-2019 12:51:04